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Dois depositos.

batrakiu

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11 Jun 2009
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Olá.
Alguem que me explique como se eu fosse o Scolari ( que insistiu sempre no pauleta mesmo que ele só marcasse golos aos mija-na-escada ) como raio o gasoleo passa de um deposito para o outro, por gravidade!
Abraço.

André Santos
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PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Bom, por acção directa da gravidade não vai passar pois os depósitos estão ambos à mesma cota.

Por acção indirecta conseguirias que o combustível passasse do depósito de reserva para o principal através de vasos comunicantes, em que ambos os depósitos estariam ligados entre si de modo a que a massa, volume e pressão lhes fosse comum. Este modo só é possível quando a comunicação se encontre mais baixa que o nível dentro dos próprios vasos, o que na realidade não acontece.

Portanto acredito que tal não é possível.

Como nunca vi um original, apenas suponho que a forma encontrada pelo Srs da UMM, de gastar dos dois depósitos, foi o recurso a uma electro-válvula de três vias comutável pelo condutor, em que os depósitos nunca comunicariam entre si. Nesta opção o que acontece é que tens um de dois caminhos possíveis sempre no mesmo sentido. Quando se comuta de um caminho para o outro existe a possibilidade de desferrar e por isso mesmo as valvulas de 3 vias devem de ser montadas na compressão de uma linha e nunca na aspiração...;)

Tens aqui um exemplo de electro-válvula de 3 vias:


Existe ainda uma outra hipótese que a mim me parece mais eficaz e razoável que é o depósito 2 estar ligado ao depósito 1 e haver uma forma automática ou manual de fazer transfega do 2 para o 1 através de electro-bomba e assim ser sempre o depósito 1 alimentar o motor. Claro está que assim nunca se desferra o circuito mas em caso de rotura do deposito 1 o deposito 2 não servirá para nada...:dizzy_face:



Free2UMM
 

batrakiu

UMM
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11 Jun 2009
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olá.
neste caso o segundo deposito estava ligado ao primeiro pelo pelo tubo que está ao pé do bocal onde se mete o gásolo.
SE eu ligar esse tubo ao local do retorno, e no retorno colocar um " T " para os dois depositos e colocar o as saidas dos retornos no tal tubo que existe junto ao bocal onde se mete a mangueira, será que resulta, assim o retorno é dividido pelos dois depositos obringando-os a ter sempre o mesmo nivel, e estando mais de meio o gasoleo passa sempre de um para o outro, mas assim o segundo andará sempre com gásoleo até meio, nao sei se me expliquei bem.

André Santos
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PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Não vai dar porque através de vasos comunicantes o combustível(fluido) não sobe, quanto muito fará efeito cifão em que o fluido subirá até equilibrar o fluido da mangueira com o que está dentro do depósito extra. Como pretendes ligar o depósito extra à admissão de ar no bocal de enchimento o que vai acontecer é que vais ter o depósito extra cheio sem passar nada para o principal.

Este método só funcionará e bem se lhe colocares uma bomba a auxiliar a transfega e aí será possível passares o gasóleo do depósito extra para o principal.

Vê estes videos:
http://www.youtube.com/watch?v=q0Hkv2hQ98M&feature=fvwrel

O que pretendes é que este efeito aconteça, mas repara que ele só acontece porque o demonstrador no 1º video aperta a garrafa que está cheia, aumentando a pressão à mesma o que prova a necessidade da bomba. No 2º video o demonstrador faz sucção para o fluido correr de um recipiente para o outro o que também prova a necessidade de bomba.

Dá uma vista de olhos ao Principio de Arquimedes e à Lei de Pascal e facilmente percebes o funcionamento dos vasos comunicantes.





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batrakiu

UMM
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11 Jun 2009
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Sim pedro.
é o mesmo conceito do roubar gasoleo, desde que o destino esteja num plano mais baixo que a origem, o fluido corre sempre, agora sem o recurso a bombas é que eu não percebo como é que coloco os dois depositos a funcionar.

André Santos
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PedroUMM

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31 Mar 2006
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Exactamente, em planos diferentes consegues passar o fluido do vaso mais alto para o mais baixo usando apenas a gravidade.

Em planos iguais também consegues aplicar a Lei de Pascal em que o volume, massa e pressão são iguais a ambos os vasos usando apenas a gravidade desde que a comunicação esteja mais baixa que os próprios vasos.

Em planos iguais, quando a comunicação fica mais alta que os vasos a Lei de Pascal só se aplica através do recurso ao uso de um meio complementar de colocar o fluido em movimento, pelo menos para ferrar a mangueira de comunicação.

Portanto, ou adoptas o sistema original dos Alter Troféu e gastas uma pipa da massa numa electroválvula que cada vez que for comutada o sistema desferra até à bomba injectora, ou então recorres a uma bomba de gasoleo auxiliar para passar gasoleo do tanque 2 para o tanque 1.










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batrakiu

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11 Jun 2009
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então, e se eu furar ambos os depositos num plano mais baixo que o original?
é possivel?

André Santos
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d350usa

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Desculpem a pergunta visto nao ter UMM mas como e' que o diesel e' sugado do tanque? Tem bomba no tanque ou e so' sugado por a bomba injectora perto do motor?
 

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27 Jan 2009
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André,

Quando vieres para os lados de Lisboa...passa pelo bUMMker s.f. pois no caso do AM é só fazer um switch ao botão ;)

cUMMprimentos,
 

batrakiu

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11 Jun 2009
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Obrigado.
Penso que encontrei a solução barata, viavél e segura de fazer funcionar os dois depositos.
Digo penso, porque amanha é que terei certezas!
Obrigado.

André Santos
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PedroUMM

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quote:Originally posted by batrakiu

então, e se eu furar ambos os depositos num plano mais baixo que o original?
é possivel?

André Santos
966916713
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É possivel mas não é aconselhavel...

Na prática, se ligares um depósito ao outro pelas purgas de limpeza, através de uma mangueira o gasoleo andará equilibrado dentro dos depósitos. O problema é que vais ter essa mesma mangueira a passar demasiado baixo.








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PedroUMM

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quote:Originally posted by d350usa

Desculpem a pergunta visto nao ter UMM mas como e' que o diesel e' sugado do tanque? Tem bomba no tanque ou e so' sugado por a bomba injectora perto do motor?

A bomba injectora puxa o gasoleo do depósito por depressão.








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PedroUMM

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quote:Originally posted by batrakiu

Obrigado.
Penso que encontrei a solução barata, viavél e segura de fazer funcionar os dois depositos.
Digo penso, porque amanha é que terei certezas!
Obrigado.

André Santos
966916713
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Amigo, já passaram 24 horas. Qual foi a solução? :D








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d350usa

UMM
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quote:Originally posted by PedroUMM

quote:Originally posted by d350usa

Desculpem a pergunta visto nao ter UMM mas como e' que o diesel e' sugado do tanque? Tem bomba no tanque ou e so' sugado por a bomba injectora perto do motor?

A bomba injectora puxa o gasoleo do depósito por depressão.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Que a minha ideia era simples de por os dois depositos ligados a um T como a ideia anterior mas sem bomba adicional ja que o diesel era sugado por a bomba injetora nao via a necessidade de ter outra extra...

Pode ser uma ideia que nao dava em nada mas se nao fizesse uma sugestao estupida nao vou aprender :p
 

PedroUMM

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quote:Originally posted by d350usa

quote:Originally posted by PedroUMM

quote:Originally posted by d350usa

Desculpem a pergunta visto nao ter UMM mas como e' que o diesel e' sugado do tanque? Tem bomba no tanque ou e so' sugado por a bomba injectora perto do motor?

A bomba injectora puxa o gasoleo do depósito por depressão.








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Que a minha ideia era simples de por os dois depositos ligados a um T como a ideia anterior mas sem bomba adicional ja que o diesel era sugado por a bomba injetora nao via a necessidade de ter outra extra...

Pode ser uma ideia que nao dava em nada mas se nao fizesse uma sugestao estupida nao vou aprender :p



Teoricamente a bomba só iria aspirar de um depósito, daquele que oferecesse menos resistência e quando esse ficasse vazio todo o circuito iria desferrar.








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batrakiu

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11 Jun 2009
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Ora bem.
Fui a um torneiro, ele faz-me dois furos nos depositos 3 cm acima da cota do fundo, mais alto que o chupador penso eu.
Solda dois tubos em metal e eu ligo os dois depositos um ao outro, o gasoleo circula livremente de um para o outro deposito, mas eu vou aplicar uma torneira á saida do deposito do lado direito, para que nas saidas para o mato alguma inclinação nao me deixe sem gasoleo, basta então fechar a torneira, nao sei se perceberam a ideia, mas parece.me execuivél...

André Santos
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raminiUMM

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15 Dez 2007
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Boas companheiros
Acho que essa decisão não é a mais acertada, vais estragar os dois depositos e não vai ficar original, nem perto!
Para além do problema principal que não foi aqui contemplado, sempre que abasteceres terá que ser em dobro...
Abraços fortes
RAminiUMM
 

batrakiu

UMM
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Não, no tubo que liga os dois depositos está uma válvula de não-retorno de gasoleo, ou seja, funciona sempre como se estivesse apenas um deposito, indo buscar ao direito apenas o suficiente para que fiquem ambos ao mesmo nivel, no caso de o gasoleo do esquerdo baixar mais que o do direito.
Agora imagina eu fazer 20 km e ir atestar 120 litros de gasoleo a espanha de uma só vez, quando pouparei?
abraço.

André Santos
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