• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

canal cb fórum umm

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
Mensagens
117
Localização
Portugal
boas pessoal agora que comprei um cb gostava de dar uso à coisa que acham de um canal cb dedicado ao clube?

Abraço aos UMMistas

Miguel Coelho

RJ-24-30
 

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
Mensagens
825
Localização
Portugal
com o cb so te vais safar nos passeios, ou entao a ouvir os amigos camionistas a mandar as suas conversas sem respeito por ninguem ,conseguiram acabar com a Banda do cidadao agora é so a banda dos camionistas

Não é preciso ter um UMM para ser feliz,mas ajuda muito!!!!!!!!
Sócio nº 192
 

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
Mensagens
3.038
Localização
Portugal
Boas tomix
se ele tirar a licenca ,ela é vitalicia e pode andar na boa.
o cb acaba por ser bastante util é quando andamos juntos por exemplo num passeio ou no monte.



 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
A licença custa 75 euros (pelo menos foi o que me custou à uns anos) e dura a vida toda, como disse o Joaquim... assim podes andar à vontade com cb e n te podem chatear. Se n tiveres e quiserem podem multar-te.
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Claro... o Mário tem razão... Depende dos equipamentos utilizados.
Há uns que nem com licença podemos utilizar.
Agora os mais comuns podemos utilizar sem problemas, com a dita licença.
 

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
Mensagens
117
Localização
Portugal
quanto a vocês não sei mas o aparelho que comprei acho que nem camionistas aranha aliás ainda não ouvi nada nem ninguém só tem am e fm e uma antena super pequena já agora se alguém der umas dicas agradeço a licença carta imprimir o formulário no site da anacom e pagar é simples já agora para quem não se lembra ou não sabe de 75€ ainda trás uns centímos de troco. Já agora mário pareces-me um entendido na matéria será problema do meu equipamento ou já não há ninguém a falar no cb?

Abraço aos UMMistas

Miguel Coelho

RJ-24-30
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
A licença da ANACOM refere apenas a licença CB para a faixa dos 27Mhz.
A partir do momento que o equipamento esteja preparado parfa funcionar nesta faixa não há problema.
Quanto a bandas laterais (SSB, USB) apenas parece haver um radio homologado em Portugal.
Julgo ser um President.
As autoridades pegam quando se tem a antena à vista e o radio e raras são as vezes que isso acontece porque a CB tem vindo a degradar-se por utilizadores que apenas querem brincar criando interferencias, chamadas, assobios, cantarolas e afins. Enfim, a Citizen Band já foi importante até ao momento do aparecimento do telemóvel. Por estes motivos eles já não dão grande importancia ao CB.
O tamanho da antena não está em causa de uma boa ou má recepção. Se lhe tiverem medido as estacionárias e ajustadas no comprimento da mesma por aí não é o problema.
Ter uma boa massa e evitar excessivo comprimento de fio também é essencial. Neste caso convem
ligar a corrente do radio sempre aos 2 bornes da bateria directos.
A nivel de comunicação entre ummistas pode-se é sim acertar/definir um nº de canal FM ou AM para que todos se sintonizem em viagem.

UMM abraço
Pedro Reis
 

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
Mensagens
117
Localização
Portugal
essa do alô alô mário bem fez-me mesmo voltar ao passado :) concluo então que muito dificilmente se ouve alguém no cb por estes vossos esclarecimentos , é pena pensei que fosse mais usado

Abraço aos UMMistas

Miguel Coelho

RJ-24-30
 

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Mensagens
1.065
Localização
Portugal
Viva
Olha, eu tenho um CB que me desenrascou quando andei perdido pelo sUMMetria :D Aliás, perdi-me eu e outro UMMista cuja matricula era DC (não lembro se á esquerda se á direita, nem sei quem era e se era do Forumm). Eu só o chamava por UMM DC e ele respondia ;) Bom mas isto á conclusão: O CB para passeios parece ser util, temos é de respeitar os "tempos" para não falar acima uns dos outros...:dizzy_face::dizzy_face:
A titulo de curiosidade, foi o UMM do Srº Silvino que me esperou a uma esquina, vindo eu depois a saber que era o "tão afamado SILVINO":clown::clown:

Já agora comprimentos ao "UMM DC" :cool: e um agradecimento ao "MESTRE SILVINO".:blush: Prometo que rumo a Penafirme vou levar uma CO-PILOTA que me saiba ler bem o ROAD BOOK... :blush::blush:

 
Top Inferior