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Choque frontal a 60 KM/H. Megane ou UMM???

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Ora viva a todos.

Decidi colocar aqui uma questão que não sei se é off tópic. Se for, peço desculpa e agradeço que o apaguem ou mudem para onde for malhor.
Apenas é algo que anda a matraquear os neurónios à muito e gostava de saber o que voçês acham. NÓS somos suspeitos...
Também coloquei o mesmo problema no forum auto-hoje e gostava de comparar as reacções.

cUMMprimentos a todos.

Paulo G.

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Gostava de saber a vossa opinião sobre algo que seria um exercício para os senhores do TOP GEAR fazer.
A pergunta é esta:
Imaginem uma colisão frontal entre um Renault Megane e um UMM, cada um deles a 60 KM/H. Em qual é que preferiam estar e porquê?

Factos:
O Megane (ultima versão) é um carro 5***** no teste de colisão frontal do euroncap.
(Refiro o Megane, porque foi o que me lembrei. É um carro de tamanho médio…)

O UMM se fizesse um teste euroncap nem uma estrela teria porque o chassis é “quase” indeformável. São mais ou menos 1800 Kg em que 97% é ferro, 2% é plástico foleiro e 1% é vidro.

Entre um carro fofinho e que se encolhe todo ou uma coisa que é indeformável e na qual eu ficarei prensado contra o cinto de segurança…, o melhor é mesmo não correr o risco…

Aguardo as vossas opiniões.

Cumprimentos a todos,
Paulo Guimaraes


Orgulhosamente Português !

 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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sem dúvida preferia estar no Mégane... nem pensava 2 vezes... assisti à 1 semana a um choque frontal de um carro moderno (yaris) a 60 km contra um pilar separador de faixas, e a frente ficou desfeita, mas as portas abriam e o condutor estava ileso... e acreditem que o carro até levantou a traseira bem alto...
O problema do chassis ser indeformável é que o carro aguenta mas nós não... e se à primeira vista estamos bem, internamente os nossos órgãos sofrem muito mais com a súbita paragem.
 
Registo
8 Jun 2006
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Oh meus amigoszzz Z, não havia nexexidade!

Eu cá por mim... nem num, nem no outro!!!

No electrodoméstico Megane, apesar de se deformar para absorver o impacto (do tipo: pica, pica, que para chegares aos miolos, ainda tens muito que picar), iria certamente ser retirado com uma espátula para dentro de um bonito saco de plástico (daqueles pretos com 2m de comprimento e fecho de correr central)

No UMM (e seria necessário que desse os tais 60km/h!!!) facilmente ficaria dividido em 3 bocados, precisamente com a forma do cinto, sendo o tal saco o meu destino fatalll.

As vantagens óbvias seriam na herança, que eventualmente deixaria, a saber: Naquela "coisa" da Renault os meus herdeiros receberiam 500 Euro em Sacavém (com documentos!), pelo salvado, no outro caso quem cá ficasse apenas teria que ir ao Hipopótamo lavar os interiores (do meu lado) à agulheta e voltar a rir, a folgar e a passear no UMM do "velho" (Deus lhe tenha a alma em descanço) depois de passado o desgosto.

Com esta conversa já tenho as favitas novas (a patroa é de Moura!) para cima e para baixo!

UMM Abraço

João

PS. O anterior dono do meu carro em 1999, na Reboleira, arrancou ao sinal verde. Um condutor numa viatura de marca de olhos em bico, não respeitou o “seu, dele” encarnado e passou-lhe pela frente, jovialmente e em velocidade.
Resultado:
Guarda-lama frt. aberto (tipo lata de sardinhas com ch parafusos)
Porta do pendura ainda mais aberta (tipo lata de sardinhas com ferro redondo)
Montante arrancado
Porta trs. arrancada.
Guarda-lama trs. Em mau estado (muito).

(O UMM está ainda como no tempo desse acidente, com uma pequenina mossa no para choques e um brinco de argola ligeiramente empenado)
 
Registo
30 Mar 2006
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Eh pah esta minha lógica todos vão pensar coisas do estilo "este gajo é mesmo bruto" mas paciência.

Nunumm, quem é que falou em parar bruscamente??? já devias saber que num UMM isso é impossível, tens uma inércia enorme e ao contrário do que muita gente pensa, inércia não quer só dizer que custa por a coisa a mexer-se, também custa fazê-la parar. Como tal, penso que num choque com um megane ou outro carro qualquer dos seguríssimos dias de hoje, o que iria acontecer é que o pobre megane teria de absorver não só o impacto do seu peso a chocar com o UMM, como também da continuidade do movimento do UMM que certamente não iria para tão bruscamente, mas sim arrastá-lo por uns bons metros.

Digo isto porque infelizmente já desfiz a frente a um Toyota Rav4, galguei o passeio do outro lado da rua(também não era muito larga) e não deitei um gradeamento a baixo por uma unha negra, aliás, nem uma unha negra lá cabia, ficou mesmo à distância de uma folha de papel. Danos no Raio Azul... riscos no mata-vacas.


UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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boas a todos

na minha historia eu nao fiz um unico risco que fosse, mas mandei um ford fiesta para a sucata por nao respeitar o STOP bem grande na altura (o ford), a minha frente ficou moldada no lado do condutor o mesmo ficou sentado no pedura, eu vinha mais ou menos a 60Kmh - 80Kmh, que o carro fez dois pioes ha minha frente e eu nao travei porque nao tive tempo so depois de bater e nao andou muito quando travei, isto foi quando eu comprei o UMM ja vao 9 anos que o tenho nem os farois partiu eu nao sofri nada porque o carro absorveu a pancada toda.

seguramente um pouco mais seguro dentro do UMM, se nao abre a porta e (salta hehe).

cUMMprimenTTos



O que e nacional e bom. UMM sempre.
Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo
 

joaquim santana

UMMzão
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4 Jan 2007
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boas
quando tive o meu 1ºumm a minha maria teve a proeza de no espaço de uma semana mandar 2 carros para a sucata o 1 uma mulher num punto não a viu parada no meio dum cruzamento deu cá uma fruta que foi para a sucata o umm entortou um pouco o bico do guarda lama da frente no 2º um yugo ou coisa assim não respeitou a prioridade enganchou nos batentes do para choques da frente e abriu tipo lata de sardinha duma ponta a outra e fiquei todo lixado de me arranhar a pintura do betente.enfim é um tanque!
abraçosjoaquim santana
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Penso que num choque frontal a 60 km/h entre as viaturas em questão, ninguem ficaria para contar a história, ou talvez sim, se tivessem muita sorte.

Se por um lado o Megane ou similar é um veiculo muito fofinho e cheio de balões que disparam em todas as direcções, não nos podemos esquecer de uma coisa, a linha de embate do UMM estaria um pouco acima da linha de deformação do Megane e toda a energia por este recebida seria acima dos faróis e muito facilmente o UMM subiria mais um pouco até perto do para-brisas. A destruição do Megane seria total e em números gordos, pela diferença de massas e de forças, a velocidade de embate deste seria qualquer coisa como 180 km/h contra um bloco de betão, com a tal ressalva de que esse bloco estaria acima da linha de deformação.

Por outro lado o UMM grande e duro teria certa dificuldade em continuar a se-lo porque iria apanhar a energia toda das longarinas para baixo o que poderia fazer com que o eixo fosse arrancado fora, porque ser feito de ferro não significa directamente ser indestrutivel. Muito possivelmente e caixa de direcção sairia do sitio e a coluna da mesma iria entrar pelo habitaculo dentro de contra a cara e peito do condutor que por sua vez iria ficar feito em 3 partes se fosse algo leve, ou então se andasse bem alimentado e pesasse uns quilos a mais iria fazer com que o parafuso M10 que segura o cinto fosse à vida(se eu os consigo partir à mão com uma chave luneta, certamente o peso de um homem de 10 kg o partiria mais depressa). Mas não é tudo, estão-se a esquecer de que tudo o que fica para trás viria parar ao tablier, seja objectos soltos, seja o banco transversal que tem uma fixação muito deficiente, sejam os vidros ou até mesmo o pneu suplente.

Não iria decerto ficar muito feliz de ir dentro de um desses carros, certamente a minha mulher o ficaria, após a dor inicial, receber o cheque do seguro.


Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

eu felismente nao sei o ke é bater com o UMM noutro Carro, embora saiba de muitos acidentes graves..e ninguem ficou ferido..o mesmo já nao poderei dizer dos outros veiculos ou pessoas!!

a experiencia mais perto que tive foi..desalvora no inicio de uma descida (pra agravar tinha-se rompido um dos tubos de travao de uma das bombas) e desçer na mecha e fomos embater no fundo da descida (250metros)num morro..que fez o xaruto voar e fazer efeito "boomerang"..ao voltar pra tráz embateu com o tejadilho no trilho a dta ke continuava a desçar a serra..e depois de um vai..nao vai!!!..fomos mesmo..aos reboloes pela ravina abaixo (30mts) imomilizando-sse a meio da ravina(umas silvas..pedras e estevas servirao de travao e ficamos de patas pro ar)
resultado foram so uns pontinhos e o pendura nem um arranhao (Felismente) nada ke impedisse a navegaçao nocturna nessa mesmo dia:p
é a 1ª vez que estou a contar esta historia..embora seja de conhecimento geral e assistiram mais de 50 jipes na altura

uma coisa ke notei..o UMM ao 1º embate larga os vidros todos (alguns nem partidos ficaram..simplesmente voaram)

´tb notei ke a robustez das nossas longarinas e por termos uma uma carroçaria momobloko..nada empenhou a nao ser tejadilho e todas as paredes lateraois (o ke é fraco no UMM)

mas atençao meus amigos nao kero dizer com isto ke podem estar a vontade a bater ke nada vos aconteçe!!!!..nada disso

e tal como o Pedro disse tb eu nao keria estar em nenhum dos veiculos
pelas razoes apontados pelo Pedro e princilpalmente pela quela que descreve..em ke os vidros..porta e pneu suplecelente vem ou sao projectados pra frente...
isso ficou provado nos imensos testes que se fizeram ao UMM..alem de tb num embate lateral e em certas cin****ancias os vidros laterais sao pulverizados pra dentro do habitaculo..alem de outro aspecto ke ta se notou nos testes..o espelho muitas das vezes vinha de contra os vidros laterais do condutor e pendura

por estas razoes e outras é ke eu nao uso nada dessas peças

mas atençao meus Amigos..o perigo nao é so em TT... é princilpamente em asfalto...

por isso..zuizinho00000:angry:

UMM abraço
madeira

 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Caramba gente...

Vocês estão mesmo negros. Pedro e Madeira, ok..., de UMMs vocês percebem muito..., mas não estarão a ser demasiado severos nas condições do exemplo que referi? É curioso que aqui ainda ninguém referiu o efeito rampa que o megane poderia ter sobre o UMM por este ser mais alto.
Num site dos states mostra uma série de embates em que os TT por serem mais altos são "catapultados" por cima a normalmente acabam tombados de lado.
Esta até talvez fosse a melhor coisa que podia acontecer para estes infelizes condutores...

Pedro, quando ao exeplo que deste da coluna de direcção se soltar e furar o coitado que estava atrás dela... :(..., eu não sei como aquilo está preso..., mas será assim fácil de isso acontecer?

Quanto ao forum da autohoje..., quem tiver pachorra que vá lá dar ua espreitada ás mais de 70 respostas desde ontem.
Aquilo é que aquela gente tem respeitinho aos nossos tanquezinhos...

Temos lá um companheiro nosso com o loguin de "SITEFIXE". É alguém daqui?

Abraços,
Paulo G.

Orgulhosamente Português !

 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Boas.

Paulo, em relação ao efeito rampa, eu mencionei-o e penso que esse seja o grande ponto fraco de um automóvel a embater de frente contra um veiculo TT, até referi como exemplo que o Megane sofreria o embate acima da linha de deformação.

Quanto à caixa de direcção, é muito fácil partir o apoio da mesma à longarina, dou como exemplo o meu UMM que num passeio que não foi muito duro parti o apoio da caixa de direcção junto às soldaduras originais, isto porque o ferro tem fadiga e os nossos meninos por muito restaurados que estejam não deixam de ser velhos.

Durante os 7 anos que fui bombeiro vi muitos acidentes, vi coisas que muitos nem tão pouco as imaginam e acreditem que um choque frontal com qualquer viatura, qualquer uma que seja, a 60 km/h, pode ser fatal, por vezes não pela deformação com que os carros ficam, mas sim pela desacelaração a que os ocupantes estão sujeitos, sendo que a maior causa de morte sejam as lesões internas, desde lesões graves na espinal-medula, como traumatismos lombares e cervicais, traumatismos craneo-encefálicos, lesões nos tecidos e orgãos internos, etc.

Já tive alguns acidentes, um dos quais com alguma gravidade, mas o que nestes 8 anos de condução o que sempre me assustou e que continua a assustar é o facto de diariamente circular em vias nas quais já vi e assisti vários acidentes frontais com vitimas e também o facto de um dia poder ser comigo. Assusta-me o facto de ter de sofrer. O último acidente em que participei como bombeiro, tinha duas vitimas em estado grave e ambas conscientes. Estivemos cerca de 1 hora para os retirar da viatura, entretanto foram transportados para São José, eu transportei o passageiro e os meu colegas de outra corporação transportaram o condutor. Desde o acidente até à chegada ao hospital poderá ter passado 1hora e 45 minutos e o condutor esteve sempre consciente e sempre em sofrimento, até que acabou por morrer na maca dos directos do hospital.

Desculpem o desabafo, mas custa-me o facto de andar na estrada todos os dias.


Pedro
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30 Mar 2006
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Pois é Pedro, por isso é que eu tenho uma teoria que me faz pensar que tanto me faz se estou num UMM, num megane ou de bicicleta, quando tiver de ser é e pronto. Esta é a mesma teoria que dou à minha mãe quando ela se preocupa por eu ir pra mais longe de casa, porque já fiz uma viagem de ida e volta até Famalicão, já fui e vim a Beja na mesma noite, tudo de UMM e não aconteceu nada, e a única vez que bati foi aqui mesmo à porta de casa. Elas acontecem quando têm de acontecer e pronto, não há nada que o explique...


UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Embora não tenha UMM para andar, faço na ordem dos 4000km mensais, também ja tive perto de ter acidentes e tambem ja os tive, mas so perto de casa. Quando conheçemos a estrada como a palma das nossas mãos ha tendencia para facilitar... Já fiz 4500 km em 4 dias e nada me aconteceu... Sigo a mesma filosofia do SuperPilot...

cUMMprimenTTos,

Alexandre Madeira
 
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8 Jun 2006
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Interessante, muito interessante o "post" do Pedro (PedroUMM).
Geralmente, pelo que se lê, há conhecimentos e paixões, mas aquilo é diferente, tem alma e gente!
UMM abraço, Pedro.
João
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Já bati numa H1 e dobrei o avanço do mata-vacas. A Hyunday ficou com um furo na mala.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...
 
Registo
30 Mar 2006
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Tuvalu
Fugindo um pouco ao topico e generalizando um pouco a situação(considerando uma serie de acidentes tipo e não um embate frontal dos dois veiculos) eu a ter um acidente preferiria o megane,
Muita da engenharia aplicada na concepção quer da carroçaria quer do interior do veiculo é feito com vista a minorar os efeitos de uma serie de situações. Pequenos promenores que podemos ver nos nossos rasteirinhos mais recentes tais como por exemplo uma chave de ignição com pontos de fractura um painel de uma porta feito em madeira prensada ou plastico com alto teor de talco em vez de abs ou um outro plastico ou fibra, uma pedaleira que recolhe podem fazer a diferença entre uma cicatriz ou hematoma e uma perna amp***da e isto ja para não falar em todos os sistemas que so vão funcionar em caso de embate como corte de combustivel airbag pre-tensor.
Em relação a um embate frontal directo entre os dois a essa velocidade acho que o efeito rampa não se coloca pois a "rampa" não passa de plastico e chapa muito fraca e os dois acabavam por se abraçar quando o parachoques do UMM chaga-se ao motor e longarinas do megane, as hipoteses para uma futura vida saudavel e com qualidade eram remotas para os dois.

Em relação a peripecias com o meu menino ainda só tem no curriculo o capot a grelha e o radiador de uma berlingo que me bateu por tras e eu só fiquei com uns quantos riscos no meu para-chques traseiros... mas os meus para choques traseiros não são muito amigos de quem lá bater...

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058
 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Viva a todos.

Pois é caro Pedro, a experiência de 7 anos a prestar serviço aos outros como bombeiro, dá-te uma experiência acrescida nestas coisas e daí as tuas palavras serem mais "pesadas"...
Quando lancei este tópico estava longe de mim querer ser "leviano"..., foi mais uma coisa para distraír a malta e para ver as reacções.
Um bocado a teoria do macaco. - "Atirar a pedra à água e ficar a ver as ondas..." :D
É curiosos comparar as reacções aqui do pessoal e do forum da autohoje. Aqui estão a ser muito mais cautelosos. Talvez por lá haver muitos "putos" recém encartados e que são peritos a mandar bitaites...

Voltaldo ao tópico e depois de lêr e pensar numa série de ideias aqui lançadas, não consigo atirar com uma previsão. Acho que neste caso o factor determinante ia mesmo ser o cuidado do nosso "anjinho da guarda"..., tantas que poderiam ser as pequenas e decisivas variantes.
Se o UMM saltasse por ser mais alto poderia safar tanto um como o outro, senão..., é como diz o Pedro..., o resultado final de certeza que iria ser mais uma coisa difícil de imaginar...

cUMMprimentos a todos.
Paulo G.

Orgulhosamente Português !

 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Neste tópico estou relativamente á vontade para escrever.
Tive um scenic com que tive um acidente com alguma violência (cerca de 1.200 contos de arranjo)em que fui de frente contra a traseira de outro.
O carro ficou destruido até ao motor (este sem danos) o que quer dizer toda a tralha que está para a frente deste foi para o lixo, mas no entanto até as portas ficaram a abrir e fechar correctamente com os espaços entre as portas e pilares inalterados.
A absorção foi total e ninguem se aleijou.
Esta semana que passou tive um embate aqui em Pinhal de Frades com o UMM num AX não sei se serve de exemplo mas o UMM continuou a andar embora com farois partidos e a destruição do AX foi pavorosa, embora sem que alguém se tenha aleijado.
Sei que num embate frontal as coisas se passam de outra forma a despropocionalidade de massas em causa provoca até desacelarações negativas para os passageiros do mégane, o que penso não ser muito bom para a saúde.
Depois disto posso dizer que nem num caso nem no outro as situações são agradáveis, o ideal é elas não acontecerem.
 

JonesCatarino

UMMzito
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30 Mar 2006
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Não é um UMM nem um Mégane, mas vejam até ao fim, até porque os veículos envolvidos são muito semelhantes.


É por esta e por outras que eu ando a 80Km/h

Abraço

JonesCatarino
Ummista 64 do ClubeUMM
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Então vejam este.




Pedro
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