• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Epopeia do Restauro do UMM Tirsense

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Bem, vou escrever para aqui umas coisas para vos mostrar como vai esta Epopeia!
Tendo em conta o que me foi dito na apresentação, tentei não ir por desmontagens desmedidas, mas sim por primeiro tentar por a alma do UMM a dizer qualquer coisa (arrancar com o motor).
Depósito fora! Deposito improvisado pronto! Duas valvulas de camara de ar sem o núcleo e com uma porca a esmagar isto contra uma tampa de um garrafão furado. Um garrafão para alimentaçao(virado ao contrário), outra para o retorno!

Limpar pré-filtro, limpar filtro... parecia que tinham caramelo! Devia ser a componente do biodiesel do gasoleo velho que lá ficou. Tudo sangrado, vira o motor umas poucas de vezes e nada!
Desmonstar parte da frente para ter mais espaço para intervir!

Bem, mexe neste tubo mexe naquele. Vira o motor com aquele tubo aberto, vira o motor com este turbo aberto... não chega gasóleo ao motor!!!!
Ok!Pode ser a bomba "presa" com o tal caramelo e não injeta! Ou seja tem de se virar mais rápido o motor!?
Rebocou-se o UMM com o tratar para uma zona alta, segunda engatada, por ali a baixo e nada!
Uma vista de olhos aqui pelo forumm e vejo que pode ser a valvula de corte de gasóleo. Retiro o interior da valvula, viro o motor umas poucas de vezes e nada!
Uma pesquisa pelo youtube e vejo que pode ser uma valvula (junço) doseadora de gasoleo ligada à mola do acelador que está presa.
Vou para abrir a tampa da bomba, desisto da ideia para não fazer asneiras e opto por colocar uma garrafa de alcool etilico ligada dretamente à bomba durante 24h para o alcool limpar a bomba por dentro.

Hoje vou lá, viro o motor algumas vezes mas por pouco tempo cada uma, para não correr o risco de gripar a bomba. Purgo o alcool, veio completamente laranja. Encho a bomba outra vez de gasóleo. Viro o motor e começa a bombear gasóleo (tubos que vão aos injetores desconectados e o gasoleo começõu a sair alternadamente)!
Não lguei os tubos, pois quero limpar primeiro os injetores! A ver se até ao fim de semana consigo arrancar com o motor...

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Agora é que vai ser tirar um curso intensivo de mecânica...!!!

No fim até dá gosto de ver aquilo que se consegue fazer sozinho.

Continuação de Bom Apetite...!!!

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mais um restauro daqueles que dá gosto.

O risco de desanimar é grande, por isso a ideia de o por a trabalhar e usufruir dele enquanto vais reparando pequenas coisas é boa ideia.

Motor, travões, suspensão, eixos, sistema elétrico, são coisas que podes rever sem teres que desmontar o carro todo.

Vai registando tudo com fotos. E partilha aqui.

Abraço

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Nao sei se ja tentaste
Mas Existe um corta corrente algures no interior do UMM.

Nao quero claro partilhar aqui publicamente (na internet) mas se tiveres o numero de um amigo proprietario UMM liga lhe
Ou entao manda mensagem privada aqui.

Tens creio perto de ti alguns proprietarios UMM.

vai com calma
e olha bem para tudo

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Antes de mais parabéns pela máquina, quando chegares ao ponto de teres o carro inspeccionado vais ver que tens o curso de mecânico completo :D
Em relação a tentares por esse motor a trabalhar acho que esse não é o caminho certo, estas bombas não precisam de muito tempo paradas para deixarem de funcionar, é com o tempo que perdeste já tinhas tirado a cabeça fora do motor e avaliar o verdadeiro estado do motor. Para um carro que esteve parado tanto tempo, num restauro a bomba injectora é uma das tantas peças que à partida já deveriam estar no orçamento. Com tanta tentativa as rotações que o motor já deu sem pressão de óleo é meio caminho andado para gripar uma cambota.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008

Cenoura,
sera por aqui o caminho,
E podes tentar a resposta que te dei mas sera mais por aqui
quase de certeza e como diz o filipe cuidado com andar a forcar cenas.

Diesel armazenado durante anos em tubabens, come vedantes e tudo o que e' plastico e borrachinhas...

Nao fiques a espera de " Allah " para te ajudar...pensa em desmontar o mais que possas.

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Boas. Se já espirra é porque está a dar resultado!! Continua que ele vai pegar.

Isso era a goma dentro dos injectores e da bomba injectora!!

Boa continuação.

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Ora bem,
Hoje o gajo pegou. Trabalhou um bom bocado! Até nem parece mal...
Agora há um problema, algo se passou com a caixa. Ficou engatada na terceira, que era a engrenagem que estava a usar para pegar de lanço, e só permite meter a marcha-atrás!!
Já aconteceu isto a alguém?

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Boas. Depois de uma jornada minha fora, tive 3 míseros dias por casa e lá dei para aqui um adianto em algumas coisas...
Primeiro, tirei-lhe os todos os bancos, a chapa que está por cima das caixas, o tablier, a soffagem, a entrada de ar, a chapa de support da sofffagem, entre outros. Vai ficando nu!

Como tinha escrito aqui a caixa ficou encravada, só tinha 3 e marcha atrás. Abri a caixa e lá estavam dois tirantes deslocados, foi só pôr ao sitio e para já está a funcionar corretamente. Faço questão de depois de fazer a revisão ao motor fazer à caixa!

Depois virei-me para o motor,que pelo número de série P179 é um XD3. Comecei a desmontar tudo direitinho e bem numerado e para já saquei um dos embolos. Não houve tempo para mais! O respetivo moente do veio de manivelas encontra-se em perfeitas condições, as repetivas capas de biela também estavam em boas condições! Bons indicadores!
As camisas estão ovalizadas e com muito pouca rugosidade!. Para além disso bastante carbonizadas na zona a cima dos segmentos no PMS! Vou colocar novas!
Calmamente e como a minha profissão permite vou fazendo assim o restauro!

CUMMprimentos!

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Bem no último tópico que postei não ficaram aqui as fotos visíveis, vou-vos mostrar como está a máquina como estava a máquina na altura do último post que aqui fiz através de um novo método de postar fotos!

1606685368218.png

1606685374808.png

1606685381441.png

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Entretanto a máquina ficou assim com o coração aberto durante um tempo por motivos profissionais meus.

Quando tirei os pistões, vi que os cilindros estavam com uma camada considerável e com alguma ovalização! Então decido sacar motor para ir retificar e segui com o trabalho de desmontagem já com ele fora do carro!

E girafa? Não há, vai de improviso com a ajuda do meu pai...

1606685441937.png

1606685448889.png

1606685454213.png

Quanto ao motor, foi retificado, e vai levar 4 embolos novos com uma medida maior (94,4mm nominais dos cilindros). Já possuo todo o material novo para o motor, desde valvúlas de admissão (estavam bastante enterradas), todas as capas, quer dos tirantes quer das chumaceiras do veio de manivelas, chumaceiras axiais, todas as juntas, segmentos, cavilhoes novos, etc...

Depois continuei com a desmontagem dos componentes lentamente e tudo bem documentado para depois no fim não sobrarem peças.

1606685459926.png

Ontem foi dia de tirar as caixas foras e mais uma vez de improviso e mais uma vez com a ajuda do meu pai...

1606685467687.png

1606685475927.png

1606685482929.png

1606685490617.png

1606685496792.png

Neste momento o carro encontra-se assim

1606685503052.png

Agora vou-me ausentar em trabalho outra vez por umas jornadas e queria ver se pelo menos na altura do natal fazia o assembly do motor todo e o deixava a repousar para o no incio do ano me virar para a chapa e reconstruir componentes estragdos!
Mais uma vez refiro que isto é um restauro para ir com muita calma pois passo muito tempo por casa! Está cada vez mais a dar-me enorme gozo e acho que dificilmente perderei a vontade de continuar com o projeto.

Cumprimentos

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Boas,
Aqui vai mais um jornada desta epopeia.

O motor já está montado. A única coisa que falta colocar é o carter, porque o motor está pousado em cima de uma mesa e aí vai ficar até ir para o seu devido lugar.

Depois virei-me para a desmontagem dos eixos.

1606685546591.png

1606685556196.png

1606685564401.png

Depois o traseiro!

1606685571989.png

1606685579243.png

1606685587473.png

Já no chão!

1606685595025.png

Depois foi só virá-lo para poder trabalhar à vontade por baixo, decapar, pintar etc.

1606685609429.png

1606685654586.png

E com esta brincadeira de tirar as molas, foi quase necessário um camião de cisterna de líquido penetrante!

Depois abri os diferencias para ver como aquilo estava de aspeto.
Já agora alguém me pode confirmar que eixos/diferenciais são estes?

Traseiro:

1606685662179.png

1606685669179.png

Dianteiro:

1606685675649.png

1606685682759.png

Já desmontei tb os semi eixos traseiros e quando tiver tempo vou começar a pensar a 100% nas alterações para disco atrás e à frente!

1606685691715.png

E devagarinho vai andando!
Bom domingo.

Anexos

• 1606685602170.png
    1606685602170.png
    425,1 KB · Visualizações: 97

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Herrdoctor,

Entretanto saí do país. Devo regressar um pouco antes do Natal e aí se tiver tempo e for capaz fá-lo-ei com todo o gosto!

Abraço

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Ora bem,
Depois do que postei aqui da última vez já fui fazendo umas pequenas coisas.

Mudei as anilhas autoblocantes do eixo traseiro e aproveitei para fazer uma limpeza a todas aquelas engrenagens. Só tirei esta foto.
IMG_20191226_121729.jpg

Depois passei para a aplicação dos discos. E aqui sim, grande lavoura.
Atrás já está resolvido. Discos do Samurai, pinças do GolfIV e suportes homemade!

IMG_20200225_150434.jpg

IMG_20200228_110608.jpg

IMG_20200228_110651.jpg

Aqui ainda estão os parafusos de origem a apertar os suportes, mas teve de levar uns parafusos mais compridos. A chapa usada para fazer os suportes pinças tem de espessura 8mm.
O tempo é escasso, mas tentarei cumprir com a palavra ao @herrdoctor e fazer um video DIY sobre esta alteração.

Relativamente ao eixo da frente ainda está em evolução. Vai levar material do Grand Vitara. Mas perdeu-se imenso tempo só para conseguir fixar os discos perfeitamente paralelos aos cubos. Envolveu facejar a face interior do cubo, escarear os furos do discos dos dois lados, soldar e maquinar uns pernos nas costas dos pernos que apertam as rodas... e.... bem uma tourada de todo o tamanho. Quando estiver pronto meto aqui as respetivas fotos.

E é isto...

A quem for ao Hot Spot, até já...

Anexos

• IMG_20191226_121729.jpg
    IMG_20191226_121729.jpg
    56,2 KB · Visualizações: 115
Top Inferior