• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

O último dos portas curtas

Orlando Sousa

Iniciado
Registo
15 Jan 2008
Mensagens
47
Localização
Portugal
Ora cá vai a minha experiência de inserção de fotos, vamos ver se dá, se não der vou estudar a lição e depois regresso à carga.

O meu é um UMM 4x4 Cournil, com matrícula de 28/12/1982, é um portas curtas com muita história para contar.
O carro pertenceu à APDL (Associação dos Portos do Douro e Leixões), fazia serviço dentro do porto de Leixões e, segundo me disseram, desde transporte de pessoal até puxar contentores, era "pau para toda a colher". Nunca se negou a nada.
Quando acabou a vida útil na APDL foi doado aos Bombeiros Voluntários de Leixões onde foi adaptado para ser um Auto Apoio.
As funções dele nos Bombeiros eram funções auxiliares, desde transporte de refeições (para os grandes incêndios) ao transporte de moto-bombas, geradores, reboque do bote zebro, etc.
Aí nos B.V. sofreu orgulhosamente a dureza daquela vida de Bombeiro.
Finda a sua vida útil foi destinado a treino de desencarceramento, ou seja ia ser cortado e depois incendiado...
Tive que o salvar, isto já em 1999.
Aqui fica uma foto, que é uma imagem digitalizada de um calendário que os B.V.Leixões fizeram em 1994 (não é toda a gente que tem o carro em calendário).



Nas minhas mãos o carro foi de uso diário durante cerca de 4 anos, fazia uns 150Km dia, casa/trabalho/casa,mais os Km de lazer.

Depois de uma junta da colassa queimada, caixa de velocidades partida (a explicar melhor no futuro), o meu "portas curtas" ficou uns anos parado.
Após LONGA paragem retomei o objectivo de o voltar a fazer rolar, motor 2500cc (de uma Peugeot 505 reenforcé), caixa de velocidades de um Alter1 (com necessidade de adaptar apoio), estou agora em desmontagem para fazer seguir para chapeiro.
Ainda hoje mantém a cor dos B.V.Leixões, que por motivos históricos são (para quem não sabe) verdes.

Desculpem o testamento, mas há muito mais a contar acerca daquele que pode ser (devido à data de matrícula) o último dos portas curtas.


 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
quote:Originally posted by ajoaovm

Grande maquina, agora bem precisa de carinho e atençao.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

Concordo plenamente, tanto mais que o teu UMM tem um passado de que se orgulhar!

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

 

Paulo UMM

UMM
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
152
Localização
-
Boas!!
Ganda maquina, do mesmo ano e do mesmo mes do que o meu...
O meu tambem ja la tem um motor 2.5D de um 505 e caixa do alter1...
Boa sorte com a maquina!

AbraçUMM
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas orlando
tanto o teu como o meu Cournil já tiveram um passado.... passado digno de louvar porque ambos lutaram e socorreram bens materiais da sociedade portuguesa... e finalmente nós socorremos os nossos UMMs evitando de irem parar ao ferro velho.
boa sorte com o restauro
vai colocando fotos do restauro.
PS:. o meu é de porta curta e é de Fevereiro de 1983


cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.n-gestus.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt
http://www.cm-satao.pt
 

69brunumm

UMM
Registo
19 Jan 2008
Mensagens
351
Localização
Portugal
apesar dos anos de trabalho junto ao mar,ele até esta muito
bom de chapa.
muita sorte e uma boa recuperação.

69brunumm
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Muitos parabens pela maquina e pela dedicação e respeito que tens pelo UMM.E boa sorte!


Filipe Pinheiro
 
Registo
22 Ago 2007
Mensagens
220
Localização
-
Bom trabalho com o bicho.. que é espectacular... é igual ao meu :D.. mas o teu não é o último de porta curta.. o meu é de Fevereiro de 83:p

Inté
 

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Mensagens
1.138
Localização
Portugal
Boas Tardes
Conserva-o no seu estado natural ou seja cheio de lama e galhos de arvores...LOL...Tens ai uma reliquia.
Bom Restauro...

cUMMprimenTTos


Sérgio Silva-AlterII 90
 
Registo
14 Jan 2008
Mensagens
155
Localização
Portugal
Boa noite Orlando,isso é que é passado,grande historia que esse cournil tem.
Boa sorte para os restauros.
cUMMprimentos
rui mendes
 

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Mensagens
724
Localização
Portugal
Boas
Muito bonito esse cournil e pelos vistos vai ter sorte..UMMa maquina dessas merece estar a andar para que se veja..Boa sorte com o trabalho.
Abraços fortes
RaminiUMM
 
Registo
30 Mar 2007
Mensagens
413
Localização
Portugal
Boas, uma verdadeira maquina de serviço, aqui em Albergaria-a-Velha onde sou bombeiro nao existe nada disso, so ca temos Land Rover ao qual ja tive o prazer de virar um, eheh
Desejo te boa sorte no restauro e se precisares de alguma coisa, grita que alguém vem socorrer te

João Oliveira - Cournil 83
MSN - E-mail
[email protected]
 

mpf22

UMM
Registo
14 Jun 2011
Mensagens
265
Localização
Portugal
Boas

Grande máquina,parabéns e bom restauro,já merece que alguem lhe dê miminhos.

Abraço

M.Pedro
 

UMMAIA

UMM
Registo
28 Mai 2007
Mensagens
1.112
Localização
Portugal
A última vez que estive com o Orlando foi em 2008 e já tinha vendido o Cournil sem ter acabado o restauro.
 

tito

UMM
Registo
9 Mar 2011
Mensagens
152
Localização
Portugal
Bem hajas por teres salvo mais UMM.:cool:

Pena que nem todos possam saber a história do seu UMM.:disappointed_relieved:

Parabens e bom restauro.:)

UMM abraço
tito
 
J

Jose Azevedo

Guest
Meus amigos ests cournil não chegou a andar mais,fui eu que o comprei com a promessa do Orlando que tinha os ducomentos.
Conclusão o jeep foi todo desmontado e esta a um passo de ir parar a sucata.

"UMM é nosso!"


 

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Mensagens
696
Localização
Portugal
Amigo José Azevedo, então os documentos nunca apareceram, certo?
Abraço


Paulo Pinhao
FJ-59-26

 
Top Inferior