• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Insonorização

Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Meus amigos
Como todos sabem os Cournil são muito barulhentos.
Uma das principais razões para isso é a passagem de de som através do radiador de água do aquecimento interno (chaufagem), porque é um "buraco" directo para o motor.
Tendo em conta tudo isto resolvi retirar o "Y" de plastico preto onde está a ventoinha. De um cobertor velho fui cortando pedaços que foram sendo bem colados ao seu interior com cola de contacto.
Depois de tudo muito bem colado e coberto de cima até abaixo, barrei o pedaços de cobertor com cola para tecido (comprada na loja Chung ling Tong) diluida com água, de modo a que desse mais consistencia e menor penetração ao barulho (som).
Depois de tudo montado, MARAVILHA!!!! obtive uma melhoria de pelo menos, menos 40% de barulho.
Dá um pouco de trabalho, mas merece a pena.
UMM abraço
João

PS o flap que dirige o fluxo de ar para cima e para baixo também levou o mesmo tratamento.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Nos Alter tb existe, mas o buraco n tem uma abertura directa para o motor, mas em vez disso vai directamente para a grelha do capôt, e essa diferença dimunui bastante o barulho interior
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Verdes Radios, quando precisares mais não gastes os cobertores!
Tenho para aí um tópico a oferecer material para insonorização acústica!
https://for-umm.pt/oldthreads/5489



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE
 

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Mensagens
248
Localização
Portugal
Caros colegas. hoje passei o dia aqui pelas bandas da Covilhã a tentar encontrar material para isolar o compartimento do motor, bem como insonorizar e isolar o habitáculo. Não encontrei nada que se aproveitasse. Contudo dei aqui um giro pela net e encontrei um forum da malta do tunning que contém informações sobre isolantes com todas as caracteristicas necessárias assim como empresas e preços. Penso que vale a pena ler esta informação. A mim já me resolveu o problema.
ver no seguinte link:
http://forum.caraudiopt.com/index.php?topic=14627.0


Cumprimentos
P Farmer
Brummble
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
No meu fiz o seguinte. Coloquei na chapa superior do tunel do motor, em toda ela, um cobertor sintético todo moldado e colado ao formato do chapa. Após a colagem estar feita coloquei por cima do cobertor tela de aluminio. Não posso garantir o quanto melhorou mas uma coisa é certa, o ruido dentro do habitáculo é inferior.


Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
PedroUMM, de certeza falta um pormenor lá para melhorar ainda mais :

o capot

Está forrado com o mesmo material ou similar ?

Se não estiver claro que o som ainda tem uma zona muito ampla onde reflecte.
O som do motor bate no capot sem nada e com a deslocação vem para dentro.

UMM abraço
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Calma, as coisas aqui para este lado têm de ser feitas com muita calma...:D:D:D

O capot terá o seu tempo.


Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

quando o UMM ainda pertencia à familia o meu pai tirou lhe fora a "sofagem" (ou como se chama) e colocou isolamento acustico colado a uma chapa metalica que foi ocupar o lugar da mesma visto estar avariada....

Resultou e acho que ainda deve estar assim com o presente dono

cUMMps
 
Registo
29 Jun 2007
Mensagens
196
Localização
Portugal
Entao visto isto qual o material que devo meter na parte superior do capot para diminuir o ruido o meu umm ja tem uns quadrados em tecido mas tao a cair e eu queria forrar o capot por dento com um material isolante mas tambem impermiavel visto que volta e meia o umm vai ao mato.
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
é uma ideia um quanto louca mas podias tentar arranjar um jipe recente na sucata ou algo do genero e sacar do capot o isolamento k le traz de fabrica.

Penso k ja ajudaria

cUMMps
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Renato, impermeável não vai isolar som nenhum!
No capot o que vem de origem é Felcot (ver acima) com uma fliselina(tecido) preto e depois
termoformado. No fim ficam género de almofadas com os rebordos soldados.
Se o destino do UMM é andar em modo anfíbio aconselho anão meter nenhum isolamento acústico na
zona total do motor. Vai ficar tudo encharcado e apodrecer.
Pode-se sim senhor é fazer as almofadas de felcot e envolver as mesmas em plástico (saco plástico
depois solda-se a boca e segurar os mesmos com os pinos plásticos pretos que o UMM tem em inúmeros sítios (no capot, nas alcatifas, etc).
Na sucata o que se encontra ainda é pior que o que se têm. Esqueçam!! desfaz-se tudo!!!!
No meu UD forrei o capot todo com felcot. Depois mostro! Quando se estragar meto outro!

UMM abraço
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Esse PUR expandido só tem um problema : é um trabalho muito sujo porque é preciso ter alguma
experiência para controlar a quantidade para ficar uniforme.
Outro ponto contra é o facto de termos a certeza do estado do capot ou outra zona onde se pense
colocar isso porque se tiver ferrugem, vai indo até ao podre e ninguém vai notar nada do que se
passa por debaixo da camada do PUR.
No entanto, esse PUR que hoje é muito usado no isolamento das placas nos prédios é insonorizante
mas como o disse acima é um trabalho definitivo. Depois é uma porcaria para tirar fora.
Acho que para o capot a minha solução é melhor. Vou tirar umas fotos!

UMM abraço
Pedro Reis
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Prometido é devido!
Aqui vai 2 fotos do que fiz no meu UD.
Capot 100% forrado a felcot c/ adesivo e preso pelos pinos plásticos sendo possível
substituir quando necessário.

Na zona U da sofagem e entrada de ar tb forrado com felcot fenólico com adesivo.


Para o ter o meu UD como quero só faltam 2 coisas:
- acabar com o barulho "turbo" do snorkel (como sabem faz sempre ruído) e um cano de escape
completo.
Quando tiver isso pronto, reduzi o barulho em 80%.

UMM abraço
 

Cmartins

UMM
Registo
2 Abr 2008
Mensagens
261
Localização
Portugal
Boas,

Pedro Reis, parabéns pelo trabalho, penso que é dos melhores materiais para a protecção acústica. Quanto ao PUR expandido é um material mais adequado para a protecção térmica.

UMMabraço,
C. Martins
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
*******, se é de fibra o mesmo não tem almofadas na chapa ou têm ?
Não estou a ver o interior desses capots mas se não tiveren nada como as almofadas (cavidades na
chapa) vai ser difícil controlar o processo expansor do PUR.
Para isso aconselho, se fôr para ir +rá frente, fazer o seguinte:

Retirar o capot
Fazer uma cx de ar com uma material resistente (até pode ser cartão das caixas) seguro no capot
isto é : tens o capot, recortas à medida cartão e com fita adesiva a toda a volta isolas todas
as frinchas. FAzes uns firos no cartão nos sítios onde meter a bisnaga para injectares o produto.
Têm de ser em vários sítios para ficar o mais uniforme possivel.
No fim quando tirares os cartões vão acontecer 2 coisas :

- ou não gostaste do produto final
- ou então tens agora um trabalho danado pela frente que é cortar todo o excedente e alisar a superfície.
O ideal seria que a placa de material com que se faz a cx de ar fosse já do material com que queremos que a superfície fique (exemplo : alúminio, plástico, etc.).
Se fores a uma casa que faça trabalhos de isolamento térmico em casas, eles fazem-te isso mas
cobram-se bem!
A ideia não é ficar com os UMMs como o Prius que até acho que em isolamento acústico esse carro
é médio mas sim solencioso no aspecto de ser hibrido.
Em isolamento acústico que tenha tido experiência de nota 10 foi num dos novos jipes Mercedes
M qualquer coisa. Isso sim não se ouve nem os pneus na estrada!
O Audi A6 e A8 tb têm uma boa insonorização acústica.

UMM abraço
 

X_Ice_X

UMMzito
Registo
28 Set 2007
Mensagens
53
Localização
-
E em relação ao Dynamat extreme o que tens a dizer? Segundo os experts do tunning principalmente no estrangeiro e em casas de instalação de som recomendam e dizem q e sem duvida o melhor dos melhores.

Sabes algo sobre isto?
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Ice, uma coisa é isolar colunas de com onde o som é propagado numa determinada área e outra é
isolar a generalidade de soms provenientes de várias zonas.
Ns UMMs o que temos é uma grande coluna de som com speakers em todos os cantos e podemos chamar
um som mono afogado que náo tem saída.
Em música faz-se um furo na coluna de som e mete-se material para absorver o som que até pode ser
fibra de vidro dos filtros do aquários pois tudo resulta e o ar que o speaker produz sai para fora eviatamdo o fibrilhar do cone exterior e o sintoma de parecer estar roto.
Se o UMM tiver uma capota de chapa, fazem-se maravilhas com material isolante. Se meterem alcatifas metam mais qualquer coisa por baixo nem que seja corticite. Eis aqui um material isolante nºao poluente e com boas caracteristicas. Quanto a capotas de lona, se o barulho do motor nºao fòr abafado temos sempre problemas.
Se algum dia alguém quiser contactar a reduçao de ruído que criei no UD estejam à contade de vir tomar um café.
Quanto ao material Dynamat só os preços assustam. Demasiada publicidade só poderia ser para tunning em material sonoro. Temos de ser sensíveis a um ponto importante: a combustibilidade dos
materiais que metemos nos UMMs. Onde houver correntes e faíscas só material com FMVV inferior a
100 mm por segundo senºao nºao há extintor que lhe pegue.
Vi umas peças de Dynamat de 250x210 mm por 18 dolares! Em felcot isso dá para compras 5 m2 às 2
casas que falei.

UMM abraço

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE
 

nordwind

Iniciado
Registo
15 Nov 2008
Mensagens
27
Localização
Portugal
O Kingstar tem razão, o melhor para isolar o ruido proveniente do motor é mesmo como ele tem no dele.
Existe também uma pelicula que reduz a ressonância (tipo folhas de alcatrão autocolantes), faz lembrar a tela que se cola nas casas.
No compartimento do motor não vale a pena andar com muitas invenções, a espuma expansiva não é uma boa solução, aliás não se usa esse tipo de isolamento no capot.
 
Top Inferior