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Esperto de molas demostração

Martins

UMM
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12 Fev 2007
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Olá pessoal

Vou mostrar um pouco sobre esperto de molas.
1º o UMM com molas pasmadas:



2º Temos que levantar o carro e suportá-lo co perguiças.
3º Desmontar as molas.
Estas até nem estavam muito más!


4º Tirar o ponto de mola. 5º Tirar as braçadeiras (á um tipo que são fixas com parafusos)


6º Desmontar as folhas:


7º Espertar a mola mestra:


8º Verificar o arco da mola e espertar mais se faltar para a medida ideal,as molas da frente têm que ficar com + 2cm para compençar o peso do motor.


9º Espertar a 2ºmola até se ajustar na mestra e as outras pela sua sequencia.


10º A mola recuperadora convém ficar com mais um pouco de força,porque ela vai dar força ao conjunto.


11º dar se necesário um pouco de arco á mola de carga,e montar o conjunto. verificar a medida do arco para que não ultrapassar a medida ideal.(nos casos em que se levanta ao máximo 1cm a mais origina o brinco voltar-se.


12º Montar a mola no carro e repetir para todas as molas.

O resultado final: (A altura ideal para tt é os brincos ficarem com um ângulo de +/- 120º (um pouco inclinados) No UMM com jantes de 16 da face da jante ao guarda lamas ficou com 33cm pode ir aos 35 mas não convém.


Deve verificar-se os sinoblocos e as borrachas de aperto das molas.
Os sinoblocos que se estragam mais são os da frente que apertam as molas ao chassis.
Materiais de substituição:


Espero ter dado a ideia do esperto de molas;á camaradas que pensam que é com calor que se espertam as molas,iriam ficar destemperadas!

UMM abraço
Rui Martins
 
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30 Mar 2006
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Caro Rui Martins, ora aqui está um tópico dos que eu gosto, daqueles do tipo "faça você mesmo":)
Mas, como não percebo nada destes assuntos, mas gosto de aprender, será que me pode esclarecer o que é: O ponto de mola; a mola mestra; a mola recuperadora e a mola de carga...
Obrigado desde já pelas respostas.
cUMMprimentos,
Hernâni Peixoto
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

Hernani deve ser um pouco dificilo "faça voce mesmo" pork a makina é extremaente cara e tal como o Rui disse..a calor nem pensar

mas a ver se exclareço as tuas duvidas

o Ponto de mola...é um parafusso que atravessa todas as molas(conjunto) e vai enfiar num buraco ke esta por baixo dos apoios das molas da ponte..e depois é apertado com uma porca á parted de baixo da base dos "brincos ou Braçadeiras" que seguram todas as laminas

a mola mestra é a 1ª a contar de cima ke "abraça" ambos os sinoblocos

a mola recuperadoura é a 1 a contar de baixo a ke deve fazer mais força

a mola de carga é akela ke normalmente temos nos conjuntos trazeiros e é a 1ª a contar de baixo..esta mola notasse bem pork é direita

Ps: só um senao deste esperto..nao sou muito opologista de grandes espertos..pork depois nao fica nenhuma margem pra Abrir ou fechar..mas nada ke umas boas TTzadas n resolva:)

UMM abraço
madeira
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Quem não tem cão caça com gato...
se não há máquina de espartar molas, um martelo e uma bigorna resolvem o assunto.
Muita martelada ao longo das molas, na parte de dentro e elas vão espartando. É ir verificando até elas ficarem na medida de curvatura ideal.
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Pois é..Nuno..com essa maneira "caçar"..a caça dura pouco:)

nao é por acaso (que como em tudo..há os que sabem ..e os os ke nao)
e os profissionais que sabem..sabem as zonas de cada lamina e de X em X cm..onde dar o toke..e é tb um pouco como a conduçao..ekilibro no "pezinho" e olho atento

mas mesmo assim deve ser melhor que o meu 1 esperto de molas..numa casa "afamada" de Lisboa.onde simplesmente se limitaram a "puxar/esticar" os 4 conjuntos ..sem os desmontar!!!...
pois bastou 2 ou 3 saltos e ficou pior que antes

Há coisas que se devem dar a quem sabe

UMM abraço
madeira
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Claro Madeira... eu estava a dizer isto pois vi um mecânico a fazer assim, e elas aguentaram muita pancada e permaneceram espartadas...
Era assim que se fazia antigamente para espartar as molas das carroças. Não havia máquinas nenhumas.
Mas é como dizes... tem que se saber onde se bate para que a curva das molas fique progressiva.
 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Viva Martins.

Ora cá está um belo tópico.
(para mim é só belos tópicos. hehe)

Não..., é que o meu tem a suspensão e molas de origem, e como estava a pensar em gastar alguns euros nisso, estas dicas tuas e que se seguiram :) , mostram-se muito uteis.

Obrigado e abraço.
Paulo G.

Orgulhosamente Português !

 

Martins

UMM
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12 Fev 2007
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Ok,sempre ás ordens!

Também faço uns biscates.
Tanho um tópico nas oficinas.

CUMMprimentos
 

Martins

UMM
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12 Fev 2007
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Como já falamos é cá e a máquina é muito pesada não dá para ser transportada;só mesmo
trazendo as molas.

Depois falamos ai na terra.

UMM abráço
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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Martins no caso de aver uma ou duas laminas partidas, tem laminas para substituir??? para ficar tudo impec.

Paulo Alves
 

joaquim santana

UMMzão
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4 Jan 2007
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boas a todos
so queria deixar o meu agrado aqui registado pelo excelente trabalho que o martins fez.
ficou um espetaculo.
abraços
joaquim santana
 

Martins

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12 Fev 2007
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Boas

Tanho algumas molas usadas e tanho também o restante material
se for necessário substituir.
Para mais esclarecimentos é só dizer!

UMM abráço
Rui Martins
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Boas, vou espertar as minhas molas, mas vou levá-las já desmontadas. Queria saber qual é o arco que as mesmas devem ter (desmontadas) para avisar o homem até onde pode ir.

De notar que eu tenho os amortecedores originais, por isso nada de abusos:D.

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

Martins

UMM
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12 Fev 2007
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Boas

A medida de origem é +/- 20-22 cm
Á frente têm que ficar com mais

Abráço Rui Martins
 
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