• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Conselhos de um UMMzão a um Iniciado!

tilt

UMMzito
Registo
24 Abr 2013
Que conselhos daria um UMMzão a um iniciado sobre as seguintes questões?

• [li]Do ponto de vista meramente tecnico, qual a melhor opção? Alter II Atm ou Turbo? Admitindo que o seu uso será para o dia a dia e alguns passeios? [/li][li]Partindo de uma analise aos UMM´s á venda nos 3 meses, nota-se uma grande disparidade de preços em modelos basicamente iguais e em iguais condições. Será o resultado de algums com uns preços mais realistas e outros preços de uma embriaguês hilariante? [/li][li]Um determinado UMMzão tendo em conta que não têm nenhum UMM, que modelo compraria e quanto estaria disposto a pagar?:D? [/li]

Estou seguro que muitos dos iniciados neste forum vão ficar agradecidos por poder partilhar os vossos sabios conhecimentos:p

Cumprimentos

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Vou te dar um conselho só olhando para a minha carteira neste momento.

Se fosse um UMM para usar como 90% das pessoas usam, procuraria no maximo ate 1500€.

De preferencia turbo senao ia para um atmosferico em bom estado.

O Turbo por esse preço normalmente tem muito a fazer nele logo vai ter que haver dinheiro no futuro. Um jipe ate 1500€, dar uma revisao sacar a capota e curtir com ele na praia mato etc...

O jipe que estaria na minha lista era um cournil, por normal mais baratos que os Alter e tem se encontrado bons negocios neste valores.

Com o tempo e um pouco de carinho era so os discos e a direcçao assistida que levava.

Vendo nos ultimos meses no olx etc etc encontras bons cournil dentro destes valores.

E lembra-te o carro ajuda mas quem o conduz é que faz a diferença!!! conheço mais atmosfericos a fazerem grandes brilharetes no mato e na praia com as miudas do que Turbos!!
No turbo tens sempre a hipotese de acelerar e passar os obstaculos com brutidade, fazer subidas prego na chapa etc, num atmosferico tens que fazer as contas bem feitas senao passas vergonha.

Um UMM turbo como e obvio nao tem comparaçao na relaçao de diferenciais, andamento bla bla bla... é muito melhor mas.... tens aquele problema grave que é à partida teres 3000€ para comprar um bom carrinho e depois ainda teres dinheiro para o manter, é mais facil dar 1500€ iniciais do que 3000€

Podes comprar um carrito de 700€ e depois ir ajeitando, tambem é uma ideia correcta e as vezes aparecem carros assim mas ja tens que ter mais gosto pela coisa, nao é toda a gente que tem paciencia para fazer isso e perder muitos dias em casa de roda dele.

Isto dava palha para comer todas as vacas e bois de portugal mas geralmente este assunto é facil de resolver a partida pela carteira de cada um!

Acho que todas as opinioes sao validas e acertadas neste assunto tudo vai depender dos gostos e possibilidades de cada um.

Ja agora TILT, qual é a tua opiniao?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Olá João.

1.ª e mais importante: Quando pensas gastar? Estás limitado financeiramente?

Para o uso que queres só considerava o modelo Alter 2, por ter direcção assistida(quase todos), caixa de 5 (quase todos) e travões de disco à frente (quase todos). Os de 92 em diante têm fama de ser um pouco mais confortáveis.

Agora depende de ti e da tua carteira. Normalmente os atmosféricos dão menos problemas. Mas são menos potentes, morrem mais a subir e não têm grandes hipóteses no que toca a melhoramento de performances (a não ser que inventes bastante, mas depois lá se vai a fiabilidade ou então tens consumos disparatados, etc.)

Para mim um turbo é melhor, tem mais potência, é mais estradista, tem muitas mais possibilidades de upgrades para performance. Mas sai bastante mais caro, não só há mais procura de material como o material em si tem um valor mais elevado.

Agora a compra.... Podes fazer um bom negócio a comprar um exemplar com valor elevado, mas só e apenas se tiveres boas referências do seu restauro/manutenção.

Comprar barato e restaurar... Ficas a saber com rigor aquilo que tens mas garanto-te que te vai sair mais caro do que pensas, vai demorar mais tempo do que pensas e vai ser mais difícil do que pensas.

Para teres uma ideia: Restaurar um turbo como deve de ser, com pinturas de qualidade, revisão completa da mecânica/eléctrica e estofos, enfim tudo, pode chegar perfeitamente aos 6000/7000 euros! Mas também podes gastar metade ou menos, é sempre relativo...

Claro que, se tens condições podes fazer algum trabalho em casa para baixar alguns valores, mas mesmo isso por vezes pode sair caro...

Pessoalmente, ao fim de 35 anos de vida, 7 de UMM's e 5 exemplares comprados.... Prefiro entregar a quem sabe, mesmo que me custe mais! Prefiro pagar caro uma vez do que barato várias vezes...

Tem é noção de uma coisa. Se alguém vende um UMM "restaurado" por 2500/3000 euros... Eu desconfiava... Quando se gasta dinheiro a sério num exemplar, não o vai oferecer a um estranho por metade do dinheiro que gastou nele.

Mas é como digo, há muitas maneira de fazer as coisas. Mas as bem feitas não são baratas.

Se está interessado em algum exemplar em especial, tenta encontrar algum UMMista na tua zona que te possa dar um parecer.

Boa sorte (e procura um turbo, se puderes;)).

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
20 Abr 2008
Boas!!

Palavras sábias as do Aldeia!!

Em suma,barato e bom não existe...
Se compras barato é porque vais de certeza ter que lhe fazer melhoramentos e/ou arranjos.
Todavia nem sempre o caro é certeza de boa compra...convém saber o que foi feito no carro que justifique tal valor.

Relativamente ao modelo,Alter II Turbo sem dúvida. Capota de lona se a ideia é dar umas escapadelas á praia e umas saidas nas noites quentes de Verão.

Se te sentires tentado por algum carro em particular nada como divulga-lo aqui e concerteza alguém o vai reconhecer e dar opinião.

PEDRO

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Eu para ser do contra digo: O turbo é fixe, dá pica, mas para andar a correr tenho a semana toda. Quando pego no cournil, mais devagar significa mais tempo de prazer. E um turbo é mais uma peça para avariar...

(Aí vem a malta dos turbos dar-me na cabeça)

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Já pouco há a dizer sobre o assunto,mas ainda há espaço para a opinião pessoal de quem tem 2 UMMs e ambos com turbo, por mim não aconselho outra coisa e se a mecânica estiver boa e se fores uma pessoa cuidadosa dificilmente terás razões de queixa da fiabilidade do UMM.
Eu pelo menos nos meus carros não tenho tido razões de queixa e já ando de UMM desde 1999 e com muitos milhares de kms percorridos...
Cumps

tilt

UMMzito
Registo
24 Abr 2013
Boa noite a todos

Este topico deixa-me claramente com a ideia de que não estarei muito errado (y)
Embora meu sonho fosse comprar algo em mau estado, ou até mesmo somente um chassis e a partir daqui construir literalmente o meu UMM, a razão diz-me que não o devo fazer e depois de lêr os vossos comentarios ainda estou mais certo.
Sempre defendi ao logo da vida que quando somente preciso de um carro de 2 lugares, será melhor comprar algo nem que seja mais barato mas de 4.
Até me bastaria uma casa de 2 quartos, mas nada como comprar algo mais em conta com 3 quartos :)
(falar por vezes é fácil entendo isso, mas nada melhor que tentar)
Seguir o sonho obriga a um esforço que não devo assim como sou impaciente para conseguir esperar tanto tempo.
Depois destes comentarios, parece-me que a opção Alter II Turbo com capota, mesmo a necessitar de restauro será a decisão mais equilibrada.

show_time - Concordo com o teu ponto de vista! Não sou um grande expert em TT mas já tive no passado alguma experiencia. Desde um Land cruiser comprado numa sexta-feira, "Raid" Lisboa-Portimão off road Sabado e na segunda-feira estava a venda. O exemplar estava mesmo mal:)
Um Patrol GR Y60 bem preparado e com muitos passeios ao longo de 3 anos e deixou muitas saudades.
E por fim, Um Patrol GR Y61 comprado novo, todo de origem que que não deixou saudades.
Curiosamente a unica experirencia que tive com um UMM foi com um especime que estou seguro que os mais entendidos deste forum conheçe e que todos gostariam de têr experimentado.
Foi o TT mais alucinante que tive oportunidade de experimentar e por varias vezes e que é indiscritivel.
Era um UMM vermelho, capota branca, dois depositos e um coração BMW 2500I (Gasolina) de fabrica. Ja li alguns posts por aí sobre um identico ou quem sabe o mesmo, pois lembro-me do dono me dizer que foram fabricados 2 para administradores.
Aldeia Estou Auto-Limitado a uma compra inicial que não ultrapasse os 2K € . Gosto de bricolage mas mecanica (Zero), mas sou pessoa para desmontar muita coisa e voltar a montar!
pblaveiras,alex,MarioMachado Estou de acordo e vejo que existe consenso.

Resta esperar pela melhor oportunidade :p

Nota: Este post espero que sirva igualmente a outros iniciados do forum e que por vezes têm as mesmas duvidas, embora estou convencido que a maioria compra o UMM e depois vai á procura de informação :cool:
Um Abraço

Registo
19 Dez 2011
Eu "cai de para-quedas" num UMM.

Nunca tinha andado num, nem sequer no que comprei (um turbo de 89), visto que veio parcialmente desmontado, e continuo sem nunca ter andando num. Só assento o rabo num UMM quando o meu estiver a andar, ponto final :D

O que te aconselho é arranjares alguem batido no assunto dos UMM a quem pedir conselhos (seja na compra ou na manutenção), senao vais apanhar muito na cabeça e nos bolsos, principalmente nos bolsos como me aconteceu no 1º ano de adquisição do UMM.

E quanto mais completo vier o UMM melhor, menos tempo perdes atras das peças.

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Ora cá está um tópico interessante e que pode sem dúvida ajudar muitos potenciais compradores.
Tal como já se leu em comentários anteriores de alguns cUMMpanheiros, a ideia final acaba por andar aproximada, mas vais encontrar teorias e conselhos para todos os gostos.

Eu por exemplo, ao ler o que o showtime disse sobre os alter turbo a 1500€…., até arregalei os olhos. No fim percebi a ideia, mas mesmo assim, não sei onde encontras um alter turbo por 1500€ que esteja com os documentos em ordem e condições de sair do sítio sem ser num reboque... Eu não conheço.
Se conheceres, por favor diz qualquer coisa porque vou lá buscar dois.
Aquilo que o Aldeia disse, subscrevo inteiramente.
Mas gostaria de acrescentar que cada caso é um caso e que se pode valorizar mais ou menos o potencial dos gastos futuros.
Por exemplo.
Tenho visto restauros muito caros de pessoas que compraram carros e por terem a chapa em mau estado tiveram de desmontar o carro todo, recortar chapa, reconstruir, pintar e voltar a montar tudo. É sempre muito oneroso.
Há ainda outros carros que tendo a chapa e chassis em bom estado (sem ferrugem), tens menos potencial de gastos elevados. Ou seja, podes limitar-te a dar uma refrescadela na pintura mas sem entrar em grandes intervenções e os restantes custos serão apenas da parte mecânica.
Repara que se não quiseres entrar em grandes cenas de alterações de turbos e afins (já que um Alter Turbo de origem não compromete em nada), também não tens gastos monstruosos. Há vários níveis de intervenções, mas se o carro não estiver assassinado, metia-lhe uma junta da colaça nova, ver se a bomba injectora e injectores estão ok, tubagens, filtros e não haverá muito mais para chatear a nível de motor.
Depois tem a intervenção ao nível dos eixos e transmissões. O mais certo é levar uns rolamentos e ponteiras novas. Ver as cruzetas da transmissão e também não fugirá muito a isto.
No fundo são coisas que fazes e depois estás tranquilo por muitos quilómetros.
Claro que parto do princípio que não estás a comprar um carro com a caixa de velocidades partida e bloco do motor rachado… Assim talvez encontres um por 1500€.
Isto tudo para dizer que se fosse eu a comprar agora um UMM, iria privilegiar um que não tivesse de reparar chapa podre e que a mecânica estivesse “usável”. E depois aos poucos iria efectuar as revisões reparações necessárias.
(…)
Quanto aos modelos em si.
Pelo meu gosto pessoal a escolha é sempre um Alter Turbo, mas confesso que sou grande fã dos Alter 2 normais devido à sua grande fiabilidade. Quem os têm nunca se chateia com nada. Sim…, é mais pastelão, em estrada aberta deslocamo-nos a um ritmo de outros tempos… :cool:, mas o facto de ser tão fácil de trabalhar e não ter quase nada que avaria, é algo a ter em conta.

Mas também eu estou com o aldeia. O turbo dá-me mais gosto…

cUMMprimentos a todos.

Já fui contaminado!!!

tilt

UMMzito
Registo
24 Abr 2013
Bom dia a todos.
Embora a ideia principal deste topico seja o que me ajudar pessoalmente a encontrar a melhor opção, julgo que poderá ser util para muitos outros users desta comunidade que se deparam com as mesmas perguntas.
Após alguns meses de procura, julgo que um dos grandes problemas para alguem que nunca teve ou conheçe os UMM é não só o modelo a escolher mas também perceber o real valor de um determinado UMM.
Estou convicto que 70% dos UMM´s á venda nos sites OLX, custojusto, standvirtual etc. sofrem de especulação, pois são muito poucos aqueles que se encontraram num estado que justificam os valores pedidos.
Aqui está um dos, senão o maior problema.
Pessoalmente e pelo que me é dado a conheçer, aqui no forum os valores são mais condizentes com a realidade.
Aqui não há carros que pertenceram a senhoras, a velhinhas ou quaisquer outras historias mirabulantes.
Por isso, o meu primeiro conselho para um user com as mesmoas duvidas é:
Mesmo que não se faça negocio com um user aqui do forum, devemos têr em conta os valores aqui praticados.
O real valor de um UMM daria um post igualmente interessante. :D

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Eu tenho dois turbos e um atmosférico onde ando muitas vezes embora não seja meu oficialmente!

A escolha, caso compre outro UMM seria um turbo de certeza pelas razões acima referidas.

No resto da frota de carros que tenho, todos são turbos, tenho até uma Vito com cerca de 1 milhão de km com o turbo original, uma sprinter com 500 mil e turbo original, uma iveco com 230 mil e turbo original, um ibiza com 300 mil e turbo original.

A exepção foi um Garrett 1742V que deu o berro noutro ibiza que tenho, com cerca de 300 mil km.

Em relaçao aos UMM's, não conheço ninguem a quem tenha berrado o turbo desde que tenha as afinações de origem, oleo de nivel e essas coisas!

Dizer que um turbo ou um atmosferico é isto ou aquilo é apenas teoria, apesar do material contar muito, quem o conduz conta ainda mais!!

Independentemente da opção que tomares, desejo-te sorte e espero sinceramente que não compres nenhum turbo por 1500 euros, mas se encontrares algum, diz que eu compro 3 para mim!

cumprimentos

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

tilt

UMMzito
Registo
24 Abr 2013
A questão dos 1500 Euros, eu entendi e se lêr-mos com atenção percebe-se a mensagem.
Já agora, na assinatura têns Bowler Wildcat 200!! Têns algum? pois não existem muitos cá!!

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Olá, que eu tenha conhecimento há apenas três.

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

tilt

UMMzito
Registo
24 Abr 2013
Sim, no caso

Lino Carapeta / Rui António, Bowler QT Wild Cat T1;
Manuel Rosa / Fernando Sapinho, Bowler QT Wild Cat T1;
António Sousa / José Magalhães, Bowler QT Wild Cat T1;

será isto?

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Conheço o do Lino e do Antonio Sousa, o outro não conheço.
Mas acredito que a tua informação esteja correcta, desconfio que haja mais um no baixo alentejo numa herdade de um antigo piloto, mas ainda não consegui confirmar!

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

bitaum

UMM
Registo
28 Dez 2009
Bom dia,

Não te querendo desanimar, mas se procurares no OLX por exemplo, não encontras muitos carros abaixo dos 2000/2500 e se puzeres o requisito falado anteriormente da mecanica usavel e chapa/interiores aceitaveis, então dificilmente o consegues.

Uma sugestão de quem esperou alguns anos até começar a trabalhar para conseguir ter um UMM, reune um pouco mais de euros na carteira e entretanto vai andando atento aos negocios que aparecem. Atualmente existe muitas pessoas a vender umms que estão parados ou serem pouco usados e pode aparecer um bom negocio.

Comprares o carro barato para depois o teres parado alguns meses ou anos a restaurar não é para todos (comigo não funcionava de certeza), pois acabas por não ter carro para andar e o dinheiro empatado.

Mas é só uma opinião de quem ainda não anda no mundo dos UMMS à muito tempo. Abraço

Top Inferior