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melhor maneira de subir o cournil....

espanhol5

UMM
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14 Set 2009
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boas

epah ja li muito à cerca de subir os nossos BichUMM's uns falam em S.P.O.A outros com brincos, outros com peneus...

bom e como o ShoW_ time e muito bem perguntou noutro topico :D, para que fim é que se destina o subir o UMM?

bom no meu caso quero substituir a minha ktm 450 :devilish: que é um perigo pelo Cournil de 4 rodas :D... por isso é para ir para o monte a serio!! mesmo trial a sério:p e claro um pouco de estilo:cool: mas como como disse mais e uma vez o Show_time os gajos de defender e isso tem medo de estragar a pintura e tão-se sempre a cortar... ja eu não resisto a um convite desses...NAo me provoquem!!!:D:devilish: lool

bom enfim o que aconcelham para por o meu menino bem la no alto mas sem estragar muito...


Abraço

clasico
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Pedro Santos
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Aldeia

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31 Jul 2006
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Molas bem espertadas, brincos ligeiramente maiores (+ 2cm à frente, 4/6cm atrás) e pneus maiores (7,5R16, 31 10.5 R15, 235 85 R16). Já fica bem alto e sem estragar. A partir daí já é inventar demasiado.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

espanhol5

UMM
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14 Set 2009
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pois é o que pensava...

mas hoje tive a ver varios videos do " Dias " e vi que em certos passeios alguns 3 ou 4 tinham SPOA... confirma-se?? e estes que tem a dizer em relação à SPOA
??





Abraço

clasico
HJ-03-13
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Pedro Santos
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nuno lixa

Iniciado
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22 Abr 2009
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boas caso penses fazer spoa o que eu nao acho boa ideia, pois o meu quando o comprei vinha assim a primeira impressao foi das melhores mas depois de o condudir nao achei tanta piada tirando que nao podia passar dos 60km hora na nacional, poi caso passa-se estava sujeito a vira-lo e quando o pus normal. a diferenca foi para positivo. mas e so uma ideia. mas caso faças o spoa e se for da zona norte eu tenho a barra de direção de um alter que vais precisar.


os umm sao como as mulheres depois de os termos gastamos todo o nosso € em asessorios
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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A melhor transformação com SPOA que conheço é o UMM do Paulo Big. No passeio era o Alter cinza metalizado com uns pneus enormes e cavas das rodas alargadas.
Já o conduzi e digo que ajuda bastante o facto de ter pneus grossos que alargam as vias do UMM, ou então seria demasiado instável.

Mas o subir o UMM, sem subir os eixos não adianta muito, excepto pelo visual, e para subir os eixos só com pneus maiores.
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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"...e os carros com spoa talvez não possam ser conduzidos da mesma forma..."

Sem dúvida Mário. Eu bem sei que já conduzi o do Paulo, e temos mesmo que nos habituar, porque a condução é bem diferente... e perigosa.

E em termos de visual, o SPOA, se for só isso eu pessoalmente não gosto muito do aspecto.
Quando referi o do Paulo Big, foi em termos de aspecto geral. Como tb alargou o UMM, em termos de chapa e de pneus, ficou com bom aspecto.
 

joaquim santana

UMMzão
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4 Jan 2007
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boas companheiros
a verdade é só umma,para levantar o xarutron do xon,s0 com rodas maiores,podes por spoa,ou brincos maiores,mas a altura do difrençial ao chão,mantem-se se naão subires nas medidas dos pneus!
logico que se aumentares as medidas de pneus(altura),vais ter que alterar ao nivel das molas,ou brincos.se não vão rocar nas cavas das rodas.

 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Eu adoro a fiabilidade, estabilidade, segurança e manobrabilidade do Cournil.

Como ja referi há alguns meses atrás já tive hipotese de conduzir 2 Alter´s 2 no mato e o meu cournil.
Falando em jipe de fabrica com barras estabilizadores blablabla pneus com medida de fabrica e tudo se tivermos um cournil com 6.5 r16 e um alter com 235 75 15 ambos se safam bem a nivel de sapatas se nao andarmos em grandes extremos.

O cournil tem um cruzamento de eixos que eu digo ser FABULOSO, muito raramente fico com uma roda no ar, so quando eu quero dar espectaculo a algum pendura e meto la uma rodita ou kero ver uma folga nas rotulas da frente ou entao algo mais extremo.
Se eu quisesse subir o jipe faria o que vou fazer e ja disse a alguns users, vou lhe meter o 7.50 r 16.
Podes ver pelo xaruto do madeira que tem esse pneus.

Secalhar a primeira vista nao vais notar grande diferença mas se meteres uns pneus aos lados dos outros ai sim. muita diferença.

Pela comparaçao que existe por ai num topico do filipeUMM podes ver as varias medidas de pneus uns ao lado dos outros e os 7.50 sao mais altos e mais largo que os 235 85 16 dele.

Nao vou mecher em mais nada no meu jipe mas depois no teu caso seguiria o conselho da mata mais experiente em levantamentos de peso e poria uns brincos maiores mas pouco a frente e atras.

SPOA nao... eu faço rotundas a abrir com o cournil e ele segura-se muita bem, meto-o de lado no mato inclinado e nao vira, com SPOA vais lhe mudar o centro de gravidade e pode-te acontecer o mesmo que aos inexperiente donos dos defender´s que os levantam e depois onde um defender de fabrica desce e se for preciso trava a fundo na descida os outros levantam as rodinhas de tras e viram.

Tem acontecido montes de casos desses, e so ires ao youtube e veres.

Recorda-me isto uma vez que fui ao ludo dar uma volta, estavam la varios jipes, o eXurion penso que estava comigo e la no meio estava um defender amarelo todo levantado.

Nos fomos brincar para umas subidas e o dono dele nada. Vim depois a descobrir mais tarde que se ele mete-se la o bicho dele nao saía inteiro e fiquei de boca aberta.
Outra situação que os UMM´s aí são caricatos é se levantarmos muito o jipe o comprimento dos veios poderá não ser suficiente e teremos que mudar o angulo de inclinação dos eixos senao é só para partir cruzetas.
O melhor que tu fazes ESPANHOL5 na minha opinião é primeiro ires andar com o jipe. Pelo que vi tu ainda nao fizeste muitos KM em terra. Vai com alguém que perceba da coisa e vai pôr o teu jipe a andar a levá-lo aos extremos e verás que nao ficas mal.
Depois pensas ao pormenor no que precisas.
Um ARB atras e uns 7.50 depois de teres um bom KIT de UNHAS das maos e dos pes dos bons fazem toda a diferença.
Uma alteração de maior é para malta tipo FACOCHERO e SERRALHARIA JOAO pois sao malta do TRIAL
Espero ter ajudado, se quiseres mais opinioes telefona para o algarve que eu ponho te a conversa com o meu pai, de certeza que aprendes muita coisa que nunca pensaste possivel um cournil fazer hahahaha

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

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filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Pois a minha opinião é esta,e sou dos que tenho o UMM mais levantado daqui(y):blush:(a capota de fibra engana...)
Se queres ir para umas trialadas a tirar o máximo partido do Cournil:
1ªcoisa a ver é qual é a maior medida de pneus que o motor consegue puxar(sem ponto de embraiagem no arranque:D)desde que arranque em 2ªlenta a subir e a esgote,tá bom:cool:
2ºCom os pneus montados ir ver onde eles roçam.
A partir daqui é arranjar maneira de eles ficarem só a "beijar" a chapa:D

No meu caso o que aumentei nos brincos aumentei tambem nos suportes fixos das molas para manter os eixos nivelados,cortar um pouco os guarda lamas,offset das jantes alterado para não roçar nas molas,batentes dos eixos alterados,molas da frente mais compridas para não ter que cortar chapa por baixo dos pedais,amortecedores mais compridos,tubos de travões mais compridos... e consegui lá montar uns 9.00r16...

Mas se fosse a ti começava por uns 7.50r16,com jantes de origem,vais ver que surpreendes muita gente e com pouco trabalho;)
 

espanhol5

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14 Set 2009
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boas...

pois so queria ter a certeza que a SPOA não era boa ideia...

sim ja tinha pensado nos 750/16 com jante com algum off-set e uns brincos maiores..

ja agora os dana 44 brazucas não têm bloqueio?

show time mesmo assim meter ARB???

abraço

Abraço

clasico
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show_time

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Boas!

Os brazucas assim como todos os outros traseiros têm bloqueio de anilhas que quase de certeza o teu ja deve ter ido há vida.

São bloqueios auxiliares, não são bloqueios eficazes para trialadas.

Metes um ARB atrás com uns 7.50 r16 e depois quando tiveres o kit de unhas vais dar uma voltinha com o FilipeUMM e vêz como o deixas a babar e mostras a nossa raça, Cournil POWER

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

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espanhol5

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14 Set 2009
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como posso ver se ja foram à vida show time? ainda à material para arranjar?? é caro??

e ARB é carote? onde posso ver disso à venda?



Abraço

clasico
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Pedro Santos
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hrpm669

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Boas espanhol, ARB fica te a volta de 1200 euros se não estou em erro, é mil para o bloqueio e mais 200 para o compressor... mais coisa menos coisa...
olha eu fui a um passeio este fim de semana a belmonte, tenho uns 31 10.5 15 basta me levartar uns 5 cm porque em grandes cruzamentos roçam as rodas nas caves, para o levantar vou arquear bem as molas e meter uns bons amortecedores em prencipio uns procomp, tenho uns brincos maiorzitos, digo te ele esta a cruzar muita fixe assim então quando meter outros amortecedores é que deve ficar mesmo maquina...não sou contra nem a favor do SPOA mas a verdade é que dificulta a condução nos estradões,eu por exemplo gosto de sair das curvas todo de lado :D e se tivesse SPOA já não era bem assim, agora depende do que queres fazer com o jipe... se arqueares molas e meteres uns bons pneus etc , como eu vou fazer já fica com uma boa altura....

cUMMp

Hugo Martins
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espanhol5

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14 Set 2009
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belmonte isso é ca mesmo perto de mim,,, es de onde??? HRPM669???

pois vou obtar por os brincos e peneus maiores...

o ARB fica para outras andanças... eh eh

abraço

Abraço

clasico
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hrpm669

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Sou o rapaz de Celorico da Beira, ao pé da Guarda, já te tinha dito:D

Hugo Martins
UMM Cournil 84
 

hrpm669

UMM
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Sou o rapaz de Celorico da Beira. Já te tinha dito :)
Abraço

Hugo Martins
UMM Cournil 84
 

espanhol5

UMM
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pois é verdade!!! quando tiver o meu bichUMM pronto temos de combinar umas saidas..



Abraço

clasico
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Pedro Santos
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espanhol5

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e ainda por cima 2 cournis... como o show_time diz... temos de mostrar o que os nossos BichUMM são capazes " Cournil Power!!! " eh eh




Abraço

clasico
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