Olá pessoal
Vou mostrar um pouco sobre esperto de molas.
1º o UMM com molas pasmadas:
2º Temos que levantar o carro e suportá-lo co perguiças.
3º Desmontar as molas.
Estas até nem estavam muito más!
4º Tirar o ponto de mola. 5º Tirar as braçadeiras (á um tipo que são fixas com parafusos)
6º Desmontar as folhas:
7º Espertar a mola mestra:
8º Verificar o arco da mola e espertar mais se faltar para a medida ideal,as molas da frente têm que ficar com + 2cm para compençar o peso do motor.
9º Espertar a 2ºmola até se ajustar na mestra e as outras pela sua sequencia.
10º A mola recuperadora convém ficar com mais um pouco de força,porque ela vai dar força ao conjunto.
11º dar se necesário um pouco de arco á mola de carga,e montar o conjunto. verificar a medida do arco para que não ultrapassar a medida ideal.(nos casos em que se levanta ao máximo 1cm a mais origina o brinco voltar-se.
12º Montar a mola no carro e repetir para todas as molas.
O resultado final: (A altura ideal para tt é os brincos ficarem com um ângulo de +/- 120º (um pouco inclinados) No UMM com jantes de 16 da face da jante ao guarda lamas ficou com 33cm pode ir aos 35 mas não convém.
Deve verificar-se os sinoblocos e as borrachas de aperto das molas.
Os sinoblocos que se estragam mais são os da frente que apertam as molas ao chassis.
Materiais de substituição:
Espero ter dado a ideia do esperto de molas;á camaradas que pensam que é com calor que se espertam as molas,iriam ficar destemperadas!
UMM abraço
Rui Martins
Vou mostrar um pouco sobre esperto de molas.
1º o UMM com molas pasmadas:
2º Temos que levantar o carro e suportá-lo co perguiças.
3º Desmontar as molas.
Estas até nem estavam muito más!
4º Tirar o ponto de mola. 5º Tirar as braçadeiras (á um tipo que são fixas com parafusos)
6º Desmontar as folhas:
7º Espertar a mola mestra:
8º Verificar o arco da mola e espertar mais se faltar para a medida ideal,as molas da frente têm que ficar com + 2cm para compençar o peso do motor.
9º Espertar a 2ºmola até se ajustar na mestra e as outras pela sua sequencia.
10º A mola recuperadora convém ficar com mais um pouco de força,porque ela vai dar força ao conjunto.
11º dar se necesário um pouco de arco á mola de carga,e montar o conjunto. verificar a medida do arco para que não ultrapassar a medida ideal.(nos casos em que se levanta ao máximo 1cm a mais origina o brinco voltar-se.
12º Montar a mola no carro e repetir para todas as molas.
O resultado final: (A altura ideal para tt é os brincos ficarem com um ângulo de +/- 120º (um pouco inclinados) No UMM com jantes de 16 da face da jante ao guarda lamas ficou com 33cm pode ir aos 35 mas não convém.
Deve verificar-se os sinoblocos e as borrachas de aperto das molas.
Os sinoblocos que se estragam mais são os da frente que apertam as molas ao chassis.
Materiais de substituição:
Espero ter dado a ideia do esperto de molas;á camaradas que pensam que é com calor que se espertam as molas,iriam ficar destemperadas!
UMM abraço
Rui Martins