Orlando Sousa
Iniciado
Ora cá vai a minha experiência de inserção de fotos, vamos ver se dá, se não der vou estudar a lição e depois regresso à carga.
O meu é um UMM 4x4 Cournil, com matrícula de 28/12/1982, é um portas curtas com muita história para contar.
O carro pertenceu à APDL (Associação dos Portos do Douro e Leixões), fazia serviço dentro do porto de Leixões e, segundo me disseram, desde transporte de pessoal até puxar contentores, era "pau para toda a colher". Nunca se negou a nada.
Quando acabou a vida útil na APDL foi doado aos Bombeiros Voluntários de Leixões onde foi adaptado para ser um Auto Apoio.
As funções dele nos Bombeiros eram funções auxiliares, desde transporte de refeições (para os grandes incêndios) ao transporte de moto-bombas, geradores, reboque do bote zebro, etc.
Aí nos B.V. sofreu orgulhosamente a dureza daquela vida de Bombeiro.
Finda a sua vida útil foi destinado a treino de desencarceramento, ou seja ia ser cortado e depois incendiado...
Tive que o salvar, isto já em 1999.
Aqui fica uma foto, que é uma imagem digitalizada de um calendário que os B.V.Leixões fizeram em 1994 (não é toda a gente que tem o carro em calendário).
Nas minhas mãos o carro foi de uso diário durante cerca de 4 anos, fazia uns 150Km dia, casa/trabalho/casa,mais os Km de lazer.
Depois de uma junta da colassa queimada, caixa de velocidades partida (a explicar melhor no futuro), o meu "portas curtas" ficou uns anos parado.
Após LONGA paragem retomei o objectivo de o voltar a fazer rolar, motor 2500cc (de uma Peugeot 505 reenforcé), caixa de velocidades de um Alter1 (com necessidade de adaptar apoio), estou agora em desmontagem para fazer seguir para chapeiro.
Ainda hoje mantém a cor dos B.V.Leixões, que por motivos históricos são (para quem não sabe) verdes.
Desculpem o testamento, mas há muito mais a contar acerca daquele que pode ser (devido à data de matrícula) o último dos portas curtas.
O meu é um UMM 4x4 Cournil, com matrícula de 28/12/1982, é um portas curtas com muita história para contar.
O carro pertenceu à APDL (Associação dos Portos do Douro e Leixões), fazia serviço dentro do porto de Leixões e, segundo me disseram, desde transporte de pessoal até puxar contentores, era "pau para toda a colher". Nunca se negou a nada.
Quando acabou a vida útil na APDL foi doado aos Bombeiros Voluntários de Leixões onde foi adaptado para ser um Auto Apoio.
As funções dele nos Bombeiros eram funções auxiliares, desde transporte de refeições (para os grandes incêndios) ao transporte de moto-bombas, geradores, reboque do bote zebro, etc.
Aí nos B.V. sofreu orgulhosamente a dureza daquela vida de Bombeiro.
Finda a sua vida útil foi destinado a treino de desencarceramento, ou seja ia ser cortado e depois incendiado...
Tive que o salvar, isto já em 1999.
Aqui fica uma foto, que é uma imagem digitalizada de um calendário que os B.V.Leixões fizeram em 1994 (não é toda a gente que tem o carro em calendário).
Nas minhas mãos o carro foi de uso diário durante cerca de 4 anos, fazia uns 150Km dia, casa/trabalho/casa,mais os Km de lazer.
Depois de uma junta da colassa queimada, caixa de velocidades partida (a explicar melhor no futuro), o meu "portas curtas" ficou uns anos parado.
Após LONGA paragem retomei o objectivo de o voltar a fazer rolar, motor 2500cc (de uma Peugeot 505 reenforcé), caixa de velocidades de um Alter1 (com necessidade de adaptar apoio), estou agora em desmontagem para fazer seguir para chapeiro.
Ainda hoje mantém a cor dos B.V.Leixões, que por motivos históricos são (para quem não sabe) verdes.
Desculpem o testamento, mas há muito mais a contar acerca daquele que pode ser (devido à data de matrícula) o último dos portas curtas.