• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Cournil/Alter Conversão VE

datum

Iniciado
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
46
Localização
Portugal
Caros companheiros de Forumm
I
Tem sido raro participar neste nosso espaço, mais por desânimo relativo ao constante e oneroso custo de reparações no meu UMM o que me motiva a não participar pois ao fazê-lo só me lembro que tenho o carro parado e não tenho dinheiro para o reparar.
A secção que mais me apraz é a dos restauros, mas também ela com peso e medida, pois se a alegria por outros recuperarem UMM’s é um prémio, não posso deixar de pensar que o meu ia apodrecendo por falta de dinheiro da minha parte.Vida de eterno estudante é assim.

Antes de mais espero que não me tomem por pretencioso ou xico esperto por expor o que vou expor, não o sou, e até ponderei muito explanar o que pretendo aqui no Forumm, apenas por insuficiências da minha parte.
O meu Alter II, lá ficou com a bomba mais ou menos arranjada, graças ao meu pai, que custeou o arranjo.Descobri que por vezes o UMM é como uma toalha curta, arranja-se uma coisa, outra se descobre, agora foi o turbo que dá em assobiar, quando há menos de dois anos foi reconstruído.
Mas vou andando e não o vendo apesar de já ter tido demasiados convites para o mesmo.
Não o vendo e quase que me ofendo com as ofertas pois gosto tanto do meu carro, que acho impossível alguem gostar mais dele do que eu.

Qualquer carro é para mim um objecto, serve para levar do ponto A ao ponto B, mas não deixa de ser um objecto especial.
**************************************
II
Dois pontos temos debatido ao longo deste Forumm,
1)que alterações permitem delinear o limite entre o que é um UMM, e um derivado;
2)para que é que queremos um UMM.
À primeira, tendo já previamente exposto o que penso, repito dizendo que por mais que me custe, o UMM desapareceu, e o que é reconhecido como tal, na rua em que com ele circulo, é a sua carroçaria, a sua chaparia.Mesmo dentro dos Tterrenistas, apenas uma minoria conhece o Peugeot Indenor ou os Dana.
Eu não ando com o UMM para os outros verem que ando, mas também gosto que me vejam conduzindo um símbolo da indústria portuguesa.Não por mim, mas como uma maneira serôdia de dizer, ‘sim, fazemos tão bom ou melhor que os outros’.
O mais genuíno, além da mixórdia de peças, é o design, por muito que nos custe.
Não vejo mal nenhum em modernizar onde se pode modernizar, e quer queiramos quer não, se a chaparia e chassis forem de um Alter, dizemos que é um UMM, mais facilmente do que dizemos que uma carroçaria e mecânica metidas na chaparia de um Cayenne são um carro português.

No segundo ponto, eu pelo menos e desde que o comprei, quero que o meu UMM seja o carro do dia a dia, não quero ir com ele ao javali, nem experimentar aquele carreiro ou corta fogo, e sei bem que o pessoal, alinha maioritariamente nestas andanças pelo salutar convívio, mais por aumentar a destreza em tt, pois a mesma depende de profissionalização e meios financeiros.Em boa verdade somos todos(eu não :D) tterrenistas de fim de semana.

Dito isto, para mim, o UMM é um veículo feito em Portugal, por portugueses, e que eu quero usar como carro do dia a dia, não tenho dinheiro para reparar as mazelas decorrentes do TT, que queiramos ou não são mais agressivas que as de alcatrão.

***********************************************
III
A mecânica do UMM e de todos os carros em geral parece-me cada vez mais anacrónica.
É ver a aflição que vamos tendo em arranjar peças e solucionar problemas, só para o termos a andar.O gasóleo está caro, e como já foi dito, o biodiesel não é solução apesar de eu não ver mal nenhum em queimar óleos usados.
Todos os dias infelizmente se derretem UMM’s, o seu valor baixa porque se sabe que não existem peças, e porque nem há mentalidade nem vontade de fazer uma verdadeira reciclagem que não seja mera venda de ferro velho.

A reconversão de veículos é uma anedota, e a longevidade dos UMM, como de outros pode ser drásticamente prolongada, desde que mudemos a mecânica e outras alterações sejam feitas.Respeito a opinião de quem diz que sem eixos e motor e caixa de transferências, o UMM não é UMM.Discordo mas respeito.Mas prefiro de acordo com esse argumento, ver chaparias a rolar, que me lembrem o que ‘era’ um UMM, do que as ver nos centros de abate, amalgamadas em metal para derreter.
*************************************************************
IV
Posto o que acima enunciei, partilho que não faço o que pretendo fazer no meu carro actual, o Alter II, porque isto tem de ir por tentativa e erro e ainda não tenho os conhecimentos necessários para tal.E apesar de me custar desfazer já do meu motorzão, poluidor, mas fiel.
E agora a parte onde todos me vão chamar de xico – esperto.
Deixo aqui o pedido, de caso alguém tenha um UMM, Cournil ou Alter, só a chaparia, os eixos podem não existir, embora nesta fase eu tenha de ter o carro na rua pois não tenho garagem, nem preciso de motor, e a caixa de transferências também não embora isso depois seja um problema, com ou sem documentos.Embora seja preferível com documentos, para se algum dia vier a circular.
Ou seja, quem tiver algo que não faça falta, e se quiser doar (xico-esperto) ou vender, nem que seja a prestações (já me chorei de ser indigente :D) por favor comunique, isto após ler o ponto seguinte.
Este projecto, se vier a concretizar-se, por mim vai de certeza(ando à procura de informação e de carroçarias, de UMM e outros,preferencialmente de UMM) vai ser um alento na longevidade dos UMM’s, a um preço alto, mas pagável, a perda de originalidade, mas se isso for para melhor como penso que seja, então é uma evolução, ainda para mais, ecológica e económica.
************************************************************
V
O projecto genial é tão só converter um veículo de diesel para eléctrico.
A ideia era converter uma carroçaria rica em óxido de ferro, em algo de recuperado e resplandescente, e colocar no lugar de um monstro de 500 e tal kilos(corrijam-me se incorrecto sff) um motor eléctrico de cerca de 60 kilogramas, AC, 375 volts, 288 cavalos, (pode ser menos, quer a voltagem, quer a cavalagem, depende do banco de baterias).
No fundo o objectivo são os 140 km da praxe, já que a estrutura do nosso UMM não dá para mais. A autonomia para mim, era ilimitada, mas se o conseguisse ou já estava morto ou rico ;) …
Ou tracção integral 4x4 ou com a tracção de origem, depende muito. O que eu pretendo é um Alter ou Cournil roadster, para andar pela Europa com a bandeira nacional no capot, e a capa do álbum ‘Ride the lightning’ nas portas.Existem outras configurações para TT por exemplo.
Quais motores a gasolina, com torque imediato e até 14 000 rpm, e sempre curva de aceleração, os motores eléctricos com mais de 95% de eficiência são a única via.
O peso do motor será substituído pelo banco de baterias de ferro(life), ou mesmo das normais, se não conseguir meter a coisa como quero.
O UMM é um carro ideal para isto, não lhe falta espaço e tem uma carroçaria muito equilibrada.Para aumentar a autonomia dos bancos do condutor para trás levará o 2º banco de baterias, além de dois motores/geradores magnéticos parcialmente alimentados por uma painel solar adaptado ao tejadilho, e como medida de segurança, um pequeno motor de combustão interna, para o caso de nem a travagem regenerativa ou os motores magnéticos carregarem os bancos de baterias(que podem receber as vitaminas dadas por supercondensadores).
Portanto, e por enquanto o depósito de combustível não vai desaparecer.
Tudo isto vai permitir apenas 2 passageiros, mas o objectivo não é levar os amigos à bola, mas fazer kilómetros.
O Motor AC, permite a travagem regenerativa mais eficiente, a condução mais suave em relação a motores DC embora estes sejam mais baratos.Tenho andado a trocar emails com empresas portuguesas, ando a ver se descubro um motor made in Portugal, que seja bom para este projecto.
O motor de combustão eléctrica estará ligado a dois ou mais alternadores sem escovas, para em caso de necessidade, haver uma reposição rápida de energia nas baterias.
O Alter ou Cournil sofrerão alterações minimas a nível estético, pelo que se o possível doador, ou vendedor(assim que eu tenha dinheiro disponível ou a prestações) tem de ter presente, que isto não vai ser bem um restauro.

Pensei em motores a ar comprimido, mas são pouco eficientes, e não quero andar com o rabo em cima de botijas de ar comprimido (também não me agrada a ideia de andar num carro de ferro cheiro de baterias e componentes eléctricos, mas julgo que o risco é menor)além de que a energia gasta a comprimir o ar torna a eficiência em factor dúbio.
O meu maior sonho é conseguir os dois motores magnéticos, que necessitem apenas de ‘empurrão’ para trabalharem durante longos períodos de tempo carregando o banco de baterias.Mesmo com uma bateria dedicada, para manter a tensão e o forte electromagnetismo, bateria essa ligada ao painel fotovoltaico, pode ser que consiga uma boa solução, não para o tal movimento perpétuo, mas para um roadster que poucas vezes necessite de carburar para carregar.
As baterias são caras, demasiado caras, mas vale a pena pensar nisto.
O meu projecto tem um prazo de 3 anos.
Tenho 4 engenheiros, um electromecânico, e 3 mecatrónicos, disponíveis para me auxiliar.Tenho agora a nossa comunidade, para quem quiser ajudar criticando e sugerindo.
Tenho a minha ignorância, que neste caso ajuda, pois não tenho noção da dificuldade do projecto e é por isso mesmo que me proponho a iniciá-lo.
O meu propósito é mesmo meter um UMM a electrões, e circular com ele.
Primeiro vem a parte técnica e os cálculos e tudo isso, depois a parte legal.Tudo a seu tempo.
Este projecto não está dependente da doação de um chassis e chaparia para o mesmo.Não custa nada pedir, e quem nada tiver a perder doará se quiser.Neste momento estou liso , como quase todos, mas tinha à mesma de colocar a questão.
Já aqui ando a desmontar ventoínhas e máquinas de lavar para testes, ando a sondar ferros velhos para chassis.
Espero que não me levem a mal, mesmo pensando que sou ou louco ou xico esperto, espero sim, que manifestem o que possam ter a dizer.
A comunicação vai longa, obrigado pela atenção.




 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Antes de mais parabéns pela ideia.
Por acaso já me passou pela cabeça fazer algo parecido mas um projecto destes envolve muita disponibilidade e conhecimentos em diversas áreas; no entanto não há nada que não se faça:D
Os veículos eléctricos têm como base peso aligeirado da estrutura, pessoalmente não acho que o UMM seja uma boa opção devido ao seu elevado peso. Aqui vais encontrar o teu primeiro obstáculo.

Na minha opinião, deves pensar onde podes "cortar" no excessivo peso do UMM.
Poderias fazer uma "réplica do chassis" em aço de alto limite elástico. Ganhas redução de peso brutal. Ainda fica uma pipa de massa mas o veículo ficaria mais eficiente.
Vais ter que substituir a chapa por fibra e compósitos.

É um projecto interessante mas arrojado, no entanto se outros o fazem por esse mundo fora, "nós por cá" também temos capacidade para o fazer, é preciso coragem, dedicação e t€€€€€€€mpo.
Se és estudante tens a vantagem de poder aproveitar todas as instalações e laboratórios da Universidade como auxilio.

Não te quero desanimar, mas se achas que estás a gastar mt com as reparações do teu UMM, ainda vais gastar bem mais com este projecto, pensa bem nisso

Mais logo (com um pouco mais de tempo) envio-te uma PM.



Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
 

datum

Iniciado
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
46
Localização
Portugal
Boas Hernani, eu sei que ai custar.
Mas aos poucos e com restos, ninguém nota ;D


http://www.evalbum.com/45
http://www.electric-cars-are-for-girls.com/4x4-electric-car-conversions.html
Há um video no youtube deste contra um RR 3900 cilindrada.


Quero um carro potente qb, o UMM tem peso mas também tem espaço.
Estes devem ter um peso aproximado e possuem motor eléctrico.
Força não é problema para o motor, é para as baterias.

http://evalbum.com/3399
http://evalbum.com/3381
http://evalbum.com/3361
http://evalbum.com/3356
http://evalbum.com/3325
Os carochas fartam-se de ser convertidos e salvo erro a carroçaria daquilo anda pelos 800 e tal kilos.
Um abraço



 

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Mensagens
116
Localização
Portugal
Ora Aí está um projecto que faz a malta pensar!

Penso que é uma grande ideia!!! houvesse mais Xico-espertismo neste país que já não estavamos na cauda da Europa!!

Força nisso, acho que tens um projecto com pernas pra andar!



The Flying UMM
 
Registo
11 Jun 2008
Mensagens
372
Localização
Portugal
parabens pelo projecto, apesar de que ainda esteja só em ideia, penso que se tiveres apoios (patrocinios) conseguirás ir longe com isso!
o que escreveste, pareceu-me muito bom, tenta divulgar o teu projecto a empresas da área automovel/electricidade/energias renovaveis, podes conseguir melhores resultados com patrocinios, sei que nao será facil, mas nao custa tentares.. aqui no forum certamente que terás ajuda!
o facto de estares sempre a reparar o UMM, acho que é comum a todos nós...(falo por mim, ha sempre algo pa reparar...)
por isso nao te abstenhas de escrever ou comentar algo por aqui, muitas vezes desanimei como tu, mas aquela coisa de ferro quadrada com rodas sempre me fez "sonhar" a cada olhar que lhe dou, e agora, a pensar nos valores que já gastei nele, nao o posso vender, pois ou o venderia a um preço absurdo, ou nao o vendo (escolhi a ultima hipotise:D).
amigo, vai em frente com esse projecto, e nao desanimes com o teu UMM, vai informando aqui o forUMM, de como estao a correr as coisas, do que precisas (peças ou assim), pra já sei que te falta o principal, a carroceria, mas pode ser que apareça alguem qu tenha uma a embaraçar na garagem, e a doe ou venda a preço de amigo!
força nisso!

www.UMMistas.com
UMM power,a potência laranja
 

datum

Iniciado
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
46
Localização
Portugal
Obrigado aMMigos, neste momento ando a magicar sobre o motor magnético, pois para mim todo o projecto depende de uma fonte de contínua e baratissima renovação energética.
Já ando a mirar os caixotes do lixo á procura de máquinas de lavar e outros electrodomésticos, para ir experimentando a ver se aquilo consegue carregar uma bateria colocando nela mais energia que a que recebe.
O que não me faltam são questões para colocar.E vou colocando, ao ritmo também das fotos e videos que tenciono colocar dos meus avanços, e falhanços.
Se com a carroçaria não há discussão possível, qual será a opinião geral acerca dos eixos e da caixa...no que concerne a custos e benefícios de tracção integral e a tempo inteiro, ou como temos agora, que ligamos quando queremos(4x4).
Para roadster, talvez sejam bons uns pneus bem largos, mas não se pode rebaixar muito o carro, pois ele tem uma carroçaria alta.

A questão da caixa, depende muito.Ela não se aguenta integralmente 4x4.Sendo lubrificada com o óleo do motor, não estou a ver como a posso manter quando acoplar o veio de um motor eléctrico, que vai ser outro berbicacho.



 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.881
Localização
Portugal
Boas!
Como o projecto elétrico é a longo prazo, aconcelho-te a reparar o que tens.
Junta-te a um grupo de UMMistas da zona e ajudas e és ajudado.
Aqui mais cá em cima tem funcionado assim.
Se precisares de ajuda, apita.

Abraço.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 

datum

Iniciado
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
46
Localização
Portugal
Obrigado pelo apoio.
Toz nada me custa mais do que não poder andar no meu CP.
Portanto não foi de ânimo leve que não andei.
Agora ando e estou melhor.
:)

Já preenchi por aí um excel disponibilizando a minha ajuda.

Abraço a todos



 

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Mensagens
1.137
Localização
Portugal
datum ando um pouco distraído das cenas do fórum mas faz o seguinte:
pede patrocínio às baterias autosil se quiseres dou-te o ctc directo do director da marca e talvez com apoio da tua autarquia local e junta de freguesia leves o empurrão necessário.
Só tens é de meter isso tudo no papel e ir entregar a quem meta cunha.
Abraços

Alter II Longo Lona
 
Top Inferior