• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

n/a

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
O teu Cournil está muito bonito! Não sou conhecedor profundo (longe disso) mas à primeira vista o que não é original são os piscas brancos, o aro cromado do pára-brisas, os bancos de "camionista", além dessas fixações em posições estranhas que tens na lateral. Mas isso não lhe retira valor, está muito bom!

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Vou ser sincero!

Nao andes com esse carro no mato!!!!

Tens um exemplar unico... daqueles carros que estao como novos..!!! nao o estragues! se queres um jipe para mato VENDE ESSE, nao estragues essa preciosidade!

Da lhe cera e muita sombra....

segundo! Esse bancos se tiverem furaçao para encosto de cabeça podem ser originais, havia esse extra na UMM que eram bancos com molas tipo caminista!

Terceiro! quero ver esse UMM ao vivo hehehhe

quarto! isso ja levou capotas de lona a mais daí ter tanto encaixe para elas!

Quinto!

PRESERVA heheh

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 
Registo
26 Mai 2009
Mensagens
254
Localização
Portugal
se este cournil nao esta original!.. eu sou o pai natal, esta simplesmente lindo de morrer. mais uma vez os meus parabens.
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Bom exemplar, parabens.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

FPaiva

UMM
Registo
17 Abr 2010
Mensagens
298
Localização
Portugal
Boa tarde.

Muitos parabéns pela aquisição pois é um belo exemplar.
Sei de quem era esse carro e o tratamento que ele levou.
Como esse haverá muito poucos...;)

Um abraço.
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Tens o Cournil mais novo que é conhecido. UMM's Alter bem restaurados há muitos, Cournil bem restaurados há poucos e como o teu não há nenhum. Como diz o Mauro preserva-o bem, não o utilizes muitas vezes não deixes que ele esteja em contacto com agentes ambientais durante muito tempo, compra-lhe uma boa capa de protecção e isola bem o chão da garagem onde o vais colocar e isto porque tu não compraste apenas um UMM, compraste sim um clássico muito bem restaurado e que vale a pena preservar não só pelo belo exemplar que é mas também pelo potencial de valorização que tem.

Confirmo também que os bancos poderão ser os originais, só já não estão é estofados como de origem e os piscas deveriam ser laranjas apesar desses ficarem mais bonitos. Tens furações para e segundo me parece, três tipos de capota de lona, o que só trás vantagens...

Não vás com ele para o mato, não o enchas de pó e muito menos de lama ou arriscas-te a levar coça de quem gosta de verdadeiros clássicos.


"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"
 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.850
Localização
Portugal
magnifico e pouco e assim que quero por o meu, no meu ver so falta as partes plasticas da sofagem por cima do olante e passageiro, os piscas brancos o meu tembem tem , por isso possivelmente saiu de origem, so pedia umas fotos se possivel de capot aberto e pelo interior...mais uma vex parabens muito bom

UMM Cournil 80
UMM Alter 1 87
UMM PornStar 80

vitoria nao e chegar em primeiro mas sim concretizar os sonhos e objectivos
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Para bens pela máquina!
Reintegro os comentários do Aldeia :
- piscas brancos NUNCA sairam de origem e ainda por cima em 81
- os bancos não eram esses e Showtime, andaste a ver filmes a mais sobre isso!
São parecidos com esses sim senhor.
Fico na dúvida da originalidade dos espelhos lateraos pois são parecidos com os que tenho no UD e no meu ex Cournil de 82 não eram assim e posso dizer que que o comprei em 86 e estava 100% original.
- os excessivos prindicalhos da lona é que não fica lá muito bem e até é um pouco perigoso se alguém passa a mão de lado com o carro em movimento.
- falta dizer que se é de 81 tb já tinha a cobertura em chapa do tablier que tapa os tirantes dos lv e o motor.
De resto, poupa esse carro! ESTÁ como NOVO!

Abraço
 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.850
Localização
Portugal
bem esse modelo nao tras a chapa por cima do tablie,porta curta nao tras de origem a conversa com o meu irmao os 3 cournis que aqui passarm 2 deles da gnr e um civil, tinham piscas brancos, agora repárei num promenor a alavanca das mudanças parece estar ao contrario...os jipes da tropa alguns ja vi assim com esses torniquetes e fechos de lona..intrigante hehe vinha pedir tambem se possivel fotos dos cintos..

UMM Cournil 80
UMM Alter 1 87
UMM PornStar 80

vitoria nao e chegar em primeiro mas sim concretizar os sonhos e objectivos
 

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas!

Esse carro está como novo!
E na minha opinião, muito original!
Pode-se ver nos catálogos da UMM da altura, que também sairam Cournis com piscas brancos...
Inclusivé, no mesmo catálogo, vê-se jipes com os reflectores na parte exterior dos farolins e outros exemplares com os reflectores na parte interior dos farolins!
Logo aí, se confirma a teoria que os UMM´s não são todos iguais!:D
Mas vamos ao que interessa: desfruta e conserva a tua máquina!;)

cUMMps,

Delgado
 

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
Mensagens
3.162
Localização
Portugal
parabens ja tinha visto fotos deste bicho na net e ta um maximo parabens

abraçumm...
BRUNO XAVIER

 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Pedro, não é preciso ter cuidado com o que dizemos desde que que aquilo que dizemos fique em dúvida e nenhuma das partes tenha 100% de razão no que afirma.
No entanto, eu em 1982 andava no exército e já conhecia o Cournil desde o parachoques até à ponta do escape.
Engraçado que o Alter 1 e 2 tenham saido de pisca laranja, não é ? Ou será que tb sairam com piscas brancos ???
Será que alguém sabe que havia legislação rodoviária sobre isso ?
O fabrico dos piscas obedecia a uma norma onde na mesma até o acrílico tinha uma côr RAL determinada e conheci a empresa que os injectava com um molde de 6 cavidades (numeração que era marcada em cada peça por dentro como identificação da cavidade).
Essa mesma empresa fabricou durante anos também todos os piscas para uma vasta gama de autocarros.
Podem ter saido muitos Cournil com piscas brancos mas da garagem não da linha de fabrico!!!!
Mas...!!! Mas gostaria de ver a confirmação dessa tua certeza de "muitos", algo que aconteceu há 30 anos atrás !!!!!

Abraço
 
Registo
27 Out 2007
Mensagens
718
Localização
-
Ola Kingstar...

Se fores à apresentação do Livro UMM que estará para breve poderei mostrar-te como em 79 a 81 alguns (ou todos) modelos Cournil sairam com piscas brancos... Não sei precisar de quando é a legislação, mas talvez depois de 84 todos os modelos são com piscas laranja efectivamente... (eventualmente ao abrigo de uma legislação recente)

Referia-me ao cuidado com que se dá as certezas para não se induzir em erro... apenas isso.. mas sou sempre a favor do debate, pois só assim se vai descobrindo mais informação dos nossos UMM's...

UMM abraço e até breve...

Pedro Lameirão
http://www.photoblog.com/lameirao
http://www.youtube.com/plameirao
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Pedro, não há necessidade de perder mais tempo com pesquisas !
Até podem ter saído os da primeira fornada com piscas redondos mas é um facto irreversível que
na decada 80 a legislação era clara. Veja-se o facto dos farois de nevoeiro que só depois de Portugal entrar na CEE é que houve alterações para brancos já que o laranja era moda em França.
Não sou leigo em legislações mas quem sabe se na decada de 80 não houve alterações ao codigo da estrada obrigando a tal alteração ?
Os únicos vidros de pisca que em 30 anos de plástico vi produzir eram apenas destinados às marcha atrás, luzes plafondier e farois convencionais mas ...! não vi tudo !!!
Nos primeiros Cournil vi redondos brancos sim do lado de dentro dos redondos laranja. Eram os minimos!
Para mais que os primeirissimos exemplares produzidos que ainda tinham a palavra Cournil na grelha em vez do conhecido quadrado UMM 4x4 e os farois mais pequenos, tinham os mesmos rectangulares divididos em 2 partes : branca para dentro e laranja para fora.
Em 1982 de origem vinham assim como este : http://img341.imageshack.us/img341/820/umm4023nc4.jpg
Viessem de branco ou de laranja respeitar a originalidade de UMM nos dias de hoje é uma tarefa árdua e dispendiosa por vários motivos :
- falta de informação detalhada do/s veículos a nível dos pequenos detalhes tal como este em discussão
- aplicação quase obrigatória de melhor e adequada instrumentização por segurança
- níveis de exigências legislativas mais altos
- pisos e utilizações do veículo diferentes de há 30 anos (o Cournil era um carro do meio rural)
- alterações de mecânica aplicavèis a insuficièncias de fabrico

Manter a originalidade de um carro é manter toda a sua estrutura estética, mecânica e estrutural identica ao fabrico. Quando nos preocupamos com a insonorização porque não suportamos o barulho e fazemos aplicações de materiais que na altura eram impensáveis aplicar, estamos a alterar.
Mas sempre para melhor. A originalidade é complicada manter até nas pessoas : toda a gente quer ser igual a alguém!

UNN abraço
 

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
Top Inferior