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Motores para um UMM Alter II Cabine Dupla

Benjamim

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28 Ago 2006
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Antes de mais, parece mais do mesmo...e mais um post de discussão de motores, mas é efectivamente dificil reunir a informação já discutida e que por aí anda espalhada...

Coloco então a questão ao ForUMM: "Quais serão os motores mais recomendados para colocar num UMM Alter II Cabine Dupla com caixa de carga (longo portanto)?"

Objectivos:
- tornar este UMM um veiculo de longas viagens e possivel de ser usado diariamente;
- utilização maioritária em estrada e todo-terreno normal, sem aventuras trial ou coisas mais agressivas;
- ser um veiculo ecnomico mas que não comprometa o bom desempenho;
- de adaptação realista ao UMM;

Portanto, pedia que evitassem os devaneios sobre motores magnificos ou motores que nem cabem no habitaculo do respectivo :D À partida a existência de eléctronica não será problema desde que a adaptação não seja impossivel nem utópica;

Já recebi algumas sugestões e já me disseram que haviam alguns projectos em UMM's em curso mas desconheço detalhes...

Venham de lá as opiniões da comunidade sff! (y)

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 
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26 Out 2007
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Ola um motor 2,1td 12valvulas e ficas bem servido de preferencia com bomba injectora mecanica

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Jagoz

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28 Mar 2006
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O original 2.5 turbo bem afinado e arranjado é uma boa opção!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

 

volino

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13 Jul 2009
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boas

já ouvi falar maravilhas do motor da dayatsu 2.8 td, estes motores tambem são muito fiaveis.
e há aí quem os tenha aplicados nos umm's, o maximos.



Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

Palu

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19 Ago 2006
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É como dizes.
Este é mais um tópico no meio de uns milhentos a andar à volta do mesmo.
Gostava de ver aqui algumas ideias boas. Já tive em tempos essa ideia mas desisti.
O Pedro Alcanena fala no 2.1td. Já estive interessado nisso mas as alterações que era necessário fazer para meter lá o motor fizeram-me desistir. Agora estou no conselho que deu o Jagoz. Fica o que está. Um turbo afinadinho.

Agora......, estes conselhos para ti não contam. E acho muito bem. Porque continuo a querer ver um UMM com uma alteração desta natureza bem feita. Haja €€€....

Na minha opinião a o encaixe na caixa de velocidades nem era o mais importante. Quem mete um motor diferente mais uns trocos mete também a caixa respectiva. E a seguir vem os eixos....

Seja como for, Benjamim. Eu se tivesse dinheiro para isso, comprava um alter que alguém estivesse a vender para peças ou a carroçaria. Depois espetava naquilo o motor, caixa e eixos de um nissan ou um land cruiser.
Já sei que deixava de ser um UMM...., mas se eu estivesse feliz era o que me bastava.

Ou então visto que queres fazer estrada e estradões, arranja maneira de meter ali um motor 1.9 tdi. Dizem que são robustos e gastam pouco.

cUMMprimentos.


Já fui contaminado!!!
 

aloevera

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2 Mai 2008
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Um motor tambem a nao deixar de fora e' sem duvida o BMW 525tds...
Anda a rolar no UMM 525tds do Pedro Silva da PETERTUMBLE foi um dos que foi originalmente a Alemanha montar directamente na fabrica motorizacao BMW. (jutamente com outros chassis UMM)

Sou sempre adepto do motor peugeot 2100cc dos peugeots 605 svdt

NOTA quem se quer mandar para alteracoes destas tem que ter algum budget... mas as coisas bem feitas e repartidas com outros possiveis interessados nao sai assim tao caro como se pinta.

Tudo vai de como se comeca a lidar com a questao.
Se contactarem a Integra Support e' tudo uma questao de valores e das pessoas se entenderem a falar, pois a Integra Support tem os meios todos necessarios para fazer "in house" todo esse tipo de alteracao.

 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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quote:Originally posted by Benjamim

quote:Originally posted by aloevera


Sou sempre adepto do motor peugeot 2100cc dos peugeots 605 svdt

E um motor desses puxa uma carroça com cerca de 3.000kg?! (o 'cerca' pode ser para cima...lol)

cUMMprimentos
Benjamim


Benjamim,

1 - Sera que por estares na tua "imaginacao" a "carregar" o UMM com 3toneladas "ou mais" como dizes nao teras que estar preocupado tambem com outros componentes?

2 - Alem da questao de circulacao na via publica e estares dentro da lei no que respeita a pesos transportaveis?

3 - Segundo os teus objectivos:

- tornar este UMM um veiculo de longas viagens e possivel de ser usado diariamente;
- utilização maioritária em estrada e todo-terreno normal, sem aventuras trial ou coisas mais agressivas;
- ser um veiculo ecnomico mas que não comprometa o bom desempenho;
- de adaptação realista ao UMM.


Pesos de 3000kg nao foram mencionados.
Continuo a dizer que o 2100cc era uma opcao, mas so por uma questao de estarmos a falar de material de dentro do mesmo "grupo".

Continuo a dizer quando tiveres uma ideia mais formalizada do que queres (estou a falar de disponibilidade de $$$...alguma nao muita) sempre podes contactar empresas com estrutura adequada.

Pode parecer "publicidade forcada" mas ha que diferenciar este trabalho do trabalho do "zeca" da esquina que muda uns filtros e da "uns jeitos" aos carros.

Cada macaco no seu galho.
O problema que ponho e que me pergunto a mim mesmo e' quem sabe quem e' quem



NOTA: Nao tenho o valor de torque / forca que o motor 2100cc produz (newtons por metro) mas tenho a certeza que se mexe do sitio, e ate se poe la em cima a andar bem, agora com essa carga sera que vais conseguir parar quando queres, entre outras coisas? Lembro-te o episodio do "gajo" que foi a Franca com um UMM com reboque buscar uma Nissan Navara, se ha alguem que ja andou mesmo bem acima dos "limites fisicos e legais" de carga e experienciou a situacao na primeira pessoa foi esse gajo, fala com ele.



 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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Benjamim, se tens intuito de espetar com mais de 3 tons no UMM, não te ponhas a inventar com motores de ir apanhar grilos, como os que acima referem.

Se tiveres dinheiro para gastar e disponibilidade para a aplicação, compra um japones de 4 cilindros com cilindrada acima dos 3000 c.c., por exemplo o cabstar da nissan ou o 4.2 da Toyota, que aliam força á velocidade. se apenas queres força bruta para "arrastar" carga, fica pelos antigos japoneses atmosfericos, que equipavam as carrinhas de caixa aberta do inicio da decada de 90. estou-me a lembrar dos 3500c.c. da Nissan, a Mazda também tinha um, era a B.... qualquer coisa, havia também a mitsubushi canter com um 3500, para além das toyotas dynas. aí sim, ficas com um autentico cavalo de força. Mas atenção aos outros componentes sujeitos a esforços adicionais, tais como diferenciais, caixas, estrutura, etc.. devem ser revistos.

exemplos:

http://valedeourem.olx.pt/toyota-dyna-250-iid-122951002

http://almancil.olx.pt/toyota-dyna-250-ligeira-3500-kg-iid-282107969

http://coimbracity.olx.pt/nissan-cabstar-iid-272911173

http://alcoentre.olx.pt/mazda-t3500-ligeira-iid-253432464

Abraço





 

bruno-991

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31 Jan 2010
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E essa mazda já faz um género de altas e baixas temos uma com cerca de 500mil/km e só gasta gasóleo.

É mole mas sobe.
 

aloevera

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2 Mai 2008
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Passarinho

Olha que os motores de apanhar grilos sao sugeridos em funcao de "nao alterar mais nada"...nem eixos nem caixa de velocidades UMM.

Achas que com os motores que sugeres a caixa de velocidades + transferencia UMM vai aguentar ..que? nem 1 mes?

Ha pessoal que fala de motores "e o resto da mecanica" como se estivesses a "sugerir" ou a ver as coisas "pelo cheiro" a ver se "dao".
Este motor "XIS" deve de dar com a caixa "ipslon"...

Meus amigos e' tudo uma questao de "valores".
Qual a potencia que produz um motor (e nao estou a falar de "cavalos")
Qual a potencia que produz uma caixa de velocidades. (ou neste caso aguenta)

Enquanto nao falarem e considerarem ambos os componentes e os seus valores de torque...e' para esquecer esta e qualquer outra conversa que falem de "motores e caixas" pois e' conversa somente entre amigos mais nada.

Para nao falar que so se vai baralhar mais o "cliente" Benjamim.

 

Passarinho

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3 Fev 2007
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Exmo. Sr. Carlos,

se releres o meu tópico com atenção vais encontrar um paragrafo onde digo:

" Mas atenção aos outros componentes sujeitos a esforços adicionais, tais como diferenciais, caixas, estrutura, etc.. devem ser revistos"

(quiça substituídos)

temos acordo de cavalheiros??

:))

Abraço




 

aloevera

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2 Mai 2008
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quote:Originally posted by Passarinho

Exmo. Sr. Carlos,

se releres o meu tópico com atenção vais encontrar um paragrafo onde digo:

" Mas atenção aos outros componentes sujeitos a esforços adicionais, tais como diferenciais, caixas, estrutura, etc.. devem ser revistos"

(quiça substituídos)

temos acordo de cavalheiros??

:))



Chefe,

a vontade. so que sabes que nao adianta falar do motor "mais-melhor-bom" do mundo quando se mantem a caixa de velocidades de origem UMM

O Benjamim "pede" que motor sugerem nada mais.
 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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-
Fiquei agora a saber que as caixas de velocidades produzem potência...:D:D:D

Para o que tu queres só há um motor além do 2.5 td original, é o motor 3.0 td Toyota... É do mesmo tamanho do indenor e a adaptação não é inédita. Pensa nisso.



Free2UMM
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Pedro...Pedro...
Percebeste nao percebeste o exemplo?

Nao juntes confusao desnecessaria. Pois e' logico que tanto motores e caixas tem que ir a bancos de potencia para ver o quanto aguentam...antes de sairem montadas nos carros de serie mas que e' que eu hei-de fazer.
E e' tal a ignorancia em geral que SIM tanto um motor como uma caixa pode-se perfeitamente dizer:
Qual a potencia de um motor
E
Qual a potencia de uma cx de velocidades...


Quanto ao motor 3.0td Toyota numa caixa original UMM nao aconselho.

Dou o caso bem recente nas 24hrs VODAFONE de resistencia em Fronteira esse mesmo motor ja vai no segundo ano que acaba por danificar a caixa de velocidades que vem de fabrica com esse motor...e que NADA tem a ver com a caixa original UMM.

E' uma caixa muito mais forte.

Benjamim como ja escrevi no topico, tens conversas de amigos=conhecidos e que "a partida somos todos" (os que se conhecem)
E depois tens conversas de profissionais. (aqui nenhum destes ultimos escreveu ate a data)

Acho que deverias de te aproximar destes ultimos.

 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

A caixa UMM não é a melhor do mundo mas andava la com os PRV de 350cv, já pensaste se a caixa toyota realmente é melhor que a montada originalmente no UMM?

Supostamente a caixa toyota é bem melhor mas.... sera? LOOOL

E as caixas montadas no protummble estavam impecaveis?

sabes que as caixas do kzj ja foram consideradas as mais fraquinhas da gama toyota com aquele motor (kzt) por alguns adeptos da marca que acabram por colocar do LJ senao estou em erro que sao mais reduzidas? (informação lida em varios topicos de forum's toyoteiros)
Nao sei se é essa a caixa usada.

Para este topico acho que o mais pertinente é sempre a montagem de motor e caixa do carro proveniente e ter em atençao o racio das caixas, se usarem Dana 44 a frente e atrás aguentam bem a porrada dos motores convencionais das jiposes que andam entre 100 e 200 cavalos mas agora é preciso ver, as unhas fazem muita diferença.

Colocas uns eixo dum patrol e vais para a trialada e eles tambem partem como podem andar no trial 20 anos.

 

markilhas

UMM
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29 Abr 2006
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a minha opiniao, motor peugeout 2500 turbo reparado do 0, e calma e gosto no carro, o resto para aqui anunciado, e sonhos, um motor usado cabstar a necessitar arranjo custa no minimo 1400 euros, por isso epa o ideal e nao inventar-mos...ah para mim um UMM pode so ter a sofagem de origem que sera sempre um UMM..

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vitoria nao e chegar em primeiro mas sim concretizar os sonhos e objectivos
 
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