• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Japonês ou UMM

r123

Iniciado
Registo
23 Out 2009
Mensagens
20
Localização
-
bem malta tou a postar isto aqui porque não faço ideia onde o postar.
se algum moderador o quiser mudar de sitio, esteja á vontade :)


então é assim eu sou um rapazola dos seus belos 32 anos que ainda não ganhou juizo ( e acho que nunca o vou ganhar....hehehee)


e durante muitos anos pratiquei um desporto chamado mushing

- http://www.grandeodyssee.com/en/index.html (vejam o video na pagina principal)


agora depois de ter despachado a mulher num divórcio complicado acho que está na hora de fazer aquilo com que sempre sonhei.


e como é obvio vou voltar a praticar mushing e um dos objectivos é participar na prova do link acima.


e então tá hora de fazer contas á vida, e conclusão, preciso de arranjar muito material e inclusive um jipe, que seja capaz de rebocar um atrelado de duplo rodado algo pesado.

andei a fazer uma pesquisa na net e encontrei de tudo um pouco, mas tava a pensar em gastar entre 2500 e 3000 euros.

entre nissans patrol, opel frontera e muitos outros encontrei alguns UMM

é claro que com este orçamento tou a pensar em gastar mais algum para eventuais arranjos que possam vir a ser feitos.


agora é que voçês com a vossa experiencia entram para me ajudar :)


é assim eu sei que houve UMM que ja foram á china, que participaram em dakars, que continuam a participar em provas várias por este país fora.Mas na altura eram novos e tinham mecanicos privados e melhorias mecânicas. eu não tenho esse dinheiro como é obvio.

mas eu vou exigir bastante do veiculo, as viagens serão sempre longas 2000 km ou mais, geralmente até são mais, deslocações a frança, alemanha e noruega vão estar na ementa.

vou estar em temperaturas até -30/40 negativos a trepar e descer montanhas, sempre carregado até ás orelhas


adoro o design do UMM (ou a falta dele lol), a simplicidade de construção e o interior espaçoso. ouvi falar bem da mecânica e o principal será o facto de ser português e de poder viajar comigo por toda a europa, dando-o a conhecer a povos ignorantes hehehe

mas hoje em dia estes carros terão cerca de 20 anos será que eles aguentam esta pedalada?

a minha dúvida é esta, será que devo optar por um japonês ou o nosso UMM é raçudo que chegue para não me deixar mal.

é que no fim de tudo uma avaria grave seria o fim dum grande investimento pessoal e financeiro.

imaginem o que é treinar um ano todo, e dar 2000 euros de cachet para participar numa prova a meio do caminho vir para casa com problemas no jipe.


depois de comprar o jipe ainda vou andar bastante tempo para lhe conhecer as manhas e detectar possiveis problemas.

mas o que acham vale a pena investir num UMM ( sem ter de o restaurar de cima a baixo)

É que o coração diz que sim mas não posso pensar assim senão faço borrada


por isso peço a vossa ajuda e principalmente a quem ja fez expedições com estes maquinões.


desculpem lá o testamento mas assim ficam a conhecer melhor a minha situação :)









 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Desde já bem vindo.

Para tal situaçao o UMM é espectacular.
No teu lugar comprava um UMM Longo de capota rija com motor atmosferico.
O UMM como tem motor Peugeot, e eixos americanos arranjas sempre peças em todo lado, todas as casa te desenrascam em qualquer parte do mundo.
Tens aqui no forUMM um bacano que se denomina PedroAlcanena que te indica facilmente um bicho desses para comprares.
No teu lugar comprava um jipe restaurado por alguem de confiança e que saiba qual o fim do mesmo para teres a certeza do que estas a fazer e o teu orçamento secalhar iria para 4000€ com o jipe ja pronto a andar sem gastares mais dinheiro em mecanica ou chaparia.
É preferivel assim pois mesmo que compres um carro mais recente ate pode ter dois anos e nem de portugal sais, para estes fins convem ser carros/jipes que estejam revistos de cima a baixo de ponta a ponta porque senao vais-te enforcar.
Um UMM com 20anos ou um Patro com 5 eu nunca arriscaria ir para zonas tao distantes sem o esmiuçar.
Nao caias na ilusao de que o que é bonito é bom porque nao tem riscos ou o que trabalha bem é bom porque uma avaria esta muita do que andares a fazer uns pioes com o jipe e ele aguentar

cUMMps e qualquer coisa apita

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.
 

r123

Iniciado
Registo
23 Out 2009
Mensagens
20
Localização
-
obrigado pela rápida resposta.

uma coisa que reparei é que os UMM são carotes para um carro velho e que já não se arranjam peças lol

sim um longo era mesmo fixe mas são super caros e dificeis de encontrar.

o objectivo era para o ano começar a procurar um UMM em bom estado porque não precisa de estar a brilhar a mecânica é que tem de estar impecável.

eu não preciso que ele seja rápido tem é de ser fiável porque com um atrelado de 1,5 ton não posso ter pressas.
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Enganaste quando dizes que não ha peças.

A UMM so fabricava a chapa praticamente LOOOL
E o resto que a UMM fabricava sao coisas sem importancia que podes por de outros carros que fazem a mesma funçao.
Resumindo, se quiseres podes comprar tudo novo para um jipe destes pois existe tudo, Motores Peugeot Eixos Dana etc etc etc.

Grande parte do povo portugues pensa, fechou ja nao ha peças mas e completamente mentira.

Quando se fala de 4000€ é um jipe restaurado que é capaz de ter 3000€ investidos so em material e mao de obra, eles nao sao caros, tens que saber procurar.
Consegues comprar UMM´s por 500€ mas gastas 3000€ a recompo-los.
Quando digo 4000€ é pegares num jipe que vai para qualquer parte do mundo com a probabilidade avariar de qualquer outro carro em OPTIMO ESTADO.
Ha quem pensa muito dinheiro por XARUTUMM´s mas tambem ha quem pessa muito pelos patrois.

É tudo uma questao de open mind e ouvir bem a experiencia dos ciganos que correm o pais todo a procura de bons negocios de UMM´s
Quanto a dificil, nao penses assim, ja procuraste por algum? Caros, Quantos viste a venda ate agora? Achas que os velhotes que os têm dentro dos celeiro usam Internet?



cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.
 

r123

Iniciado
Registo
23 Out 2009
Mensagens
20
Localização
-
tens toda a razão. as peças existem sempre. eu estava na galhofa :)
porque como tenho um rover estou sempre a ouvir essa treta. lol

diz-me uma coisa se souberes, á algum motor que me aconselhes em especial que tenha um bom binário, ou tanto é bom um 2100 ou 2500 ?


ainda não estou a procurar porque tenho de ter a nota na mão para poder negociar.

mas és capaz de ter razão em relação a ao dinheiro que terei de gastar para ter um máquina decente.

e eu nem devia dizer isto que é para não me envegonhar mas nunca sequer andei num UMM LOOOL
só os vejos por fora heheehe
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Agora é que me vão bater...
eu adoro... ADORO os UMM e não troco o meu por nada, mas para essas viagens que vais fazer e sempre em alcatrão, eu optava por um jipe mais rápido, mais confortável e menos barulhento. Se fosse para TT nem te daria outra alternativa que não os UMM...
Eu já fiz viagens bem longas (4000 km) com o cournil e bem sei o que é... vou para o algarve no verão e demoro 5 horas... nas calmas. Não o troco por nada... mas para o que queres... não sei...
Eu ia para um Frontera ou Pagero ou algo do género. São mais silenciosos, mais confortáveis e relativamente mais rápidos em auto-estrada.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Sendo o mais sincero e realista possivel.Com esse dinheiro que pretendes gastar não chegas a lado nenhum,e muito menos com um UMM.
Fora a marca por menos de 7500eur não tens nenhum jipe que te dê garantias de chegar a lado nenhum,e garanto que sai mais barato comprar um jipe original já com força,conforto e consumos aceitaveis,( e é como digo por menos de 7500eur não compras nada de jeito),do que comprar um UMM por 2000eur e prepará-lo para esse fim com a maxima garantia.
Um UMM original mesmo saindo de fabrica nunca teve aptidões para fazer nem 500km com um atrelado de 1500kg,por falta de força,conforto e sobretudo segurança.
Os UMM foram á China há 20 anos atrás!!foram 4!E deu para escrever um livro!!:D:D
Sei o que estou a falar,há cá em casa um Ford Maverick de 98 125cv que já fez várias viagens de 1000,1500 e até 2500km praticamente seguidos com um atrelado com mais de 1500kg em cima e haver subidas em autoestrada feitas em 3ª e ás vezes ter que levar com uma 2ª...
E tambem não sei se tens bem a noção do queres fazer(bem referistes que não tens juizo:D),mas se comprasses um carro por 3000eur para ir daqui para a Alemanha com um atrelado com 1500kg em cima,mesmo que o jipe fosse e volta-se sem problemas o que te saía mais barato na viajem quase te garanto que era o jipe...
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Estou de acordo quando dizem que um jipinho mais confortavel era melhor mas imaginem que ele compra um Alter 2000 Longo versao turismo com o motor 2100.
Até era bacano, nunca conduzi nem andei num desses so um alter de 93 longo 2500atm e andei no de 93 turbo curto turismo.
Quanto ao filipeUMM disse uma verdade boa, pois uma viagem dessas sai cara. Muito Cara

heheh
cUMMps


UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.
 

MACHADO73

Iniciado
Registo
30 Dez 2006
Mensagens
26
Localização
Portugal
O filipeumm falou bem mt bem... acho que é uma boa opiniao a teres em conta.

Em todo o caso,
se andares curto €€€ e nao tiveres juizo como dizes e quizeres de facto levar um UMM (eu levava).

1º- Arranjava um UMM TURBO barato (um amigo meu vai comprar um no proximo fim de semana em vila do conde por 2.500€)

2º- Levava-o a um estofador e estofava-o de novo com boa insonoriaçao (gastas 500€ nisto e vai ver a diferença na viagem).
Aproveita e gastas +100 em 2 bancos da frente do alfa 147 para o UMM (mt confortavel.)

3º- Falas com o Bruno da TERRAx4
4º- Tentas convencer o Bruno a pegar-te no jipe
5º- Insistes mais um bocadinho

6º- Por esta altura ele já está entusiasmado por pegar no teu jipe "novo" e preparas 2000 euritos +/- e o bruno poe-te a mecanica / diferencias como novos e com grande fiabilidade.

Eu tenho um UMM de 93 e como tal é um 93 e etá tudo dito.
O bruno meteu-lhe as maos em cima e á meio ano com 1000k de rodagem feita fui a Espanha pelo Geres e ida e volta fiz +/- 500km á media de ... de.... de... 140Km , alias na volta vim desde Viana até ao Porto a Picar com um Golf TDi a 180km/h... O Gajo do Golf estava TOTALMENTE PASSADO. ( e eu tb aver qd saltava uma peça!!!)

Nepias, sem stress...
O UMM está com uma fiabilidade extrema....
Pegas no UMM que comprares metes no TERRAx4 e o tempo vai te dizer que foi a melhor opçao que fizeste .... depois da do divorcio, CLARO!

P.S.- Procura aqui no forum o que foi feito no Brutus do Mr.Bones é um UMM de 88!



cUMMprimenTTos,

Telmo Mac
________________________
http://telmomac.blogspot.com/
Clube UMM | Socio Nº78
Clube UMMISTAS | Sócio Nº30
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
Boas

Eu nesta situação falo contra a nossa marca!!! Mais vale comprares um Discovery ou um pajero, pois já arranjas por um bom preço, e arranjas peças em qualquer lado do mundo!

São carros mais confortáveis e melhores para fazeres essas distancias!

Pensa bem, que a malta está aqui para ajudar!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

És de onde?
O melhor seria exprimentares andar com algum ppl da tua zona nos seus seus UMM's... Vai-te dar uma ideia da insonorização, do conforto e até dos consumos das suas máquinas.
A fiabilidade é como tudo mas acima de tudo e em qualquer carro tens de ter muita mas muita sorte, não vá agora despachares a mulher e ficares com uma amante na garagem (Irra isso é que não):)
Revê a tua disponibilidade financeira para a aquisição da viatura uma vez que me parece bastante curto para fazeres um n. tão grande de milhares de km's.

Abraço
Bruno
 

r123

Iniciado
Registo
23 Out 2009
Mensagens
20
Localização
-
primeiro queria agradecer a todos as vossas opiniões.

vim vos pedir a vossa opinão honesta e é isso que tenho recebido de vocês, e e por isso agradeço-vos.

acho que cada vez tou mais confuso, LOOOL acho que todos tem opiniões válidas.

e também ach oque todos têm razão que vai sair uma viagem cara mas porquê? consumo de gasóleo? ou tão a pensar noutra coisa?


viagens grandes eu estou habituado :)

e avarias pode acontecer a todos, acho eu, ainda no outro dia o meu patrãozinho ficou a pé a meio da A17 com o seu BMW X5 quando lhe rebentou o turbo e o carro só tem 100.000km... hihihi
 

r123

Iniciado
Registo
23 Out 2009
Mensagens
20
Localização
-
quote:Originally posted by filipeumm

Sendo o mais sincero e realista possivel.Com esse dinheiro que pretendes gastar não chegas a lado nenhum,e muito menos com um UMM.
Fora a marca por menos de 7500eur não tens nenhum jipe que te dê garantias de chegar a lado nenhum,e garanto que sai mais barato comprar um jipe original já com força,conforto e consumos aceitaveis,( e é como digo por menos de 7500eur não compras nada de jeito),do que comprar um UMM por 2000eur e prepará-lo para esse fim com a maxima garantia.
Um UMM original mesmo saindo de fabrica nunca teve aptidões para fazer nem 500km com um atrelado de 1500kg,por falta de força,conforto e sobretudo segurança.
Os UMM foram á China há 20 anos atrás!!foram 4!E deu para escrever um livro!!:D:D
Sei o que estou a falar,há cá em casa um Ford Maverick de 98 125cv que já fez várias viagens de 1000,1500 e até 2500km praticamente seguidos com um atrelado com mais de 1500kg em cima e haver subidas em autoestrada feitas em 3ª e ás vezes ter que levar com uma 2ª...
E tambem não sei se tens bem a noção do queres fazer(bem referistes que não tens juizo:D),mas se comprasses um carro por 3000eur para ir daqui para a Alemanha com um atrelado com 1500kg em cima,mesmo que o jipe fosse e volta-se sem problemas o que te saía mais barato na viajem quase te garanto que era o jipe...

Então mas o UMM é assim tão mau?


pois eu sei que não tenho juizo mas ja fui á croácia 3 vezes com um opel vectra 1.4 (carburador) e um atrelado com matricula propria de toldo carregado de mobilia. tive lá a viver durante ano e meio.

nunca me deixou a pé e são 3500 km para lá e outros para cá.

tinha 220.000km e quando o vendi tinha 300.000 km e a trabalhar como um relógio.

eu acho que todos os carros se forem bem tratados conseguem fazer o seu trabalho em condições :)

mas eu não tenho experiencia em jipes, e tmbém não tenho 7500 euros para investir num jipe, vou ter de me remediar com um mais barato e se deus quiser há-de correr tudo bem...

mas agradeço os teus conselhos porque tens mais experiencia do que eu.
 

r123

Iniciado
Registo
23 Out 2009
Mensagens
20
Localização
-
"Eu tenho um UMM de 93 e como tal é um 93 e etá tudo dito.
O bruno meteu-lhe as maos em cima e á meio ano com 1000k de rodagem feita fui a Espanha pelo Geres e ida e volta fiz +/- 500km á media de ... de.... de... 140Km , alias na volta vim desde Viana até ao Porto a Picar com um Golf TDi a 180km/h... O Gajo do Golf estava TOTALMENTE PASSADO. ( e eu tb aver qd saltava uma peça!!!)"


gostava de ter visto a cara do gajo do golf HEHEHE

 

r123

Iniciado
Registo
23 Out 2009
Mensagens
20
Localização
-
quote:Originally posted by Bruno

Boas

És de onde?
O melhor seria exprimentares andar com algum ppl da tua zona nos seus seus UMM's... Vai-te dar uma ideia da insonorização, do conforto e até dos consumos das suas máquinas.
A fiabilidade é como tudo mas acima de tudo e em qualquer carro tens de ter muita mas muita sorte, não vá agora despachares a mulher e ficares com uma amante na garagem (Irra isso é que não):)
Revê a tua disponibilidade financeira para a aquisição da viatura uma vez que me parece bastante curto para fazeres um n. tão grande de milhares de km's.

Abraço
Bruno




Olá Bruno

olha eu sou da Figueira da Foz.

Nunca andei num UMM , mas já andei num land rover serie 2, não deve ser muito diferente :)
 

r123

Iniciado
Registo
23 Out 2009
Mensagens
20
Localização
-
quote:Originally posted by Jagoz

Boas

Eu nesta situação falo contra a nossa marca!!! Mais vale comprares um Discovery ou um pajero, pois já arranjas por um bom preço, e arranjas peças em qualquer lado do mundo!

São carros mais confortáveis e melhores para fazeres essas distancias!

Pensa bem, que a malta está aqui para ajudar!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha




obrigado José
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Série 2 e UMM nao tem nada a haver, quer dizer, so se for um cournil. LOOOL

O serie é aluminio e motor e mais nada enquanto tu num alter ja nao e bem assim.

Devias experimentar um turbo de 93 versao turismo e depois ate podias pegar num Alter normal de 88 ou 89 e po-lo acusticamente como o turismo.

O UMM alter é outra espada, nao se compara, e se tiver bom de mecanica ate fazes mais de 7500km de seguida, tens e de conhecer o carro e nao ir na Red Line com ele. hhehe
Pneus de estrada para ajudar e tal
Ha varios factores que te podem ajudar
cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Estou de acordo com muito do que já foi aqui dito. Se bem que o UMM já é um veiculo antigo, pode ainda ser uma opção viável para o que tu queres. É mais barulhento e lento que um jipe mais recente, mas se estiver em bom estado é bem capaz de fazer o serviço. Eu já tenho tiradas de 900km num dia e não acabei todo partido, antes pelo contrário. Lembrem-se que a dureza do UMM reflete-se mais no monte do que em estrada, onde é bastante estável e certinho (pelo menos os meu).

Claro que obriga a teres uma condução com um certo estado de espirito, mas parece-me que isso tu já tens.

Assim estou mais de acordo com o que o Telmo escreve (também já estou a juntar uns troquinhos). Compras um UMM turbo barato e dá-lhe uma boa volta. Eu prefiro ter um UMM barato e ser eu a reparar/mandar reparar a mecânica do que o contrário. Assim sei realmente o que tenho e não me sujeito à sorte.

Relativamente a peças encontram-se com facilidade, além disso já existem alguns "upgrades" para aplicar no UMM para melhorar a sua performance e segurança.

Para acabar apenas acho que tens que rever o orçamento, pois esses valores são escasos. Mas acredito que com 5/7 mil euros ficas com UMM reparado como deve ser, com muitas potencialidades e que não te vai dar chatisses tão cedo. Sinceramente duvido que consigas fazer o mesmo com Land's, Mitsus, Nissan's, etc.

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
quote:Originally posted by r123

quote:Originally posted by filipeumm

Sendo o mais sincero e realista possivel.Com esse dinheiro que pretendes gastar não chegas a lado nenhum,e muito menos com um UMM.
Fora a marca por menos de 7500eur não tens nenhum jipe que te dê garantias de chegar a lado nenhum,e garanto que sai mais barato comprar um jipe original já com força,conforto e consumos aceitaveis,( e é como digo por menos de 7500eur não compras nada de jeito),do que comprar um UMM por 2000eur e prepará-lo para esse fim com a maxima garantia.
Um UMM original mesmo saindo de fabrica nunca teve aptidões para fazer nem 500km com um atrelado de 1500kg,por falta de força,conforto e sobretudo segurança.
Os UMM foram á China há 20 anos atrás!!foram 4!E deu para escrever um livro!!:D:D
Sei o que estou a falar,há cá em casa um Ford Maverick de 98 125cv que já fez várias viagens de 1000,1500 e até 2500km praticamente seguidos com um atrelado com mais de 1500kg em cima e haver subidas em autoestrada feitas em 3ª e ás vezes ter que levar com uma 2ª...
E tambem não sei se tens bem a noção do queres fazer(bem referistes que não tens juizo:D),mas se comprasses um carro por 3000eur para ir daqui para a Alemanha com um atrelado com 1500kg em cima,mesmo que o jipe fosse e volta-se sem problemas o que te saía mais barato na viajem quase te garanto que era o jipe...

Então mas o UMM é assim tão mau?


pois eu sei que não tenho juizo mas ja fui á croácia 3 vezes com um opel vectra 1.4 (carburador) e um atrelado com matricula propria de toldo carregado de mobilia. tive lá a viver durante ano e meio.

nunca me deixou a pé e são 3500 km para lá e outros para cá.

tinha 220.000km e quando o vendi tinha 300.000 km e a trabalhar como um relógio.

eu acho que todos os carros se forem bem tratados conseguem fazer o seu trabalho em condições :)

mas eu não tenho experiencia em jipes, e tmbém não tenho 7500 euros para investir num jipe, vou ter de me remediar com um mais barato e se deus quiser há-de correr tudo bem...

mas agradeço os teus conselhos porque tens mais experiencia do que eu.

Eu não disse que os UMM são assim tão maus!
O que te quero dizer é que é uma má(para nao dizer impossivel...) opção gastares 2500eur num UMM,gastar "mais uns trocos" a prepará-lo e depois fazeres-te á estrada com um atrelado de 2 eixos com mais de 1500kg em cima e fazer tiradas de 2500km ou mais em condições como referes(temperatura,zonas montanhosas etc.)Mas digo que é má opção com um UMM como é mau num de outra marca com o orçamento que estás disposto a disponibilizar.
Mas faz o que te já aconselharam aqui,experimenta alguns UMM´s e outras marcas,começas logo a ter ideia das diferenças e qual o que te satisfaz.
Mas se avançares com a ideia do UMM eu darei todo o meu apoio e seria mais um orgulhoso Ummista a saber que um UMM andava nessas andanças;),mas depois não digas que não avisei:D
 
Top Inferior