Boas!
Eu adoro a fiabilidade, estabilidade, segurança e manobrabilidade do Cournil.
Como ja referi há alguns meses atrás já tive hipotese de conduzir 2 Alter´s 2 no mato e o meu cournil.
Falando em jipe de fabrica com barras estabilizadores blablabla pneus com medida de fabrica e tudo se tivermos um cournil com 6.5 r16 e um alter com 235 75 15 ambos se safam bem a nivel de sapatas se nao andarmos em grandes extremos.
O cournil tem um cruzamento de eixos que eu digo ser FABULOSO, muito raramente fico com uma roda no ar, so quando eu quero dar espectaculo a algum pendura e meto la uma rodita ou kero ver uma folga nas rotulas da frente ou entao algo mais extremo.
Se eu quisesse subir o jipe faria o que vou fazer e ja disse a alguns users, vou lhe meter o 7.50 r 16.
Podes ver pelo xaruto do madeira que tem esse pneus.
Secalhar a primeira vista nao vais notar grande diferença mas se meteres uns pneus aos lados dos outros ai sim. muita diferença.
Pela comparaçao que existe por ai num topico do filipeUMM podes ver as varias medidas de pneus uns ao lado dos outros e os 7.50 sao mais altos e mais largo que os 235 85 16 dele.
Nao vou mecher em mais nada no meu jipe mas depois no teu caso seguiria o conselho da mata mais experiente em levantamentos de peso e poria uns brincos maiores mas pouco a frente e atras.
SPOA nao... eu faço rotundas a abrir com o cournil e ele segura-se muita bem, meto-o de lado no mato inclinado e nao vira, com SPOA vais lhe mudar o centro de gravidade e pode-te acontecer o mesmo que aos inexperiente donos dos defender´s que os levantam e depois onde um defender de fabrica desce e se for preciso trava a fundo na descida os outros levantam as rodinhas de tras e viram.
Tem acontecido montes de casos desses, e so ires ao youtube e veres.
Recorda-me isto uma vez que fui ao ludo dar uma volta, estavam la varios jipes, o eXurion penso que estava comigo e la no meio estava um defender amarelo todo levantado.
Nos fomos brincar para umas subidas e o dono dele nada. Vim depois a descobrir mais tarde que se ele mete-se la o bicho dele nao saía inteiro e fiquei de boca aberta.
Outra situação que os UMM´s aí são caricatos é se levantarmos muito o jipe o comprimento dos veios poderá não ser suficiente e teremos que mudar o angulo de inclinação dos eixos senao é só para partir cruzetas.
O melhor que tu fazes ESPANHOL5 na minha opinião é primeiro ires andar com o jipe. Pelo que vi tu ainda nao fizeste muitos KM em terra. Vai com alguém que perceba da coisa e vai pôr o teu jipe a andar a levá-lo aos extremos e verás que nao ficas mal.
Depois pensas ao pormenor no que precisas.
Um ARB atras e uns 7.50 depois de teres um bom KIT de UNHAS das maos e dos pes dos bons fazem toda a diferença.
Uma alteração de maior é para malta tipo FACOCHERO e SERRALHARIA JOAO pois sao malta do TRIAL
Espero ter ajudado, se quiseres mais opinioes telefona para o algarve que eu ponho te a conversa com o meu pai, de certeza que aprendes muita coisa que nunca pensaste possivel um cournil fazer hahahaha
cUMMps
UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
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