• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Extras & Upgrades do JABATO

Nunomge

Iniciado
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
41
Localização
Portugal
Bem nem por onde começar...

Há 2 anos tive comprar um coração novo ao Jabato, coitado vinha tão cansado q só aguentou 2 semanas nas minhas mãos, como eu não sabia distinguir os motores levei um barrete comprando um 2.3D como sendo um 2.5D e pior de tudo também cansado.
Ele foi andando até ao verão e aí em pleno agosto num dia fresquinho (42ºc) o termostacto colou e queimou a junta da cabeça.
Como o motor tinha levado aquecimento e já o tinha dado como perdido toca de inventar...



...montei a cabeça e a bomba injectora do 2.5D, o resultado foi um espectaculo e com o entusiasmo montei-lhe uma grade no tejadilho, por sinal leve demais tem q ser reforçada e uma escada q dá muito jeito p subir lá p cima!




Mas como não troquei os segmentos e as capas de bielas, isto porque era só uma experiência, resultado, chegou o agosto de 2006 o motor, pummm..., isto porque deu-me na cabeça de vir do alentejo (2ªfeira) para Lisboa de UMM, na 6ªfeira ao fim 400km percorridos tive 45minutos parado a relantin na ponte 25 de Abril também com temperaturas de 42ºc, o óleo do motor desapareceu e gripou uma biela.

Em Outubro resolvi comprar um novo coração p o Jabato, desta vez um 2.5D, a minha vontade era tão grande q troquei o motor em 2 dias, só dormi 3 horas mas valeu a pena e como também há dias de sorte, o motor tava novo tinha sido todo reparado (dito pelo sucateiro) e não é q era mesmo verdade o motor não fazia fumo nem mesmo quando o meti a trabalhar pela primeira vez!!!

Voltou de novo o entusiasmo e então resolvi apostar novamente nos brincos maiores mas desta vez com alteração nos da frente e suspenção ficou da seguinte forma:
-brincos de 16,5cm na traseira com 2 amortecedor a gas c um curso de +13cm q os de origem
-brincos de 14,5cm á frente em forma de bomurangue com 4 amortecedores a gas c um curso de +5cm q os de origem e as molas foram espertadas 4,5cm.

Como ficou mais alto e eu já ñ tinha barra estabilizadora montei as jantes 15 c uns seiça expedicion 31x10.5R15 e uns espaçadores de 3cm cada:D.
O resultado foi este...




E o ultimo extra, por agora, foi uma cama q fiz no Jabato e q me deu um jeitão no 24H de Fronteira (DEVO DIZER QUE OS UMM's QUE FORAM CORRER ESTÃO TODOS DE PARABÉNS), a cama dá p desmontar e colocar atrás dos bancos da frente.



Só está mesmo a faltar é uma direcção assistida e um overdrive, se alguém tiver para vender avise!!!

AbraçoUMM
Nuno

 

Pedro

UMM
Registo
25 Set 2006
Mensagens
332
Localização
Portugal
Ola Nuno
aqui vai pergunta de maçarico.
o que é uma overdrive:blush:
abracUMM
esta lindo o jabato
pedro
 

rjf

UMM
Registo
12 Jul 2006
Mensagens
413
Localização
Portugal
Boa sorte com a maquina!
Em relação à cama... se quiseres está um UMM autocaravana á venda no parque de estacionamento da praia de Carcavelos! Isso sim, é assistir a uma prova de TT 24Horas em grande estilo

AbraçUMM
RJF

 

Nunomge

Iniciado
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
41
Localização
Portugal
Pedro, um overdrive é uma mudança intermédia entre todas as mudanças do jipe mas é mais usada como 5ª velocidade nos UMM's c caixa de 4. O overdrive equipa alguns(poucos) cornil's. No tópico "Diferenciais e transmições" o nunumm explica melhor o q é um overdrive.

AbraçoUMM
Nuno
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
uma dica que fica para a rapaziada eu montei uma caixa de direçao de um merçedes 190 e ficou a maneira:)
 

UMMario

UMM
Registo
31 Out 2006
Mensagens
407
Localização
Portugal
Ficou muito lindo, e altura ao chão esta mesmo porreira...cUMMps:)

Uma Maravilha do Monte!!!

Clube UMM - Sócio Nº 113
 

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Mensagens
746
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Nunomge

Bem nem por onde começar...

Há 2 anos tive comprar um coração novo ao Jabato, coitado vinha tão cansado q só aguentou 2 semanas nas minhas mãos, como eu não sabia distinguir os motores levei um barrete comprando um 2.3D como sendo um 2.5D e pior de tudo também cansado.
Ele foi andando até ao verão e aí em pleno agosto num dia fresquinho (42ºc) o termostacto colou e queimou a junta da cabeça.
Como o motor tinha levado aquecimento e já o tinha dado como perdido toca de inventar...



...montei a cabeça e a bomba injectora do 2.5D, o resultado foi um espectaculo e com o entusiasmo montei-lhe uma grade no tejadilho, por sinal leve demais tem q ser reforçada e uma escada q dá muito jeito p subir lá p cima!




Mas como não troquei os segmentos e as capas de bielas, isto porque era só uma experiência, resultado, chegou o agosto de 2006 o motor, pummm..., isto porque deu-me na cabeça de vir do alentejo (2ªfeira) para Lisboa de UMM, na 6ªfeira ao fim 400km percorridos tive 45minutos parado a relantin na ponte 25 de Abril também com temperaturas de 42ºc, o óleo do motor desapareceu e gripou uma biela.

Em Outubro resolvi comprar um novo coração p o Jabato, desta vez um 2.5D, a minha vontade era tão grande q troquei o motor em 2 dias, só dormi 3 horas mas valeu a pena e como também há dias de sorte, o motor tava novo tinha sido todo reparado (dito pelo sucateiro) e não é q era mesmo verdade o motor não fazia fumo nem mesmo quando o meti a trabalhar pela primeira vez!!!

Voltou de novo o entusiasmo e então resolvi apostar novamente nos brincos maiores mas desta vez com alteração nos da frente e suspenção ficou da seguinte forma:
-brincos de 16,5cm na traseira com 2 amortecedor a gas c um curso de +13cm q os de origem
-brincos de 14,5cm á frente em forma de bomurangue com 4 amortecedores a gas c um curso de +5cm q os de origem e as molas foram espertadas 4,5cm.

Como ficou mais alto e eu já ñ tinha barra estabilizadora montei as jantes 15 c uns seiça expedicion 31x10.5R15 e uns espaçadores de 3cm cada:D.
O resultado foi este...




E o ultimo extra, por agora, foi uma cama q fiz no Jabato e q me deu um jeitão no 24H de Fronteira (DEVO DIZER QUE OS UMM's QUE FORAM CORRER ESTÃO TODOS DE PARABÉNS), a cama dá p desmontar e colocar atrás dos bancos da frente.



Só está mesmo a faltar é uma direcção assistida e um overdrive, se alguém tiver para vender avise!!!

AbraçoUMM
Nuno



Bem me parecia que estava a conheer a maquina, he he he a ultima vez que o vi está bem mais limpo que nestas fotos, nem a carrinha do "ninho de cão" parece a mesma. Cumprimentos e quando tiver a maquina pronta a ver se nos encontramos para testar as maquinas!
 

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Mensagens
218
Localização
Portugal
Boas Nuno,

Parabéns pela máquina. Belos extras e upgrades! Está com óptimo aspecto. Só é pena as telenovelas com os motores enganos e avariados... Eu também já tive um azar desses, mas felizmente acho que agora estou servido por muito tempo (espero eu).

Uma dúvida: o motor 2.5D atmosférico aguenta-se bem com esses 31 reconstruídos? Não notas que ele fica muito pastelão com tanto peso? Gostava de metes uns desses, mas tenho receio de perder muito em termos de motor. Não só pelo tamanho mas também pelo peso (para além de forçar o material).

UMM abraço,

Marcelo

0-100km/h em quanto tempo? Esperem. Deixem-me ir buscar o calendário...

Life is diving. The rest is just surface interval.
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Tens razão no que dizes. Tive um atmosferico de 1993 e tinha uns 31, eram rijos e pesadões. Mudei para uns Seiça Expedition e eram bastante leves e muito macios. Acho que vale a pena.

Actualmente no meu Turbo tenho pneu misto, pois não tenho necessidade de colocar pneu de terra.

Abraço
Vitor Rato
 

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Mensagens
218
Localização
Portugal
Boas Vitor,

Esses Seiça também eram 31? Qual era a marca dos rijos e pesadões?

Obrigado.

UMM abraço,

Marcelo

0-100km/h em quanto tempo? Esperem. Deixem-me ir buscar o calendário...

Life is diving. The rest is just surface interval.
 
Top Inferior