Aldeia,
se esse motor for aquele que eu estou a pensar, que equipou as cabstars por volta de 1989 - 1992, 3500 cc 4 cilindros, só te posso falar maravilhas desse motor, pelo menos na cabstar.
O meu pai teve uma carrinha dessas, era considerada pesada embora tivesse as mesmíssimas características que a versão ligeira (3500kg), só diferia na homologação do peso bruto e de tara no livrete.
Aquilo tinha uma força que nunca acabava. Aprendia a conduzir nessa carrinha, devia ter una 12 anitos, o binario da carrinha nunca acabava, tinha uma condução muito parecia com aquela que tem actualemnet o meu UMM. Não dava muito mais de 120, mas em qq recta chegava lá. Acima dos 40 km/h podias meter 5ª que a partir dali era só dar e tirar gás.
Recordo-me de ir com o meu pai levar uvas á Quinta da Aveleda (para produzir o famoso "casal Garcia"), íamos sempre de madrugada por causa dos excessos de peso. num dia a carrinha atinguiu o peso bruto de 10900 kg!! nunca me esqueci desse numero, faltaram 100 kg para as 11 toneldas. Esse transporte tinha sido de Cinfães para Penafiel, subiu toda a ligação de entre os rios para s. Vicente e seguidamente para a quinta da aveleda sem nunca ter levado 1ª velocidade em lado nenhum, nem mesmo na rampa de acesso á quinta. Ainda hoje o meu pai recorda esse feito com nostalgia.
Relativamente á aplicação deste motor, já em várias vezes me questionei se a sua aplicação seria proventura vantajosa. Pela conhecimento que tenho dele sem duvida que é um poço de binario e não é tão "ronceiro" como se possa achar de um motor daquela idade e com aquela construção. Talvez um turbo com baixa pressão lhe ê mais alguma alma, mas não creio que seja preciso
Abraço