• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

O Mecanico(ou nem por isso) de fim de semana

Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Ora bom, já cá temos um jornal, e agora uma coluna dedicada a mais aventuras com oleos e outras tintas.

Já cá faltava algo mais comico para vos entreter, e com o meu desmazelo natural aliado à minha falta de conhecimentos de mecanica vão sem duvida ter alguns momentos para aliviar o stress com umas barrigadas de riso.

Não pretendo chegar ao nivel de qualidade e frequencia do "Jornal do Zeca", mas ainda assim ir lançando umas postas para ajudar a manter a casa animada.

Agradeço naturalmente os vossos comentários sempre que entenderem oportunos.

Em breve a cronica da viagem ao sul para buscar material...

Abraço,

JC
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
O Jornal do Zeca fica atento e estende a carpete vermelha...para essa coluna.

Agora nao "desmazeles" muito
:)


Atentamente
O Jornal do Zeca
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
O verdadeiro mecânico de fim de semana, é aquele de se põem a desempenar o carter de uma renault express (ainda não tinha o cournil, tinha que descarrgar nalguma coisa!) e é claro que se tira o óleo e se guarda a gamela mesmo ali ao lado, para quando se está pendurado por cima do motor e se salta para trás, espetar lá com um pé dentro e ficar enxarcado com óleo bem negro e frio até aos tom*t*s!

Isto sim, é o verdadeiro mecânico de fim de semana!

(Espero que não te importes que o pessoal conte as suas aventuras também)

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ola
O verdadeiro mecanoco tambem ja me aconteceu num UMM apertar a caixa e ver depois de estar tudo montado o rolamento de encosto a rir para mim ca fora ehehehhehe aconteçe


Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
531
Localização
Portugal
Comigo aconteceu tambem uma de Verdadeiro Mecânico Um sábado inteiro a tirar motor de um Buggy (carocha) do meu cunhado e colocar retentores novos na cx/diferencial,no fim do belo trabalho com tudo montadinho no sítio, aquela bela viatura ficou com 4 mudanças para tás e uma para frente...:devilish::devilish::devilish:o meu cunhado se pudesse naquele momento engolia-me:devilish::devilish::devilish:
:D:Dmontei o miolo difrencial ao contrário:cool::cool:
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.157
Localização
Portugal
O verdadeiro mecanico é aquele que monta uma caixa de velocidades num cournil, mete parafusos e anilhas novas e no final olha a volta e deixa a forquilha da embraiagem ca fora ME

Ou entao é aquele que monta a caixa de transferencia e deixa a anilha do rolamento onde a mesma encaixa no chao.

So quem ja mudou caixas sabe o trabalho que da tirar e meter de novo hehehe mas ninguem bate a do paulo gomes LOOOL

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.
 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Eu acho que todos temos oportunidade de sermos grandes mecanicos de fim de semana... no meu caso acho que vão ser mais as vezes em que a coisa corre mal do que as que correm bem...

Sendo que até agora o pior foi deixar cair uma das porcas que segura a panela do filtro de ar do 127 dentro do carburador. Mexidas aí sem fechar portinhola do ar à entrada do carburador acabaram.

Abraço,

Luis

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Sim... a do Paulo Gomes até ao momento é a melhor.
Eu tb tenho uma mas mais simples... troquei o óleo e fui dar uma volta... de repente a meio da dita volta, senti um calafrio... sabem aquela sensação de se terem esquecido de alguma coisa mas n sabem o que é?... parei... revi mentalmente tudo o que tinha feito... e não me lembrava de ter colocado a tampa do orifício do óleo... não queiram saber o bonito espectáculo que tinha perante os meus olhos quando abri o capôt...
 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Isso fez me lembrar que a tampa do oleo do meu UMM tem um tubo pendurado... esse tubo na ponta tem aspecto de ter tido uma braçadeira... Onde é que ligaria esse tubo?
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
humber, à admissão...

de resto continuem, que isto está em grande forma!

a do Paulo Gomes bate todas até agora, sem duvida, LOL!

 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
A do Paulo não vai ser batida tão cedo, mas só para partilhar...

Quando o Humber parou lá em casa os tambores dos travões de trás estavam cheios de oleo, terra e teias de aranha.

Desmontei tudo, limpei, lixei, mudei as borrachas e depois antes de fechar os tambores experimentei tudo muito bem. Como não havia nada para limitar o movimento dos calços, quando carreguei no pedal do travão os embolos sairam todos para fora... bem como o oleo todo... azar...

Abraço,

Luis


 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Mas ao ligares à admissão liga depois do filtro de ar e não antes, pois se sair algum óleo por esse tubo não te vai sujar o filtro todo.
Não deve sair se estiver tudo ok com o motor, mas com o desgaste de segmentos acontece.
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ola
Essa do Paulo Gomes esta a melhor ate agora


Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
531
Localização
Portugal
Ainda pensámos em virar os bancos ao contrário e o volante e pedais, e colocar o para-brisas cá atrás:D:D:Dera mais fácil do que desmontar e montar aquilo tudo outra vez:devilish::devilish:
 

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
Mensagens
3.038
Localização
Portugal
boas companheiros
então cá vai a minha deixa::clown:
já lá vão umm bom par de anos!
então é assim,ser MEXANICO,é dizer a umm amigalhaço,epá compras mas é o oleo e filtro e nos mudamos isso na minha casa que fica-te de borla!isso é na boa!:D;)
e então la apareceu o meu colega com o seu fiat uno 60sx.
meti-me debaixo do carro,e não via a porra do bujão para sacar o oleo:angry:,então avistei umm meio de lado,e pensei,háaa,esta aqui o murder****er!!.e pimba saquei a porra do oleo.:D
depois de escorrido,disse assim ao amigalhaço;é pá estava mesmo a precisar,e até tinha pouco oleo!exclamei.:clown::rolleyes:
bumba apertei o bujon e oleo pra dentro(do sintetico):D.
vou ver o nivel na vareta e o meu espanto, o nivel estava para ai uns 6 cmm acima do limite max.:astonished::astonished:
disse assim ao daniel,epá anda umm pouco que isso já vai ao nivel!
bem quando vou ver o nivel estava a mesma super acima.:angry:
bem vou outra vez para baixo do carro e é então que vejo que o bujão esta na parte de trás do carter,meio subido, e o xico esperto aqui tirou foi a vavolina da cx velocidades!!!!!!:blush::clown::blush:
resumindo na altura alguns 12 contos de oleo sintetico pro balde,e umm grande melão por querer ajudar e ter feito umma granda cagada!
desculpem o testamento mas foi para se entender a tamanha bacurada praticada!:blush::clown:

abraços e bons atascansos
joaquim santana
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ola
Eheheheh o Joaquim tambem ja fiz essa mas quando era mais puto tambem armado em mexanico em vez de meter 15w40 fui meter valvolina 80w90 numa hiace a gaja ate apagava a luz e tudo so quando me cheirou a valvolina e que fui ver a lata ehehhehhehehhe

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
O mecanico de fim de semana deslocou-se a Palmela para recolher um reboque. Segue-se a cronica...

Tinha prevista uma ronda de preparação nessa semana com trocas de oleos, valvulinas e massas. Afinal era a estreia numa viagem de mais de 600km para o meu brinquedo preferido.

Os imponderaveis atropelamentos dessa semana impediram-me de fazer a troca dos lubrificantes e filtros que tinha previsto, apenas tinha colocado a massa consistente nas transmissões e afins.

Mas nem por isso abortei a viagem! Tinha assumido o compromisso que andava a adiar há uma eternidade e já bastava de derrapagem no tempo. Era preciso cumprir a palavra dada e concluir o negocio.

Fui buscar o copiloto que trouxe o pequeno-almoço, o almoço e o lanche...! AHHHH Grande copiloto!

Paramos para comprar 2 parafusos M16 para fixar a bola de reboque, atestamos os 4 jerrycan's de gasoleo e ai vão eles rumo a sul.

Paramos na area de serviço de Leiria para abastecer e contactar o Pedro Marques que nos esperava em Alcanena, uns kilometros à frente e duas ou tres rotundas depois lá estavamos nós, nos dominios do 'Alcanena'.

Volta e meia à volta do meu carrito, umas trocas de impressões sobre o estado e possiveis melhorias...
Muitos carros tem este homem no seu terreiro, uns para peças, outros para restauro. Mais uma volteca e já saí a lucrar uma tampa nova para o vaso de expansão!

Estive a admirar bem de perto o Turbo que ele está a restaurar para si mesmo, um verdusco bem catita. Salienta-se o estado de conservação do sistema electrico que reparei estar formidavel.

Carregamos as peças da malta que tinha aproveitado a oferta do transporte e seguimos para Pal

mela.
Finalmente chegados ao destino fomos acolhidos como dois herois pelo amabilissimo João (J.P.) e pela esposa.
Em dois dedos de conversa apurei que este UMMista trocou o carro, mas não a paixão!
Mais umas aventuras electricas a ligar o reboque ao UMM, a ficha e a cablagem apesar de partilharem fios com as mesmas cores, para uma ligação universal há que trocar o arranjinho.(nota mental... há que documentar isto...).

Na despedida apetrecharam-nos com uma par de sandes de queijo e presunto com pão(sim, nessa ordem mesmo, o dificil era dar com o pão de tanto recheio que tinham!) e que apenas posso comparar com as da minha Sogra!(que contrapondo à tradição me trata como um principe).

Voltamos para cima em plena exaustão, era já de madrugada e foi mesmo pé na tabua. Ao sair das portagens em estarreja no arranque ouve-se um clack clack. Mas até pensamos que fosse alguma coisa lá fora...

Assim que saimos da A29 quase à porta de minha casa, uma redução e novamente esse clack clack.

Pego no meu outro carro que estava ao lado da porta da garragem, abro o portão, entro, deixo o carro no meio do caminho, saio e vou desatrelar o reboque do UMM.

Nisto o portão fecha-se nas minhas costas. Ainda tenho tempo de deixar o meu colega a segurar o reboque enquanto faço um sprint para tentar apanha-lo antes de fechar... sem sucesso...

Ponto de situação: São quase 5h A.M., estamos na rua de manga curta, um frio que até corta e as chaves estão na ignição do meu outro carro que está a bloquear o movimento de outros carros na garagem...

A minha esposa está em Lisboa numa formação, a porta da frente do predio está fechada a 7 chaves e para a abrir alguém terá de se deslocar até ela para fisicamente a destrancar... Não tive coragem de acordar ninguém... esperei até às 8h20 A.M. pelo primeiro vizinho a sair... O meu amigo fez cerca de 10 km a pé até chegar ao circuito dos transportes activos aquela hora no porto porque tinha de estar em casa impreterivelmente até às 8h.

Epilogo: A viagem correu muito bem e divertimo-nos imenso, conhecemos pessoas impecaveis e só mesmo no fim tivemos de amargar um pouco pelo desmazelo... desmazelo de não ter uma chave secundária no trabalho e desmazelo de empreender tal viagem sem a respectiva manutenção/verificação(quando se abrir a caixa de transferencias vamos saber se foi simples desgaste ou algo pior, como por exemplo falta de lubrificação...).
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Hehehe, acabas-te o dia em "grande"! Andar 10 km a pé, depois de um dia assim, pobre co-piloto.... ahahahah

Espero que não seja nada de grave no UMM, mas isso de se atrazar as manutenções.... Pelo menos tinhas os óleos nos niveis?

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
No motor sim, nas caixas não faço a menor ideia mesmo! O que é bastante grave, mas tenho o mau feitio de tentar cumprir os meus propositos ainda que para isso tenha de sacrificar algumas coisas em termos pessoais... está visto e mais do que demonstrado que neste tipo de coisas(manutenções e afins) é asneirada grossa!

Mas o copiloto é rijo e duro de roer... além do mais costuma correr 8km todos os dias antes de recolher... hehehe GANDA MALUCO!

Abraço,

JC
 
Top Inferior