• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Gavião- Cournil réplica militar - Luis Franco

LuisFrancoSilva

UMMzito
Registo
13 Ago 2008
Mensagens
107
Localização
Portugal
Após alguns meses de estaleiro eis a máquina de volta ao serviço.









Mais fotos na secção restauros! Se conseguir...

https://for-umm.pt/oldthreads/8529

Luis Franco Silva
Benedita

96 776 47 54
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Aqui temos um ex militar com excelente aspecto!

Põe fotos do restauro e fala do trabalho feito, a malta gosta...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

ummarcelo

UMM
Registo
17 Nov 2008
Mensagens
471
Localização
Portugal
esta um espetaculo sim senhor,muitos parabens pelo belo exemplar...
so nao sabia que era permitido ter a roda suplente nessa posiçao,isso é legal?
es da benedita? eu sou da zona de leiria talvez podemos encontrarmos nos por essas bandas um dia desses
tambem mora aqui ao pe de mim um amigo meu que tem um cournil de matricula GV
so tenho uma coisa a dizer ao respeito da tua maquina: derivado a cor e a idade acho que ficava muito melhor com matriculas "a antiga" de relevo....
Marcelo rosa
 

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
543
Localização
-
bela máquina um belo exmplar, tb sou da opinião do marcelo no que diz respeito ás matriculas, fica com um estilo á antiga como eu costumo dizer.
eu mandei fazer umas matriculas dessas para o meu e saquei o contacto aqui do forum porque os nossos meninos utilizam uma matricula mais pequena, salvo erro serca de 20€



temos que combinar um encontro com os umm da zona de leiria. tá a chegar o inverno e já podemos voltar ás matas nacionais...

vitor simão
 

LuisFrancoSilva

UMMzito
Registo
13 Ago 2008
Mensagens
107
Localização
Portugal
Olá a todos! obrigado pelos elogios e pelas dicas!

Este cournil não é ex-militar mas sim uma réplica de um veiculo militar, consegui arranjar algum material nas sucatas deste país de cournil's militares em muito mau estado e depois apliquei neste!

Quanto à roda suplente quando for em janeiro à inspecção logo posso informar se é legal ou não , mas de qualquer forma alguns militares traziam a roda suplente neste local e ela não ultrapassa o limite dos espelhos retrovisores...

Portaria 472/2007 de 22 de Junho de 2007

"Artigo 13.º
Veículos isentos de autorização
1 - Estão autorizados a circular na via pública, sem necessidade de qualquer das autorizações previstas no presente Regulamento:
a) Os automóveis de mercadorias de caixa aberta ou estrado que transportem objectos indivisíveis, desde que a carga transportada não ultrapasse, em comprimento, mais de 1 m para a frente e ou para a retaguarda os pontos extremos do veículo, nem a largura total ultrapasse a largura do automóvel, definida pelo respectivo contorno envolvente, em mais de 0,30 m para cada lado;
b) Os automóveis de mercadorias de caixa aberta ou estrado que transportem palha e cortiça, desde que a carga não ultrapasse os contornos envolventes do veículo e a altura total não ultrapasse 4 m;
c) Os automóveis ligeiros de caixa fechada que transportem objectos indivisíveis que, pelas suas dimensões, não se contenham na caixa do veículo, desde que não seja excedida qualquer das seguintes dimensões totais:

i) Comprimento: 0,55 m para a frente e 0,45 m para a retaguarda, além dos pontos extremos do veículo;
ii) Largura: a do automóvel;
iii) Altura: 4 m;

d) Os conjuntos constituídos por automóvel ligeiro e reboque adaptado para o efeito,
que transportem equipamentos desportivos ou de lazer, desde que não seja excedida
qualquer das seguintes dimensões totais:

i) Comprimento: 1m para a retaguarda além do ponto extremo do reboque;
ii) Largura: 0,30m para cada lado, além do contorno envolvente do automóvel
ou do reboque, se este for maior;
iii) Altura: 4m

Consulta da legislação em vigor em www.imtt.pt


Quanto à matricula já tenho em lista de espera manadar fazer a matrícula antiga em relevo mas não pode ser tudo de repente... há sempre outras prioridades! Ainda estou a completar o restauro pelo que ainda me falta fazer muita coisa mas agradeço a dica.

Quanto aos passeios é só combinarmos, eu costumo ir dar umas oltas pela serra dos candeeiros, por caminhos antigos de pedra que ainda constam das cartas militares mas que poucos conhecem ou utilizam. Não podem ser é mais de 5 carros pois como é zona de parque natural mais do que 5 carros é considerado passeio organizado e as respectivas caríssimas autorizações! Sextas à noite ou sábados à tarde é só combinarmos um dia que dê para todos.

Um abraçumm

Luis

Luis Franco Silva
Benedita

96 776 47 54
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Luis

Parabéns pela Máquina que está muito bonita sim senhor.
Está uma réplica excelente do Cournil Militar.
Felicidades e bons passeios! ;)

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.157
Localização
Portugal
Boas!

Ficou muito janota sim senhor. Que pneus sao esses?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.
 
Registo
20 Abr 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas...
Está muito agradável sim Sr.!
Sóbrio mas eficaz!!
Já agora que autocolante amarelo é esse?

UMM abraço



PEDRO
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
quote:Originally posted by show_time

Boas!

Que pneus sao esses?


Mauro os pneus são os Nortenha MT.São reconstruídos e parece que são bastante bons na lama.

Luis parabéns pelo Cournil, está simples e bonito. Só não morro de amores pelos farois trazeiros, de resto está 5 estrelas.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

LuisFrancoSilva

UMMzito
Registo
13 Ago 2008
Mensagens
107
Localização
Portugal
Sou dono do Gavião à cerca de 3 anos e meio mas só agora estou a conseguir desfrutar dele em pleno. Um dia emprestei-o a um colega... resultado: diferencial de trás partido e até hoje nunca deu contas do que tinha feito.

Por isso esteve 2 anos e tal parado, à espera de reparação, até que resolvi remendar a situação soldando o diferencial, por enquanto tem-se aguentado!

Este é já o meu 4º UMM e tenho actualmente na minha posse outros veículos todo-terreno todos da marca Land-Rover: 1 discovery réplica Camel Trophy de 93, um série III 88 e duas 109 à espera de restauro.
O meu primeiro jipe foi um UMM cournil de março de 82 matricula GU- - (só me lembro das letras)que adquiri em 1996, depois tive um land rover serie III com a matricula EU- - em 2000 comprei um alter I com a matricula JV- - , motor 2.5 atmosférico vermelho de capota de lona. Depois tive um alter turbo de dez 90 ou jan de 91 (ja nao me recordo) IX- - . cinzento capota lona. Depois comprei o discovery e então fiquei com o Gavião que era de um cliente e amigo.
Desde criança que tenho a paixão pelo todo-terreno e uso o série III como veiculo de trabalho no dia-a-dia e agora também o Gavião quando o tempo o permite, vou com ele para o trabalho sendo que agora trabalho como mecânico de pesados como principal actividade e mantenho a minha oficina nas horas livres.


Agora a ficha técnica deste cournil - Gavião!

- Motor 2.5 turbo c/ injecção bosch de origem (turbo e bomba mexidos)
Bomba de água de 5 pás na turbina de 65 mm de diâmetro que permite ter mais caudal.A bomba e proveniente da prima J9.
- Foi aplicado intercooler, ventoinha eléctrica suplementar (originária de 1 renault clio 1.9) com 8 pás de 45 cm diâmetro com termocontacto montado no radiador ligando automáticamente e interruptor manual.
- Volante do motor é o do motor original tendo sido alterada a furação para a nova cambota.
- Disco de embraiagem mantém as forras de ferodo, tendo sido reforçado nas molas para suportar os cavalos.
- O diferencial da frente tem roda de coroa e pinhon de ataque novos, o diferencial de trás está soldado com eléctrodos 312 da Ar Liquido.
- À suspensão dianteira foram retiradas 6 lâminas por feixe de molas e a trás foram retiradas 7 laminas por feixe de molas, foram ainda aplicadas umas molas elicoidais de origem Mercedes,os pontos que fixam as molas ao chassi foram acrescentados 5 cm tendo os eixos levado umas cunhas para compensar o ângulo dos eixos.
-Tem 4 amortecedores a gás maiores que os originais-
- A caixa de velocidades foi reparado o carreto da 1ª e levou rolamentos(não é ZF), a caixa de transferências também levou rolamentos e umas anilhas de bronze(caixa Ugo).

- Tem manómetro da temperatura cuja sonda mede a temperatura do aluminio da cabeça ao 4º cilindro em vez de ser feita na água.

-Foi retirada a barra de torção do eixo da frente para fazer maior cruzamento de eixos.

- Pneus: BFgoodrich rechapados com rasto nortenha 7.50/16

- Caixas de arrumação militares: a grande atrás, onde arrumo as cintas, roldanas luvas, etc. era uma caixa de transporte de munições e a pequena ao pé do travão de mão era de transporte de munições em fita de artilharia ligeira.

-Os faróis são militares, emitem quase nenhuma luz sob vista aérea permitindo a camuflagem das luzes e vieram de um umm da tropa portuguesa. Os piscas de trás vieram de um camião dodge da tropa americana pois os farolins das luzes só fazem 2 luzes: frente- minimos e pisca, trás minimos e stop.

- A tinta foi afinada por através de uma peça de um veículo da tropa portuguesa.

-O rádio de comunicações ainda não está montado.
- o distico amarelo (chapa) era usado nos veículos militares que pertenciam a bases aéreas (em portugal) tendo escrito no meio as iniciais da base, tipo BETP, mas ainda ando a investigar para que serve.




Luis Franco Silva
Benedita

96 776 47 54
 

GonSaS

UMMzito
Registo
9 Jan 2008
Mensagens
118
Localização
Portugal
Boas!
Antes de mais os meus parabéns pelo Cournil pois acho que está muito fixe! Está original mas já vi que tem uma alma com muita força!
Gostava de saber se o motor que puzeste é o 2.5 turbo idenor? Quando montaste a cabeça e bomba de agua onde arranjas-te essa de 5 pás?

UMM Abraço

Gonçalo João Neves
 

LuisFrancoSilva

UMMzito
Registo
13 Ago 2008
Mensagens
107
Localização
Portugal
Boas, esta bomba de água consegues encontrar em casas de peças normais, tens que pedir para a peugeot J9. Depois tem que ser desmanchada e ir a um torneiro mecânico cortar o veio e aumentar o comprimento do fio da rosca onde vai apertar a polie. Esta bomba é bem mais barata que a original que é igual só com o veio mais curto. O motor é originário da peugeot 505 automóvel, penso que não saiu em Portugal com esta motorização só saiu com o motor atmosférico.

Luis Franco Silva
Benedita

96 776 47 54
 

LuisFrancoSilva

UMMzito
Registo
13 Ago 2008
Mensagens
107
Localização
Portugal
Olá a todos!

O GAVIÃO já foi à inspecção e passou sem anotações. Nada me disseram em relação a circular sem portas e com a roda de socorro na lateral.

Um abraçUUM



Luis Franco Silva
Benedita

96 776 47 54
 

BMorais

UMMzito
Registo
9 Set 2009
Mensagens
57
Localização
Portugal
Acho que vou criar um topico pra saber o que é e não é permitido afinal na inspecção dos nossos veículos..já começo a ficar confuso..
 

dbras

UMMzito
Registo
10 Mar 2008
Mensagens
92
Localização
Portugal
Que grande cournil, adoro veiculos militares e essa replica está muito boa.
A onde se pode arranjar esses pneus? gostava de comprar uns para o meu alter II. Também sou de leiria.

Abraços
diogo brás

Nothing Climbing Like a UMM!

 

LuisFrancoSilva

UMMzito
Registo
13 Ago 2008
Mensagens
107
Localização
Portugal
Quanto aos pneus, podem ser encontrados em muitas casas de pneus, tens de procurar quem venda a marca Nortenha. São reconstruidos em Portugal. É um bom rasto, duradouro, confortavel, de longe, para mim, melhor que a Fedima. Estes estão na medida 235/85/16 mas há mais medidas. É uma questão de procurares.

Já agora aproveito para deixar aqui mais uma foto da máquina, com as matriculas da época, em preto!

(Desculpem a qualidade da foto, foi tirada com o telefone e de noite)



Luis Franco Silva
Benedita

96 776 47 54
 

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
Mensagens
3.162
Localização
Portugal
muito fixe mesmo , parece que ao ver o carro ficamos no espirito da tropa da epoca :D

abraçumm...
BRUNO XAVIER


 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Luis o teu gavião está muito fixe. Gostei!

Esses pneus são os Nortenha MT, dentro dos reconstruídos parece que são bem bons.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
Top Inferior