• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Inspeção "B"

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Mensagens
158
Localização
Portugal
Boas amigos

Hoje estou um pouco desanimado pois fui fazer a inspeção "B" para reposição da matricula, na qual passei em tudo e só chumbei por o nº de motor não ser o atribuido aquele quadro na fábrica. É algo muito estupido pois todos trocamos os blocos dos UMM e numa inspeção normal não tem problema, só mesmo na inspeção "B" e que exigem isso. Como sabem o meu jipe foi adiquirido em leilão a "GNR" e agora para passar na inspeção preciso de uma declaração que comprove a proveniência daquele motor e o motivo da troca e depois leva-la ao IMTT para que estes relacionem o motor com o quadro. Espero nao vir a descubrir que o antigo dono daquele motor foi para abate pois ainda vai complicar mais as coisas.
Queria mesmo só passar esta informação para que mais ninguém gaste dinheiro desnecessario se tiver este problema por resolver. Os nºs de motor podem ser pedidos no centro de inspeção através da matricula e nº de chassi para confirmarem antes de irem a uma inspeção "B".

CUMMprimentos

JLeal
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
E' triste...e mais uma vez demonstra o "atraso de vida" ...
Aqui em Inglaterra trocas de motor como trocas de pneus.
Desde que informes a Entidade local "DGV" ca do sitio em formulario proprio.

Boa sorte com a situacao em maos.
E depois informa o pessoal aqui do que aconteceu.

Carlos Pires


 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
És de onde JLeal?


"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"
 

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Mensagens
158
Localização
Portugal
Boas

ya e verdade carlos isto deicha-me mesmo indignado, obrigado pela força.
Sou de cascais PedrUMM

cUMMprimentos

JLeal=)
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Tens toda a razão, eu passei pelo mesmo. Mas depois de barafustar arranjaram-me uma solução que até nem foi muito dificil.
Uma factura de uma oficina com um valor de por ex. 150,00 € por compra e substituição de motor e passas na boa.
abraçUMM

"Existem duas marcas de jipes, a UMM e os outros..."
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Eu já havia alertado para esta situação, penso que até foi num tópico de um UMM da Petertumble onde trocam o motor 2.5 turbo pelo 2.1 12V.. Penso que até expliquei o que na teoria era exigido e que acontecia na pratica.

Na teoria somos obrigados a regularizar junto do IMTT altetração de motor, caso seja por um igual é uma tarefa mais facilitada se for por um diferente dá mais trabalho, mas em qualquer os casos têm de sempre haver documentação da proveniencia do motor.
Pode parecer burocracia e que apenas serve para nos extroquirem mais uns cobres, tempo e paciência. Mas é também para nossa segurança.
Na prática e nas IPO's obrigatórias essa verificação AINDA não se faz. E eu digo ainda pois já há algum tempo me informaram que iam começar a verificar essa situação. Desenganem-se os que pensam que por no seu Livrete ou DIV não constar o n.º de motor que na Conservatória do Registo Automóvel não consta o n.º de motor do seu carro. Um dia que passem a verificar o n.º de motor nas inspecções obrigatórias muitos vão ser os que terão dores de cabeça acrescidas. Mas até lá, na prática, é povavel que não tenham qualquer tipo de problema.

Resta-me alertar para que quando pensarem em fazer negócio verifiquem esta situação. Caso seja possível num centro de inspecções (como foi dito pelo Jleal), no IMTT ou até junto de alguma autoridade de trânsito (se conseguirem).


Abraço
Bruno
 

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Mensagens
158
Localização
Portugal
Boas amigos

Obrigado por terem respondido a este tópico dando várias soluções e relatando as vossas expriências pessoais, eu já consegui passar na inspecção "B" legalmente pois obtive a dita certificação e factura de venda de motor como idealizado pelo amigo Papa Rotundas e depois foi só ir a inspecção, mas de futuro vou legalizar este numero de motor no IMTT para não ter mais problemas no dia de amanha.

AbraçUMM

JLeal=)
 

paulo santos

UMMzito
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
76
Localização
Portugal
Boas,é sempre bom partilhar estas informacoes,para que mais tarde nos possam vir a ser uteis.Olha eu comprei um ex. gnr,que tinha sido oferecido a titulo gracioso a uma corporacao,e essa corporacao vendeu-mo. Entregaram-me uma declaracao da gnr e disseram-me que com aquela declaracao eu podia por o jipe em meu nome.Mentira!!!Depois da GNR passar uma declaracao ou qualquer documento que comprove que o veiculo foi dado como abatido ao parque de viaturas da mesma,esse documento tem que ter obrigatoriamente um destinatario final,e só esse destinatario,pessoa,firma etc,è que pode pedir a concessao de matricula,e documentos civis.Por isso se alguem passar pelo mesmo,já sabem nao se deixem ir pela cançao do bandido.Atençao que eu tou a falar das novas leis,é que até a bem pouco tempo atras,era diferente,mais facil...
 

LuisFrancoSilva

UMMzito
Registo
13 Ago 2008
Mensagens
107
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Bruno

Boas

Eu já havia alertado para esta situação, penso que até foi num tópico de um UMM da Petertumble onde trocam o motor 2.5 turbo pelo 2.1 12V.. Penso que até expliquei o que na teoria era exigido e que acontecia na pratica.

Na teoria somos obrigados a regularizar junto do IMTT altetração de motor, caso seja por um igual é uma tarefa mais facilitada se for por um diferente dá mais trabalho, mas em qualquer os casos têm de sempre haver documentação da proveniencia do motor.



Viva!

em relação a trocar por um motor diferente quais são as exigencias? o que é o dá mais trabalho?

Tenho em mãos um trabalho de trocar um motor de um UMM por um V8 mas o Alter tem a matricula cancelada por falta de inspecção e já foi cortado nos apoios do motor para caber o novo. Mas com esta nova legislação o trabalho ficou parado por não saber o que fazer para legalizar o Alter com este novo motor de forma a passar em ispecção tipo B. Não vale a pena avançar com o trabalho se o Umm não poder circular legal mas também já não dá para colocar motor antigo pois já foi cortado a não ser que se reconstua tudo de novo....

Alguma sugestão? Tipo ou modelo de impresso do IMTT?

Obrigado

Luis Franco Silva
Benedita

96 776 47 54
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
ola isso mexer em motores e chassis e ainda por cima ir a inspeçao B e chumbo de certeza agora podes e meter tudo como estava a jeito de passar a inspeçao B e depois fazeres tudo a tua maneira mas tambem podes pedir ajuda a um engenehiro mecanico e arranjar papeis ires a uma inspeçao estraordianaria e passar o carro mas aja muitos €€€€€€€€

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Questão sobre inspecção B

Antes de mais, desenterrei este tópico para não estar a criar outro com o mesmo nome!

A minha questão é simples e prende-se com matriculas canceladas que requerem inspecção B. Se formos a inspecção B e chumbarmos, a matricula continua cancelada na mesma?

Segundo consta, temos um periodo máximo para ir a inspecção B...se formos à inspecção B e chumbarmos, esse periodo máximo volta ao inicio? Acho que são 5 anos, portanto, ao fim de 5 anos, vou a inspecção B e chumbo...tenho mais 5 anos para nova inspecção B para re-actvivar a matricula?

Isto coloca-se no caso de restauros de veiculos com matricula cancelada...facilmente um restauro mais profundo pode ultrapassar o prazo que temos para a inspecção B. Será que antes de partir para um restauro tão demorado temos de meter o veiculo a funcionar, ir a inspecção B e passar e só depois restaurar a sério?!...

cUMMprimentos
Benjamim
 

NSMP

UMM
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
1.015
Localização
Portugal
Boas Benjamim!

Não te consigo responder a todas as perguntas mas posso deixar aqui o nosso testemunho em relação às inspecções extraordinárias para reposição de matricula, diferente das famosas inspecções B, é apenas uma inspecção normal talvez mais rigorosa do que é costume.

Tinha em minha posse desde 1996 um Mini Moke que por nunca ter feito a inspecção periódica (estava parado à espera de pequenas reparações) cancelou a matricula! Desde que essa legislação saiu houve um período de mais de 6 meses Durou até Novembro-Dezembro de 2008 se em que os proprietários podiam ir fazer a inspecção de extraordinária de reposição de matricula e não pagavam no IMTT o processo de reposição de matricula (cerca de 30 eur). O carro na altura estava em parte desmanchado e não conseguimos terminar o conserto a tempo e só foi à inspecção agora em Junho de 2010.

Da minha experiência neste processo e daquilo que fui sendo informado posso dizer que uma vez a matricula cancelada está cancelada e só depois de fazer a inspecção a matricula é "reatribuida" sendo que o carro será sempre do proprietário e o IMTT nada pode fazer contra isso, mas no caso de haver transferência de proprietário, só pode ser feita depois da matricula estar reatribuida e nunca antes disso, o que pode levantar problemas a quem quer comprar um jipe nestas condições, pois só depois de atribuída a reposição de matricula e logo inspecção aprovada é que se pode concretizar a venda (que foi o meu caso pois o carrito nunca tinha sido mudado de nome)!

No meu ponto de vista este pode ser um negócio arriscado pois temos de investir na recuperação do jipe estando ele ainda em nome do antigo proprietário que se estiver má fé pode, depois de reatribuida a matricula negar-se ao negócio!!

Quanto ao tempo de prescrição da inspecção não sei responder.. o melhor é não deixar cancelar.. se já está cancelado... é levar o melhor possível à inspecção para que seja aprovado à primeira!
[url= br /
 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Acho que preferia não ter lido este tópico.
Desculpem o desenterro, mas neste momento já não se cancelam matriculas, certo? Pelo menos o meu está parado à meia dúzia de anos e continua a pagar o IUC, mas já não entra no centro de inspecções desde final de 2010. Estou a recupera-lo e a contar fazer uma inspecção normal, tenho o jipe praticamente original, na minha mão nunca trocou de motor, mas desconheço manobras de antigos donos. Espero não vir a ter problemas com as inspecções.

Será que vou levar com inspecção B?!!
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Sim é possível. Sei que se faltares às inspecções determinado numero de anos, terás que fazer uma Inspecção B, mesmo que pagues os selos. De qualquer forma não stresses porque basicamente vais ter uma inspecção A, mais cara.

Apenas confirma o numero de motor. Com o numero de quadro poderão dar-te essa informação no centro de inspecções (pelo menos deram a um amigo meu).




 
Registo
19 Dez 2011
Mensagens
210
Localização
-
O meu está parado desde 2008, e tem o IUC em dia.

Só vou fazer Inspecção B por causa das películas, senão era a inspecção A e está a andar.

 
Top Inferior