• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

GPS

Rudolfo

UMM
Registo
5 Out 2007
Boas,estou com a ideia de comprar um GPS neste natal. Assim sendo venho pedir a opinião dos mais entendidos no ramo.
Queria um GPS que desse para o carro e para o UMM, ou seja que dê para a cidade e para o mato, vai ser o meu 1º aparelho.
Qual a marca e modelo que devo adquirir?

UMM abraçUMM

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Tenho um GPS Garmin nüvi 255w
Excelente GPS, permite colocar facilmente GEOCACHES, actualizar, colocar os radares, mudares os bonecos, as linguas etc etc.

Pra mim muito excelente mesmo.

e custou 150€

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Tomtom e acabou!
Garmin dá para actualizar ??? Claro sempre com mapas atrazados e sempre gerais!
O Tomtom desde que seja com cartão de memória dá para tudo o que quizer fazer!
Tenho um ONE e não troco por nenhum Garmin embora já tenha feito update de mapas ao Garmin.
Não é à toa que a renault fez um acordo com a Tomtom para equipar os carros das novas gamas.
Enquanto o Garmin tem o sistema operativo Navteq e esta em RAM na propria máquina o Tomtom com memcard pode ter vários sistemas operativos e vários mapas por cartão.
Tudo depende do gosto de cada um mas como eu disse, tenho um ONE há quase 5 anos e não quero outra coisa. Podia ter comprado outro melhor mas tenho facilidade de fazer o update de software e mapas todos os meses.

UMM abraço

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Tomtom!!!

faz tudo! estrada e fora de estrada! mas só compres se tiver slot de cartão de memoria!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

eXurion

UMMzito
Registo
6 Mai 2009
TomTom porque?
Eu tenho um e pra actualizar o mapa ibérico custa-me 40€ não vejo a vantagem disso...
E em questoes de nomes de ruas pelo menos cá pra baixo podia tar melhor... ha muitos nomes de ruas que tão em falta.. talvez um update resolvesse isso mas custa dar 40€ por um mapa

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
boas!

Certamente esse tomtom não aceita cartão de memória! Porque se aceitar fazes isso na boa sem pagar!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Como tenho o GPS no PDA posso escolher o que quero. Assim, comecei por experimentar o NDrive, depois passei pelo IGO e pelo Route66... Instalei o TomTom e... é o que tenho desde há 3 anos.
Acho incomparavel em relação aos outros!

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
No meu caso não tenho GPS de "raiz".Para a estrada uso o meu velhinho tlm Nokia N70 com o Tomtom instalado e antena GPS bluetooth.
Para o mato uso um PDA com o Oziexplorer para poder navegar sobre as cartas militares.Tenho tambem um netbook que já tenho usado como GPS com o Oziexplorer,mas a aplicação no carro não é discreta e não é muito pratico,mas um ecrá de 8 polegadas por vezes faz a diferença...
Se fores para um GPS de "raiz" compra um com os mapas mais actualizados possivel,e tenta experimentar o software para ver se te "entendes" bem com ele.De resto não gastes muito dinheiro numa maquina muito XPTO pois o uso que vai ter é quando for novidade e depois só vais precisar dele para te levar ao ponto de destino sem muitas "paneleirices":D

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Para mim Nokia 6110 Navigator...
Atualizações, pra que? Se houvessem inaugurações de auto-estradas diariamente, até compensava...
nunca exprimentei no mato, mas acho que só deve aparecer as cores verde e azul...

Rudolfo

UMM
Registo
5 Out 2007
Boas, o que acham disto?
Sera que serve para o que eu quero?

GARMIN ETREX VENTURE HC

Manual Guía rápida

CARACTERISTICAS FISICAS

Tamaño del receptor 10.7 x 5.6 x 3 cm (ancho x alto x grosor) www.radiocenter.es
Peso 156 g. (con baterías)
Tamaño de pantalla 3.3 x 4.3 cm (ancho x alto)
Resolución de pantalla 176 x 220 píxels
Tipo de pantalla TFT-LCD de 256 colores
Orientación de pantalla Vertical
Pantalla táctil No
Joystick / Botón de navegación por menús Sí
Antena Integrada tipo parche
Conexión de antena externa No
Memoria interna 24 MB
Expansión de memoria No
Conectividad USB
Voltaje usado / alimentación externa 12-24V
Pilas 2 x AA
Duración de las pilas hasta 14 horas (Alkalinas)

NAVEGACION

Waypoints / Favoritos 500 www.radiocenter.es
Track log (registro de trayecto) 10.000 pts. + 10 tracks de 500 ptos. c.u.
Rutas 50 reversibles (250 wpts./ruta)
Presentación datos de trayecto Odómetro, Altitud GPS, Veloc. media en movimiento, Tiempo hasta destino, Distancia hasta destino, Distancia recorrida, etc.
Registro datos de trayecto Sí

RENDIMIENTO

Receptor Chipset GPS de alta sensibilidad www.radiocenter.es
Tiempo de arranque en frío 39 seg. promedio
Tiempo de arranque en caliente 3 seg. promedio
Precisión de posicionamiento GPS < 10 metros el 95% en condiciones óptimas
Precisión de posicionamiento DGPS 3 metros el 95% en condiciones óptimas
Nº de canales 12
WAAS / EGNOS Sí

DATOS

Mapa base Sí, mapa base detallado con información general de las principales carreteras, vías ferrocaril, ríos, lagos, etc. www.radiocenter.es
Opciones de mapa detallado Sí, MapSource Metroguide (terrestre)/ MapSource BlueChart (naútica) / Topo España (topográfica)
Proveedor cartografía NAVTEQ

ACCESORIOS

Manual en español Sí (en formato electrónico PDF) www.radiocenter.es
Guía de referencia rápida Sí (en formato electrónico PDF)
Cable conexión a PC Opcional
Tarjeta de memoria No
CD mapas Opcional
Cable adaptador mechero Opcional
Cable alimentación 220v No
Funda Opcional
Soporte Opcional
Garantía 2 años

ETrex™ Venture Hc se caracteriza por tener pantalla a color TFT de alta resolución.
Incorpora un receptor de alta sensibilidad que aumenta el rendimiento en cualquier entorno, incluso en zonas agrestes.
Lleva un mapa base y dispone de 24 Mb de memoria interna para cartografía topográfica, náutica e incluso terrestre.
Combina unas funciones sencillas y lógicas con una gran robustez en un ligero equipo.
El resultado es un módulo muy fácil de manejar con una sola mano, prueba de que un GPS no tiene porqué ser complicado.
El modelo eTrex™ Venture Hc es el equipo perfecto para excursiones, camping y salida de pesca gracias a la base de datos de caza y pesca.
Totalmente resistente al agua IPX7.

UMM abraçUMM

Rudolfo

UMM
Registo
5 Out 2007
Boas.
Um GPS com cartografia è melhor para a pratica de TT?
Mas tambem deve ter as rua das cidades?

UMM abraçUMM

Rudolfo

UMM
Registo
5 Out 2007
Boas.
No TomTom, qual aconselham?
No TomTom one por exemplo existe 3.

Obrigado

UMM abraçUMM

eXurion

UMMzito
Registo
6 Mai 2009
Inda queria era saber como posso actualizar o mapa do meu tomtom a borla que o meu ja tem uns 4 ou 5 anos e nunca foi actualizado.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
quote:Originally posted by eXurion

TomTom porque?
Eu tenho um e pra actualizar o mapa ibérico custa-me 40€ não vejo a vantagem disso...
E em questoes de nomes de ruas pelo menos cá pra baixo podia tar melhor... ha muitos nomes de ruas que tão em falta.. talvez um update resolvesse isso mas custa dar 40€ por um mapa

Estás a sair-me aqui um analfa mais ou menos!
É só vires cá e actualizo-te tudo (mapas, Navcore,etc.).
Preciso aí de 2 horitas porque os mapas são pesados.
Se há coisa que eu faço com uma perna às costas é isto!
Qual o modelo e versão do software do teu ? Clica no sinal de sat à direita em baixo. Dá-te a info toda! Tem SD card ou só RAM ?
Actualmente o software está na versão 8.450 e os mapas na v8.375

UMM abraço
Pedro R

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
GPS TOM TOM sao tao faceis de navegar entre menus como quando apareceram os telemoveis NOKIA...sistema de menus muito "user friendly".

Existem GPS mais tecnicos e que nao tem bonecada etc..etc.....mas a maior parte do pessoal nao precisa disso portanto sem duvida eu recomendo a maior parte dos modelos da TOM TOM e claro com slot para cartao de memoria, embora os mais novos ja nao trazem slot.

Devo salientar um pequeno pormenor ... a marca NDRIVE (tanto quanto sei de origem portuguesa) tem modelos muito razoaveis.
E falo por experiencia propria pois na altura da expo aventura pedi emprestado ao Paulo Lima - PETERTUMBLE o gps dele...o qual disse orgulhosamente que so comprava coisas nacionais...eu ca para mim ok vamos la ver entao...

fiz a viagem sem problema nenhum...recepcao optima e uma surpresa das surpresas....a FAMILIARIDADE de menus com os menus TOM TOM.

Um extra (ou ponto positivo) o toque aborrachado do gps por acaso gosto mais que ate os formatos da TOM TOM que nao desgosto...
ha e outro pormenor temos se nao me engano vozes do gps como JOAQUIM CANAS da RFM ....e outros acho...

Seriamente recomendo N drive http://www.ndriveweb.com/corporate/

Carlos Pires

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Já trabalhei com o NDRIVE e só posso dizer bem.
Gostei dos menus, dos mapas e especialmente da parte dos restaurantes e hoteis em que aparece uma informação detalhada acerca dos espaços.
Por mim recomendo o NDRIVE.

Registo
30 Mar 2006
Cada um para o fim a que se destina....
Um Gps com cartografia e POI e com o sistema Turn-by-Turn aconselho vivamente o N-Drive "a Versão V9 já tem um modo aventura com percursos fora de estrada", e logo a seguir o Garmim a par com o TomTom.

Agora para o mato com possibilidade de gravar percursos e puder ler, os da Garmim sem duvida o Etrex H (tenho um novo na caixa para venda)e o GPs 60 servem perfeitamente.

Com a hipótese de ter os dois sistemas, o Garmin 276 ou mais recentemente o 278 são muito bons, mas caros claro.

Agora tudo depende do uso que lhe vamos dar.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
So para tentar ajudar o criador deste topico em relacao a aconselhamento para GPS "urbano" deixo-te aqui umas fotos do NDrive G800 que vai andar predominantemente no UMM aqui de Londres.

Espero que gostes do design e aspecto da coisa.
Devo-te dizer que em relacao a menus ha semelhancas com os do TOM TOM ...
mas:

- podiam aperfeicoar mais, pondo a coisa mais "user friendly"...como tambem sim, tem um braco para segurar a unidade que mais parece um senhor braco.
Aqui tambem podiam melhorar pois o tamanho nao interessa nestas coisas.

Claro que o proprio G800 da Ndrive ja nao e' tao novo assim...e tenho a certeza que modelos lancados muito recentemente ou a lancar vao ter um design desse braco bem mais melhorado e adequado.

Mas olha para mim da perfeitamente para os gastos da casa!!!
E alem de dizer "made in germany" o que ja nao e' made in china...(e nada contra isso)...penso como digo ser de desenvolvimento portugues...mas hoje em dia determinado tipo de companhias tem plataformas em varios paises...independetemente foi-me vendida a ideia que sao portugueses...portanto se nao for vais falar com o Sr Paulo Lima da Petertumble...tenho a certeza que ele te da o reembolso da coisa se nao for! :)

So um pormenor, os servicos cartograficos do exercito entre outras entidades no caso de Portugal ainda estao aquem do detalhe de cartografia "exigida" por estas companhias que se dedicam a "comercializar e disponibilizar" esta informacao ate a data tida como exclusiva as forcas militares e outras instituicoes profissionais.

Agora o Zezinho pode ter muita informacao dentro de um "GPS"..mas como disse so la esta dentro o que lhe e' permitido/fornecido pelas instituicoes que recolhem toda a cartografia existente...vai dai que faz alguns anos atras que reparava que os "gps urbanos" quando dava um salto a Portugal quase nada era disponibilizado pois entao so tinhamos rotas/vias de comunicacao princiais.etc..etc..com tempo a coisa vai la e "updates" e pressao claro por parte destas companhias fazem com que mais informacao seja disponibilizada e partilhada tanto para navegacao "urbana" e nao urbana...

Pois aqui por terras do 007 voces nao imaginam o pormenor de cartografia disponivel que consequentemente e' passado para as companhias que por sua vez "fazem aparecer" nos gps por aqui...incrivel.

as fotos:

Garanto que nao tenho nenhuma comissao em vender material Ndrive e nenhuma criancinha foi molestada, nem o proprio porta-chaves do Clube UMM sofreu abuso.

Carlos Pires

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Eu também possuo um Ndrive G800R, mas com o mapa de Portugal e imagens reais.
Para navegação em estrada e para PDI's aconselho vivamente.
Também já possuo a versão V9 que possibilita o uso off-road, mas posso-vos dizer que a mesma não se equipara a um outro qq software especifico para este tipo de navegação.
Assim sendo e após muito pesquisar verifiquei que é possível, sem abdicar de nenhuma função já integrada no GPS ter além do Ndrive por exemplo um OziExplorer para complementar a navegação fora de estrada.
Aqui se traduz as vantagens de ter um GPS com Slot de memóriae não apenas e só com memmória interna, podemos adicionar widgets sejam eles quais forem, é aconselhável fazer sempre uma cópia de segurança antes não vá a coisas não correr bem.

Posto isto, caso alguém me possa ajudar a criar um sub-menu dentro do menu navegação do Ndrive onde se possa optar entre o Ndrive e o Ozi ficava-lhe agradecido e certamente não seria só eu.
Deste modo na mesma máquina ficariam com 2 sistemas que em conjunto possibilitariam suprir quase todas as necessidades de orientação quando vamos ao volante.

Abraço
Bruno

Top Inferior