• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Imposto Automóvel

blackhawk

Iniciado
Registo
19 Jun 2007
Mensagens
13
Localização
Portugal
Hoje fui renovar o selo do meu Alter I de 1985 depois de 2 anos parado e eis o meu espanto ao cobrarem-me 48 Euros. Reclamei o valor e a nota foi: O Sr. pagava nas papelarias? eu disse, sim, - então esteve a poupar este tempo todo, porque o seu veículo é misto e excede a o peso bruto de 2600Kg. Alguém me sabe dizer se este valor é correcto,oou quanto pagam em média por um selo para UMM? Até agora sempre paguei 11 Euros. Cumprimentos e obrigado pela info.
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ola
e o valor 48,00 tens tido sorte agora acabou

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Exacto! Paguei o meu à 2 semanas e foram os 48€!

Aqui fica a tabela: http://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-unico-de-circulacao

Agora uma questão...porque são considerados os UMM veiculos comerciais (ou mistos)? O meu tem no livrete 8 lugares, logo são 2 à frente e 6 atrás...onde está a zona de carga para ser um misto? Ou o critério é, se levar as 8 pessoas, sou de passageiros, senão sou de carga porque tenho espaço para levar carga onde poderia levar os passageiros?...assim até o meu 206 de 5 lugares é misto...quando não levo mais ninguém, posso rebater os bancos e fica zona de carga...

Alguém sabe o critério ou legislação que define um veiculo misto?

cUMMprimentos
Benjamim
 

blackhawk

Iniciado
Registo
19 Jun 2007
Mensagens
13
Localização
Portugal
Acho que tem a ver com o Peso bruto, segundo disse o Sr. das finanças. Não entendi porque, mas realmente o ideal era isto voltar para as papelarias e aí é que era poupar. :)
 

aecio

Iniciado
Registo
9 Mai 2009
Mensagens
39
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Benjamim

Exacto! Paguei o meu à 2 semanas e foram os 48€!

Aqui fica a tabela: http://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-unico-de-circulacao

Agora uma questão...porque são considerados os UMM veiculos comerciais (ou mistos)? O meu tem no livrete 8 lugares, logo são 2 à frente e 6 atrás...onde está a zona de carga para ser um misto? Ou o critério é, se levar as 8 pessoas, sou de passageiros, senão sou de carga porque tenho espaço para levar carga onde poderia levar os passageiros?...assim até o meu 206 de 5 lugares é misto...quando não levo mais ninguém, posso rebater os bancos e fica zona de carga...

Alguém sabe o critério ou legislação que define um veiculo misto?

cUMMprimentos
Benjamim

Nos UMM que tive ambos tinham a lotação como "ATÉ 8" e "ATÉ 6" o que faz o UMM dos poucos carros em que se pode retirar os bancos traseiros (e até o da frente) sem ser multado, assim fica como comercial. o seu 206 fica com o banco rebatido mas sempre com os 5 lugares. se retirar os bancos traseiros existe a possibilidade de um "selo policial adicional" :dizzy_face:.

Cumprimentos

Aécio Aguiar
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.157
Localização
Portugal
Boas!

Nao se esqueçam que os UMM's foram feitos como carros de trabalho!

O facto de ser misto e de levar até 8 pessoas é basicamente para podermos usar so os bancos da frente ou usarmos quantos bancos nós queiramos atrás!

Nao tem haver com peso bruto pois o vw touareg tem perto de 3500kg de peso bruto!

Hoje em dia os UMM's até carros familiares são mas lendo um pouco da historia a partir do Cournil vemos como o facto de ser ligeiro misto é mais aceitavel.

Por questoes até de cintos de segurançao atrás o ligeiro misto ajuda a ser um carro mais pratico.

A mitsubishi tambem registou as l300 como ligeiro misto até 9 lugares pois assim nao obriga a cintos!

Mais detalhes ja foram aqui mencionados no forum.. nao me lembro de outros pormenores

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM Alter II 2000
16-06-2000

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

aecio

Iniciado
Registo
9 Mai 2009
Mensagens
39
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Benjamim

Exacto! Paguei o meu à 2 semanas e foram os 48€!

Aqui fica a tabela: http://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-unico-de-circulacao

Agora uma questão...porque são considerados os UMM veiculos comerciais (ou mistos)? O meu tem no livrete 8 lugares, logo são 2 à frente e 6 atrás...onde está a zona de carga para ser um misto? Ou o critério é, se levar as 8 pessoas, sou de passageiros, senão sou de carga porque tenho espaço para levar carga onde poderia levar os passageiros?...assim até o meu 206 de 5 lugares é misto...quando não levo mais ninguém, posso rebater os bancos e fica zona de carga...

Alguém sabe o critério ou legislação que define um veiculo misto?

cUMMprimentos
Benjamim

Nos UMM que tive ambos tinham a lotação como "ATÉ 8" e "ATÉ 6" o que faz o UMM dos poucos carros em que se pode retirar os bancos traseiros (e até o da frente) sem ser multado, assim fica como comercial. o seu 206 fica com o banco rebatido mas sempre com os 5 lugares. se retirar os bancos traseiros existe a possibilidade de um "selo policial adicional" :dizzy_face:.

Cumprimentos

Aécio Aguiar
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Preparem-se que para o próximo ano a coisa é bem capaz de ficar mais pesada!

Por causa do famoso plano de estabilidade e crescimento do país, o governo prevê alterar o valor do imposto automóvel.!

Claro que não o vai baixar...

Cumprimentos
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
quote:Originally posted by MarioMachado


Preparem-se que para o próximo ano a coisa é bem capaz de ficar mais pesada!

Por causa do famoso plano de estabilidade e crescimento do país, o governo prevê alterar o valor do imposto automóvel.!

Claro que não o vai baixar...

Cumprimentos

Exacto! Damos folga a não sei quantos mil funcionários do estado para ir ver o papa e com isso perdemos uns bons milhares de euros de produtividade...e depois o PEC não funciona, temos de aumentar impostos, reduzir nos 13º e 14º mês, etc!!!

Desculpem-me os eventuais funcionários públicos que por aqui andam, mas ou remam todos para o mesmo lado ou o barco não sai do cais!

(sorry o off-topic)

Quanto à denominação do UMM...já fiquei um pouco mais esclarecido.

Show_time, o factor história para aqui pouco importa, pois o que interessa é mesmo o que a legislação diz! Se for preciso, cá em Portugal e porque os lugares traseiros são removiveis e não têm cintos e tal, o UMM é misto...se for preciso, com a mesma descrição, o UMM em Espanha ou França é veiculo de passageiros...

Mas é como o Mario Machado diz...se houver alterações ao que quer que seja de impostos, não esperem que seja a baixar...portanto também aqui, se já pagavam alguns os 48€, os que pagavam menos, testa-lhes conformarem-se com o que pouparam e agora pagar o devido valor. Mais uma contribuiçãozinha para o PEC!;)

cUMMprimentos
Benjamim
 

tomeumm

UMM
Registo
12 Jul 2007
Mensagens
191
Localização
Portugal
O ******* acabou de explicar tudo, a demominação de ligeiro misto era uma forma de pagar menos Imposto Automovel(IA), agora denominado Imposto Sobre Veiculos(ISV), o que aconteceu com os UMMs, pick-up e muitas carrinhas de 9 lugares.
Como essa demominacão acabou agora registam os veiculos como ligeiro de mercadorias, o que acontece com as pick-up e muitos derivados de turismo(os veiculos de 2 lugares), que muitos deles veem com bancos atraz e depois sao transformados para mercadorias, o intuito não sera transportar carga em muitos deles mas sim pagar menos imposto (ISV):D
Como os UMMs teem um peso bruto de 2720Kg, upa upa no Imposto Unico de Circulação(IUC).:p
cUMMprimentos.



Rui Tomé
Gouveia
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Ca em inglaterra pagamos em funcao da emissao de CO2 ou cilindrada e outros.
O UMM ca de londres vai-se preparar para pagar cerca de 150libras = 174 euros por cada 12 meses.

Comparando com Portugal sera caro?

Uma das possiveis "interpretacoes vantajosas" e' realmente confirmar que nao ha PORTAGENS no total de cerca de 450.000kms de estradas e auto estradas.

Alem do que ja foi falado aqui no topico, partilho que em inglaterra o conceito de "misto" ou "comercial" nao tem expressao.
Ou por outras os governos nao forcam o contribuinte a ter que fazer como se faz em Portugal:

Por exemplo o Wrangler (e tantos outros) em versao "comercial" custar muito menos (impostos poderem ser deduzidos) que a versao exactamente igual mas familiar etc..etc...toda a gente sabe.

Agora sao realidades de paises diferentes, e o meu conselho e' tentar sempre fazer ver a governos que poderao existir alternativas....mas nem sempre.

E acredito perfeitamente no "zezinho" que tem uns trocos a mais e vai e gasta tudo em "trutas e vinho verde" ...enfim sao mentalidades.

O que mais me chateia sao mesmo as matriculas canceladas...

Carlos Pires

 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
O velho problema fiscal dos UMMs : é misto para umas coisas, é ligeiro para outras!
Agora nem sequer há a classificação misto no IMTT.

Abraços
P Reis
 

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Mensagens
746
Localização
Portugal
a semana passada paguei o famoso "Selo" e fiquei um pouco desiludido com o preço, foi um bocado puxadote, é de 1990 e paguei também 48€, o meu carro do dia a dia é de 1987 e pago 8,50€ é certo que é um ligeiro mas acho uma grande diferença.

Já agora nas portagens é classe 2? É que ainda não tive a oportunidade de pagar a bitola com o meu!

 

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Mensagens
746
Localização
Portugal
quote:Originally posted by transmontanumm

boas,
Camponês, nas portagens é classe 2, porque viajar em 1ªclasse sempre foi mais caro:D:D:D
cUMMps

lol é verdade he he nunca tinha visto isso por esse lado! Fiquei com a duvida já que alguns 4x4 como o vitara pagam classe 1

Merci pelo esclarecimento

 

blackhawk

Iniciado
Registo
19 Jun 2007
Mensagens
13
Localização
Portugal
Eu propunha uma recolha de assinaturas por todos os ummistas a propor a redução deste imposto, uma vez que é dispar com o resto dos veículos em circulação e pela valorização e incentivo à produção nacional e ao PEC, uma vez que ao baixar o valor deste imposto, propunha-se também que, todos os veículos de produção portuguesa fossem abrangidos por esta redução, logo, o estimulo à produção e economia nacional. Que acham da ideia?
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Quanto à questão da classe nas portagens a mesma é indicada pela altura do veículo no primeiro eixo.
O facto de ser 4X4 de nada interfere nessa classificação.

O Imposto desde que tenho UMM sempre andou por esses valores, já não estranho.


Abraço
Bruno
 
Top Inferior