• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ligaçao de faróis extra

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Boas

Caros esclarecidos da electricidade auto, tenho uns faróis daqueles grandes (20cm) para meter no meu UMM, será que há algum problema em ligar os mesmos ao fio que se liga aos dos maximos, tipo fazendo uma derivação nesse cabo e ligando se ambos ao mesmo tempo, e não correndo riscos de queimar alguma coisa?

Desde já muito obrigado

JoaUmm

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Não aconselho, pois a carga nesses fios passa a ser maior, ou mesmo mais do dobro se usares lâmpadas fortes o que pode gerar sobreaquecimento dos mesmos.
Se queres que eles liguem com os máximos, faz a puxada do fio dos máximos, mas para ligar ao relé.
Depois para ligar o relé vais buscar um fio da bateria e passando por um fusível. A saída do relé é que ligas aos faróis novos.
Assim o fio extra que ligaste aos máximos apenas precisa de carga para accionar o relé (que é como um interruptor).

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Podes ligar mais ou menos assim
os reles tem os numeros a explicar quais são os terminais a ligar

UMM abraço
Samuel Sousa

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Deve ser uma coisa destas que queres certo?

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Certo Mário.
Não referi esse interruptor pq pensei que ele queria que os faróis ligassem apenas com os máximos... mas como disseste fica melhor.
Ficam mais autónomos, e qdo se quer podem ligar com os máximos.

Pedro

UMM
Registo
25 Set 2006
Boas pessoal
desculpem voltar a este topico mas pretendo comprar um botao tipo o que liga o farol de nevoeiro para ligar os novos farois a frente, e nao consigo encontrar onde raio poderei comprar o dito botao.
Aos administradores eu usei o Search e nada, mas como tambem queria saber como os ligar voltei a este post.
abracos

Pedro
Clube UMM 149

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Quanto ao botão que queres arranjar eles são provenientes das peugeot 504.
Para o ligar de forma a acender uns farois auxiliares e ficar com a propria iluminação,eu já fiz isso,mas não é facil explicar.Eu aconselho-te a ir a uma sucata e arranjar o botão e cortar a ficha da instalação onde o botão está ligado com uns 15/20cm de fio.Depois com um multimetro terás que descobrir qual o seu esquema interno.Mas qualquer electricista auto faz isso.

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Caro Pedro
Existem botões desses novos à venda em casas de peças e não são caros.
Tal como diz o Filipe, eles são provenientes das Peugeot 504 e um dos fabricantes é a FAE.
Como refere o Helder, se procurares uma casa que venda material eléctrico auto (de preferencia especializada em Peugeot) resolves isso fácilmente.
O esquema de ligação do botão não é complicado.
Tens 4 contactos:
A - Entrada de corrente para o botão. (+)
B - Saída de corrente para accionamento do relé duplo auxiliar.
C - Entrada de mínimos no botão (para iluminar o botão)
D - Entrada de massa para o botão. (-)
Se precisares de ajuda para comprar o botão e/ou para fazer as ligações, diz que isso é facil de resolver.
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

Pedro

UMM
Registo
25 Set 2006
Boas
obrigado a todos.
Na loja onde comprar o relé aproveito para comprar o botao.
abracos

Pedro
Clube UMM 149

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boa tarde

No meu também tenho uns faróis de longo alcance ligados em simultâneo com os máximos. Mas a ligação é feita com um relé, senão há sobreaquecimento.... e possível curto circuito.

Se optares por ligar de forma autónoma (a um interruptor diferente) tens mais autonomia e ligas e desligas quando quiseres.

1 Abraço
VR

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Eu tenho como esta no esquema do post.

Ligam com os máximos como a lei exige. E depois teem um botao muito discreto que permite ligar esses farois só com os minimos.

João Luís Pinho - JoaUMM
Alter Turbo

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Boas, eu tentei usar o esquema, mas não consegui,tenho já os farois que vinham ligados aos médios, desliguei tudo e comprei um relé com fusivel, mas nem por estas nem por outras consigo meter aquilo a trabalhar...

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Boas!

Digam-me uma coisa...que tipo de relés são usados para os farois? (tenho lá uns mas esqueci-me de ver as especificações e quero ir logo comprar outros que estou a precisar...)

Relé 12V...mais alguma especificação (amperes, etc)?

Obrigado! ;)

cUMMprimentos
Benjamim

Registo
15 Fev 2009
a conta é simples Potencia/Tensão=Intensidade ou seja 55W/12V=5A ou 100W/12V=9A

portanto mete um relé com capacidade de corte superior a 10 Ampere deve suprir as tuas necessidades na maior.

cumps,

JC

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Atenção que os usuais relés de 5 "patas" não dão para ligar uma lampada a cada terminal como dizes Mario!
Quer dizer,até dá,mas quando uma acende a outra apaga:D:D

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mario eu conheço os relés,só queria alertar que só por ter 5 terminais não seja linear como referiste,e para mim o que se encontra com mais facilidade são os que fiz referencia,se dizes que não é porque não vamos á mesma loja:D:D:D

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mais uma questão de maçarico...que caracteristicas deve ter o fusivel? Tendo em conta que será para ligar a um relá de 30A/12V...e é para uso de 2 farois 100W...

Aproveitando o post, que lojas costumam frequentar para arranjar este tipo de material (zona de Lisboa e arredores)?! Fui a uma de electrónica que julgava ter tudo o que precisava, a Dimofel na Av. da Liberdade e não tinham lá quase nada do que queria...relays é mentira...fusiveis pouco ou nada que sirva...etc.

cUMMprimentos
Benjamim

Top Inferior