Grande Madeira, a ideia da fita de aluminio tb me ocorreu mas eu por experiência profissional tenho uma percepção diferente da coisa.
Vejamos: ao colocar um revestimento/protecção encostado ao tubo vai aquecer mais depressa pela acção térmica condutora do exterior isto é, por estar em contacto directo com o tubo tem tendencia de aquecer.
O tubo de aluminio que coloquei é de 100 mm de diametro o que deixa uma parece livre em volta do tubo de cerca de 20 mm seja ele conico ou não.
O aluminio pode aquecer à vontade mas o calor que transmite para dentro é muito inferior que aquele que a borracha sofreria com o calor directo do motor.
Como sabemos, o aluminio é um bom condutor mas tb é reflector.
A borracha é um excelente condutor térmico mas a acção de dispersão térmica é de dentro para fora r como por fora a temperatura é sempre a mesma ou mais alta...!!!
No meu UD aproveitei o furo do snorkel e coloquei uma grelha de escamas tipo tubarão com um tubo textil aramado com cerca de 30 cm até ao filtro.
Por ser tão curto o esforço em sugar o ar tb é menor e a qualidade do ar é proveniente do exterior o que por si é mais rico.
Para melhorar ainda mais, vou arranjar uma folha tamanho A3 em amianto e fixar o mesmo entre o filtro e o motor porque o filtro é outra coisa que quando retiramos o filtro depois de uma corrida é colocar a mão lá dentro e ver a temperatura.
Apenas metade do filtro é afectado mas é suficiente para estragar o resultado do revestimento
protectivo do tubo.
Eu não quero fazer com o UD andes mais com isto mas sim queimar melhor e reantabilizar as baixas velocidades com mudanças mais altas.
Por exemplo, eu antes numa subida a 40º em que metia uma 4ª vindo de uma descida em 5ª, entrando sem velocidade na mesma subida, faço-a toda em 4ª (cerca de 1,5 km)sem o motor se queixar ali sempre certinho. Antes chagava a meio a morrer e pedia uma 3ª.
Concluí que como o ar está a entrar no motor mais frio queima melhor.
Isto são testings, atenção, porque tudo é válido para dar saúde aos motores.
Não vai ser com isto que o meu UD vai chegar agora aos 120/130 km/h contra a veloc max dos 105/110 que dá porque está muito bom assim mesmo quando a marca determina uma velocidade max nos atmosfericos de 120. Portanto, para um motor com 20 anos que queremos melhor ?
É fácil fazer esta experiència : vir numa recta a 50 km à hora em 4ª, reduzir até metade da velocidade até quase parar o veículo e depois acelerar.
Normalmente o que o motor faz e como está a puxar ar mais devagar o motor vai dar uns coices
e morre na mudança enquanto não lhe metermos mais reduzida ou simplesmente mama o diesel que lhe dermos sem ter qualquer aumento de força.
É isto, é nesta parte que vem melhorar o comportamento.
Vou ver se tiro uma fotos este fim de semana como tenho aquilo mas como o disse é uma experiencia com resultados satisfatórios mas não alucinantes como se imagina.
Para acabar que isto já vai longo demais, quero salientar que o ar na admissão nnum motor a diesel nunca deve entrar demasiado frio pois pode provocar danos ao motor.
Por isso, numa boa admissão, o ar deve entrar fresco, aproveitar a temperatura da tubagem para aquecer e se possível entrar nas càmaras de combustão em turbilhão para melhor ajudar espalhar o combustivel enviado pelos injectores. Menos curvas acentuadas, nada de angulos vivos, nenhumas mossas vivas e salientes na tubagem do ar reduz o esforço do motor em mais de 15%.
UMM grande abraço
Pedro Reis
UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE