• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Painel de bordo para os nossos UMM's

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Caros amigos, depois de muito pensar em como poderia ajudar esta comunidade, cheguei a um projecto, que penso que vai maravilhar muita gente.

E em que consiste este projecto.

Um painel de bordo para os nossos meninos, como vêem nas novas viaturas, e nem em todas, posso dizer que será mais completo que muitas delas.

Terá o tamanho de um terratrip, e será de fácil instalação, poderá ser usado em outras viaturas mas será pensado unicamente para o umm.

Que funções terá:

Conta kilometros
Inclinometro
Controlo de temperatura do motor, com aviso sonoro quando este ultrapassar limite
Control de temperatura de óleo , com aviso sonoro
Detector de luz fundida, e dirá qual e a que esta fundida
Conta rotações.
Manómetro digital da pressão do turbo, no caso de ter claro
Detector de vela de aquecimento estragada
Controlo para luzes automáticas
Nível de carga da bateria
Aviso de alternador avariado
Sistema anti roubo de viatura, por código, eliminando possível ligacao directa pela cabine.

E acho que nao me lembro de mais

Ira ter um monitor digital, com menu.

Pesso a todos que me dêem opiniões, assim como possíveis, sugestões para funções.

E que critiquem de forma construtiva, e nao do deita abaixo, para que este projecto evolua.

Haja Pó, Lama, Sol, e Chuva UMM sempre a mãumm

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Boas

Parabéns pela ideia e tentativa de inovação.

Apenas te vou dizer o que acho que não seja necessário: o inclinómetro!! isso não faz falta a ninguem! só olhas para ele quando tombas o carro!

Pergunto se isso não será electronica/electricidade a mais para o UMM?

Existem umas coisas semelhantes a venda no ebay:

Bom desenvolvimento!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Eu queria incluir o inclinómetro, com aviso de perigo por exemplo se passar os 45 graus laterais ele avisa o condutor do perigo eminente, através de sinais sonoros, este é um exemplo.

a maior utilidade que quero dar é para segurança, nossa e da viatura, por exemplo quantos aqui, se o carro emiti-se um som de emergência quando a temperatura do motor estive-se em níveis perigosos, nao teriam poupado uma ida ao mecânico, para por uma cabeça nova ou a própria junta.

Em termos de electrónica, são apenas sondas de controlo, a intenção, não é alterar nada no Umm, mas sim adicionar algo, claro que vai levar alguma cablagem, mas o pior será sempre o primeiro, depois posso disponibilizar a quem quiser, quites de fácil montagem, após de ter tido todo o trabalho no meu, assim como manuais de montagem.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
titorodrigues,

existem varias solucoes (como em tudo)
existem varios precos (como em tudo)

Nao sei os meios que tens nem os bolsos que tens.

O UMM "de origem" nao precisa do que falas.
Se queres dedicar parte do teu tempo a essa ideia so pelo "exercico"....forca

Deixo-te aqui um projecto que acompanhei ja em 2007.
http://www.zcarcockpit.fr/

Poderas sempre ir buscar ideias e inspiracao...tens tambem videos deste trabalho que falo no youtube - tenta ver o canal do individuo.

Dentro do motorsport ja temos muitas solucoes que sao muito mais professionais e dariam para comprar "varios" UMM's de uma so vez.

Estamos a falar de material mesmo muito caro.

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Boas

Eu continuo a dizer que o inclinometro não faz falta. Quando ele der o apito uns segundos depois, já viraste! :)

Se conseguires fazer algo semelhante ao que apresentei era muito fixe! E se desse para ter algo como o Mário refere, então era ouro sobre azul!

Registo
30 Mar 2006
Tito, o que tu queres lembro-me que houve um rapaz, se não me engano de lisboa que tinha um BJ40 e costumava andar pelo forum dos landcruiser que já tunha feito algo parecido, já perdi foi o rasto do link.
Sensores para montes de coisas, terratrip, um ecrá com meia duzia de linhas e um programita carregado num atmel e funcionava que era uma beleza

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

[Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW

Registo
30 Mar 2006

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Ora bem o que pretendo, e fazer tudo o que ja postaram aqui, em termos de preco pelos meus calculos deve de andar entre 150 a 200€ no maximo

para terem um exemplo de precos

pic (miroprocessador) - +- 4€
modulo de gps - 39,90€
lcd cores - 21€
sensor de inclinacao - 5€
sonda temperatura - 1,70 cada

o resto dos compunentes sao centimos

aloevera esse projecto que seguiste deve ter ficado bem mais caro, se nao me engano.

Quanto ao que o mario propos acho interessante, e ate tenho o nessasario para fazer para sistemas android e ate mesmo para windows mobile, o problema e mesmo para sistemas da apple, esta para developers obriga a ter um sistema operativo ios, para isso e necessario um Mac ou ate ser emulado em windows que tambem nao e nada facil de o conseguir.

digo isto porque tenho um iphone e tambem um ipad e gostaria de fazer varios aplicativos para eles, mas como tive de adiar a compra de um Mac, por ter de fazer reparacoes de urgencia para o meu UMM, nao vai ser tao cedo, mas nao digo que daqui a uns meses nao o faca

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Ja agora mario podes-me dizer quais sao as funcoes todas que o odometro pode e deve fazer, ja que nunca vi nenhum a trabalhar.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Tito Rodrigues,

quando puderes e se achares bem muda o titulo do topico pois nao descreve o que se esta aqui a falar.
Tens espaco ainda no titulo para acrescentar ou alterar a descricao.

algo do estilo >>> Alteracao de painel de instrumentos UMM ou Manometros digitais para UMM
ou algo parecido.

Digo isto pois para alem de aqui no forum UMM nao reflectir o que se fala dentro do topico e ate possas estar a perder contributo de membros possivelmente - por outras "vende" o teu topico o mais correcto ao que se pretende debater possivel.

So tens a ganhar.

Deixo-te aqui um link para perderes tempo e veres ideias e projectos, neste caso em particular alguem que quis fazer com que a camara de "smart phones" = telefones "androide" reconhecessem numeros de chassis e fornecessem marca, modelo e ano de um veiculo automaticamente:

http://www.freelancer.co.uk/project...Phone/Recognition-VIN-number-using-Smart.html

Abraco
Carlos Pires

Registo
30 Mar 2006
Olha em relação ao "terratrip" aconcelho a utilizares uma sonda numa roda ou à saida da cxem vez do modulo GPS.
Baixas o custo e ficas com um sistema mais fiavel.
Uma das funções imprescindiveis num terratrip é a possibilidade de reverter a Kilometragem de uma nota para o caso de de te perderes poderes voltar ao inicio da nota.

Quando tiveres o prototipo pronto para testes eu apesar de todos os transtornos que isso me possa causar ofereço-me como piloto de testes.:) :)

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

Registo
30 Mar 2006
Mario em relação ao sistema IOS uma das desvantagens de teres aderido ao "Dark side" dos sistemas operativos moveis é mesmo esse...
Queres algo tens de pagar e bem...

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Demasiadas tecnologias de ponta para um carro com tão poucas coisas a controlar !
É mais para consumir bateria e chatisses.
Puro, duro e selvagem é o que o UMM é ! Muitas luzinhas ofuscam a simplicidade do bicho !

Abraço
Pedro R

migneiva

UMM
Registo
12 Abr 2006
Boas!

Eu acho a ideia muito válida!

Aliás, o meu "terratrip" é de fabrico nacional e foi feito em Aveiro... julgo que actualmente, o "artista" já terá uma versão melhorada e aperfeiçoada em relação à que tenho!

Comprei por pouco mais de cem euros (há uns anos) e com todas as funcionalidades de um TerraTrip de 300 euros!

Portanto, com a descida drástica do material electrónico, se conseguires fazer isso a custos controlados, acho que é uma iniciativa válida!

Vai dando notícias dos progressos!

Abraço,

Miguel Neiva
QD-87-84
www.naTTuga.com

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Pesso desculpa por so responder agora, mas tenho andado um bocado ocupado

Ora bem neste momento o projecto esta em standby, o problema e que nao estou em portugal, e a unica ferramenta que tenho e mesmo o portatil.

Estava a espera de entrar de ferias, no proximo dia 24 de agosto, para 1 mes de ferias para me dedicar ao projecto ou UMM, e ao meu filhote, mas infelismente, pediram-me para so tirar ferias de uma semana, e como estamos numa altura em que o trabalho e escasso, nao podia negar.

estou mesmo a pensar trazer o material e ferramentas para continuar o mesmo depois das ferias.

Quando tiver novidades aviso, entretanto se o pessoal tiver mais alguma ideia esteja a vontade, como se estivessem em vossa casa ;)

Top Inferior