Meus amigos:
Não quero ser desmancha prazeres mas...
Como sabem, em termos de desenho mecânico, o centro do pneu (visto com a zona de contacto com o solo voltado para nós) terá que passar pela meia distancia entre os dois rolamentos do cubo da roda, por muitas curvas que o perfil da jante possa dar. Nos casos em que essa referida distancia é originalmente desigual, passando o meio do pneu, para mais perto de um ou de outro dos rolamentos (tipo Timken/ ou de roletes), geralmente o rolamento que fica mais perto desse meio é de maior diâmetro, ou a distancia entre eles é maior sendo eles dimensionados para o esforço pedido.
As tensões existentes naqueles 20/30cm (distancia entre os rolamentos do cubo) numa viatura "normal" são brutais, no entanto equilibradas, se as mantivermos como vêm de origem. Imaginemos agora nas nossas máquinas com pneus e jantes pesadíssimas, sofrendo as agruras do TT. Aquele braço de alavanca que é formado pelo conjunto jante+pneu+c. ar accionado pelas 2ton., o efeito giroscopico do conjunto em rotação a 80/100 Km/h, os impactes com os calhaus etc. ou encontram um apoio equilibrado ou tudo, mais cedo ou mais tarde se desmorona. Não me julguem a falar de cátedra, mas são muitos anos a lidar com automóveis em diversas áreas.
Quando esse equilíbrio se rompe (por se terem montado bolachas, ou jantes bonitas mas em termos de desenho técnico uma anedota,)os ditos rolamentos e os munhões onde articulam as rodas vão sofrer bastante. A pressão originalmente exercida em cada rolete dos rolamentos do cubo poderá ser aumentada pontualmente em cerca de 100 Kg por cada cm que se acrescente, para além de uma pressão até agora exercida uniformemente, passar a ser sempre longitudinalmente desigual.
Tudo se agrava se os cubos tiverem sido excessivamente cheios de massa lubrificante(erro muito frequente) ao ponto de não permitir que a grade dos roletes rode livremente ou essa massa for de fraca qualidade (ainda mais frequente). A tensões aumentam, os rolamentos aquecem, a cementação degenera, o metal desagrega-se, e um dia começam a ouvir uma "zoada" ...
Se optarem por "bolachas" escolham jantes em conformidade (tarefa difícil), queremos dizer com isto que o que for alargado para fora, terá que ser na mesma medida, alargado para dentro, de modo a que o tal centro da roda não passe "muito" do centro dos tais rolamentos.
O efeito nefasto de bolachas mal dimensionadas nos eixos traseiros ainda é mais peculiar, danificando os rolamentos com o posterior arquear o semieixo levando à sua ruptura não sem antes criar folgas no diferencial (ovalisação do apoio dos satélites).
Bolachas, só de água e sal !
Um abraço
João