Boas, penso que vão existir "N" opiniões e cada um irá dar um pouco da sua experiência, seja ela boa ou má.
No entanto, só tu podes tomar essa decisão.
Eu ia por partes, que passo a explicar.
Ponto 1 Avaliação da utilização do veiculo e quanto tempo o pretendes manter.
Esta é da maior importância para saberes o que fazer. Se queres ir para trialadas e coisas hard-core, se calhar é melhor seguires para outros caminhos como o 2.1 ou superior, SPOA, etc, mas ai deixas de ter o jipe como está, que acho indecente para esse exemplar (mas isto é a minha opinião).
Ponto 2 Avaliação do estado do motor e possível estimativa de recuperação
Ver estado dos pistons e camisas, cambota etc, para saberes o que tens de mudar. Podes não ter de mudar tudo mas é preciso avaliar, especialmente a questão dos pistons ovalizados.
Ponto 3 Fazer uma análise de custos de material.
Dá trabalho mas recorrendo a sites de material auto consegues facilmente por isso numa folha de calculo, e estimar um custo, por alto, só de peças.
Avaliar a existência de motores compatíveis.
Tendo em conta que já tens caixa de 5 de alumínio (pelo menos é o que aparenta) é sondar o que existe de motores.
No que respeita ao 2.5, os D tens mais oferta (pouca) e o valor das coisas é melhor para a carteira (apontar valor).
O 2.5TD é ainda mais escassa a oferta (apontar valor)
2.1 td, tens de contar com o valor da adaptação porque não é chegar e por (apontar valor).
Em todos os casos ou sabes a proveniência do motor e todo o historial ou então convém fazer uma revisão geral (Capas, chumaceiras e chouriço da cambota).
Os 2.5D ou 2.5TD serão de modo geral motores mais rodados, repara que há carros de 82 com estes motores, que certamente já levaram coça e poderão carecer de mais atenção.
Por sua vez o 2.1td é um motor mais recente e por poderá ter menos desgaste..
Claro que nada disto é linear e depende muito de quem utilizou o motor.
Eu em primeiro lugar faria uma estimativa de quanto vale por esse bom VS arranjares um (motor completo ou bloco) já a precisar de reparação e reparares VS Arranjares motor Reparado. Mantendo o 2.5D
Claro que se te aparecer um 2.5TD simpático é sempre um bom upgrade e vale sempre a pena, mas considera sempre uma manutenção preventiva nem que seja só o chouriço.
Espero ter ajudado.