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Motor Gripado???

São Pedro

UMMzito
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25 Dez 2019
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Recentemente adquiri um Umm Alter II de 91 (139000KMs)a carta fechada, que era de uma associação de Bombeiros.
O mesmo esta parado a cerca de um ano e meio, antes de parar pelo que me informaram foi que começou a deitar fumo ("mas era fumo ou vapor? Ah e tal parecia fumo...") desde essa altura ficou encostado a ganhar raizes.
Actuais sintomas:
Circuito de água - vazio.
oleo de Motor- esta ai uns 3 dedos de travessa acima do nivel maximo.
colocamos uma chave na poli da cambota só roda cerca de um quarto.
Sera que os pistões não estão a boiar em agua?

Sugestões? motor novo no menino ou abrir o que ele tem?
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Boas, a minha resposta é sempre a mesma.

O UMM é para ficar? Se sim, abrir e reparar o motor todo. Arranjar um motor usado é sempre um tiro no escuro, tanto pode estar bom como estar mau.

Eu fui buscar um motor turbo a Santarém para abrir e reparar, o sujeito disse que o tirou a andar e que estava bom.
Quando abri tinha uma viela mais curta, cerca de 2mm. Pois é....
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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Para já abrir o motor.

tirar essa cabeça fora, avaliar o estado dos cilindros, ver o estado da cambota e dos bronzes e logo depois fazer um balanço.
 
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29 Abr 2014
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Podes ter agua ou podes ter as válvulas presas!

Muito comum e motores parados por muito tempo.

Velas fora e tampa das valvulas fora e roda o motor.

Esse motor ainda poderá estar capaz de uma sobrevida. 😉😉
 

São Pedro

UMMzito
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25 Dez 2019
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Obrigado pelas respostas, acho que vou mesmo abrir para ver o cancro que ele tem, mas tenho de por todas as hipóteses em cima da mesa.
Já agora alguém teve problema semelhante?
Alguém sabe valores?
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Agarrando o "toiro pelos cornos" e fala a voz da experiência pelas vezes que os "amigos" me ajudaram...!!!
Os valores variam de zona para zona e dos "amigos" que se arranjam...!!!
A UMMáquina encontra se em que zona, esta a primeira questão.
O meu amigo percebe alguma coisa de mecânica, se percebe isso é já um ponto a favor.
O serviço inicial vai ser feito por quem...!!!
 

São Pedro

UMMzito
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25 Dez 2019
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Encontra-se na zona de Odemira, o único problema e falta de espaço para por mãos a obra. Ok se ele estivesse em Portalegre já ele estava todo desmantelado.
 

São Pedro

UMMzito
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25 Dez 2019
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Recebi noticias não muito agradáveis. O Bombeiro tem mesmo de levar um transplante de coração.
Se poderem ajudar agradecia.
O jipe sera apenas para passeios de fim de semana, nada de excessos, que me aconselham?
2.3D proveniente de uma 504 que ainda roda (pouco mas roda).
2.5D? ou 2.5TD? Preços alguém sabe as medias?
Acho que ainda não tinha colocado foto do bombeiro vamos la por umas.
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Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Se o carro fosse meu, fazia o seguinte:

Essa motor é Atmosférico e chega e sobra para o fim a que se destina, portanto era para reparar.

Tanto faz ser para andar muito ou pouco, o motor ou se repara nas devidas condições ou adquire se outro em melhores condições...!!!!

Para comprar gato por lebre, e comprar outro ainda pior, mais vale investir nesse como deve ser...!!!
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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mandar rectificar esse, é a melhor opção na minha opinião.
trabalho a sapateiro é ir buscar um motor e colocar, mas nada lhe garante que daqui a uns km’s não acontece igual
 

Aldeia

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Eu reparava esse como deve ser, bomba bosch e ficas servido com um motor fiável e que te dá para o que necessitas.
 

Aldeia

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Eventualmente, para baixar um bocado os custos podes sempre comprar um bloco armado em bom estado.
 

São Pedro

UMMzito
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25 Dez 2019
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Estava a ponderar ja que tenho de mexer no motor uma coisinha melhor... 2500 td ou mesmo 2100 XUD, ja andei a pesquisar aqui no forum mas ainda nao consegui encontrar nada em concreto, e as duvidas estão sempre a surgir. Alguem possa dar uma breve explicação. É que o orçamento não estica...
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Portugal
Eventualmente, para baixar um bocado os custos podes sempre comprar um bloco armado em bom estado.
Estava a ponderar ja que tenho de mexer no motor uma coisinha melhor... 2500 td ou mesmo 2100 XUD, ja andei a pesquisar aqui no forum mas ainda nao consegui encontrar nada em concreto, e as duvidas estão sempre a surgir. Alguem possa dar uma breve explicação. É que o orçamento não estica...


Em apliquei o 2.1 no meu UMM e estou a começar a aplicação de outro. É a opção mais cara e poderás ter problemas com as inspecções. Mas (para mim) foi a melhor opção de todas.
 

São Pedro

UMMzito
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25 Dez 2019
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Obrigado Aldeia ja vi o post da aplicação varias vezes e fico de pé atras por causa dos contratempos que possa encontrar, ainda para mais não conheço o estado do jipe que necessita de motor, quando o comprei ja estava parado a muito tempo.
E depois as ipo também me assustam.
Nem sei o que fazer sinceramente...
 

XPO

UMM
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23 Abr 2014
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Sintra
Boas, penso que vão existir "N" opiniões e cada um irá dar um pouco da sua experiência, seja ela boa ou má.
No entanto, só tu podes tomar essa decisão.
Eu ia por partes, que passo a explicar.

Ponto 1 Avaliação da utilização do veiculo e quanto tempo o pretendes manter.
Esta é da maior importância para saberes o que fazer. Se queres ir para trialadas e coisas hard-core, se calhar é melhor seguires para outros caminhos como o 2.1 ou superior, SPOA, etc, mas ai deixas de ter o jipe como está, que acho indecente para esse exemplar (mas isto é a minha opinião).

Ponto 2 Avaliação do estado do motor e possível estimativa de recuperação
Ver estado dos pistons e camisas, cambota etc, para saberes o que tens de mudar. Podes não ter de mudar tudo mas é preciso avaliar, especialmente a questão dos pistons ovalizados.

Ponto 3 Fazer uma análise de custos de material.
Dá trabalho mas recorrendo a sites de material auto consegues facilmente por isso numa folha de calculo, e estimar um custo, por alto, só de peças.

Avaliar a existência de motores compatíveis.
Tendo em conta que já tens caixa de 5 de alumínio (pelo menos é o que aparenta) é sondar o que existe de motores.
No que respeita ao 2.5, os D tens mais oferta (pouca) e o valor das coisas é melhor para a carteira (apontar valor).
O 2.5TD é ainda mais escassa a oferta (apontar valor)
2.1 td, tens de contar com o valor da adaptação porque não é chegar e por (apontar valor).

Em todos os casos ou sabes a proveniência do motor e todo o historial ou então convém fazer uma revisão geral (Capas, chumaceiras e chouriço da cambota).

Os 2.5D ou 2.5TD serão de modo geral motores mais rodados, repara que há carros de 82 com estes motores, que certamente já levaram coça e poderão carecer de mais atenção.
Por sua vez o 2.1td é um motor mais recente e por poderá ter menos desgaste..

Claro que nada disto é linear e depende muito de quem utilizou o motor.

Eu em primeiro lugar faria uma estimativa de quanto vale por esse bom VS arranjares um (motor completo ou bloco) já a precisar de reparação e reparares VS Arranjares motor Reparado. Mantendo o 2.5D

Claro que se te aparecer um 2.5TD simpático é sempre um bom upgrade e vale sempre a pena, mas considera sempre uma manutenção preventiva nem que seja só o chouriço.


Espero ter ajudado.
 
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