• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Overland

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Bem uma coisa que a muito tempo me faxina, mas que uma vida dedicada a partir material , nunca aproveitei está vertente....agora o meu Umm está a ser preparado para partir em muitas aventuras, sendo tudo o mais prático possível, fiável e simplecidade acima de tudo..então tenho andado atrás de vídeos e informação diversa..muita no FB, mas a ideia é será depositado aqui tudo que ajude...vou começar com um filme de um louco que está a dar a volta ao mundo no seu jeep e tem uma conselhos interessantes....chamo tb aqui a malta que tem de aventurado para partilhar experiências e suas alterações...

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Bem como a carteira tem de ser um fatos, pois havendo dinheiro e mais fácil compra-se fica a ideia de como fazer uma tenda....vou pondo tb fotos que fui roubando daqui e ali..
Tendas home made

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Algumas ideias que retirei a mesa de porta nos nossos até e bem fácil nos nossos...Screenshot_20200529-162908.png
Para um desenrasque num banho
Screenshot_20200610-142737.png
Não eh um Umm e tenho fotos mas fica uma ideia de uma grade para colocar algo em cima...utili em Umm com capota de fibra ou lonaFB_IMG_1591169655602.jpg

Última edição:

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mais umas ideiasScreenshot_20200613-221531.png
A tenda está a ser criada cá
Screenshot_20200613-221410.png
Como criar um carregador portatil solar

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Também tenho andado com essas ideias, e já me fez arrepender de ter vendido o cournil e ter comprado um turbo de 93. Cada vez estou mais convencido que preciso de 2 UMM, um para "trabalho" (caixa aberta, reboque, pneu e molas rijas para carregar peso, guincho: cournil ou alter 1 pelo motor atm e caixa de ferro mais curta e resistente) e um para passeio (longo com mecânica 2.1 td, equipado para dormir no interior, pneus mistos, etc...). A única coisa em comum seria um bom upgrade de na travagem. $onho$ que vão ficando em arquivo...

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Alex estive a ver outras marcas tipo Pajero ou galloper longo, que se arranja a bons preços e são mais fiáveis , mas a piada iria se perder....eu acho que o teu turbo eh o melhor compromisso para algo assim, como tens cx spots de chapa para meteres uma grade não e difícil...podes sempre ter um kit de quando vais em viagem pegas e instalas....até para já podes sempre com umas noites mais encolhidos fazer algo amovível como tem o Portela....eu quanto mais vejo a malta a passear mais vontade tenho de acabar a makina....acompanhas o grupo overland Portugal no FB?

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Eu já dormi no jipe de duas maneiras:
Ao comprido, com a cabeça junto ao travão de mão, sozinho;
De lado, entre as janelas, fazendo um estrado com tábuas, ligeiramente encolhidos, a dois, uma solução "à Portela"
A minha ideia passa por uma solução "à Portela" mas num longo teria mais conforto... Para deposito de água utilizaria o sítio do segundo depósito do troféu. Eletricidade para um frigorifico, iluminação interior e carregadores com uma segunda bateria e painel no tejadilho. Cozinha na porta traseira como mostras aí em cima. É verdade que tudo isso dá para fazer no meu turbo atual, mas já lhe estou a encontrar o que não queria ver: a chapa podre por baixo da pintura linda, o eixo de trás e a caixa de transferências nunca estiveram a 100% e o turbo prestes a morrer...
E sim, vou seguindo o grupo Portugal overland no face!

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Existe tb a hipótese de esticar o UmmScreenshot_20200614-142854.pngScreenshot_20200614-142849.png
Com esta opção acho que já permite ganhar espaço inferior....já estou arrependido de não ter pensado nisto tb mais cedo

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Também há a possibilidade de construção de uma célula. Acho que me choca menos do que andar a acrescentar o UMM. Aumenta o conforto, mas é uma solução bastante mais complexa, dispendiosa e pesada para o UMM.

Anexos

• FB_IMG_1592202846503.jpg
    FB_IMG_1592202846503.jpg
    18,6 KB · Visualizações: 153

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu também ando com ideias... Mas prefiro o uso de um reboque com essas valências e deixar o UMM sem modificações. Já comecei os trabalhos, vai pouco a pouco porque, depois de perder uma roda no Algarve, não é fácil convencer a cara metade....

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Eu a muito tempo costumo fazer camping com a autocaravana dos meus país....o problema maior para mim e que tenho obrigatoriamente de ficar estagnado no mesmo sítio , com o problema de poder ficar sem lugar, e circular com a auto que não e propriamente prática....a célula vai transformar o jipe numa autocaravana, nunca vi ninguém a tirar a célula do sítio, eu tenho acompanhado essa no FB...muito fixe mas acho que a nível de espaço de dormida fica na mesma confinado, o atrelado tb poderei e até tenho em mente uma caravana, para resolver o inconveniente de ficar no.mesmo sítio pois temos o jipe ou carro para a mobilidade, mas aí vai retirar a leveza de circular só com o jipe ...isto eh para mim com algo atrás e ir direto ao camping soltar , fazer uma 202 ou mesmo uma costa vicentina ou partir pelo sul até a Croácia o jipe com o necessário em cima será melhor....o longo sem dúvida seria um sonho , mas pelos preços dos que pedem nos dias de hoje, e ter de ainda gastar mais acho que por metade se arranja outro tipo de veículo e mais civilizado, por isso a ideia será sempre adotar ao que se tem.....o aumentar o jipe não e descabido, os cournil ambulância sofriam esse aumento sem alterar a distância entre eixos....no meu caso que 80% da chapa sofreu grandes intervenções, não iria ser mais um bico de obra....mas na altura não tinha está ideia tão carregada de aproveitar mais, do que andar a entregar dinheiro de mão beijada em material partido...mas a ideia deste post e isso mesmo partilhamos ideias e vocês já vão bem mais a frente que eu nesta questão

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
De facto a ideia da célula removível é muito boa! Acompanho um canal no Youtube em que os mesmos usam uma célula que é removível num Land Rover Defender 130 crew cab.

Já viajaram imensos países e inclusive passaram cá por Portugal.

Aqui fica:
https://www.youtube.com/channel/UCL7OqeJnHWiJUMl3vjIN_1Q
Essa ainda por cima e uma longa e caixa aberta ganha se a dormida e a possibilidade de poder levar a família toda....num Umm curto acho que para um casal só....mas fica mais barato e sem problemas de legalização uma renda ou então por dentro preparado pás sonecas....que segundo a lei só em parques pó efeito, fora isso e campismo selvagem podendo ser punido...mas um longo tipo o do Pedro ou do João com uma célula já iria mudar a minha ideia...fica umas imagens de um outro tipo de overland que fiz com outra máquina e como ela ia disposta com tubos e afins para as paragensP_20181009_142742.jpgP_20181009_142735.jpgP_20190105_061833.jpg

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Eu já andei a puxar pela cabeça de todas as maneiras possíveis. Já tive autocaravana, é engraçado no início, mas limita muito os movimentos.

Tenho a vantagem de a minha caixa aberta ser amovível, posso tirar a que tenho e fabricar outra à minha medida, mas andar com uma célula atrás também vai limitar um bocado o uso do umm.

Já pensei num atrelado tipo gota de água, dá para 2 ou 3 pessoas dormirem, é leve e não tenho que andar com muitas alterações. É bom se for para um parque de campismo e deixar lá. Se quiser fazer um desvio no caminho, já limita bastante.

Neste momento ando a pensar numa estrutura que sirva de cobertura para a caixa que tenho, que seja tipo rooftop, para o carro, abro a estrutura e faço da caixa uma tenda que dê para passar uma noite, duas no máximo. O problema é que a minha caixa tem 1,30 de comprimento, a estrutura para além de subir tem que alongar no sítio da porta de trás.

Já deixei a minha vida de campista à algum tempo, agora prefiro ir para um sítio com tudo incluído. Só pretendo a estrutura para ir passar uma noite fora, tipo acampamentumm, fronteira, rali... um ou outro encontro. Mas a realidade é que para esse efeito, uma tenda é suficiente. Talvez uma cobertura na caixa para poder fazer as refeições caso esteja a chover e uma boa tenda seja suficiente e mais econômico. Mas não tinha a mesma piada...

Continuo a acompanhar as soluções que vão surgindo e caso me decida, serão os primeiros a saber.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Eduardo, vais fazer estrada de terra batida com uma caravana atrás? Aumenta o consumo, o seguro e o desgaste da caixa de transferências...

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Alex, já não é a primeira vez nem será a última, sei que tem limitações, mas para ir até uma praia fluvial é o suficiente, agora para a aventura pelo mato e pedras não...!!!

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Boas saju a quem o faça
Mas acho que para uma aventura de ir a rolar parar aqui e arrancar no dia seguinte não se torna tão prático, mas para umas férias e sem dúvida o ideal, e deixar e andar
29.jpgdownloadfile.jpg
Por exemplo que este grupo de amigos fazFB_IMG_1592331639083.jpgFB_IMG_1592331633356.jpg

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
E eu que tinha uma Sol de Algés que acabou como telhado de capoeira de galinhas... ainda hoje não me perdoo mesmo precisando de restauro...

grande abraço
Se tiver as carapaças, os toldos eh o mais fácil, vi uma tenda home made a venda em Portugal com os toldos de uma quetchua vou deixar foto

Top Inferior