• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Desmontar cabos travão de mão

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Boas tardes,

Os vossos conselhos para o seguinte:
Queria desmontar os cabos de travão de mão do Alter II de 89, mas vejo que na extremidade junto ao travão de mão o serra cabos parece ter sido cravado como mostro nas fotos, mas se foi cravado como diabo aparecem ali aquelas porcas, não acredito que venha assim de fabrica.
Será que posso cortar o cabo junto ao serra cabos , desmontar tudo para limpar e lubrificar e depois colocar serra cabos de aperto?, ou acham que e melhor ficar quieto?
Cumprimentoscabos travão de Mão 2.jpgcabos travão de Mão1.jpg

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Os cabos são originais? Essa porca cheira a invenção
De certeza que é invenção de uma anterior dono/mecanico , também são sei se são originais, agora se o serra cabos está cravado como e que as porcas la foram parar? embora o serra cabos entra forçado no interior da porca, pode ter sido assim que la as meteram

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Diria que foram reparados e fizeram essa "jogada". Não tem nada de mal visto daqui

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Bom..., as fotos também não ajudam em nada...,pelo menos a mim...!!! :whistle: :alien:
Eduardo, A minha duvida principal é se posso cortar estes serra cabos que parecem estarem cravados, desmontar depois tudo e quando for a montar usar serra cabos de aperto manual.
O que achas disso?

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eduardo, A minha duvida principal é se posso cortar estes serra cabos que parecem estarem cravados, desmontar depois tudo e quando for a montar usar serra cabos de aperto manual.
O que achas disso?
Se desapertares o parafuso central que entra no centro dessa barra em U, para aliviar a pressão,podes tirar á vontade os cabos e ver ver melhor a coisa...!!!
Agora os serra cabos são de origem..., e tenta perceber o porquê dessas porcas aí serem colocadas...!!! ;) :alien:

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Se desapertares o parafuso central que entra no centro dessa barra em U, para aliviar a pressão,podes tirar á vontade os cabos e ver ver melhor a coisa...!!!
Agora os serra cabos são de origem..., e tenta perceber o porquê dessas porcas aí serem colocadas...!!! ;) :alien:
Se repares na primeira foto, ja retirei o parafuso central, mas como vou tirar os cabos dentro das bichas se tem os serra cabos cravados? so cortando

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Tens ainda outra solução, para mim muito melhor, comprar novos (não são caros) e ficas descansado por mais 30 anos, o trabalho que vais ter em tentar lubrificar esses não vale a pena, dito por quem já passou por isso.

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Resumindo a coisa 🙂
A minha ideia de cortar os serra cabos onde estão cravados, para puder desmontar todo o sistema,lubrificar, depois voltar a montar, retirar aquelas porcas que me parecem nada estar a fazer, e finalizar com serra cabos de aperto, não é de todo aconselhável?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Resumindo a coisa 🙂
A minha ideia de cortar os serra cabos onde estão cravados, para puder desmontar todo o sistema,lubrificar, depois voltar a montar, retirar aquelas porcas que me parecem nada estar a fazer, e finalizar com serra cabos de aperto, não é de todo aconselhável?
Serra cabos nos cabos de travões além de serem proibidas, dão direito a chumbo nas inspeções auto e pior do que tudo não garantem a segurança do veículo por serem sistemas de retenção duvidosa!
Ainda por cima estás a pensar cortar esses cabos que já me parecem estar curtos para voltar a fazer algo que não vale a pena por causa do risco!
Se algum dia estacionares numa zona íngreme não te admires de ver o carro a arrancar sozinho sem ninguém lá dentro!
Procura cabos novos e esquece esses, ficas muito mais bem servido...

Última edição:

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Resultado da história.

Afinal as porcas entraram enrroscando
Resultado da história.

Afinal as porcas entraram porque conseguiram enroscar no serra cabos, mesmo sem rosca 🙂, e a função delas era para dar mais afinação aos cabos pois estão um pouco compridos (coisa de artista).
Desmontei tudo, pus lubrificante, um deles até estava preso, e voltei a montar.
Tudo ok 👍

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Resultado da história.

Afinal as porcas entraram enrroscando
Resultado da história.

Afinal as porcas entraram porque conseguiram enroscar no serra cabos, mesmo sem rosca 🙂, e a função delas era para dar mais afinação aos cabos pois estão um pouco compridos (coisa de artista).
Desmontei tudo, pus lubrificante, um deles até estava preso, e voltei a montar.
Tudo ok 👍
Portanto, era inventado, chamou de artista a quem fez isso e voltou a colocar igual? 🤣🤣
Se era inventado era colocar novo.

Top Inferior