Pedro, não há necessidade de perder mais tempo com pesquisas !
Até podem ter saído os da primeira fornada com piscas redondos mas é um facto irreversível que
na decada 80 a legislação era clara. Veja-se o facto dos farois de nevoeiro que só depois de Portugal entrar na CEE é que houve alterações para brancos já que o laranja era moda em França.
Não sou leigo em legislações mas quem sabe se na decada de 80 não houve alterações ao codigo da estrada obrigando a tal alteração ?
Os únicos vidros de pisca que em 30 anos de plástico vi produzir eram apenas destinados às marcha atrás, luzes plafondier e farois convencionais mas ...! não vi tudo !!!
Nos primeiros Cournil vi redondos brancos sim do lado de dentro dos redondos laranja. Eram os minimos!
Para mais que os primeirissimos exemplares produzidos que ainda tinham a palavra Cournil na grelha em vez do conhecido quadrado UMM 4x4 e os farois mais pequenos, tinham os mesmos rectangulares divididos em 2 partes : branca para dentro e laranja para fora.
Em 1982 de origem vinham assim como este :
http://img341.imageshack.us/img341/820/umm4023nc4.jpg
Viessem de branco ou de laranja respeitar a originalidade de UMM nos dias de hoje é uma tarefa árdua e dispendiosa por vários motivos :
- falta de informação detalhada do/s veículos a nível dos pequenos detalhes tal como este em discussão
- aplicação quase obrigatória de melhor e adequada instrumentização por segurança
- níveis de exigências legislativas mais altos
- pisos e utilizações do veículo diferentes de há 30 anos (o Cournil era um carro do meio rural)
- alterações de mecânica aplicavèis a insuficièncias de fabrico
Manter a originalidade de um carro é manter toda a sua estrutura estética, mecânica e estrutural identica ao fabrico. Quando nos preocupamos com a insonorização porque não suportamos o barulho e fazemos aplicações de materiais que na altura eram impensáveis aplicar, estamos a alterar.
Mas sempre para melhor. A originalidade é complicada manter até nas pessoas : toda a gente quer ser igual a alguém!
UNN abraço