Bem-vindo/a Convidado
O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.
Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!
Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.
Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.
A Administração, ForUMM.quote:Originally posted by semilha
Aqui fica uma de um Cournil fixe
![]()
quote:Originally posted by nunumm
Boas Carlos Pires... E ainda bem que n se fazem as coisas`"à americano" como referes... quando toda a gente se julga designer de automóveis, sem ter formação para isso surgem as aberrações que os americanos tanto gostam... eu pessoalmente acho que na grande maioria dos casos estragam os carros.
Há muita coisa a ter em conta numa análise estética das linhas de um carro, e não é um "tira isto e põe aquilo" pensado nuns dias que se torna numa ideia luminosa... por alguma razão se gastam milhões na industria automóvel só na parte estética... não é à toa que profissionais passam anos a estudar tendências e possibilidades...
os gostos não são e não devem ser livres.
Existe cada vez mais uma abordagem de manipulação de gostos, dentro de certos limites, claro.
Já pensaste que um gabinete de desenvolvimento estético de uma marca poderia processar o dono de uma alteração por "destruição de propriedade artística e intelectual", tal como num quadro, em que quem compra se o alterar pode ser processado pelo artista. Compras a obra de arte mas não a ideia, certo?
As marcas não o fazem, porque um carro n é considerado uma obra de arte, e as marcas ganham dinheiro com as alterações.
Ao contrário do que muita gente possa pensar os gostos tem que ser ensinados às pessoas por quem deles percebe e entende.
Claro que no meio de muitas ideias amadoras até surgem coisas positivas... mas são geralmente uma agulha num palheiro.
E agora não me batas... apenas escrevi isto para tentar mostrar um ponto de vista de alguém que trabalha com conceitos estéticos (sou arquitecto) e que permanentemente se depara com as inúmeras tentativas de uma infinidade de pessoas que se julgam arquitectos quando me sugerem ideias verdadeiramente sem sentido, sem nunca ter tido qualquer tipo de formação estética... e isso geralmete por falta de informação e desconhecimento de conceitos novos... mas isso são outras histórias...
Grande abraço. (fui eu que te vendi o tablier, lembras-te?)