• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Conta rotações UMM

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Estou a criar este tópico para partilhar a minha tentativa de colocar um conta rotações analógico no quadrante UMM.

Como se trata de um projecto experimental, recorri à ajuda do Forumm para encontrar um quadrante que estivesse avariado por não ter garantia nenhuma em relação ao sucesso desta iniciativa!

Aproveito para agradecer ao Pedro Cano pois respondeu prontamente ao meu apelo e ofereceu-me um quadrante que já não usava por estar avariado!

Vou avançar com algumas fotos de alguns dos trabalhos já mais ou menos executados, lembro que neste momento tudo está apenas em fase de testes onde nada está dado como concluído!

Parte de trás do quadrante que serviu de base aos trabalhos.

Quadrante retirado de um Ssanggyong Musso doador de um conta rotações de dimensões aproximadas ao espaço disponível no quadrante UMM.

Nesta fase já tenho colocados os dois indicadores de temperatura e combustível do mesmo lado.

Este é o aspecto que à partida irá ficar como resultado final, há ainda muito a fazer mas já se consegue tirar uma ideia da coisa!

E para já é o que está feito, assim que tenha mais avanços venho aqui partilha-los.

Abraço.
;)

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Muito bom!

Já andava a fazer medições para fazer algo semelhante, mas o meu problema prende-se com a parte traseira do quadrante, aquela folha com os contactos!

Depoiis vai dando noticias!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Altamente, agora diz me so uma coisa, como ligas ao alternador?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas a todos, obrigado pelo apoio e pela força, pois este trabalho é muito mais complexo do que à partida se possa imaginar!

O que me vale é que entre outras coisas também sou professor de Yoga e isso tem sido uma mais valia, não imaginam a paciência e a calma que é preciso ter!!!

Ora muito bem, só para completar o tópico posso desde já adiantar que o conta rotações já foi testado e para minha alegria ficou a trabalhar.

Certamente que muitos poderão pensar que tive de mudar de alternador, mas graças à dica do "taranto" é possível retirar uma ligação para o conta rotações a partir dos alternadores dos nossos UMMs.

Deixo o link que poderão seguir pois foi o que fiz e funcionou sem problemas, ainda por cima trata-se de um procedimento muito simples de executar!

https://for-umm.pt/oldthreads/9687

Agora só para tirar a dúvida do José Sardinha e acalmar aquela que pode ser a dor de cabeça da maioria das pessoas!

Na parte de trás do quadrante tem aquela tela ou placa de plástico que serve para fazer a distribuição de todas as ligações do quadrante, nessa tela também é preciso mexer e alterar muita coisa, mas ao contrário do que estava à espera foi o trabalho mais simples e fácil de fazer, é estranho mas quando me preparava para mexer nisso reparei que afinal não há ali nenhum "bicho papão"!

Não sei se foi por já ter tido muito trabalho com o quadrante até chegar a esta fase, mas a verdade é que alterar algumas das ligações desta tela ainda foi a coisa mais fácil e simples de todos.

Para já não disponho de mais fotos, mas assim que possível posto algumas.

Abraço

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Boas!

Parabéns Mário, pelo excelente trabalho!! Gostava de colocar uma questão, possivelmente "estúpida", mas como eu não percebo nada de mecânica e electricidade automovel, aqui vai:

É possivel colocar a funcionar num automovel diesel, um conta rotações proveniente de um carro a gasolina (e claro, que esse mesmo conta-rotações funcione "calibrado")?

É que se for possivel, há um conta rotações que fica a matar no UMM... não é preciso fazer grandes adaptações para o encaixar no quadrante:

Citroen visa GT Tonic

Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Viva André, em relação à tua dúvida, não te posso assegurar da resposta que te vou dar, mas na minha opinião não vejo qualquer problema em colocar o conta rotações de um veiculo a gasolina no UMM!

O que vai a acontecer é que o motor do UMM a diesel não irá chegar ás rotações máximas indicadas no conta rotações, mas isso também não é grave!

De qualquer forma podes e deves primeiro fazer um teste ao conta rotações antes de avançares com as ditas alterações!

Abraço.

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Bem ja mexe esse conta-rotações...Força ai Mario.
Não te esqueças da Foto-reportagem...:D:D:D

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Um vídeo sabe a pouco...

aqui vai mais um.

O motor do meu UMM tem um trabalhar tão certinho como um relógio Suíço, só que no vídeo o barulho mais parece uma "malhadeira"...:D:D

69brunumm

UMM
Registo
19 Jan 2008
Boas,
Excelente,muito bom mesmo os meus parabéns por mas uma inovação nas nossas maquinas.

acho que só falta adaptar uns bancos injectáveis nas nossas maquinas.

UMM abraço
Bruno Gonçalves,
Dono do AVATAR

Top Inferior