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liquido radiador

ustaka

UMMzito
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3 Jul 2012
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Boas pesssoal,

Hoje fui comprar liquido para o radiador e o vendedor aconselhou o verde.(-20graus). Além disso falou-me da possibilidade de ter de fazer um furo de 6mm no termostato para evitar medidas erradas de temperatura. Podem explicar isto melhor?

A parte desta situação amanha vou subtituir o liquido, vou desapertar o tubo de baixo do radiador para tirar o liquido velho. Ao colocar o liquido novo como garanto que não fica ar no sistema?

Cumprimentos,
 
Registo
23 Jan 2009
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Boas,
Pela minha experiencia e retirar o velho limpas os radiador voltas a coloca lo e enches. Das uma volta ou deixas aquecer ate a temperatura de servico, ai desligas e verificas se o nivel esta bom. Se faltar adicionas, isto no vaso de expancao.
Quanto ao furo no termostato eu nao o faria acho que se o sistema estiver em condicoes nao e necessario haver sempre agua a circular, pois os motores ao trabalharem frios tem um maior desgaste.

CUMMps
Migue,
 

eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Boas

eu meti um termoestasto e fiz-lhe um pequeno furo de 3mm, tal como tinha no termoestato antigo.

se é correcto ou nao nao sei, mas mal nao deve fazer

 

Camponês

UMM
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18 Mar 2010
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Boas na parte do furo, não sei que apesar de ter um termoestado novo para lhe mudar, o que la tenho ainda não deu sinais de estar mal.


Quando a mudar o liquido refrigemtes, já o fiz varias vezes é:

- tirei a tampa do radiador e a a mangueira de baixo do radiador,
- meti uma a mangueira com agua corrente (da rede) para dar a volta ao circuito, para tirar a àgua velha,
- deixei escorres bem e voltei a cololcar a manqueira inferior.
- tirei a pequena tampa (que é de rosca) da manqueira pequena do radiador da soufagem
- comecei a colocar o liquido pelo vaso de expanção do radiador até que começou a sair pela dita mangueira que está por cima do motor na zona do radiador da soufagem, ao pincipio irá sair aos poucos, misturado com ar. Quando sair constante é só voltar a colocar a tampa e está feito!

Ainda não tive problemas de aquecimento e já realizei esta operação umas 3 vezes, de qualquer das formas, eu sou um curioso e este procedimento foi me explicado por outro Ummista, se houver melhor que alguem me corriga sff!


ps: Eu referi a mangueira da parte de baixo do radiador, mas há alguns radiadores que têm um parafuro na parte inferior do lado esquedo, onde dá para adaptar uma válvula de temperatura para o radiador electrico, eu uso esse parafuso para tirar a agua do meu!



Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...
 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Não inventes com furos, se fosse para ter vinha de origem. Se aquece muito depois de quente uma solução temporária é tirar o termoestato fora, tendo em conta que vai demorar mais tempo o motor a chegar a temperatura ideal de funcionamento logo aumentando o desgaste.

O furo no termoestato tem um comportamento intermédio, demora mais a aquecer do que se não tivesse furo, e também "creio" que arrefece mais depressa quando está quente. Pode ter o efeito de fazer o termoestato abrir mais tarde.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

Delgado

UMM
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20 Out 2008
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Boas!

Adquiri um termóstato original UMM e tinha o tal furo de 3mm.
Se bem que, sai mais barato comprar um da Vernet e fazer-lhe o tal furo!:D

cUMMps,

Delgado
 

pajomoro

UMM
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15 Mai 2006
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quote:Originally posted by Dr_Lion

Não inventes com furos, se fosse para ter vinha de origem

Os de origem trazem o furo e para motores que tiveram uma manutenção duvidosa no passado (água em vez de liquido de refrigeração com tratamento anti-calcário, falta de limpeza regular do radiador) aconcelha-se outro na extremidade oposta do termostato.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos
 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Nesse caso peço desculpa para informação errada, pensava que vinham sem furos de origem.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
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