• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

O Meu UMM - Robin dos Bosques

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Quanto à minha apresentação, podem ve-la aqui: https://for-umm.pt/oldthreads/882
Data de 2006, portanto já ando com estas ideias desde há muito tempo!

Finalmente adquiri um UMM! Deva-se dizer que foi um dia de aventura, muitas peripécias e com um final pouco animador...passo a descrever...

Antes de mais, UMM Alter I (creio) de 1989 com motor 2500T.

Saída de Arruda dos Vinhos à boleia até Alverca, onde apanhei 'à pele' o ultimo comboio que poderia apanhar para chegar a Sete Rios a tempo do único expresso para a Mimosa. Da mimosa, segui numa caminhada de 10 minutos até Alvalade, onde estava o tão desejado UMM!

Até aqui tudo bem, o negócio com o Pedro (também aqui do forumm) correu às mil maravilhas, um tipo 5 estrelas!

Na viagem de regresso, nacional acima desfrutando do recem adquirido UMM, à chegada à Marateca, pufff...parou e não quis mais pegar! Do pouco que sei de mecânica, dar à bomba do gasoleo, ver daqui...ver dali...nada de anormal...não pega de maneira nenhuma. Recorri à assistencia em viagem...com cabos de encosto lá fomos ver se a bateria nao teria ido à vida e pumba! UMM a roncar novamente! Ok, ou a bateria foi à vida ou o alternador pifou...siga viagem!

Assim que arranco começo a ouvir um barulho na zona da caixa de velocidades ou por baixo da mesma, que anteriormente na viagem nunca havia feito...um tac tac tac forte...pisava ligeiramente a embraiagem, ele calava-se mas ao largar o pedal por completo, aquilo voltava...nem 500m fiz desde o local onde tinha deixado o reboque da assistencia quando o UMM começa a perder a força...era a subir, reduzo...mas continua a perder a força de forma anormal até que vai abaixo...parou...morreu!

Moral da história, Marateca até Arruda dos Vinhos, viemos os dois (eu e UMM) a cavalo na Iveco:


Concluindo, um misto de alegria por ter finalmente arranjado um UMM e de desilusão por ter chegado a casa desta forma! Ainda nem o experimentei e já está arrumado ao canto! (n)

Alguém tem sugestões do que possa ser isto? A parte da bateria tenho quase a certeza que será alternador. Agora os estalos na zona da caixa/diferencial fazerem o UMM parar por completo, nao faço ideia...
(o diferencial da frente está desligado e inclusive o eixo que o liga ao centro do veiculo está retirado)

E pessoal aqui da zona com UMM's? Há mais alguém aqui no forumm além do *******?

cUMMprimentos
Benjamim
 

JPMacedo

UMM
Registo
25 Jun 2006
Mensagens
538
Localização
Portugal
Boas Benjamin

Este teu topico deixa-me uma tristeza como é lógico e uma alegria pois estive quase a fazer negócio com esse UMM.

Tem calma e tenho esperança que seja uma coisita insignificante e que custe poucos €€€

Umm abraço
 

luukkas

UMM
Registo
27 Set 2007
Mensagens
168
Localização
Portugal
que grande desgosto... ficasse logo de rastos.
espero que nao seja nada de grave e de facil reparaçao.
isto vai fazer com que ganhes maior afeiçao ao veiculo...
força...
cummps
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Tou cá eu que sou um frequentador assiduo de Arruda e se costumas andar lá pela vila já lá viste o meu UMM por certo.

Quanto à parte do tac tac tac não te posso ajudar sem ver, mas se acontece quando largas a embraiagem e se perdeu força pode significar a própria embraiagem a ir à vida.

Quanto ao alternador, se não carrega deve ser a placa ou o excitador que avariou, pode até ser apenas o fio que liga o excitador, no entranto posso-te indicar um sitio para ser reparado/recondicionado, mas é em Alverca. Posso dizer que o meu ficou novo por menos de 100€.

Já agora tens um Alter II uma vez que é de 1989...

Abraço


Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
O meu é verde alface mas já foi verde escuro... Costumo andar pelas Antas e Qtª da Serra mas também pelo centro da vila, sou lá frequentador de algum comercio e de espaços de lazer. Em Arruda também anda um Alter II amarelo e de tejadilho branco que é de um amigo.

Se precisares de ajuda para algo é só dizeres.


Abraço


Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós
 

Pedro GP

Iniciado
Registo
28 Set 2006
Mensagens
13
Localização
Portugal
Bem,

Sou eu o antigo dono deste UMM.

Custou-me ver o UMM a arrancar monte acima (a minha rua não é alcatroada e é a subir,... mesmo como o UMM gosta!), mas por outro lado fiquei contente de ter encontrado quem vá dedicar o tempo que a máquina merece!

Depois, às tantas, liga-me o Benjamim:
- olha lá, o UMM tem alguma "manha" para ligar?
- Não, liga sempre à 1.º, respondi eu todo contente!

Mas pelos vistos teve de ir na Iveco... Já fiquei aborrecido de novo!

Sobre o novo problema:
Motor de arranque novo (recuperado pelo Rui aqui do forumm, tipo de confiança); bateria nova, bomba gasóleo toda limpa e o-rings substituidos há 1 ano...
Não descartando a hipotese do alternador (embora fosse muito azar),
==> Só se for o gasóleo que já tem algum tempo (atestei o UMM há uns 8 meses e o gasoleo ainda é o mesmo) !?
==> Ahhh, lembrei-me agora: Tenta desligar o tubo do snorkel. Pode haver qqr coisa a impedir a entrada de ar (o que justificava a perda de força)

Umm Abraço,

Pedro GP

 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Gasoleo muito tempo dentro do depósito acumula os detritos no fundo e que acabam por entupir o filtro. Também é susceptivel de criar condensações devido a variações de temperatura.


Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Restauro terminado (por agora) e eis o resultado:















...se podia estar melhor? Podia! Mas como em muita coisa do que fazemos ao longo da vida, só depois de passarmos pelas experiências podemos melhorar! Num próximo projecto (espero que haja próximo), irei melhorar muitos pormenores que neste restauro não o fiz! :)

cUMMprimentos
Benjamim
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Benjamim,

E' isso mesmo.
O importante e' "segurares" o UMM na tua posse...depois a vida e a dis$$$ponibilidade e' que dira quando e' permitido fazer isto ou aquilo.

E' ter o UMM o mais arranjadinho possivel...e quando puderes manda-te para o "proximo projecto".

Abraco
Carlos Pires


 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Muito bem Benjamim, agora que já tens a máquina a roncar e a andar como deve ser, satisfaz a curiosidade dos demais em relação ao que se passou no dia em que levavas o UMM pela primeira vez para casa!

Afinal o que é que se passou para ele (UMM) para ter parado de forma estranha,… e que mais tinha para ter começado a dar aqueles estalos sempre que largavas a embraiagem?

Saber o que se passou com o teu UMM pode ajudar outras pessoas a identificar problemas com sintomas idênticos, uma vez que os sintomas que o teu UMM apresentou eram pronuncio de um diagnóstico difícil de determinar!!

Cumprimentos e parabéns pelo resultado conseguido nesse restauro!
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Mário, todos esses problemas foram reportados no tópico do restauro, mas não é demais deixar aqui a informação! :)

O primeiro problema logo no local identificado foi o alternador morto, que fez com que ficasse sem bateria...

Os estalos, depois de MUITAS voltas e trocas, veio a concluir-se que era folga nas correntes da caixa de transferencias! Porque só começaram a fazer barulho depois da paragem a meio da viagem? Permanece incognita! Mas era esse o motivo dos estalos, as correntes com folga e portanto 'saltavam' nas engrenagens da caixa!

Agora é tentar gozar de tanto trabalho e tempo gasto de volta deste menino! :D

cUMMprimentos
Benjamim
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Caro Benjamim, fico contente por ver que os problemas do seu jipe foram resolvidos, agora é disfrutar dele.
Parabens pelo restauro!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

RuiFox

UMM
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
379
Localização
Portugal
Boas Benjamim

Como diz o batrakiu "agora é disfrutar dele" e é a altura indicada para isso, fartura de lama:D:p:D...
Parabéns pelo restauro e boa sorte com a máquina.

Abraço

cUMMprimentos
FoxUMM
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
quote:Originally posted by Benjamim

Mário, todos esses problemas foram reportados no tópico do restauro, mas não é demais deixar aqui a informação! :)

O primeiro problema logo no local identificado foi o alternador morto, que fez com que ficasse sem bateria...

Os estalos, depois de MUITAS voltas e trocas, veio a concluir-se que era folga nas correntes da caixa de transferencias! Porque só começaram a fazer barulho depois da paragem a meio da viagem? Permanece incognita! Mas era esse o motivo dos estalos, as correntes com folga e portanto 'saltavam' nas engrenagens da caixa!

Agora é tentar gozar de tanto trabalho e tempo gasto de volta deste menino! :D

cUMMprimentos
Benjamim


Folga nas correntes!!! Esse é um daqueles problemas que mais tarde ou mais cedo dá grandes dores de cabeça a quem tem um UMM pois essas malandras além de caras são difíceis de arranjar!
Infelizmente tiveste esse problema logo no teu primeiro dia!!! Mas que coisa!

Pelo menos com isso já não te deves voltar a chatear, agora é mesmo como dizes...Toca a gozar e usufruir do tempo e trabalho dedicado em prol do bom funcionamento do teu UMM, só é pena é o gasóleo estar tão caro!!!:dizzy_face::dizzy_face:

Abraço..;)
 

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
Mensagens
3.162
Localização
Portugal
essa grade com esses farois dá lhe um optimo aspecto , parabens

abraçumm
Bruno Xavier;)...
BRUNO XAVIER

 

Pedro GP

Iniciado
Registo
28 Set 2006
Mensagens
13
Localização
Portugal
Olá Benjamim!

Grande, muito e bom trabalho que fizeste com o UMM!

Sabia que ias estimá-lo bem, mas nunca imaginei que fosses até ao osso!

Está pronto para aguentar mais 20 anos!

Obrigado e abraço,
Pedro

Pedro GP

 
Top Inferior