• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

dúvida técnica

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas!!

estive a montar os novos sapatinhos no meu UMM, e quando os gajos tiraram as jantes descobri isto

outra perspectiva

estas peças são as chamadas "bolachas"/espaçadores, esta é a minha dúvida...

ao longo do tempo tenho visto a descobrir alguns upgrades já feitos no meu UMM, cool:D

UMM Abraço,

AV

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Sim Avilão,isso são os chamados espaçadores ou bolachas,para alargar as vias,tens é que ter em atenção o aperto das porcas porque ficas com pouca regada de rosca.A "lei" da mecanica diz que se deve ter sempre pelo menos 2 ou 3 fios de rosca á vista depois da porca apertada para garantir um bom aperto,com essas bolachas as porcas devem estar á face dos pernos, tens que de vez em quando espreitar se tens lá as porcas todas e apertadas:D.

Filipe Pinheiro

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Sim são umas bolachas...

Ganhas cerca de 1cm para cada lado do carro... parece que não mas ainda ganhas qq coisa na estabilidade!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
obrigado pelo esclarecimento!! :)

em relação às porcas das rodas, na frente tenho umas porcas normais, ainda consigo ver o que "sobra" da rosca, mas nas de tráz as porcas são fechadas, mas desde que tenha um bom bocado de parafuso para estas apertarem não terei problemas, certo??

desde já obrigado!!

UMM Abraço,

AV

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Um dos problemas das porcas fechadas é esse,não te consegues aperceber se alguma se esta a desapertar.

Filipe Pinheiro

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mário, se calhar o não uso de lubrificante é mau. Pois depois de apertar e reapertar várias vezes a probabilidade de fazer desaparecer a rosca é muito elevado. Eu prefiro aplicar massa em spray e reapertar de vez em quando.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
O lubrificante que uso nos pernos das rodas é wd40,na altura de tirar as porcas!!Parqa mim é o melhor, não é muito gorduroso e é suficiente para não deixar os pernos muidos.O que convem estar mesmo limpo de qualquer lubrificante é o cone da porca e o chanfre onde este encosta na jante,é meio caminho andado para não se desapertar as rodas em andamento.

Filipe Pinheiro

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
A minha roda saltou por falta de aperto... Mas é sempre uma optima sensação... "olha a minha roda vai ali a frente"

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Registo
30 Mar 2006
Concordo com o Mário e o Filipe, lubrificante não, mas wd40, bala, ou outro que tal ao desapertar não vejo problema.

Eu não cheguei a perder a roda graças a Deus, mas em plena Vasco da Gama andei com a jante a dar a dar e o UMM a bailar a traseira, chamem-me maluco mas quando acelerava aqui estabilizava, e lá cheguei assim aos 140 km/h, foi tipo MacLaren F1 tão a ver.
Na viagem de volta é que fui ver o porquê da situação e tinha as porcas já no fim dos pernos, a sorte foi os pernos tarem tão cheios de porcaria que as porcas já não desapertaram mais... rsrsrsr....

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Eu também já estive a perder uma roda, dei cabo das roscas dos pernos e as femeas ficaram com metade da espessura. Imaginem lá o diametro do furo da jante... :).
Mas isso aconteceu por falta de aperto, não por lubrificação. Eu isso massa liquida, em spray e nunca tive problema de desapertar nada. Apenas desapertou dessa vez, porque esqueci-me de dar o ultimo aperto numa roda depois de mudar as rodas.
Já moí muitas femeas à conta do lixo e má lubrificação. Imaginem aquelas femeas tapadas, sem lubrificação e a andar no meio de rios, etc. A agua acumula lá dentro e apodrece aquilo tudo. Depois só mesmo novo!!!

Cumprimentsos, Tozé.
www.UMMistas.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Meus senhores, a soluçao para espassadores de vias, a melhor, mas tambem mais cara, passa por mandar fazer os ditos de maneira que estes usem os pernos existentes para apertar os espassadores e o mesmo contenha novos pernos para apertar a roda.
Desta forma podem fazer-los com um tamanho consideravel e nao andam à nora a ver se tem rosca suficiente para apertar a jante.
Os meus mandei-os fazer a uma casa da especialidade(serralheiro :cool:)e com 15 cm, o preço 300 os 4.
Aceitam-se encomendas :D.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Toz to ja me conheces....:D
Ja que vou gastar uma fortuna no bixo, quando sair da oficina, vai ser para parar o transito todo, tipo Head turner.
Os rolamentos, arranja-se soluçao. Tambem tem 15cm por causa dos novos pernos de aperto, tem que ter uma boa base, senao na primeira ida à Santa fico pelo caminho.

Registo
8 Jun 2006
Meus amigos:
Não quero ser desmancha prazeres mas...
Como sabem, em termos de desenho mecânico, o centro do pneu (visto com a zona de contacto com o solo voltado para nós) terá que passar pela meia distancia entre os dois rolamentos do cubo da roda, por muitas curvas que o perfil da jante possa dar. Nos casos em que essa referida distancia é originalmente desigual, passando o meio do pneu, para mais perto de um ou de outro dos rolamentos (tipo Timken/ ou de roletes), geralmente o rolamento que fica mais perto desse meio é de maior diâmetro, ou a distancia entre eles é maior sendo eles dimensionados para o esforço pedido.
As tensões existentes naqueles 20/30cm (distancia entre os rolamentos do cubo) numa viatura "normal" são brutais, no entanto equilibradas, se as mantivermos como vêm de origem. Imaginemos agora nas nossas máquinas com pneus e jantes pesadíssimas, sofrendo as agruras do TT. Aquele braço de alavanca que é formado pelo conjunto jante+pneu+c. ar accionado pelas 2ton., o efeito giroscopico do conjunto em rotação a 80/100 Km/h, os impactes com os calhaus etc. ou encontram um apoio equilibrado ou tudo, mais cedo ou mais tarde se desmorona. Não me julguem a falar de cátedra, mas são muitos anos a lidar com automóveis em diversas áreas.
Quando esse equilíbrio se rompe (por se terem montado bolachas, ou jantes bonitas mas em termos de desenho técnico uma anedota,)os ditos rolamentos e os munhões onde articulam as rodas vão sofrer bastante. A pressão originalmente exercida em cada rolete dos rolamentos do cubo poderá ser aumentada pontualmente em cerca de 100 Kg por cada cm que se acrescente, para além de uma pressão até agora exercida uniformemente, passar a ser sempre longitudinalmente desigual.
Tudo se agrava se os cubos tiverem sido excessivamente cheios de massa lubrificante(erro muito frequente) ao ponto de não permitir que a grade dos roletes rode livremente ou essa massa for de fraca qualidade (ainda mais frequente). A tensões aumentam, os rolamentos aquecem, a cementação degenera, o metal desagrega-se, e um dia começam a ouvir uma "zoada" ...
Se optarem por "bolachas" escolham jantes em conformidade (tarefa difícil), queremos dizer com isto que o que for alargado para fora, terá que ser na mesma medida, alargado para dentro, de modo a que o tal centro da roda não passe "muito" do centro dos tais rolamentos.
O efeito nefasto de bolachas mal dimensionadas nos eixos traseiros ainda é mais peculiar, danificando os rolamentos com o posterior arquear o semieixo levando à sua ruptura não sem antes criar folgas no diferencial (ovalisação do apoio dos satélites).
Bolachas, só de água e sal !
Um abraço
João

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Pois eu acredito que isso seja verdade, mas como jà o fiz no meu outro xaruto, e esse tem diferenciais mais fraquinhos, sao da Nissan, andei 5 anos a abrir com ele no monte, e ao mesmo tempo a fazer muitos kilometros na estrada, a unica coisa que partiu foi o motor e com 875000 km. Quanto às ditas bolas ( eu gosto de chamar as coisas pelo seu nome- espassadores de vias) nunca tive problemas com eles nem com os rolamentos do xaço, agora tambem ja vi quem tivesse muitos problemas derivado a ter feito asneira, principalmente povo com espassadores, daqueles universais à xuning, esses sim sò dao raia.

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Luis, ainda não foste visitar aquele UMM que está à venda na recta depois da rotunda das pombinhas, em frente à BP? Tem la um preto, alter2 atmosférico, que medes um palmo de offset. Parece um fundo de um bidão. :) Se calhar essa era a melhor solução.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Por acaso ainda nao o vi, hoje há noite quando for trabalhar passo là pra ver o bixinho, mas se for o tipo de off-set que penso, marendas com uma factura de +- 200 euros pro jante, isto porque para meter os 35/16.5 r16 a vontadinha nas minhas jantes, convinha alarga-las, o mal é mesmo esse, eram + 1000 euritos so pas jantes. Mais vale o espassador, penso eu de que.

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Ele nao parece ter espassador e mesmo com plasticos sai bem fora do limite do jipe.
A pintura e a mecanica é que nao parecem mesmo muito bem tratados.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Tozé, tira umas fotos para o pessoal ver como está esse carro! se puderes é claro!

Top Inferior