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Insonorização do UMM, missão impossível?

Pirussas

UMM
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3 Jul 2013
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Há quase 3 anos que sou dono de um turbo de 88, tenho vindo ao longo deste tempo a fazer alguns melhoramentos. Como viajo bastante em estrada com ele, uma vez que o utilizo sobretudo na altura das férias, uma das coisas que mais me incomoda é o barulho do motor que se faz ouvir dentro do carro em andamento. Quando o comprei vinha sem qualquer alcatifa no interior, era só mesmo chapa, decidi por mãos à obra e forrei toda a parte frontal do jipe com folha de cortiça e por cima alcatifa. Foi um trabalho meticuloso e notei algumas melhorias, a verdade é que ainda não é suficiente para me dar por satisfeito. Vejo que alguns utilizadores, quando restauram os seus UMMs de raiz, coisa que no meu caso ainda não foi feito, é forrado também toda a zona por baixo do capot que liga à cabine e o próprio capot. Acham que forrando também esta zona junto ao motor fará alguma diferença significativa? Que tipo de materiais deveriam ser utilizados?

Agradeço desde já toda a ajuda que possam dar nesta matéria.

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toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Eu andei no UMM do Bones e aquilo estava muito bom, acho que até conseguia comparar com alguns carros bem mais modernos. Dá trabalho mas aconselho a comprar um bom isolamento, porque tenho algumas experiência falhadas, no que toca a não fazer efeito nenhum até aquilo descolar-se e dar o dobro do trabalho.

À uns anos tinha como boa referência um isolamento que vendiam na Norauto mas já não vejo isso lá faz muito tempo.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

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aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Pirussas,

Existem algumas se nao varias marcas para material insonorizante.

Dynamat e' uma das marcas mas atencao que as proprias marcas / fabricantes tem telas ou materais mais adequados para certas zonas, ora zonas que levam com temperaturas ou zonas que levam com humdades mais directamente.

nome do video:
Defender Sound Proofing Upgrade Dynamat Xtreme


e aqui numa Volks Transporter com um comparativo de decibeis e reducao de ruido:
nome do video:
Huets - The In-Car Specialists Dynamat VW T5 Decibel Comparison Test



Tens tambem da Eastwood:
nome do video:
Thermo-coustic Sound Deadener and Heat Shield from Eastwood



Tens tambem material da NoiseKiller a qual comprei varias telas em bruto ha uns anos atras e ate por acaso fiquei com os moldes que eles tinham para os nossos UMM's.

nome do video:
Land Rover Soundproofing Specialists






Estao ali pelo menos TRES tipos de tela para tres areas diferentes do veiculo.
Estao ali tambem perto de 300 euros ou 500 euros na altura quando as comprei.

E aqui um video com o antigo dono da Noisekiller de volta de um dos meus UMM a explicar onde se deva colocar que tipo de tela:
nome do video:
Noisekiller V UMM Alter 1993 (2)



Existe ca um ou dois membros no forum UMM que usaram tela de cortica ou "corticite"...que fara sempre alguma coisa e' certo, mas nao e' um material homogeneo como estas telas fabricadas industrialmente e com as caracteristicas adequadas.

Se precisares de algum esclarecimento apita.


 

Pirussas

UMM
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3 Jul 2013
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Se soubesse que este tipo de materiais existia honestamente talvez tivesse optado por isto em vez de corticite. Agora parece-me tarde, até porque já alcatifei por cima, nem imagino ter todo este trabalho novamente. A verdade é que notei melhorias, mas não tanto como eu estaria à espera. Aloevera, muito obrigado pela ajuda e pelos vídeos, deixo-lhe mais algumas questões para que me dê a sua opinião.

- Isolei apenas a metade da frente do carro, zona inferior e frontal. Não isolei portas, zona por cima das rodas, tejadilho ou capot. Basicamente isolei as partes que me pareceram ter mais contacto com o motor/caixa. Fará diferença significativa isolar as outras partes que faltam? Deveria também isolar a chapa do lado do motor? Notei que existe algum isolamento de origem penso eu, já em mau estado. Seria melhor remover e aplicar um destes, próprio para aquela zona, uma vez que teria de aguentar alguma temperatura?

- Onde posso comprar este tipo de artigos?

Toz, espero que no meu caso o resultado não seja simplesmente o melhor, se aquilo descolar tudo vai ser uma dor de cabeça. Apliquei cola de contacto da Ceys, vou cruzar os dedos :s

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toz

UMM
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31 Mar 2006
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Pirussas: O meu mal é mais ou menos o mesmo. Apliquei um com auto-colante, agora com a mecânica no sítio aquilo começa a descolar. A cola ficou na chapa e descolou do isolamento. Estou a ganhar coragem e dinheiro para aplicar um novo :) Tudo isto sem sequer apanhar calor!!! Imagina quando começar a andar!

Aquele da Norauto não fica pelos preços que o Aloevera falou, muito menos e adorei o resultado. Em contra-partida nunca mais vi daquilo à venda. Vou tentar arranjar a referência pode ser que se arranje por fora da Norauto.

Abraço.

Tozé.

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Benjamim

UMM
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28 Ago 2006
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Contribuindo com mais um testemunho, eu isolei o meu capot e o túnel (no interior do carro; na zona do motor tinha toda a mecânica montada e portanto a opção foi do lado de dentro) e noto alguma redução no ruído. Digo alguma porque o meu é de lona, nunca espero reduzir grandes níveis de ruído. Noto sim, clara redução no calor que se dissipava pela zona do túnel que era directamente sentido nas nossas pernas e aquecia o habitáculo (mais uma vez as melhorias são limitadas, porque em dias de calor, não aquece pelo túnel, aquece pelo ar que entra pela lona).

Acredito que com capota de chapa, aplicando os mesmos materiais os ganhos e melhorias sejam superiores (mas nunca esperem deixar de ouvir barulho)!

O material em concreto, tenho três diferentes:
- para zonas de isolamento térmico (o capot e túnel), uma borracha 10mm com folha de alumínio;
- para zonas de isolamento acústico nas paredes, borracha 5mm (tipo um material usado em trabalhos manuais - EVA, mas próprio para automóveis)
- para o chão, borracha pesada (ou massa pesada, não me recordo o nome em concreto)

(tudo material com face autocolante para evitar colas manhosas ou aplicação das mesmas de forma errada, dado que não sou especialista no assunto)

No entanto se forem às Borrachas MGO (perto da praça do campo pequeno), levem as áreas do que querem forrar, expliquem aos tipos que lá estão o que pretendem e terão o feedback adequado de quem percebe do material que vende! Além de vos recomendarem o material adequado para cada caso/zona do carro, usufruem do simpático desconto que costumam fazer a malta dos UMM!!

Uma nota adicional: os bons resultados não são a opção mais económica! O que aqui refiro, é uma solução um pouco dispendiosa (algum material poderá rondar os 40€/folha de 1,5mx1m (valores indicativos, não tenho presente quanto paguei exactamente na altura e isto será sem desconto).

cUMMprimentos
Benjamim


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Pirussas

UMM
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3 Jul 2013
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Felizmente até agora não tive problemas, besuntei aquilo bem com a cola de contacto. Andei a fazer umas pesquisas, com base no que o aloevera me disse. Encontrei um tópico de soluções low cost (bem ao jeito do tuga), entre outras coisas. Deixo aqui vários links para que quem queira fazer o mesmo possa consultar:

http://forum.caraudiopt.com/index.php?topic=21222.0
Informação técnica e vários materiais disponíveis de várias marcas.

http://wsites.wurth.pt/catalogos/WPT_FIRMA_OUT/blaetterkatalog/index.html
página 1752, tem soluções interessantes para capô e outras partes que estejam mais em contacto com temperaturas elevadas e óleos.

http://forum.caraudiopt.com/index.php?topic=20745.0
Soluções de bricolage mais low-cost, para orçamentos apertados.

Pelo que pesquisei o famoso Dynamat fica a cerca de 47€ o m2, independentemente dos kits que se comprem, não varia disto.

Vou tirar algumas medidas ao que me falta isolar. Nas partes que já forrei a corticite, provavelmente terei de tentar isolar do lado oposto, se possível. Tenho é ter atenção, por cima da caixa de velocidades as temperaturas sobem bastante, tenho de arranjar um isolamento que não derreta/queime.

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Pirussas

UMM
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3 Jul 2013
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Benjamim, muito obrigado pelo seu contributo. Vi há uns tempos atrás um restauro e indicaram essa mesma empresa, MGO, como fornecedor das borrachas. Já não me recordava do nome e estava-me a fazer falta essa informação!

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aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Como diz o Benjamim "Uma nota adicional: os bons resultados não são a opção mais económica" e e' a posicao a tomar

Como diz o Pirussas "Encontrei um tópico de soluções low cost (bem ao jeito do tuga)" e e' TOTALMENTE de evitar esta decisao...pois mais tarde ou mais cedo o individuo acaba por pagar "dois dinheiros" e sai bem mais caro do que fazer bem a primeira...como foi dado pelo exemplo do Toz ali atras. E mais nem sei o que e' isso de "ao jeito tuga". Ou sera que qualquer proprietario UMM gosta de "remendos" nos seu UMM, e' a remendos ou remedeios que gostam de ver o vosso UMM? nao creio.


Ficam aqui mais algumas fotos para demonstrar um pouco mais telas especificas:

para a zona dianteira e a aplicar pelo interior do habitaculo






E para aplicacao directa nas portas dos UMM:



Se misturares as telas que menciono as placas da marca DOW ou DOKA (ou semelhante) teras uma optima solucao

Deixo aqui umas imagens de um UMM que tive em tempos:





E depois aplicar uma tela simbolica para reflectir temperaturas


E depois a "farda" da porta por cima e esta feito.

Ate o "bater" das portas e' diferente (= melhor)
E se bem aplicada esta placa azul da DOW, se entrar bem sob pressao nos sitios certos ira contribuir para uma mais longa vida da vossa porta UMM, pois como muitos sabem os modelos antes dos modelos ALTER de "1993" tem umas portas "fracas" devido a sua construcao e com torcoes e uso normal tendem a "rachar" pelas soldas.

DOKA e DOW sao duas marcas mundiais (entre outras) que fabricam polistireno extrudido, e como podem ver tem placas de espessura que encaixam perfeitamente na espessura das portas UMM.


Tambem deixo aqui um link que na altura do debate neste topico foi criado e vale a pena passar por la para mais explicacoes e pontos de vista: https://for-umm.pt/oldthreads/28025




 

Pirussas

UMM
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3 Jul 2013
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Só à pouco me apercebi que cometi um erro ao colar os links no meu último post, daí talvez este seu comentário aloevera. Estavam dois links a apontar para o tópico low-cost, quando originalmente um deles deveria ter informação técnica de como insonorizar e vários tipos de materiais disponíveis para o fazer. Já fiz a correcção.

Atenção que não sou adepto das soluções low-cost, que depois ficam uma valente trapalhada, acabam por dar mais trabalho e ficar mais caras. Também não sou adepto de me enfiar na primeira na solução premium de cabeça, sem ver se existem alternativas semelhantes por um preço mais simpático. Deixo aqui um resumo do que encontrei, talvez alguém queira dar a sua opinião e corrigir, se necessário. A informação que encontro é sobretudo ligada ao car audio, o isolamento que eles pretendem não é o mesmo que eu pretendo, poderei estar a cometer algum erro.

Para isolar bem um carro devem-se aplicar preferencialmente duas camadas:

- Tela (para absorção da vibração) - Pode ser Dynamat ou concorrente (solução melhor e mais dispendiosa), tela da construção (preferencialmente com mais de 5Kgs/m2) ou a solução intermédia Danosa MAD4. Danosa MAD4 é uma tela mais utilizada em construção, mas com a função de isolamento acústico.

- Isolante acústico - Normalmente espumas/esponjas/aglomerados - Wurth disponibiliza alguma oferta (solução dispendiosa), isolamento acústico das casas de bricolage habituais (solução barata mas com um inconveniente grande, elevada espessura provavelmente causada pelas baixas densidades), Espumas Polna 30FR 10mm Adesivada (solução intermédia, com um custo reduzido teoricamente de cerca de 7e m2. Ainda vou confirmar esta informação amanhã).

Alguém vê inconveniente em aplicar, por cima dos pneus da frente, estes isolantes? Pergunto isto porque do lado de dentro do habitáculo já está a corticite e alcatifa, seria uma dor de cabeça arrancar tudo.

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lintonito

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21 Mar 2010
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Boa noite, a mad 4 vende-se em rolos de 6 m2 e custa perto dos 30€ + iva. Muito boa no isolamento acústico mas extremamente pesada. Uma outra solução muito boa seria usar uma esponja acústica da aglomex.

UMM abraço

João

Alter II Turbo -- MontanhãUMM

 

Pirussas

UMM
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3 Jul 2013
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Bem, comecei hoje os trabalhos na insonorização do UMM. Este tópico, no fim dos trabalhos, poderá chamar-se de "Exemplo de insonorização dum UMM" ou "Tá quieto, não percas tempo e dinheiro". Espero sinceramente não chegar ao fim desta trabalheira arrependido :D

Hoje comecei por substituir a antiga borracha que estava no compartimento de trás, colocando primeiro a camada da tela isolante. Era para ter comprado a MAD4, como ja referi no tópico, mas era muito espessa e pouco maleável. Optei por uma tela com densidade semelhante, 5Kg/m2 em vez dos 6KG/m2 da MAD4, mas com metade da espessura, 2mm. Nos sítios mais críticos poderei colocar 2 camadas, se assim entender.


Depois da tela colocada:


E depois o vinil por cima, não ficou perfeito mas com os bancos montados nem se vai notar.


Mesmo no fim, acabou a lata de tinta em spray, ficaram alguns retoques por dar, fica para uma próxima:


Na cabine do condutor aplicarei também, além da tela, uma espuma POLNA 30FR ou algo semelhante por cima, depende do que conseguir arranjar. Termino com alcatifa, para ficar mais quente no Inverno. No tejadilho aplicarei também somente tela. No fim de tudo isto espero poder dizer que o meu UMM ficou mais civilizado, vou colocando aqui as novidades à medida que for tendo tempo para o projecto.

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toz

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31 Mar 2006
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Bom dia.
Encontrei a solução que a Norauto tinha. Gostava era de apanhar a marca pois custava cerca de 30 euros por embalagem e com 4 embalagens isolavamos o habitáculo do motor e caixa de velocidades.

Encontrei uma foto do Noddy do Marcelo com o isolamento.



O Brutus do Alfredo e o do Telmo Machado foram os primeiros a utilizar e aquilo aprova e de que maneira o que vale. E não estamos a falar de 500 euros.

Pena é não haver mais. Alguém tem a embalagem e sabe a marca? É que não me recordo.

Cumprimentos.
Tozé.


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Pirussas

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3 Jul 2013
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Toz, Dynamat é caríssimo. Acredito que fosse o ideal, mas forrar toda a traseira do jipe, tejadilho, portas e cabine do condutor com isso, era uma fortuna.Vou tentar com os materiais que recomendam no forum da car audio e quando acabar digo se valeu a pena.

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toz

UMM
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31 Mar 2006
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Tenho que medir bem mas acho que uma caixa com 9 placas deve dar para forrar o habitáculo do motor pela parte de dentro.

Só vendo...

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aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Tenho-me esquecido de lembrar aqui dois pontos também importantes em relação a este tema.

1 - qualquer tela colada principalmente ao chão do veículo acarreta consequências, corrosão mais acelerada
E a impossibilidade de visualizar a olho nu pontos de corrosão em evolução. E prático fazer essa colagem mas a solução ideal passa por
Todas essas camadas de telas serem coladas SIM entre si em estilo Sandwich e depois serem pousadas ou fixadas em quatro pontos mas sempre amovíveis.

2 - toda e qualquer tela deverá sempre resistente ao fogo, pelo menos telas que vão andar perto da baia do motor. Em outras áreas se querem cortar no orçamento ainda vá que não vá (mesmo assim não aconselho) confirmem isso mesmo com a ficha técnica do material que estão a comprar ou junto do formecedor.



 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Bom dia.

LIKE!

Tozé.

quote:Originally posted by Pirussas

Bem, comecei hoje os trabalhos na insonorização do UMM. Este tópico, no fim dos trabalhos, poderá chamar-se de "Exemplo de insonorização dum UMM" ou "Tá quieto, não percas tempo e dinheiro". Espero sinceramente não chegar ao fim desta trabalheira arrependido :D

Hoje comecei por substituir a antiga borracha que estava no compartimento de trás, colocando primeiro a camada da tela isolante. Era para ter comprado a MAD4, como ja referi no tópico, mas era muito espessa e pouco maleável. Optei por uma tela com densidade semelhante, 5Kg/m2 em vez dos 6KG/m2 da MAD4, mas com metade da espessura, 2mm. Nos sítios mais críticos poderei colocar 2 camadas, se assim entender.


Depois da tela colocada:


E depois o vinil por cima, não ficou perfeito mas com os bancos montados nem se vai notar.


Mesmo no fim, acabou a lata de tinta em spray, ficaram alguns retoques por dar, fica para uma próxima:


Na cabine do condutor aplicarei também, além da tela, uma espuma POLNA 30FR ou algo semelhante por cima, depende do que conseguir arranjar. Termino com alcatifa, para ficar mais quente no Inverno. No tejadilho aplicarei também somente tela. No fim de tudo isto espero poder dizer que o meu UMM ficou mais civilizado, vou colocando aqui as novidades à medida que for tendo tempo para o projecto.

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Registo
19 Dez 2011
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Boas.
Usando o material da Dynamat, 1000 euros não chega para forrar o UMM.

Isto considerando Dynamat extreme (no interior e corta fogo lado motor) + Dynaliner (tejadilho e consola central/ tampa das caixas de velocidade e transferencia) + Hoodliner (capot e corta fogo lado motor).

 
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