• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Partilhar com vocês o azar (POST c/ info valiosa)

Registo
23 Jul 2010
Então...
Tinha de levar o UMM à inspecção até dia 17 e tinha o UMM parado por falta da maldita tampa do vazo de expansão.
Depois do Nunumm me ter enviado uma de LX para o Porto por correio (desde já o meu agradecimento público a ele porque não tenho tempo para andar a trás de uma), peguei hoje no UMM para fazer duas coisas:
- mudar óleo e filtro
- levá-lo à inspecção.
Então lá vou eu, com pouco tempo meto-me na norauto e mudam-me óleo e filtro (O homem primeiro que tirasse o filtro...Deuz me livre!). mal saio a luz do Óleo (penso eu, a segunda da esquerda em baixo) começa a piscar e depois fica acesa, depois apaga e eu a ir para a inspecção.
Chego lá...
Mal meto o carro na linha de inspecção está o gasóleo a cair-me do motor ao chão (nunca antes visto)..pensei eu: "Será que o artista da norauto me sacou um cabo fora de retorno ou algo parecido?).
Bato o coro ao artista, mas o ar sinistro dele dava mesmo para ver.
fui andando, luzes, apita, pisca, etc, etc.
Veredicto final:
Reprovado por fuga de gasóleo.
Selo vermelho, não pode levar passageiros, nem carga e tem de ir directo para a oficina.
Alguém em diz o que pode ter acontecido??????????
Azar do caraças.

Alter II Atmosférico 12-1987

zeza

UMMzito
Registo
30 Jul 2010
Fogo podes crer, lamento que te tenha acontecido, e o teu maquinão também não deve estar muito feliz...
Abraço

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Boas noites... não stresses...

Do gasóleo pode mesmo ser alguma coisa desligada... algum tubo.
Vê de onde verte, mas isso n deve ser nada complicado.

Em relação ao óleo, já n deve ter acendido mais, certo?
Quando retiram o óleo e colocam novo é normal o local do sensor de pressão ficar sem óleo, por isso mal o ligas, até essa zona receber o óleo a luz vai acendendo, e depois terá q voltar ao normal.

O normal é a luz acender antes de colocar o UMM a trabalhar e depois dele estar a trabalhar apaga passados poucos segundos.

Registo
15 Fev 2009
Assim de repente podes ter:

- os tubos de borracha ressequidos e estalados;
- diafragma roto da bomba manual
- tubos metalicos partidos à saida do deposito de combustivel

Cumps,

JC

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Boas!

Deixa lá isso, a mim já me chumbaram uma Renault Trafic porque pingou oleo em cima da testa do inspector...
Quanto á fuga de gasóleo, deve ser um retorno qualquer...!!!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Ricardo, quando se muda o óleo muda-se o filtro é claro!
Uma coisa que é preciso ter em atenção é depois de mudar o filtro de oleo, deve-se colocar apenas uns 3 a 4 litros de óleo, colocar o motor a funcionar 30 a 60 seg e depois então atestar até ao nível normal na vareta.
Isto porque, o filtro de oleo está vazio e podes crer que é sempre um bom bocado de óleo que acarreta.
É normal que quando não se faz isso a luz possa ligar-se mas depois normaliza.
Quanto ao gasóleo e se dizes que caía do motor e tendo em conta a tua expressão "O homem primeiro que tirasse o filtro...Deuz me livre!). " podes ter a certeza que o tipo desligou ou cortou sem querer algum tubo perto da BI ou da bomba manual. Certinho e direitinho !!!! Vais ver!!!
Os mecânicos ainda não atinaram com a melhor forma de trabalhar os n/ motores.
Ao meu já lhe disse: capot abeto até encostar ao parabrisas e um escadote dos pequenos de 3 degraus para elevar o corpo. Eles gostam mais de roçar os tom .... e apregoar as suadelas !!!
Vê lá isso e depois posta aqui pra malta saber o que era !!!

Abraço

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Pois é Ricardo, nesta altura já deves estar mais descansado, pois como já deves ter percebido o que te aconteceu de mais grave neste dia foi mesmo o facto do UMM ter chumbado na inspecção!!! Azar do caraças..!

O problema da luz de óleo já está mais que explicado, e a fuga de gasóleo só pode ser uma coisa de "caca", uma vez que até alguém ter mexido nisso não havia problema nenhum com fugas!

Aponto para uma fissura em algum tubo ressequido, se por acaso o estrago for mais do que isso, deves responsabilizar o artista que te provocou essa avaria!

Os males de tal coisa já são mais que muitos, e basta olhar para o teu desabafo neste tópico para perceber que ficaste incrédulo com o sucedido, a juntar a isso um chumbo na inspecção e a moral do amarelinhUMM em baixo...(n) realmente ninguém merece!

Melhores dias virão…

Abraço.;)

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
num motor que leva 5 litros de óleo meter apenas 3-4 litros e mete-lo a trabalhar não acho grande ideia.
quote:Originally posted by kingstar

Ricardo, quando se muda o óleo muda-se o filtro é claro!
Uma coisa que é preciso ter em atenção é depois de mudar o filtro de oleo, deve-se colocar apenas uns 3 a 4 litros de óleo, colocar o motor a funcionar 30 a 60 seg e depois então atestar até ao nível normal na vareta.
Isto porque, o filtro de oleo está vazio e podes crer que é sempre um bom bocado de óleo que acarreta.
É normal que quando não se faz isso a luz possa ligar-se mas depois normaliza.
Quanto ao gasóleo e se dizes que caía do motor e tendo em conta a tua expressão "O homem primeiro que tirasse o filtro...Deuz me livre!). " podes ter a certeza que o tipo desligou ou cortou sem querer algum tubo perto da BI ou da bomba manual. Certinho e direitinho !!!! Vais ver!!!
Os mecânicos ainda não atinaram com a melhor forma de trabalhar os n/ motores.
Ao meu já lhe disse: capot abeto até encostar ao parabrisas e um escadote dos pequenos de 3 degraus para elevar o corpo. Eles gostam mais de roçar os tom .... e apregoar as suadelas !!!
Vê lá isso e depois posta aqui pra malta saber o que era !!!

Abraço

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Também penso o mesmo.
Pode ser uma boa ideia se o objectivo for danificar alguma coisa.
Mas para isso mais vale por a trabalhar sem óleo (faz mais mossa).

Se leva 5 litros é para meter os 5 litros e depois sim colocar o motor em funcionamento.

Mais uma xanatisse !

Quanto a Norauto, Midas e Precision, gosto apenas de ver o que têm para vender...
Deixar lá o carro nunca.
Percebem menos de mecânica que eu de um lagar de azeite, para não falar em situações menos transparentes que se passaram com malta conhecida... mas isso se calhar sou eu a falar mal (onde é que eu já ouvi isto ????)

Abraço
Vitor Rato

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Então, descobris.te o que realmente era Ricardo?
Não percebendo eu muito de mecanica, é um facto que já vi várias vezes e vários mecanicos colocarem oleo nos motores após a revisão, colocar o motor a trabalhar e irem adicionando aos poucos mais oleo conforme verificam pela vareta até chegar ao nivél ideal.
Se é o procedimento correcto ou não já não sei.

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas !
Malta, peço desculpa mas quantos condutores andam por aí mesmo com UMMs com o óleo abaixo do nível ?
Nos casos dos UMMs fumadores de oleo queimado, alguém se preocupa todos os dias de andar a atestar ?:thinking:
Saibam que 1 lt de óleo a menos no motor são cerca de 2 mm abaixo do normal na vareta!:astonished:
Ao mesmo tempo, experimentem colocar os 5lts nalguns UMMs e vão ver que têm óleo a mais.:D
Os n/ motores levam 5 lts mas mudem o oleo e o filtro e vão ver despois no dia seguinte se na vareta estã um pouquito abaixo.
O que falta ficou dentro do filtro.
Xanatisse é andar com a preocupação do nível de óleo e descurar outras partes mecânicas do carro como se o óleos e a água sejam os únicos provocadores de avarias e desgaste no carro.
Xanatisse é pensar em arrancar de manhã um UMM frio 10 segundos após ter pegado e 1 minuto depois ir a 80 km à hora na estrada!!!!
Xanatisse é não pensar em juntar um STP de vez em quando em mudas de óleo e juntar um Faher na caixa de velocidades !
Pouco percebo de mecânica mas os meus carros falam por mim e quem me conhece sabe que não faço por menos em dedicar muita atenção a estes pormenores e naquilo que eu não sei conto com a experiência de muitos anos do meu mecânico que já foi do Cournil.
Um gajo bom de mecânica de tractores, camiões e empilhadores é mais experiente nas n/máquinas que muitos "engenheiros" de fato de macaco polido que consertam num lado e estragam noutro.
Mas respeito a v/ forma de pensar atenção !!! Cada um faz da sua viatura o que quizer!
André, pelo teu sistema vais desligar o UMM com 10 lts de oleo !!!
As mudas de óleo devem ser sempre feitas com o motor quente, o filtro de óleo mudado, meter o oleo e quantidade especificada deixando no recipiente um meio litro de óleo.
Esperar 2 ou 3 minutos de forma a dar tempo ao oleo de chegar ao carter e colocar o motor a trabalhar durante uns 15 a 30 segundos e desligar.
Depois, e só caso de não termos garantia dos 5 lts ou dúvidas sobre a medição da vareta, colocar o resto de oleo do recipiente.
Andam por aí alguns motores com varetas enganadoras que não lhes pertencem.
Tanto os atmosfericos como os turbo são 5 lt de oleo.

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!

Registo
23 Jul 2010
No mecânico onde o levei diz-me que foi a bomba do gasóleo que está a deixar sair gasóleo. Não é nenhum tubo na parte superior junto ao filtro, mas sim na bomba. Contudo carece de confirmação que amanhã terei. Parece-lhe mais coincidência do que azelhice da Norauto...mas contínuo desconfiado.
Mas eu sou daqueles que não se importa muito do que é...quero sempre saber em euros, mas não me deixo comer.
Agora este mecânico diz-me algo muito interessante...50 euros e passa de certeza na inspecção...fantástico.
E acrescenta: Preferes gastar 200 ou 300 euros em tirar esta folgazinha na direcção ou gastar 50 na inspecção???
Resposta: Quero o UMM em condições...
Abraços

Alter II Atmosférico 12-1987

Registo
15 Fev 2009
Ricardo, procura aqui no forumm que vais encontrar a operação de troca das borrachas em questão, creio que foi o Aldeia que efectuou a operação, mas posso estar a confundir... tens a fotoreportagem...

se fizeres tu fica bem mais barato e não é nada doutro mundo.

cumps,

JC

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
"Saibam que 1 lt de óleo a menos no motor são cerca de 2 mm abaixo do normal na vareta!"

Penso que não será muito assim... pois, 1 Lt é equivalente a 1 mm de altura em 1 m2 de área... ora para os 2 mm equivalerem a 1 Lt de óleo, teria q ser em 0,5 m2 de área de carter... ou seja um carter com 1,0 x 0,5 metros... e o carter é muito mais pequeno que isso.

1 Lt a menos no carter marca mais do que 2 mm a menos na vareta... é cerca de 5 mm... e eu já testei isso no meu motor.

Registo
15 Fev 2009
Ah, e certifica-te que é como o homem diz, já que à por ai muitos artistas que são capazes de te reparar avarias que não existem e já que estão com a mão na massa até trocam as tubagens que já estavam um pouco ressequidas, cobrando naturalmente por todas as operações, necessarias ou não.

Já me aconteceu a mim com outros carros... não digo que seja o caso, e o seguro morreu de velho, mas o desconfiado ainda é vivo...

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Kingstar
concordo contigo, em quase tudo.
No que toca à diferença em mm do nível do óleo estás enganado.
Normalmente a diferença entre o mínimo e o máximo corresponde a +- 1litro.

Existem motores como os volvo que são 1.5 lt.
Estou a falar de motores a gasóleo.
É assim no meu C3 1.4 HDI e no meu 318 tds.
No manual do condutor vem lá referenciado o que escrevi.
os 2mm que referiste são manifestamente insuficientes.

Abraço
Vitor Rato

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Caro Pedro Reis.

Não sei se é a mim que se refere quando diz ..." André, pelo teu sistema vais desligar o UMM com 10 lts de oleo !!!"...Se foi permita-me que lhe responda.
Mais uma vez posso não ter sido bem explicito na minha intervenção, ao ler o topico do companheiro Ricardo verifiquei que não havia concenso nas opiniões, e decidi partilhar o que eu já vi fazer em algumas oficinas ( deixando para vocês mais experientes a avaliação do que é ou não a melhor opção) visto nos próximos dias eu querer tambem pela primeira vez proceder á mudança do oléo do meu UMM em casa.
Como já disse na minha primera intervenção, de mecanica não percebo muito logo á situações concretas em que ouvir mais do que uma opinião é sempre salutar.

Cumprimentos.

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Ricardo, deixa isso na oficina onde trabalha o mendes que é melhor, ele está mais dentro do assunto secalhar que o teu mecanico e repara-te isso a preços justos que não se irá ser o caso.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Caros leitores deste tópico, desculpem, mas vai ter que sair off-topic, uma vez que o Mário aborda um assunto que me interessa ver esclarecido!
No entanto, assunto esse que poderá ser interessante para mais pessoas.

Antes de mais: …À grande Mário, "maior do que o texto que acabas-te de escrever", texto esse que li com muita atenção e que lamento não o ter lido há mais tempo, embora isso não fosse possível porque ainda o não tinhas escrito!:D

Já sei que deves estar confuso com o que para aqui estou a escrever, mas não te preocupes que a explicação já está mesmo a sair!

Então não é que para evitar o problema do resto de óleo velho que fica no interior do radiador de óleo resolvi virar as bocas dos tubos do radiador de óleo para baixo!(y)

Olhei... olhei e voltei a olhar para aquele cenário e não vi lógica alguma por na fábrica terem colocado o radiador de óleo com os tubos virados para cima:dizzy_face: e fiquei muito feliz por saber que mais alguém tinha reparado nesse "defeito", mas agora mais para o fim do teu post, dou por mim a baixar o sobrolho e a ficar preocupado,:angry: por causa da perda de eficiência na refrigeração do óleo e consequente esforço acrescido durante o funcionamento da bomba de óleo!!!:astonished:

Raios partam! Porque será que não pode haver "Bela sem senão!!!"… lá vem à memória as famosas leis de Murfhi, ou a já famosa frase do DR. Marcelo Rebelo de Sousa…”Poder pode, mas não deve!”

Mário, agora fico sem saber o que fazer, deixo ficar o radiador como está, ou devo voltar a coloca-lo da mesma maneira que vem à saída da fábrica?... é que para juntar a essa aberração, também separei a fixação do radiador de óleo ao radiador de água, para desta forma ter a possibilidade de tirar um sem forçosamente ter que mexer no outro!;)

Agora estão fixos de forma independente!

Algo que não acontecia por causa do radiador de óleo partilhar da estrutura do radiador de água para estar fixo!!!

Querem ver que estive com uma trabalheira danada para nada!

Se puderes diz alguma coisa.;)

Abraço...

Top Inferior