• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Fuga Circuito de água

cruzador

Iniciado
Registo
23 Jan 2008
Mensagens
21
Localização
Portugal
Viva pessoal...

Não intervenho muito no vosso fórum porque não possuo nenhum UMM mas sim uma j9...
No entanto visito-o regularmente porque é uma rica fonte de ensinamentos e porque gosto muito do UMM... As prioridades da vida ainda não me permitiram chegar lá mas uma dia espero chegar...

Desta vez intervenho par vos colocar uma pergunta sobre uma fuga no circuito de arrefecimento do motor da carrinha que é um indenor 2.5 diesel. A fuga situa-se ao nível da saída do tubo da água da culaça do lado de trás do motor ou seja do lado da embraiagem. Esse tubo é o que alimenta o circuito de aquecimento do habitáculo...

A fuga é propriamente no tubo de ferro que encaixa na culaça...

Algum de vocês já teve esse problema?

cumps.
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas

Se a fuga é mesmo no tubo metálico.. :disappointed_relieved:
Esse tubo tem tendência a oxidar e pode estar com uma fissura junto à saída da culassa.
Tens que tirar o tubo de borracha e ver se há problema no tubo metálico.
Eu nunca tive esse problema.
Antevejo trabalho para substituir essa saída metálica :disappointed_relieved:
Não sei se não é necessário tirar a culassa fora para colocar uma saída nova.. :disappointed_relieved:
Se for necessário tirar a culassa, aconselho a mudar a junta.
Se a fuga fosse no tubo de borracha seria muito mais fácil de resolver..
Não vale a pena dramatizar porque felizmente não tive esse tipo de problema e posso estar a complicar o que é simples.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

cruzador

Iniciado
Registo
23 Jan 2008
Mensagens
21
Localização
Portugal
Viva
Obrigado pela resposta...
Penso que a fuga é mesmo no tubo metálico que entra à pressão dentro da culassa. Oxidação penso...
Falta saber se é reparável ou se tem de ser mesmo mudado...



 

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Mensagens
511
Localização
Portugal
Bom DIa
tinha esse problema antes de saber que tinha a junta da cabeça queimada. Resolvi-o quando mandei facear a cabeça e pedi para sustitui-lo. Sei que paguei 90€ para facear a cabeça, por esse tubo novo e eliminar a valvula do pre-aquecimeto.
A fuga no meu era na união com a cabeça/culassa e acho que não tens outra hipotese de arranjar isso sem desmanchares a cabeça, mas vozes mais sábias virão. Dá mais trabalho do que despesa se fores tu a desmontar.
AbraçUMM

JSousa
 

cruzador

Iniciado
Registo
23 Jan 2008
Mensagens
21
Localização
Portugal
Obrigado...
E cortar o tubo à face da culassa, fazer uma rosca interna e aplicar un acessório enroscado com um orringue de vedação?
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
boas... podes sempre tentar soldar a fissura com autogena, ou seja com aquele maçarico que tem uma chama muito fina que usa gaz e oxigeneo... se for pequeno ainda tte deves safar...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

cruzador

Iniciado
Registo
23 Jan 2008
Mensagens
21
Localização
Portugal
Viva esta última solução é tentadora... já que como o tubo alimenta o radiador do habitáculo não deverá haver interferência no desempenho do circuito...

Agora a história da limalha também tinha pensado... mas pensei que se enfiasse água à pressão elas outras entradas do circuito deixando apenas esta aberta talvez as sacudiria...

Calor perto da cabeça mete-me medo... o motor está tão bom que tenho medo de o estragar.

A propósito a cola PU 230+ é especial?
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Mas esse tubo que recebe a água que vem da sofagem não é apertado com três parafusos à cabeça do motor? Se for esse tubo tenho cá um que ofereço à troca dum café e dum cigarro e de dois dedos de conversa acerca da J9...


"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Ok, não fazia a menor ideia. Estamos sempre a aprender.

Abraço


"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"
 

cruzador

Iniciado
Registo
23 Jan 2008
Mensagens
21
Localização
Portugal
Obrigado pelas as explicações e pela disponibilidade do tubo feita pelo Pedro UMM.

Já tenho várias possibilidades de soluções.

Tenho de ver como poderá ser feito...
Seja como for o que for feito será relatado aqui e tentarei por fotografias...
 

cruzador

Iniciado
Registo
23 Jan 2008
Mensagens
21
Localização
Portugal
Viva.
Aqui venho eu novamente porque ontem pude ver o que se passava com a fuga...
A fuga é no próprio tubo que sai da culaça que tinha um buraco do tamanho de uma agulha de croché.
Estava a cerca de 2 milímetros da culaça.
Tapei o buraco com estanho mas não sei se a solução é meramente provisória...

Alguém me pode mais alguma dica?
 
Top Inferior