• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Motor Mercedes 250d em UMM

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.270
Localização
Portugal
Há meses comprei um Mercedes W124 200D e adoro o carro. Ocorreu-me a aplicação de um motor desses num UMM mas o motor em causa seria o do 250D ou TD.

Estive a investigar um pouco e legalmente é possível legalizar o motor pois a cilindrada é 1 cm cubico inferior ao original UMM. Contudo a potência cifra-se em 94 cv (na versão atmosférica), ou seja mais 19 cv que o Indenor. Na fiabilidade não há nada a comentar, toda a gente sabe que são motores para fazer mais de um milhão de km. O consumo médio deverá ser o mesmo ou inferior.

As duvidas principais que tenho referem-se à disponibilidade do motor. O meu 200 acho que é fraco de baixas, não sei se o 250 é igual (presumo que não seja bem igual).

Também não sei se o motor Mercedes é muito mais pesado do que o UMM, se bem que este aspecto possa ser sempre compensado.

Há alguém com experiência nestes motores? Acham que se pode andar confortavelmente a 120km em auto-estrada?

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Olá João.Esteve em Tempos um Alter I salvo erro; com um Motor Mercedes em Ferreira do Zêzere , este Umm foi comprado por um elemento do Forumm, presentemente , não sei como se encontra mas se o Forummista que o comprou não o vendeu ainda , ainda devera estar nas suas posses, pelo que me disse o antigo proprietario tinha um motor do 300 D.

cUMMprimentos J.Silva
 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Aldeia,

Conheço os motores Benz mas só nas estrelinhas.

Tive um 190 caixa de 4 modelo W201 em que o motor parou aos 970 mil. Só foi aberto aos 500 para meter tuches e junta nova de resto sempre a andar.
Andei largos anos com um 190 caixa de 5 e também se porta muito bem.

O meu pai andou com o W202 e no inicio houve n problemas com as bombas injectoras depois de ser aplicada uma dum 190 nnc mais teve problemas.

Estes motores são muito bons e super fiáveis. São motores lentos pesados e que demoram a ganhar rotação.

Para estrada porreiro mas para TT não me parece que seja o mais indicado.
Depois acontece como os patroleiros, se não conseguirem ganhar balanço é só fumo no ar...

Antes de pensar no BMW o motor da estrela esteve no ar, depois de ponderar estes pormenores todos tomei a decisão.
Só o tempo dirá se foi acertada ou não...

Abraço

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
544
Localização
Portugal
Motores da estrelinha, na minha opinião, só de Sprinter ou Vito.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul


O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 
Registo
19 Jan 2012
Mensagens
791
Localização
Portugal
SuperPilot

Conheces bem os outros motores para falares assim ou tiveste alguma experiencia menos má com algum?



cUMMps
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.270
Localização
Portugal
João Silva, obrigado pela resposta, mas o 300D não tem interesse pelo simples facto de não ser possível legalizar. Mas é um começo.

Humberto acertaste na mouche! A minha opinião é a mesma, mas tal como tu, apenas conheço o 2000 cc. Gostava de saber como é o comportamento do 2500 cc.

Nuno, podes justificar a tua resposta?


Não é segredo para ninguém que ando à procura de uma alternativa ao Indenor para o meu longo. A opção mais viável será o já conhecido 2.1 TD, contudo ando um bocado farto de reparar bombas e turbos. O 2500 Mercedes é um supra-sumo na fiabilidade, com 94 cv não fico mal servido em potência, e tem material para reparações em qualquer lado.
No meu caso em particular não andarei a fazer trialada com o longo, mas também não quero um motor que só funcione bem em altas.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

lution

UMM
Registo
27 Jan 2010
Mensagens
278
Localização
Portugal
Aldeia, não esquecendo que apenas falas-te no motor w124 ou w201 da mercedes, equacionas meter apenas este motor ou equacionas um motor que seja fácil aplicação????

A ideia e a aplicação não é minha, mas já vi um umm com um motor Toyota 2.5td e fica uma coisa de espectacular. claro está que tem de se fazer algumas alterações de corte e costura, mas..... na minha opinião não ficou muito mau.

Vale o que vale

Desculpem a intromissão


Abraço
Pedro Costa
 
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
611
Localização
Portugal
Boas John!
Sempre em busca de algo mais, é assim mesmo.
Quanto ao motor 2.5d da mercedes não o conheço muito bem mas cheguei a andar num w210 de caixa automática com um 2.5 Amosférico e posso te dizer que era um bocado lento no arranque mas a caixa automática também não ajuda muito, nessa altura estive para troca-lo por o w 202 que tinha mas depois não concretizei o negócio, pois falei com um especialista em mercedes e disse-me que o motor era muito bom, mas com o passar dos anos com uns 500 ou 600 mil em cima o 5ºcilindro começava a dar sinais de cansaço, dizia ele que começava a "mancar"..
Eu também optava por um Toyota 2.5, material não falta e é um grande motor, e penso que mais equilibrado para os nossos UMM´s.
Isso é a minha opinião...
Abraço!







Ultimate Mountain Machine
www.umm-aventura.com
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
544
Localização
Portugal
Olá,

Não, não tive nenhuma experiência boa ou má, e conheço tão bem uns como outros.

Claro que posso justificar a minha opinião. É muito simples, é apenas uma questão de lógica. Sprinter e Vito são viaturas com características mais próximas dos nossos UMM's, movimentam grandes pesos, quer de carga quer da própria viatura, são viaturas de trabalho e sujeitas a grandes solicitações. Logo, logicamente os motores destas viaturas, mesmo alguns sendo semelhantes aos das viaturas que aqui falaram, foram modificados de acordo com a nova função.

Mas já agora... parece-me que está aqui uma grande confusão de códigos de chassis com códigos de motor.
W124, W201 e W210 são tudo chassis que usaram o mesmo motor, o OM602. Este motor também foi usado na Sprinter, mas lá está, foi modificado, com injecção directa por exemplo, o que lhe deu logo outra vida.

O W202 é outro chassis que usa outro motor, o OM605, que não é mais do que uma evolução do OM602, de 2 para 4 válvulas por cilindro

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul


O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Só a titulo de exemplo a minha Vito tem um motor de 106 cv CDI e conta neste momento com 1 milhão e qualquer coisa, o motor nunca foi aberto levando até hoje apenas 4 injectores, tudo o resto é de origem, incluindo o turbo. Estamos a falar de um motor comonrail portando não sei se servirá para o que pretendes, mas fica esta nota sobre a longevidade destes motores.

Cumprimentos

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve
 

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Mensagens
575
Localização
Portugal
Boas

Já andei com um 250D e é muito pastelão, o 300td já anda bem mas demora muito a subir rotação, também ando com mercedes G 240 e 300, o 240 é para esqueceré um xarutão, o 300 a meu ver é não foge muito do nosso atmosférico 2500, mas são motores com 500 000km de muitos máus tratos.
A nivel de fiabilidade são um espetaculo

Cumprimentos
Rui Martins
 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
O que acham do OM617.952 (3.0 5cilindros Turbo) com 125cv e 244NM?
Ou do OM617.952 (3.0 6 cilindros Turbo) com 177cv e 330NM?

UMM abraço

Gonçalo Patuleia

Quinta do Gil - Agricultura Biológica
https://www.facebook.com/quintadogil

----------------------------------------------------------------------

1990 UMM Alter II 121 CD 2.5 Diesel

 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.881
Localização
Portugal
Boas.
Nunca andei num C250TD. Fazem milhares e milhares e têm 150cv. Não sei o que acham...

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 
Top Inferior