• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Debate: Aplicação Motor Cabstar 3500cc. atmo.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Por ter um motor desses perto, lembrei-me de provocar esse debate. Conhecem o motor? Acham a sua aplicação na restante mecânica UMM uma solução viável? Acham que vale a pena? Esse motor pertence a uma carrinha já pesada (de rodado duplo). Imagino que tenha um binário muito bom, pensando no uso que lhe foi originalmente destinado.

Opinem, sobretudo os conhecedores!

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Não conheço esse motor,mas sendo de um carro pesado tambem deve ter muito peso e pouca rotação...mas deve aguentar bem com um turbo aplicado:p:D

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
vê também o peso dele... podes correr o risco de ficar com muito peso na frente!!! e tornar certas manobras quase impossíveis!

Se já tens o motor, pode ser boa opção... mas preferia um 1kzt da toyota!

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Aldeia,

se esse motor for aquele que eu estou a pensar, que equipou as cabstars por volta de 1989 - 1992, 3500 cc 4 cilindros, só te posso falar maravilhas desse motor, pelo menos na cabstar.

O meu pai teve uma carrinha dessas, era considerada pesada embora tivesse as mesmíssimas características que a versão ligeira (3500kg), só diferia na homologação do peso bruto e de tara no livrete.

Aquilo tinha uma força que nunca acabava. Aprendia a conduzir nessa carrinha, devia ter una 12 anitos, o binario da carrinha nunca acabava, tinha uma condução muito parecia com aquela que tem actualemnet o meu UMM. Não dava muito mais de 120, mas em qq recta chegava lá. Acima dos 40 km/h podias meter 5ª que a partir dali era só dar e tirar gás.

Recordo-me de ir com o meu pai levar uvas á Quinta da Aveleda (para produzir o famoso "casal Garcia"), íamos sempre de madrugada por causa dos excessos de peso. num dia a carrinha atinguiu o peso bruto de 10900 kg!! nunca me esqueci desse numero, faltaram 100 kg para as 11 toneldas. Esse transporte tinha sido de Cinfães para Penafiel, subiu toda a ligação de entre os rios para s. Vicente e seguidamente para a quinta da aveleda sem nunca ter levado 1ª velocidade em lado nenhum, nem mesmo na rampa de acesso á quinta. Ainda hoje o meu pai recorda esse feito com nostalgia.

Relativamente á aplicação deste motor, já em várias vezes me questionei se a sua aplicação seria proventura vantajosa. Pela conhecimento que tenho dele sem duvida que é um poço de binario e não é tão "ronceiro" como se possa achar de um motor daquela idade e com aquela construção. Talvez um turbo com baixa pressão lhe ê mais alguma alma, mas não creio que seja preciso :)

Abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Passarinho, o motor é mesmo esse. Não faço ideia do peso, mas não é um motor muito grande. Sardinha bem sei que há motores melhores, mas este debate é sobre esste motor em concreto.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Aldeia,

e relativamente ao peso não creio que seja exageradamente pesado, estamos a falar de um 4 cilindros...

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
tive o toyota da mesma celindrada, e sem turbo e mt morto, mt binario, mas pouco elastico com turbo fica optimo, mas e mt pesado, um motor desses e caixa metia logo as molas pasmadas, agora se for o cabstar 3000t dos mais recentes sem ser os electronicos, o bd30 aquilo e outro mundo, depois os diferenciais partiam, e passado uns tempos o jipe ja estava td transformado para aguentar o power

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Não creio que as diferenças de peso entre os dois motores seja assim tão significativa ao ponto de pasmar as molas...

Estive á procura no google dos pesos dos dois motores, mas não encontrei nada, não sei qual o nome de código do motor da Nissan...

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
A partida um Motor BMW 6cilindros deve ser mais pesado que esse motor de 4 cilindros...digo eu...

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Aldeia,

So tens que desabafar um pouco mais...
Pois estava para ter por umas perguntas em relacao a esse motor e "com o que estavas a sonhar / magicar ser possivel".

Se pensas somente no motor ser montado num UMM ficando o motor a "trabalhar" com toda a mecanica "original"...tira dai os cavalinhos.

Agora se estas a pensar no motor para montares num chassis UMM "virado" para brincares fora de estrada e' outra coisa.
Explica-te :p

E tens sempre que pensar se o torque do motor esta em concordancia ou em valores seguros das unidades de torque da caixa UMM.
Convem sempre para comecares a sonhar "mais real" saberes esses valores...

Assim numa corrida/busca muito rapida na net apercebi-me que andamos em valores de 200 Nm (newtons por metro) de diferenca entre o motor que falas e as caixas UMM? (devo ter visto motores cabstar mais recentes por lapso)

Mas como te disse falando melhor so se fala em numeros...na vas por "barulhos" ou parecer bem, o o motor ter feito isto ou aquilo.

Numeros...

Vai dizendo coisas acerca desta tua "vontade ou ideia ou sonho de sonho" e o pessoal va postando no topico informacao.

TOMMY

UMMzito
Registo
26 Out 2009
Boas.
Por acaso cá na terra tem um Alter com este motor aplicado. Vi-o a andar umas vezes e defacto era um pouco lento mas tambem ouvi que nunca ficou "preso". Talvez com um turbo só para dar uma "almazinha" possa fazer a diferença

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
É claro que deve ser uma solução a adoptar, mas aviso já que os últimos motores que já equipam as novas Cabstars e Maxity só têm dado raia, isto porque, tanto o motor 2500cc como 3500cc, e por experiência própria ainda não aprovaram.
A última que conduzo frequentemente, já levou 3 turbos em cerca de 150000km.
Os motores mais antigos, esses sim, deram cartas!

celsoumm

UMM
Registo
24 Fev 2010
conheço pessoal que faz TT puro e duro e so querem desses motores para meter em "Patrois" é Bom e tem uma força

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
Uma opinião de quem conhece ambos os motores...se for BD30 até 2001 sem bombaVP44... tudo bem, Exelente motor nos patrol com TGV (GT22) aplicado da "ratadas" ao RD28t...
Em relaçao ao que o amigo Aldeia refere...não vale a pena, dura mas é um pastelão, usa bomba injetora em linha o que dificulta muito o aumento de rotaçao, mesmo com turbo aplicado, as prestaçoes não são nada de especial (presumo)...
Em relaçao a fiabilidade é exelente, são motores que aguentão tudo, durão e durão, mas o trabalho que dá a aplicar, não é compensável:)
O "indenor" é menos fiavél, é uma verdade...mas tambem é muito mais leve, e quando bem afinadinho chega e sobra. O grade problema é que há muito matrial que a peogeut está a deixar de fabricar...

Existem no mercado outras opçoes que me estão debaixo de olho:):):)

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Tchi *******... és mesmo mauzinho mas...

Sabias que aqui no algarve vai andar um barquinho com motor 2.5TD de origem Datsun Navara??? Bomba bosch ehehhe

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
mesmo sendo um motor de 4 cilindros e pesado, esses motores 3500 antigos sao pesados e pasteloes.no UMM devido ao seu peso nao e preciso andar a inventar num bd30 nem num td27, o meu bd30 no esta mexido e mexe-se muito bem...para mim so bd30 1kzt ou td27 sem mt coisa para serem fiaveis, caixa nissan eixos y61 resultado, um carro so para mato...

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Estamos todos a "debater"....

Mas o mister Aldeia ainda nao se pronunciou acerca de qual o objectivo final desse motor.

Eu pergunto uma vez mais...
Conta la mais um pouco da intencao que tinhas para esse motor, ou ideias.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
AloeVera,

Penso que o objectivo do Aldeia já está atingido, independentemente de ele ou não uma ideia para este motor.

Citando o Aldeia:

"Por ter um motor desses perto, lembrei-me de provocar esse debate..." temos estado a debater

"Opinem, sobretudo os conhecedores..." Temos opinado!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by Passarinho

AloeVera,

Penso que o objectivo do Aldeia já está atingido, independentemente de ele ou não uma ideia para este motor.
Citando o Aldeia:
"Por ter um motor desses perto, lembrei-me de provocar esse debate..." temos estado a debater
"Opinem, sobretudo os conhecedores..." Temos opinado!
Cumprimentos

Ainda nao percebi qual era a ideia para a aplicacao ou uso desse motor.

Se era para uso maritimo. (e' que ja li falarem em barcos)
Se era para uso terrestre. (e' que ja li falarem em tractores)

Gostava de ler escrito pelo Aldeia que ideias tera ele para este motor.

E a partir dai sim dar opinioes em geral e/ou experiencia de quem os usa/usou.

1 - Qual e' o objectivo do uso do motor, num UMM?
2 - E qual e' o objectivo desse UMM?

E' que todos os motores "funcionam" e se dignamente tratados= manutencoes responsaveis todos duram.
Agora depende da suas caracteristicas mecanicas e depende onde sao aplicados (para que efeito)

Top Inferior