• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Guincho vs Bloqueio

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
Olá a todos,

Gostava de colocar esta questão à malta mais batida no TT.

Se tivessem que escolher entre colocar um guincho ou um bloqueio de diferencial, qual seria a vossa opção?

A situação é mais ou menos assim, o RJ agora depois de restaurado vai ter que pagar com o corpo!!
O uso que lhe dou, aparte dos passeios, é uma ou outra incursão fora de estrada nos mais variados tipos de terreno e geralmante sozinho.

Apesar de eu ser um tipo cuidadoso e verificar sempre a pé o caminho antes de avançar, a verdade é que de vez enquando lá fico em maus lençóis e depois já sabem, ou cai um tractor do céu ou então...

O nível de preparação do RJ neste momento é zero, gostava de começar por um destes acessórios: o guincho ou o bloqueio.
A ideia é estar preparado para qualquer situação e continuar a fazer um uso generalizado do UMM.

Pela vossa experiência qual escolheriam?

Abraço

JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Os dois era o ideal :cool:. Mas eu prefiro os blokeios, isto por ja ter conduzido alguns 4x4 com eles.
Esse vai ser um investimento proximo, um ARB a 100 por cento no dif traseiro e um Detroit pro da frente. O guincho vai fikar pra mais tarde.
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Na minha modesta opinião é assim...
Com os bloqueios passas melhor em diversas situações, mas quando ficas, ficas mesmo e depois já não dá...:angry:
Com o guincho, ficas mais vezes atascado:disappointed_relieved:, mas sais sempre...:D

Por mim... para já... preferia o guincho...

Nuno Gomes
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Boas Jones
Tudo depende dos preços que estás a pensar gastar,tens bloqueios desde 400 até aos ARB de ligar e desligar por volta dos 1000 eur,estes para mim a melhor opção.
Os guinchos a mesma coisa vai dos 650 aos 1000 e qualquer coisa.
Uma coisa é certa, o bloqueio é só para ti, o guincho vais ver que a maior parte das vezes que o usares é a socorrer outros.
Se a tua utilização não for muito "hardcore" o melhor será o guincho para lamaçais e coisas do "genero" pois o nosso autoblocante é suficiente,
agora se a utilização for trialadas de roda no ar e afins:D o bloqueio é sem duvida a melhor opção.
Claro que o ideal era um guincho e um bloqueio mas isso já começa a ser outra conversa€€€


Filipe Pinheiro
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
Boas

Melhor que os ARB, são os eletrac, que são de acionamento eletrico e quando não estão acionados, são autoblocantes....

Tens outra hipotese caso o UMM seja mais para andar no mato... um guincho e um madeiralocker...

Eu escolhia o guincho.... depois um bloqueio!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
E ja agora se me derem muitos euros eu mando as fotos,e como se monta o famoso guincho do IBEX num UMM :D:D:D.
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
Bem, isto está complicado!

Mas parece que já temos aqui algumas ideias definidas:

A solução "ideal" e utópica (€€€€€):
-Bloqueio dianteiro Detroit electrac, no meio um guincho mecânico e na traseira um bloqueio da mesma referência do dianteiro, mas para o diferencial maior.

A solução 100% fora de estrada (não é o meu caso):
-... um guincho e um madeiralocker...

A solução ideal mas(€€€):
- O bloqueio e o guincho.

Voltando a vaca fria!!

Sendo os valores de compra aproximados tenho que ponderar outros factores.
Ao que parece o nosso bloqueio de origem dá conta do recado até um certo ponto, logo o guincho seria a opção certa, mas, se o bloqueio fosse melhor (tipo eletrac, autoblocante e de accionamento manual) o guincho ficava em segundo plano.

E quando a coisa fica feia? Como é? O guincho é que lá vai!! Voltamos ao mesmo...

Mais opiniões?


(Luis já agora mete lá as fotos que a malta depois faz uma "vaquinha")

Abraço



JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
205
Localização
-
Tive a mesma indecisão há cerca de 5 anos e até agora não me arrependo. Coloquei um GUINCHO. Isto porque mesmo com bloqueios no diferencial dianteiro e traseiro, caso fiques com o carro assente nos diferenciais, bem podes rezar que os bloqueios não te levam a lado nenhum. Costumo andar sozinho e essa foi a principal razão pelo qual optei pelo guincho.
Quanto à questão da interrupção do fluxo de ar para o radiador, só mesmo quando o guincho é instalado por um quem não sabe. Tenho meu instalado à frente (base desenhada por mim) e depois coloquei-o eu. Não interrompe qualquer fluxo de ar, aliás, as buzinas interrompem mais que o guincho :)

Quanto ao bloqueio, e aqui é uma questão de opinião e como tal esta é a minha, EU, após colocar o guincho, tendo "tempo" (€€€€€)para tal, mandava o dif traseiro e as suas anilhas dar um passeio às urtigas e colocava um Electrac. É tudo...
Atentamente

Fernando Júnior
Setúbal
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas a TTodos

Jones meteste aki um tema ke dá "pano pra mangas":)

todos os que ja aki postaram tem a sua razao..sem duvida

mas tb vou dar um meu "conselho"
e sem kerer ser repetitivo...no teu caso
um ou o outro acessorio...vai dar ao mesmo...se tiveres ke escolher só um..é uma kestao de mandares uma moeda ao ar:)madeira

so uma pekena correcçao..o Electrac nao e da detroit...uma outra obs sobre este bloqueio..em portugal ainda e muito pouco usado!

tenho tb que concordar com kem disse..kuando se tem um guincho é mais pros outros...UUUUiiii se é:D
tb o Mario tem razao ao afirmar ke bloqueios desligaveis frente..nao e pra todos..eu acrecentava "e tb os automaticos" o uso de um bloquieo é optpimo mas tem a sua fase de "habituaçao" seja ele kual for
outra coisa...por norma os nossos autoblocantes (anilhas) kuandoo eram novos so davam em certas "situaçoes" e agora já gastos (pelos anos) é muito dificil tirar proveito deles!

outra afirmaçao minha:)...um guincho a frente tb dá pra traz ...o sistema de guincho central tem vantagens..mas alem de ser complexo a montagem..existe algum risco pros ocupantes!!!

bem falei..falei ..e nao acrescentei nada:D..mas vou agora dar um conselho util....monta primeiro um Rollbar;)...isso sim

UMM abraço
madeira
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas, grande questão pois o guincho tb passa por uma inutilidade total quando não temos nenhum sitio onde prender o cabo, mas na maioria das vezes consegue safarnos, agora o bloqueio ajuda mt mas quando se fica, ou cai o tal tractor ou mete 'guincho' (oops agora é k foi). Nos bloqueios o electrac (Madeira é mesmo da Detroit http://www.detroitlocker.com/DE.htm) é sem dúvida mais eficaz (desligado) k o ARB mas tb é mais caro, mas acho k perde no seguinte tem o activador fora do diferencial k dá um certo medo de levar uma pedrada.
Na minha opinião, vale o k vale, eu escolhia o guincho pois de uma forma geral ajuda a chegar a casa mais vezes sem precisar da ajuda de outros. Mas claro k o ideal é ter os dois mas isso é uma quantidade de € k dava para outro UMM.

AbraçUMM, André Pires
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Mais uma acha pra fogueira:devilish:!!!
Existe sempre a possibilidade dos guinchos manuais com o roquete, o pior é a força para o destrancar mas pelos €€ até que compensa. Porque colocar guinchos mais baratos volta e meia tem que andar no electrecista não esquecer o peso dos nossos meninos.

Concordo com o Madeira Roll-bar como 1ª opção depois da minha experiencia com o meu.

E não é que há 1 semana capotei outra vezB:anger:(ia a pendura)e foi num Bj40, o que vale é que tinha o roll-bar e não sofreu nada. Já lá vão duas:sleep:

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas
André tens toda a razao...esse electrac e da detroit...:blush:..o que me enganou é simples...algumas lojas e preparadores estao a importar um parecido com o mesmo nome..australiano ..mas feito na Coreia..o ke fica muito mais em conta (derivado a M.O)..so me baseei por ai..embora a detroit(usa) tb os importe da Coreia e afins

tb tens toda a razao..kuando falas na"pedrada":) e por essa razao mesmo..ke pelo menos a malta do Trial nao está aderir a esse blokeio

ainda sobre blokeios..nao eskecer ke os Arb ..presisam de um compressor (250E) alem da tubalhada e fios e botoes

sobre o Rollbar..foi a minha 1º "extra" a colocar...Bem dita a hora ke o fiz...já o testei algumas vezes...mas como algum de voces saberao..nao foi numa trialada ...nem em Raids duros ..ke tive o maior acidente..foi num simples passeio...e se ha coisa ke devemos ter em conta é a nossa integridade fisica e de kem nos acompanha...nao vos kero assustar..mas se estou hoje aki a escrever..devo-o a meu rollbar
nao ha nenhum guincho nem blokeio ou outro extra ke nos salve o "coiro":) eu ate punha aki uma foto de como fica um UMM com uma simples cambalhota..mas depois muitos de vós ainda vendiam o UMM:D..mas olhem ke as outras marcas é bem pior

por falar em foto e guincho Manual aki vai



mais uma



fui experimenta-lo com um amigo ke os vende e fikei impressionado!
este Trifod..tem 20 metros de cabo de 12mm...puxa 3500kg (dependendo ke kem esta a dar a manivela:p)..o preço ronda os 100 e poucos euros?..tem destravamento e sistema de segurança como kualker guincho
tem um peso total (com cabo) de aprox 30kilos´


UMM abraço
madeira
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Pois é Jones,parece que estás cada vez mais confuso,não sabes onde gastar o dinheiro:D
Agora a sério,no meu caso preferi 1º o guincho dá para puxar o meu e outros,(quem se recorda do vala do 4ºencontrUMMSul? Madeira quantos carros bloqueados puxas-te com o teu guincho?:D)mesmo com bloqueio não me metia em sitios que pudesse ficar atolado sozinho, e agora com guincho mando-me sempre lá pra dentro:D.
E tens que ter outra coisa em conta,pelo preço de um guincho rasoavel não tens uns bloqueio que valha a pena;)
Mais outro conselho,um Hi-Lift,é o dinheiro mais bem gasto,garanto!


Filipe Pinheiro
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
Boas!!

A balança começa a pesar mais para o lado do guincho!!

O rollbar já tenho, pelo menos penso eu!!


O Hi-Lift também já está debaixo de olho e quero compra-lo antes do guincho ou do bloqueio.
A malta que conduz carros sem tracção em maus caminhos sabe como é, até o simples macaco dá um grande jeito quando os rasteirinhos atascam.

Para além de um macaco, o hi-lift também serve de guincho por isso é uma ferramenta para trazer sempre "na mala".

Os guinchos manuais são muito bons, eu tenho um, mas é um mono pesado que anda aos pulos na mala. Não gosto.
Quero o UMM leve, simples e eficaz.

Já se escreveu alguma coisa sobre bloqueios, marcas, tipos, colocação, etc... e os guinchos? O que aconselham? Os baratos de "linha branca" ou os caros de marca conceituada?

Abraço



JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
boas

Jones..esse arco nao é um rollbar:)..esse é o "st antonio" das versoes de lona..serve enssencialmente pra aguentar a lona...um Rollbar é num minimo de 2 stº antonios e 2 travessas..esse teu st antonio e resistente mas nao e suficiente

como sabes eu ando sempre em dieta:)...mas nesse campo nao "facilito" alem do Rollbar completo (podia ser mais ainda) tb tenho esse St.antonio

Hi-lift ora ai esta a minha segunda peça extra ke comprei..um Hi-lift kuandoi se tem pratica com ele...faz mil e uma coisas..uma boa compra...existem os jacklifts (austraulianos) na visual4x4 a 60 euros

sobre a marca de guinchos...pois é se comprares barato sai caro

cuidado com os guinchos ke vem da china e tem varios Nomes!!!..isso é usa e deita fora..descartavel:)

pra o UMM tens de ter em atençao alem de uma marca conceituada..e princilpamente com assitencia em portugal...nao metas nenhum guincho abaixo dos 9000lbs..se tiveres dinheiro eu aconselho-te um modelo ideal....o Warn 9500Ti..se kiseres posso colocar aki as especificaçoes?

como sabes eu tenho um 8274 e em 6 anos so keimei 2 bobines e tb deves saber ke o meu guincho já tem uma boa "rodagem":)

uma pekena dica pra manutençao de guinchos....
-deve-se usar pelo menos uma vez por mes
-deve-se limpar e lubrificar o motor pelo menos 1 vez ao ano
-o cabo nunca deve ficar muito tempo mal enrolado
-a melhor maneira de enrolar um cabo é com o UMM desengatado em terreno direito ou ligeiramente a subir e enrolar sempre em pressão
-verificar periodicamente os apertos dos terminais incluindo a "massa"...por falar em massa:)...boa compra

UMM abraço
madeira
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas meus senhors, em relaçao ao ja falado F.V.W.S. do Ibex, ha duas coisas a ter em conta.
Primeiro, foi um sistema construido de raiz no chassis do Ibex, o qual foi preparado para tal. Pouco provavel que os nossos meninos o aguentem.
Segundo, o gentlemen que o desenvolveu, fez uma patente do mesmo e aqui acreditem que rules really aplly...
Se ainda assim quizerem arriscar :p... www.maddison4x4.com . Apartir daqui procurem o sistema.
 

ummleal

Iniciado
Registo
16 Mai 2006
Mensagens
45
Localização
-
Boas Madeira
Como não sou muito amante de guinchos na frente(gosto de limpeza na grelha)achei interessante aquele "trifod" que apresentaste e como para o meu caso acho que ~e mais que suficiente,gostava de saber como o encontrar.
Abraço
 

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Mensagens
525
Localização
Portugal
Boas
Guincho ganha pela utilidade.

Há mais hipoteses de o bloqueio ser o primero a não conseguir desatascar do que um bom guincho.

Mas como eu nem tenho jeep, é a minha opinião.

Quando tiver o meu se montar será da seguinte ordem.
1º Rollbar
2º Guincho
3º bloqueio traseiro(sempre ha aquela hipotese de um HOME MADE e se tiveres disco atraz melhor ainda)
4º bloqueio dianteiro

Guincho bom tira-te do lodo e tira outros.


CUMMprimentos




 
Top Inferior