Meus amigos
Levem um canivete espanhol, ou a fábrica "Facom" no jipe, é essencial que façam uma lista (em duplicado) muito bem descriminada de tudo, peça a peça, com relação do sitio onde estão definitivamente arrumadas e que após qualquer intervenção, tudo volte aos lugares previstos nessa lista (sem excepções). Qualquer eventual alteração deverá ser imediatamente assinalada nesse papel/papeis que deverá sempre ser mantido dentro de envelopes de plástico, sendo a arrumação/desarrumação do seu conteúdo, da responsabilidade de um dos membros dessa viatura. Essa lista deverá incluir TUDO, deste papel para limpar o
nariz, passando pelas chaves de bocas e acabando nos preservativos

.
Outras coisas que terão que levar em grande quantidade, talvez não sejam as ferramentas e as peças:astonished:, mas sim conhecimentos dos múltiplos aspectos da mecânica/elect. etc auto; um conhecimento prévio das alterações de comportamento que todos sofremos em momentos de stress e o modo de os contornar e o poder de tomar decisões (algumas dificílimas). Vamos ser, talvez, rudes mas comigo ao volante e nessas condições, prefiro ter um gajo que não conta anedotas mas com o qual não tenho que me preocupar por desconhecer como é que pega numa 14/15 e que não precisa que lhe diga onde está o motor.
Ninguém, dentro de uma mesma viatura ou num grupo de viaturas (menos importante), deverá partir sem se conhecerem bem e não basta serem amigos "de palmada nas costas". Deverá haver por consenso um chefe no grupo, as suas decisões deverão ser acatadas:disappointed_relieved:.
Quanto a ferramentas/peças, não exagerem. Muita coisa - muito peso. levar as ferramentas essenciais em duplicado e partir depois de uma total e conscienciosa revisão ao jipe (tudo ou quase tudo novo). Cada carro deve ser uma unidade e não deverá depender das cruzetas transportadas noutro carro, pois é esse que vai avariar, também, cinco km a trás ou à frente...:dizzy_face:
Depois, bem, depois
é uma roleta russa é a lei da vida e da sorte de cada um, estando aí, talvez, o fascínio de uma viagem deste tipo. Acreditem que já vi um gafanhoto ( o que restava dele) preso entre uma válvula e a sua sede, perto da Tunísia (2Cv), e de uma assentada vi fazer Lisboa/Bruxelas/Lisboa em Jeep Willys de 1944(sem qualquer problema), assim como e Europa em Vespa ( de Barcelona para Lisboa com a cambota gripada).
Este é um tópico muuuuiiiito interessante
UMM abraço e parabéns por este exercicio de estilo.
João