• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

CONFUSÃO...AJUDA PRECISA-SE!!!

Registo
23 Jul 2010
Meus caros,

Hoje meti no meu amarelinho uns Recip Trial na medida 30 9,5 15...

Ficou assim...gosto...mas cheira-me que ficará melhor com as Mangels...!!!

A dúvida é a seguinte:

No livrete só tenho de jante 15 a medida 235 75 15, mas os meus pneus antigos, os Fulda Campo diziam assim:

235 75 r15 / 30 9,5 15

E eu penso, ok boa, vamos lá fazer negócio com os RECIP TRIAL que me surgiram...

Nisto vejo no forumm uma pergunta do tipo...

"Que me dizem, x pneu na medida 235 75 15 ou 30 9,5 15, qual a melhor?"

Mas em que ficamos? Estou legal ou não?

Ai ai...

Para comprovar até tenho uma foto dos fulda que tirei hoje e diz mesmo 30 9,5 15 e do outro lado 235 75 r15

Abraçumms

Alter II Atmosférico 12-1987

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Ai que vais precisar de muita massa de polir, tomas-te lhe o gosto do mato!
Esses pneus são espectaculares, muito bons, mas em relação a medidas não é o meu forte, mesmo assim, boa compra.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

Registo
23 Jul 2010
Basicamente vicia uma bocado...e depois é isto...é o pneu, a seguir a mola mais arqueada, a suspensão, o bloqueio, o turbo, a bomba bosch, o overdrive...etc, etc...tipo sagrada família...sempre em construção.

Quanto aos pneus, pelo que andei hoje em estrada a testar a ver se me fugia...tenho a dizer:

- Muito mais leves que os special track (tb não são tão agressivos, mas quase nem senti a perda de força que senti com os insa...ok eram jante 16 de ferro e estas são 15 de aluminio)
- Muito menos ruído (alias, só senti num parque subterrâneo devagar e a 90 100kmh na vci)
- Agarram-se bem em alcatrão seco a puxar em cima da curva...

Agora falta MOOOONTE para ver como se saem!

Fico a aguardar que alguém me ajude nas medidas...mas mesmo que esteja fora da lei...azar!!!

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Ricardo,

Na minha modesta opinião...e espero que venha alguém venha aqui confirmar...diria que estás fora da lei até averbares ao livrete essa medida de pneus ;)

Na verdade já tens a medida europeia averbada agora é só averbar a americana (y)

cUMMprimentos,

Registo
23 Jul 2010
DIGAMOS QUE SE ASSIM FOR...porque raio os meus FULDA tem as duas medidas no mesmo pneu?

VOU ANDAR COM UMA FOTO DOS FULDA IMPRESSA NO PORTA-LUVAS PARA MOSTRAR AO POLÍCIA...ou arranjar um fulda destes para meter como suplente e se me mandarem parar eu tiro o suplente e mostro a ver o que me dizem!!!

Obrigado

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
passa no centro de inspecções, lá vais tirar a dúvida.
abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Os FULDA possuem a medida europeia e a americana (existem também outras marcas a apresentar ambas as medidas).

Pelo que sei...sendo a mesma medida...não são alvo de grande "embirração" pelas forças policiais.

Para saberes mais sobre averbamento de pneus podes contactar o L.T.A. Laboratorio de Tecnologia Automovel, na Rua do Carregal, Lugar da Aldeia, 4700-687 Palmeira|Braga | Tel.: +351 253 627 409 / 10 | Fax.: +351 253 627 411

cUMMprimentos,

Registo
23 Jul 2010
Juro que vou ligar e depois deixo aqui o desenvolvimento...

Mas, a ideia de eu ter duas medidas que são a mesma em unidades diferentes e isso ser ilegal, parece-me tudo menos lógico.

Mas...obrigado...onde estamos tudo é possível...até pagar portagens numa estrada que se chama SCUT (Sem custos para o utilizador)

Cummps

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Ricardo,

manda-te para Cinfães, quero ver o amarelinho com esses pneus a subir a rampa dos bravos!

Quanto aos pneus, estás perfeitamente legal, as medidas são exactamente as mesmas, só que em escalas diferentes.

Agora se apanhares um GNR dauqles que usam palavras caras e que precisam de 1001 adjectivos só para dizer "estás fo%did&o", se calhar ele vai complicar, pois deve perceber tanto d escalas de pneus como eu percebo de diferenças entre coca-cola e pepsi....

Podes sempre andar com uma tabela de conversões no carro....... Mas eles normalmente não gostam que a sua eloquência seja posta em causa :)

abraço

L

LTmaverick

Guest
agora ja não atascas nas alternativas!! hehe

I commend your courage, but I will show you no mercy!

Registo
23 Jul 2010
Se for ao conversor já aqui deixado a conversão de 235 75 15 é 29 9,25 15 e não os 30 9,5 15

Contudo, continuo a achar que se uns pneus trazem ambas as medidas no mesmo pneu como sendo a mesma...é porque até pode existir uma diferente mas certamente muito ligeira, caso contrário uma marca não o faria.

Liguei para o Laboratório em Braga e eles dizem-me que só depois do teste me dizem se é a mesma medida...ok eu pego numa fita métrica e fico já a saber ou com o conversor vejo que é quase igual mas não é a mesma como já disse.

Seja como for...agora vão até ao fim ou até à multa!

Abraços

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas ricardo
Em relação as medidas não tenho certezas portanto deves confirmar...As diferenças de insa para recip são obvias, uns são espanhois e os outros nacionais, e já se sabe que o nacional é bom ;)
Mas não abuses muito em alcatrão,é certo que em piso seco têm boa aderência mas o pneu gasta-se muito rápido se não andares com calma!
Quanto às jantes são muito bonitas e ficam muito bem no UMM mas empenam mais rapido que as de ferro,sejam manguels ou outras, portanto no mato, especilmente com pedra e calhau, mais cuidado para não teres surpresas.A brecagem deve ser a mais ou menos mesma pois só se consegue melhor com jantes de maior off set.
Abraços fortes
RaminiUMM

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Se ambas as medidas realmente forem iguais nao tens problemas na inspecção pois lá medidas em 30 ou 235 não importa, aliás tens 10% de margem para mudar os pneus.

Pior poderá ser a policia que esses sim são quase sempre uns "burros chapados" para nos moerem o juizo.

Podes pedir no centro de inspecçoes uma folha que diga que a medida é a mesma mas em unidades diferentes.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

quimumm

Iniciado
Registo
7 Fev 2010
boas eu no meu umm tenho averbado 235/75 R15 e no carro tenho 30/9.5 R15 no centro de inspeçoes metem sempre Advergencia de medida de pneus, o que quer dizer que nao ando legal
espero ter ajudado

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Depende do estado de espirito, vontade e conhecimento das pessoas a inspecionar o veículo mas
posso assegurar que as forças policiais podem embirrar.
Quando homologuei novas medidas no livrete, a UMM já colocou os 235/75R15 e os 30/9,5R15 e
por isso não sei quais as consequencias mas nada que passar num IPO e perguntar.
No meu entender, é apenas um factor de conversão de polegadas p/ mm mas se fizermos bem as contas com a polegada a 25,4 mm teremos em vez de 235 uns 241 mm.

Abraço

Registo
23 Jul 2010
Ora bem...já vi que assim posso ficar um pouco mais de consciência tranquila após um balanço das respostas aqui dadas.

Joaquim..no monte ainda não fui, quanto ao preço...a esta hora já sabes ehehe

Abraços

Top Inferior