• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Discos viram Bolachas

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
era vou tentar fazer uma mini explicaçao:
1º- arranja-se ums disco de UMM ou compativel que estejao boms para ir para o ferro velho.
no meu caso eram os do Nuno(superpilot)que mos cedeu.Ó Nuno olha o que eu fiz com os teus discos velhos:D:D.

2º-prende-se uma rebarbadora a uma mesa ou bancada(no meu caso foi na traseira de uma Hiace:)) com bitolas a fazer altura para cortar onde queremos.

3º-faz-se rodar o disco para ir cortando,tem de ser devagarinho e com paciencia,ate se pode fazer por duas ou 3 vezes para nao prender muito,ou entao trespassa-se a parede de um lado ao outro e depois roda-se.e fica com este aspecto:

como e dificil acertar mesmo ao milesima,sobra um pouco de material que se tem de retirar.

4º-depois de tudo cortado pode-se fazer uma rectificadora artesanal como podem ver,para tirar o excesso de material que ainda la esta. e assim ficar com a superficie bem lizinha.neste caso bastou a distancia do disco a superficie da protecçao ,para servir de bitola.


deixem e arrefecer a rebarbadora de vez em quando,porque isso ainda demora um pouco e ela aquece pa caraças.
eu deixei a minha arefecer mas parece que nao foi sufeciente,quando estava afinalizar a 2 bolacha ela morreu:D
nao etnho muito jeito para me explicar ...por isso desculpem qualquer coisinha;)

Paulo Alves
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas

ò Paulo..grande explicaçao ..sem duvida..mas no teu caso já ke estragaste um rebarbadora "á pala" disso..teria te ficado mais barato compraes umas bolachas (com o mesmo diametro e muito mais leves) em aluminio na Formula 81 (av.defensores de chaves) a cerca de 10 E..cada;)

Mas valeu essa dica;)

recomendo..pra nao ke nao akeçam mais rebarbadoras:)..usarem discos de cortar aluminio ou inox..com estes discos ( acerca de 2 E cada) o Ferro até treme:D

UMM abraço
madeira
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
e na boa as rebarbadoras agora custao 5 euros:D:D:D.
a que usei era dessas por isso e que secalhar nao se aguentou a bomboca:D:D:D:D
mas por acaso essas bolachas que falas devem valer a pena de aluminio a 10euros e barato.
mas nao sabia,o que vi por ai era a volta de 20 euros cada:dizzy_face:, e de ligas manhosas.

Paulo Alves
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
venho acrescentar 2 coisas,uma coriosidade e um erro que so verifiquei quando fui montar as ditas bolachas:

curiosidade:as bolachas tem a espessura de 1.2 cm:),e ainda sobra perto de 10 a 11 voltas de rosca para os pernes de origem.

erro: estes discos vieram de um UMM Alter II,e ao que parece tem o furo central mais estreito que os do Alter I. o que aconteceu foi eu ao ir montar(so atras) as bolachas batiao primeiro na face do semieixo e nao deixava encostar nos tambores,tive que puxar pela cabeça e decidi fazer uma caixa nas bolachas com 3mm de profundidade e 106mm de diametro aproximadamente.

para ficar bem feitinho deveria ser feito no torneiro..mas desenrascai-me com a rebarbadora:D.e pronto esta safo.
mas se as quiser meter a frente nao da pois nao passa nos cubos(so fiz caixa nao abri completamente o furo)

Paulo Alves
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Olá
Os discos do Alter 2 servem perfeitamente no Alter 1 a razão para não caberem nos teus cuboe é que os discos ficam da paret de dentro do cubo e não por fora como tentaste por.


UMM abraço
Samuel Sousa
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
*******: pois e nao ficou mal de todo apesar de axar que poderia ficar bem melhor mas como foi a primeira vez...um gajo ainda anda a apalpar terreno:).o custo de eu fazer isto foi de 1\8 de disco:D (e uma rebarbadora para o lixo mas como era das baratas(secalhar foi por isso que berrou) nao me preocupei).
admirei-me e como nao gastou quase disco nenhum a cortar aquilo tudo,mas tambem nao precionei com muita força foi tudo com calma...
e sem duvida que o melhor era pedir a um torneiro ,muito mais rapido e efeciente:cool:,eu a fazer isto foi uma tarde inteira e mais um bucadinho:blush:,mas como nao tinho ninguem a espera...:)

Samuel:tems razao eu nao estava a pençar bem :blush:,os discos ficam por tras dos cubos,logo nao da aplicaçao directa,tem que se fazer sempre um alargamento do furo central

Paulo Alves
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Será que esses espaçadores "Home-made" ficaram calibrados?

É que se não ficaram calibrados poe em risco a durabilidade de rolamentos, suspençoes e deve provocar vibraçoes como o catano no habitáculo:dizzy_face:

 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
calibrados nao deven ter ficado ,mas para a velocidez:D:D que o UMM Alter I 2.5 atmosferico dá, axo que nao se nota nada,ainda por cima a tras...
e como esta no centro da roda nao provoca grande esforço,se estiver descalibrado;)

Paulo Alves
 
Top Inferior