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O Renascer da UMM

CournilPower

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13 Abr 2008
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É algo que à muito tempo me faz muita confusão, sendo a UMM uma das mas prestegiadas marcas a nível de Todo-Terreno, porquê o seu fim?

Bem a isto muitos de vocês diram que foi asneira de governantes, administradores, contingências de mercado, etc.

Agora acho que nós todos em vez de andarmos para aqui a lamentar o fim da marca, (como é hábito de todo o português) acho que deviamos sim era tentar arranjar maneira de voltar a fazer nascer a UMM como construtora de veículos Todo-Terreno.

Poderão pensar que enlouqueci ou que sou maluco, mas basta olhar para aqui ao lado e vermos que os espanhois até uma versão do HUMMER fizeram para fornecer o exercito e para outras finalidades.

Assim pergunto a todos vós que têem, gostam, que consideram uma verdadeira paixão o mundo da UMM, se não temos conhecimento, infraestruturas, mão de obra e principalemtne mercado para o nosso TT.

Talvez esta agora seja uma pergunta difícil, mas alguem aqui tem ideia de quanto é que seria necessário para voltarmos a produzir UMM´s?
Não era preciso ser uma coisa em grande, não é necessário construir aos milhares, mas o que quero saber mesmo é quanto é que seria necessário para a sua produção.



UMM Cournil Entrepreneur de 08/1979
(O Melhor TT do Mundo)
 
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25 Jul 2006
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Boas não acho que seja nessessario muito dinheiro entre comprar a UMM (se eles vendessem) construir uma linha de montagem e mais não sei quantas coisas para produzir UMMs 10 a 20 milhões de € talvez chegassem, sem garantias de alguma vez reaver esse dinheiro!!!

Por isso acho que é de por mãos á obra:D:D
 

CournilPower

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13 Abr 2008
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Acho que era 1 projecto com pernas para andar, tb 20 milhões não é nada do outro mundo, (pelo menos pra mim :D) não era preciso nada do outro mundo, era desenvolver 1 TT simples, com pouca electrónica, confortável quanto baste e que seguisse o conceito do Alter II. Ou seja algo muito semelhante aquilo que temos apenas actualizado às novas legislações quer em termos de segurança quer em termos de crash test (algo que os nossos UMM´s dificilmente passariam no esta actual).

Depois era candidaturas de fornecimento a exercitos, combate a incêndios, etc, etc, etc.

Quem sabe se os americanos não viriam buscar para substituir os mal amados Humvee.

É como diz o amigo Petertumble, vamos por mãos à obra e arranjar os 20.000.000,00€ que faltam.



UMM Cournil Entrepreneur de 08/1979
(O Melhor TT do Mundo)
 

Crusader

UMMzito
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17 Abr 2007
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O que era preciso era o nosso Governo assumir um compromisso e encomendar X unidades por ano, assim não era dificil manter a linha de produção.

Porque será que alguns escolheu outras viaturas 4x4 para substituir os UMM? Terá sido porque alguem ofereceu mais por fora? naaa claro que não...
 

CournilPower

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13 Abr 2008
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:angry:Claro que não, os nossos governantes eram lá capazer de fazer uma coisa dessas, então os Nissan Patrol eram muito mais modernos, rápidos, baratos, económicos e de manutenção mais fiável e barata que os UMM.:angry:

É por causa de de governantes como os que tivemos no passado, e mesmo os que temos agora que nós estamos a bater no funco.

Agora nem óleo das batatas podemos por nas máquinas porque temos de pagar ISP (que eu saiba o óleo já é taxado com IVA e eu uso onde bem entender)

UMM Cournil Entrepreneur de 08/1979
(O Melhor TT do Mundo)
 
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17 Nov 2007
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Boas
Deixando de lado todas as questões políticas, desfalques etc.
Penso que a construção de um TT deste género seria pouco rentável senão vejamos :
Quantos TT "Puro e Duro" existiam há 20 anos ?
Toyota bj73
Nissan Patrol
Mitshubishi Pajero
Suzuki samurai
Land-rover Defender
Santana
Jeep Wrangler

E Hoje ???
restam o Defender e o Wrangler (e agora o iveco Massif)
A LR faz cerca de 25000 Defenders por ano e até o Hummer deixou de produzir versões civil do H1 desde 2006 !

Ou seja o Mercado simplesmente não existe!

Existe sim mercado para SUVs, cada vez mais, mas para concorrer com isso era preciso muito mais dinheiro.
E nome
É preciso ter um nome (ALgo que fora de portugal o UMM não tem)
Não se esqueçam que a propria land-rover nos ultimos anos faliu e foi vendida sei lá quantas vezes passou da British-LEyLand para a BA+Honda para a BMW para a FORD e agora pertence à TATA

Porque ?
Porque o que interessa é a aparência

Porque é mais importante o nome do que ser bom ou mau
Hoje em dia um carro pode ser do pior que há, pode até virar perante um teste de desvio de emergência (test do ALce por exemplo) como o Classe A mas se tiver a estrelinha no capô, ele vende.
Não interessa se a Audi, WV, BMW tenha 0 anos de experiência a fazer TT. Um SUV com o símbolo certo na grelha vende sempre

E contra isso o UMM nada pode fazer.





Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 
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30 Mar 2006
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Nuno, dizes algumas coisas certas, mas de um modo geral não posso concordar contigo.

Primeiro, o facto de hoje haverem menos puros e duros no mercado, não faz com que esse mercado não exista, passou a ser um nicho de mercado, onde o UMM poderia não só sobreviver como viver à grande e dar prejuízo aos outros, bastava ser actualizado e resolverem-se alguns problemas que tinha. Que como é normal como apaixonado que sou, agora não estou a ver nenhum:D.

Outra coisa, já viste algum exército com SUV's??? Não me parece. E as forças armadas são sempre um bom cliente, agora para contrariar a tendência de aquisição de material através de actos menos claros, cabe a quem oferece, oferecer algo com qualidade que não dê hipótese de escolha, e para o UMM isso não é complicado, se não foi no passado, não seria agora. Mas lá está, tem de se actualizar e evoluir, não podemos continuar sempre na mesma. O que resultar mantém-se, o que não resultar ou não estiver de acordo com as normas, muda-se.

O Classe A da mercedes vendeu até se saber do problema, depois vê lá se a marca não resolveu o problema? Pudera, deixou de vender.

Falas em nome e aparência, e falas em TATA, que nome é que tem a TATA??? e Aparência? Já viste o TATA Nano, nem sei o que chamar àquilo... A TATA é portanto a prova de que o UMM pode fazer e muito contra marcas como a AUDI, Porsche, VW, BMW e outras que tais, que toda a gente pensa que têm TT's, mas depois quando tentam estacionar no monte de areia à porta do emprego, ficam presos pela barriga, passam vergonha de serem vistos como aselhas, e lá chegam à conclusão que afinal têm é uma station wagon com suspensão alta e tracção às 4. ahahahaha...

O problema desta discussão é que ninguém quer ter trabalho, quantas vezes já se discutiu isto??? Já lhe perdi a conta. Porque isto é tudo exequível, tudo isto se faz, desde o projecto no papel até sair da linha de montagem, basta ver o que era a produção dos nossos meninos. Só que lá está, já nem a própria UMM quer ter o trabalho. E depois o que está por trás desta inércia toda é este mundo automóvel em Portugal ser um mundo ganancioso, onde toda a gente só pensa no dinheiro e já ninguém faz as coisas por carolice, como faziam no início, por exemplo, o Megre, o Cortez, e o Tucha, este que na segunda feira depois das provas lá tinha de voltar a varrer a oficina pra mais uma semana de trabalho. Outros tempos...

Enfim, fico por aqui com a minha conversa de teso :p


UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

CournilPower

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13 Abr 2008
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Concordo inteiramente com o Nuno André, e foi exactamente por isso que escrevi este tópico, acho que a UMM teria 1 nicho de mercado perfeitamente aceitável seja em temos militares, grandes empresas, e mesmo particulares que os usem tal como nós os usamos, para lazer e como a maioria de nós é o seu 2.º ou mesmo 3.º carro.

Acho que está mais que comprovado que se houver vontade, era um projecto com pernas para andar.



UMM Cournil Entrepreneur de 08/1979
(O Melhor TT do Mundo)
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boa tarde.
Vocês já viram o acabamento de um Defender? Um defender 90 de passageiros, sem ser comercial, custa mais de 50000 euros.
Eu tenho a certeza absoluta que a UMM consegue fazer um UMM com um grande nivel de qualidade e acabamento por esse preço, muito melhor que do Defender. O problema é que é português, os lobbys, a ganancia e a falta de confiança dos portugueses não permite isso.
Eu não tenho dinheiro para comprar um UMM novo por 40000 euros, mas tenho a certeza que há muita malta que gostaria de um puro e duro com mais qualidade e está disposto a dar algum dinheiro por isso.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...
 
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30 Mar 2006
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Viriato, o que dizes não é duro nem cruel, é a realidade, é verdade que assim é. Mas não podes ver as coisas assim, à 25 anos atrás provavelmente também não terias dinheiro para um UMM novinho em folha, e muitos outros também não. Se quem avançou para a produção de UMM's tivesse pensado assim não tinha avançado, e hoje não terias o teu UMM, serias portanto alguém muito mais triste, certo? Além do mais, nos dias de hoje, um UMM nunca custaria tanto como um Defender, porque julgo que se poderia obter o que é necessário para a produção cá e isso baixaria bastante o preço, pelo menos temos indústria para isso. Com os 50000€ de um defender acho que farias um UMM de luxo e ainda sobrava.
Além disso pegando um pouco no que diz o Tozé, olha para o parque automóvel, consulta os dados das vendas e diz-me lá se quem compra um Q7, um X5, ou outro SUV qualquer se não compraria um UMM com qualidade? É que isto da crise é só para alguns.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

Cmartins

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2 Abr 2008
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Boas a todos,

Seria um orgulho ver renascer uma marca Portuguêsa e muito mais a fabricação dos nossos meninos UMM, pois penso que qualquer um de nós já se questiunou porque é que não há niguem que retome a fabricação destas grandes máquinas.
Força para quem tiver possibilidades para o generoso projecto.

Abraço,
Carlos Martins - Sempre UMM
 
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25 Jul 2006
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È pa convenção o Sr Sergio Silva a investir os 38 milhões na UMM em vez de investir no Boavista :D:D:D
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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quote:Originally posted by PETERTUMBLE

È pa convenção o Sr Sergio Silva a investir os 38 milhões na UMM em vez de investir no Boavista :D:D:D


Ainda se fosse no SLB...


Pedro
http://www.travian.pt/?uc=pt6_54143
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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Djibouti
Esse já foi dentro!!!

Quem muito guito promete...

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 
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17 Nov 2007
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Boas
EM relação a este tópico, não posso deixar de reafirmar que o mercado simplesmente encolheu.( o dos Puro e Duro).
Quanto à UMM fazer um SUV, claro que seria capaz.
Mas para mim isso já não seria um UMM.
Não tenho interesse, (nem dinheiro ) para comprar um SUV seja de que marca fosse, para mim é gastar dinheiro e espaço desnecessários.
Quando se olha para um freelander ou um Range rover sport ou um discovery 3 ou um grande Cherokee não se pode de imediato distinguir que marca são. se lhe tapares as marcas eles até se podem confundir
Um Touarege é quase o mesmo que um Cayeen, ou não é?
Um UMM é:
Um veículo
Simples
Robusto
Divertido (para mim)
Com o motor ao centro
Fácil de manter e compor com vasto capacidade de alterações
PAra mim é isto. Se fosse mais confortável, era melhor mas sem perder estes traços.

Agora podia sim aproveitar a onda de veículos de lazer e fabricar um verdadeiro veículo de TT vocacionado para o lazer e/ou competição
um pouco como os Bowlers, seria de pouca produção aí sim acredito que seria viável.
Quanto à parte que disse da aparência, não me estava a referir à aparência dos TATA, mas sim do símbolo que está no capô e a aparência de estatus que dá ter um "Mercedes" ou um BMW ou um Range-Rover
O que se vende actualmente é a aparência de ter um status, uma imagem de marca às pessoas
TÊM de ter um Telemovel NOKIA3GUMTSGPSGPRS
TÊM de ter uma Sapatilhas da NIKE ou não sei o que
TÊM de ter um SUV
Ninguem fica envergonhado por enterrar o SUV na Areia, porque não há areia no shopping onde vão passar o Domingo a passear porque nao têm dinheiro para ir mais longe porque têm de pagar a prestação do LCD (que é maior que a sala)

O UMM (o meu) é um TT Real
Vivemos num mundo virtual, de fachada.
Um SUV é um TT "a fingir".
Basta ver que um dos SUVs que mais se vende em portugal neste momento é o Chevrolet Captiva que é o mesmo carro que o Opel (não me lembro o nome) que é feito pela antiga Dawoo e que a versão Seven ( a mais vendida por ser Classe 1 nas portagens ) tem apenas 2 rodas motrizes.....isto diz tudo.
Um UMM é ... um UMM !

Único !


Nuno Abreu


(...) Hoje
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Miguel Torga
 

osnofa_smp

UMMzito
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4 Mar 2008
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Camaradas, eu actualmente nem para um UMM de 3000eur tenho quanto mais para um novo...mas eu adoro a ideia de renascer a marca, eu vou ter um UMM, quer seja este ou daqui por 3anos, mas a vida tem prioridades e não se pode ter tudo, pois desde os 18 consegui abrir uma papelaria, comprar um carrinha, e está quase tudo pago, claro que faço um nivel de vida bem razoavel.Tenho 23, vai fazer em dezembro 4anos que tenho a tasca aberta. Só de me lembrar que o dinheiro que dei pela fotocoipiadora dava para comprar uma máquina...

mas o assunto não é esse, tenho umas ideias, mas provavelmente haverá por ai um economista ou contabilista, ou outro camarada que perceba disto...

Um sozinho não consegue erguer a marca, mas todos juntos talvez, que tal uma Sociedade Anónima, e apostar no mercado militar nacional e estrangeiro. Li algures que em 92 a fábrica não forneceu o exercito chileno e o belga porque dizia nao ter capacidade...

a maior prova é que eles andam ai, e infelizmente já não ha muitas peças originais, não necessitava de ser um carro muito electrico, os defenders são super desconfortaveis, e ninguem vai comprar um BMW ou Mercedes para ir passear para o monte

Eu tenho uma teoria, ou temos um Jipe para ir para monte, ou temos um carro normal para estrada. Jipes para estrada, acho que só tem quem não tem de fazer ao dinheiro...

Vamos lá, uma SOCIEDADE ANONIMA, seria possivel avançar???? Teriamos de escolhar alguem para nos começar a representar.
Como falar com os proprietários da marca??
Candidatos a representar a UMM ?

UMM muito mais do que um sonho...pena não ter nenhum
 

CournilPower

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13 Abr 2008
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Ora aí está uma ideia com pernas para andar, msa é isso mesmo que a UMM teria que fazer pra poder vencer,criar novamente 1 TT Puro e Duro, vejam o caso do novo Iveco Massif aquilo é 1 motor actual numa carroçaria e mecânica de à 15/20 anos.

Seja com sociedades anónimas seja com a boa vontade de algum industrial, continuo na minha a UMM hoje se quisesse teria um futuro rizonho pela frente.

UMM Cournil Entrepreneur de 08/1979
(O Melhor TT do Mundo)
 

ummbarteam

UMMzito
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5 Abr 2006
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Há um tipo de mercado que ninguém ainda referiu e que penso que o UMM conseguia angariar clientes - pick-ups de trabalho. Não digo aquelas todas bonitas com estribos tipo âncora, pintura metalizada e carregadas de cromados, mas sim aquelas que servem para carregar a sério, as versões base de Navaras, Strakar e afins. Em qualquer zona com agricultura é vê-las aos magotes... E para isso, bastaria uma versão actualizada (e refinada) do Alter II. Para o TT de lazer não há nada no mercado que já venha devidamente equipado, é sempre necessário (para os mais afoitos e endinheirados) gastar uns milhares de € a equipar devidamente o carro. Um restyling do Alter III com o equipamento adequado ao TT Extremo, apenas de 2 lugares para dar uma ajudinha nos impostos era capaz de fazer furor!... (pelo preço de um LR Def. sem nada podia ter-se um UMM com tudo)
O segredo da recuperação de marcas "defuntas" está na produção modular (veja-se o exemplo nas motos em marcas como Triumph, Benelli, Laverda, etc.), tal como foi protagonizado por John Bloor no início dos anos 90, um tipo endinheirado que fez renascer das cinzas a Triumph, extinta durante 20 anos: 1 quadro, 1 motor, várias roupagens. Hoje concorre de igual para igual com marcas de nicho (Ducati, Moto Guzzi, etc.)e belisca os japoneses nalguns campos (desportivas e street fighter de média cilindrada). Era disso que precisava a UMM: 1 motor, no máx. 2 chassis (+ suspensões e travões) e várias roupagens distintas.
Quanto a mercados, temos os emergentes mercados de leste e, já nossos conhecidos noutras áreas, África. O mercado interno nunca seria o mais forte... seria o de nicho e cobaia de novas versões, com drive-tests e participação em várias acções de campanha. Ajudava um merchandising forte e linhas de roupa e equipamento, bastando para tal vender os direitos de utilização do nome UMM para esse tipo de negócio. Quem sabe se não seria a saída para algumas empresas à beira da falência? A partir daí poderiam ser criadas sinergias que permitissem a distribuição num mesmo espaço dos veículos, das roupas e das canecas e porta chaves (tipo Harley Davidson Store). Já repararam que os custos ficariam repartidos, não já? E se calhar até seria aliciante para investidores que nunca pensaram na UMM a sério...

AbraçUMM, B.Ceriz

"Empinar é arte. Raspar faz parte..."
 
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