• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

O meu Cournil de 1979

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008

Ora bem, embora já tenha sido em 2014, ainda não estava documentado aqui no nosso Forumm e como o Cournil apenas sai em dias de sol e para manutenção ou passeios/ concentrações de clássicos, decidi mostrar o seu actual estado e o que foi feito exclusivamente por mim, sem qualquer ajuda, excepto a grua,e o PEDRO DE ALCANENA que, descobriu este Cournil tão especial, me permitiu adquiri-lo e ainda me reparou a caixa, ou seja de duas caixas fez uma como deve ser!!!Obrigado Pedro. Todo este trabalho foi feito entre o dia 20 de Julho de 2014( altura da férias do Tribunal) e o dia 5 de Setembro de 2014!

Agradeço também ao Sr. Silvino Alves que no ano de 2009( ano da aquisição) verificou a autenticidade do mesmo e me informou desde logo que os faróis não eram os originais, muito embora os tivesse novos dentro da caixa e fizesse questão de mos oferecer!!!O que veio a acontecer numa das visitas à sua oficina, daí que na foto do livro não apareçam, pois esses faróis guardei religiosamente para o dia do verdadeiro restauro!!!

Outra coisa que guardei 3 anos foi o P de Portugal autêntico( autocolante da época) o qual me foi oferecido pela Macal, Lda de Santarém, fornecedor de borrachas para os nossos meninos!!!

Ora então tudo começou com uma lavagem e tb porque o Cournil tinha uma folga no carreto da marcha atrás, assim havia que desmontar...

Mas já que estava sem caixa, o melhor é tirar o motor e lavar e pintar tudo como deve ser!!!

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
A seguir veio a fase de pintura, 1º o chassis, depois as caixas, motor e veios, depois os diferenciais e molas, todos os parafusos foram zincados em dourado, e finalmente a pintura exterior!!!Como a côr original era escura e bastante feia, decidi aclarar um pouco e ficou bem mais alegre!!Também consegui reproduzir o vermelho original das caixas e veios!!

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Depois da pintura veio a fase da montagem...

A primeira vez que saiu à rua...pegou á primeira depois do motor ir para o sitio!!!Queria mesmo sair da oficina!!!

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
O resultado final, já com a nova capota réplica da original, mas com tecido da Land Rover!!!

os bancos pneumáticos estufados e restaurados peça a peça...que dão um jeitão pois este cournil tem 14 folhas de mola por roda!!! Dá uns saltinhos!!!

Na Expo Clássicos de Santarém, no stand do Clube UMM. Obrigado Senhor Presidente Norberto Liberato pela sempre e habitual disponibilidade total!!

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Boas. A capota do meu é réplica da original que estava toda desfeita,e como disse mandei fazer em tecido da Land rover, e em vez de preta, mandei fazer creme!! Agora se a questão é se o modelo é mesmo este de série!!!

Publicidade original da Umm!!!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Parabens Ivan, como seria de imaginar esse jipe està fantàstico.

Ficou igual a novo mas muito melhor porque se o quizeres vender não vão faltar interessados e eu sou um deles.

Vou tirar jà uma senha e aguardar pela minha vez, olha saiu a senha N. 1, serà que sou o primeiro ou isto jà deu a volta?!:D:D

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Olá Mario.

Este Cournil, os irmãos de 93( CH e CP) o longo XU e outro que em breve apresentarei, nunca serão vendidos!!

Está numa garagem tapado para não apanhar pó, juntamente com o CH.

Só anda para a Ipo, umas voltas com sol e exposições...Mas pega sempre à 1ª!!

Umm abraço

scalbis

UMM
Registo
3 Nov 2010
Ivan , (Está numa garagem tapado para não apanhar pó, juntamente com o CH) ?????????????. O CH também esta guardado para não apanhar pó??:D:D:D

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by scalbis

Ivan , (Está numa garagem tapado para não apanhar pó, juntamente com o CH) ?????????????. O CH também esta guardado para não apanhar pó??:D:D:D

Olha Luis, eu acho que o Ivan quiz dizer que realmente os jipes partilham a mesma garagem sò que enquanto o CV està tapadinho para não apanhar pò o CH apanha tudo menos pò:D:D

Ivan não queres explicar melhor;)

Quanto ao cv tens que me dizer quando o tens de levar à pròxima inspeccão para ser eu a tratar disso, jà que não o vendes sempre dava uma volta nele;)

Um abraco

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Aqui mais uma foto de um Cournil em catalogo original UMM.

Da para ter uma ideia da lona, assim de fugida, ja que se falou la atras.

E nao me admira na altura tamanha era a "transiccao" de acessorios e "fases" da marca que alguns modelos tivessem saido com a lona como que na foto de catalogo.

a foto acima referida foto faz parte deste catalogo:

Ficam aqui neste topico de um entusiasta Cournil.
E con tinuacao de bom apetite para o Vale do UMM.

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
O Cv está tapadinho, ainda ontem esteve a trabalhar!!!

O CH não apanha pó, agora de inverno é só lama!!!

Aloevera, a primeira foto que postaste é de um cournil de 80 para cima, repara nos faróis de trás( embutidos no para choques) e puxador de porta!!! Esse já tem lona de Alter,excepto a parte da G3, pois ainda é porta curta, os de 83 para cima já são mesmo lona de Alter( porta grande).

Esse é o modelo a seguir ao meu. tb existe um cá em Santarém, todo original e a capota já tem janelas grandes e fixação por torniquetes, e aperto por fechos, a minha é de fivelas, sem fechos!!

Umm abraço

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Pois está certo como dizes.
Sabes que não sou enfarinhado bem em assuntos cournil e não sabia ao certo entre que anos os porta curta pararam.

Se me aparecer um catálogo mais velhinho e com fotos venho cá partilhar.
Obrigado pela dica e continuação.

CournilPower

Iniciado
Registo
13 Abr 2008
Que bela máquina que fui aqui encontrar, o irmão gémeo quase idêntico à "minha" Cornélia.

Parabéns pela grande máquina que aí tem.

UMM Cournil Entrepreneur de 08/1979
(O Melhor TT do Mundo)

Top Inferior