• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Dossier de Imprensa do Rali Paris Dakar de 1982

mrs

Iniciado
Registo
9 Set 2007
Mensagens
9
Localização
Portugal
Caros Membros do Fórum UMM

Tal como tinha prometido ao Sr Norberto Liberato no decorrer do almoço realizado em Janeiro último e que comemorou os 30 anos da primeira participação da UMM no Rali Paris Dakar , tive o prazer de lhe entregar hoje em mão , o dossier de imprensa do Rali Paris Dakar de 1982 .

O dossier contém cerca de 150 documentos diversos que serão agora scan(nizados) e ficarão á disposição de todos os membros do Fórum UMM . Inclui essencialmente recortes de imprensa , mas também cartas para patrocinadores (ainda antes da UMM ter sido a marca escolhida ), notícias de revistas estrangeiras sobre a prova , testes da unidade utilizada pela equipa José Mégre/Manuel Romão , Press Release da UMM ,publicidade da marca após o rali , etc, etc .

Em tempo oportuno farei a entrega de idêntico dossier sobre o rali de 1893 , que contém o dobro dos documentos do dossier de 1982 .

Desta forma e porque se trata de conjunto de documentos únicos , pretendo que a memória destas particações não se perca e que fique disponível para o maior número possível de elementos deste fórum .

Espero que desta forma o vosso fórum fique "mais rico" no que diz respeito à história da marca e que nesta altura da vida em que a memória é curta e por vezes bastante deturpada , estas partipações da UMM no Rali Paris dakar fiquem devidamente recordadas .

Com os melhores cumprimentos .

Manuel Romão
 

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
1.571
Localização
-
Desde já deixo o meu agradecimento por tão nobre atitude (y)

cUMMprimentos,
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Obrigado pela partilha!

Toda a comunidade que cresceu na esfera dos veiculos UMM bem merece.

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Grande gesto. Obrigado!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
O Clube UMM, gostaria de agradecer publicamente ao Sr. Manuel Romão, por este gesto, que muito vai contribuir para o enriquecimento da nossa comunidade em relação á história da UMM nesta competição que foi e continua a ser uma das provas mais duras de todo-o-terreno, o Rali Paris-Dakar.

Por esse motivo, neste 35º aniversário da marca UMM, muitas são as razões para a nossa comunidade estar satisfeita por todo o trabalho desenvolvido por todos nós, ao longo deste nosso País, sempre com actividades enriquecedoras em torno dos UMMs, são essas actividades que permitem que hoje ainda se viva e respire esta paixão UMM nesta nossa comunidade.

Estamos neste momento a tratar da digitalização com muito cuidado e carinho deste espólio e conhecimento da história da nossa marca, pois tratam-se de documentos únicos e com cerca de 30 anos, pelo que todo o cuidado é pouco no seu manuseamento.

O Dossier




Á medida que esta informação estiver em formato digital iremos divulgando a mesma, quer pelo forUMM quer no site do Clube UMM.
Desta forma a memória destas participações ficará disponivel e acessível á nossa comunidade, para que para sempre seja recordado esta participação UMM.

Para já uma pequena amostra deste espólio UMM.

Recortes de artigos de imprensa (nacionais e da época)


Alguns artigos imprensa (internacionais)





Pedidos de apoios


Fotos de participação
Em prova


O acidente com o Diogo Amado


Vamos continuando a manter activo este tópico.


cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ora ai esta um gesto muito nobre ca ficamos aguar a espera entao das digitalizacoes

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943
Email:[email protected]
 

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
Mensagens
107
Localização
Portugal
Muito obrigado a todos...a minha vénia perante vós e pela vossa dedicação.

Abraço
Jose Presado

pertencer a esta comunidade é a cereja no topo do UMM.....vrrrrrUMM
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Sou mais um a fazer uma vénia... muito bonito o gesto. Parabéns ao Manuel Romão e ao clube pela disponibilização do material.
Fico a aguardar para fazer uma leitura a tão importante documento.
 

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
Mais algumas digitalizações de recortes de imprensa.













cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 

mrs

Iniciado
Registo
9 Set 2007
Mensagens
9
Localização
Portugal
Boa Noite :

Já mandei vir do local onde se encontrava o dossier relativo ao Rali Paris/Dakar 1983 .

Ao contrário do de 82 este dossier é muito mais abrangente já que se trata mais da participação das viaturas portuguesas do que da UMM.De facto a presença da Portaro fez com que a Imprensa nacional dedica-se o seu espaço a ambas as marcas ao contrário de em 1982 , em que só havia UMM .
Assim há tantas fotos de UMM como de Portaro e muitas notícias sobre UMM (e vice-versa) são completadas com fotos de um Portaro.

Dado que não participei na edição de 1983 , tive oportunidade de fazer os Press Release da UMM que constam no dossier . Uma cópia completa foi dada na altura ao Thierry sabine ,que aliás veio a Lisboa para apresentar esta edição.

Estas duas pastas com cerca de 400 documentos foi preparada pelo Clube Paris Dakar ,organização comercial que era a representante da organização do Rali em Portugal . Daí a vinda do Thierry Sabine .

A seu tempo divulgarei dois telex enviados na altura ,um pelo João Tojal para Lisboa e outro de resposta da UMM . A "operação comando" montada foi um sucesso e só assim os UMM puderam chegar ao fim .

Manuel Romão de Sousa
 

miguelc

UMM
Registo
28 Out 2010
Mensagens
200
Localização
-
Muito obrigado pela partilha,de facto e de louvar o seu gesto.De certo muitos como eu,iram ficar a conhecer um pouco mais da grande história UMM,ficar ainda mais "apaixonados" pela mistica da marca,descobrir mais uns segredos que até agora possivelmente só eram conhecidos por muito poucas pessoas,gostava tambem de agradecer ao clube por todo o seu trabalho e por partilhar connosco esta informação_Obrigado mais uma vez.

"O homem quer, a obra nasce..."
 

Clube UMM

UMM
Clube UMM
Registo
14 Fev 2010
Mensagens
894
Localização
Portugal
Finalmente finalizamos o trabalho de digitalização cuidada de tão importantes documentos que conta muito da nossa história UMM.

Neste momento não temos nada ainda preparado, nem tão pouco houve tempo para absorver tanta informação, a nossa preocupação principal foi digitalizar com imenso cuidado estes documentos com cerca de 30 anos sem danificar os mesmos.

Aqui vos deixamos mais mais algumas imagens dos mesmos.
Esperamos que sejam do vosso agrado e que permitam-nos a todos nós uma melhor compreensão desta aventura que foi o Dakar para os UMMs e seus participantes.

Uma vez mais agradecemos ao Sr. Manuel Romão a disponibilidade, atenção e carinho com que disponibilizou toda esta informação para que a seu tempo seja disponibilizada a toda a nossa comunidade e que nos permita enriquecer um pouco mais o nosso conhecimento histórico desta causa UMM.

Vamos então a alguns scans destes documentos.













cUMMprimenTTos


A Direcção do Clube UMM
 
Top Inferior