• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ar quente

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Umas das coisas que notei nos atmosféricos é que de nada vale irmos buscar ar mais fresco para a entrada do filtro se depois o tubo de borracha após filtro que leva o ar ao motor atinge temperaturas altas.
Todo o ar que aí passa aquece porque a borracha é um excelente condutor de calor.
Então fiz uma experiência e com excelentes resultados que foi meter por fora do tubo de borracha um tubo de alumínio daqueles dos exaustores mais largo um pouco e onde uma grande parte do calor é deflectido e a temperatura dentro do tubo é reduzida mantendo o ar
mais fresco na sua passagem.
Foi uma ideia e uma experiencia que tenho no UD e funciona !

UMM abraço
Pedro Reis

tteventos

UMMzito
Registo
13 Jul 2007
Boas,
Então essa experiência resultou em quê? menor consumo? o motor morre menos a subir? diga-nos, eu também vou fazer essa experiência! depois conto o resultado da minha experiência!

Fernando Gonçalves
www.tteventos.com

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Fernando, o resultado é que após uns valentes km andados verifica-se que o tubo de borracha de
admissão do ar pós filtro nem chega a metade da temperatura anterior.
Em que se nota ? Na prestação do motor claro ! Não anda mais por isso mas como o ar entra mais
fresco que antes tens um desenvolvimento nas mudanças mais altas quase sempre igual.
Normalmente um motor com ar muito quente tem tendencia a "morrer" mais rápidamente nem que seja em plano e quanto mais se acelera fica igual. Mesmo até levantando o pé do acelerador um bocadinho ele nem dá sinal de vida.
Depois de ter metido o tubo, levantando um bocadinho ele começa a recuperar melhor.
O ideal ainda era ter o filtro de ar no exterior como alguns Cournil que tenho visto mas tb há solução para isso.
Em suma: não contem com mais velocidade mas com melhor prestação do motor ao reduzir a temperatura do tubo de borracha e se conseguirem proteger a cx do filtro de ar com um deflector ainda melhorará muito mais.

UMM abraço

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
vou fazer isso no meu para ver depois logo digo algo mas nao estou a ver que faça grande coisa

Não é preciso ter um UMM para ser feliz,mas ajuda muito!!!!!!!!
Sócio nº 192

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Calma que eu não descobri nem inventei nada !:D
Vejo muita ânsia em buscar resultados com esta dica que coloquei mas só quero que anotem o seguinte:
É necessário ter em atenção que o motor pode receber ar mais quente proveniente do motor, o que não é conveniente porque leva a um decréscimo na potência, especialmente nos carros turbo diesel. Isto porque o ar frio é mais denso, logo o motor recebe mais ar se este for frio.
O efeito do motor receber mais volume de ar melhora as prestações do motor em termos de consumo, prestações e poluição mas depende tb de qual o carro.
Se querem fazer experièncias para aumentar potència e prestações então aconselho a montagem de um kit de admissão directa mas nem sei o que nos UMMs vai trazer de especial.
Como o disse, apenas noto uma melhor prestação em mudanças altas a baixa rotação onde o motor responde melhor entre uma desaceleração e aceleração.
Relembro que tb tenho a entrada do ar para o filtro de lado vindo do exterior.

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

é Amigo..ajuda um pouco sem duvida...mas mais ajuda se onde ele entra e como entra for em condiçoes..se não pouco ou nda ajudará!!

mas de qualker forma um boa solução..e eu em vez do tubo dos esquentadores..isolaria antes todo o tudo da admissao com fita cola de aluminio (que tb se usa nos esquentadores)..sempre é mais practico e evitará mais barulhos!!! rs....se esse tubo mais cedo ou mais tarde se ira romper ou desprender..
pork o t tubo da admisão do ar é conico..e esses tubos não existem em formato conico..pra se encapuçar por igual

Mas valeu a Ideia

UMM Abraço
madeira

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Grande Madeira, a ideia da fita de aluminio tb me ocorreu mas eu por experiência profissional tenho uma percepção diferente da coisa.
Vejamos: ao colocar um revestimento/protecção encostado ao tubo vai aquecer mais depressa pela acção térmica condutora do exterior isto é, por estar em contacto directo com o tubo tem tendencia de aquecer.
O tubo de aluminio que coloquei é de 100 mm de diametro o que deixa uma parece livre em volta do tubo de cerca de 20 mm seja ele conico ou não.
O aluminio pode aquecer à vontade mas o calor que transmite para dentro é muito inferior que aquele que a borracha sofreria com o calor directo do motor.
Como sabemos, o aluminio é um bom condutor mas tb é reflector.
A borracha é um excelente condutor térmico mas a acção de dispersão térmica é de dentro para fora r como por fora a temperatura é sempre a mesma ou mais alta...!!!
No meu UD aproveitei o furo do snorkel e coloquei uma grelha de escamas tipo tubarão com um tubo textil aramado com cerca de 30 cm até ao filtro.
Por ser tão curto o esforço em sugar o ar tb é menor e a qualidade do ar é proveniente do exterior o que por si é mais rico.
Para melhorar ainda mais, vou arranjar uma folha tamanho A3 em amianto e fixar o mesmo entre o filtro e o motor porque o filtro é outra coisa que quando retiramos o filtro depois de uma corrida é colocar a mão lá dentro e ver a temperatura.
Apenas metade do filtro é afectado mas é suficiente para estragar o resultado do revestimento
protectivo do tubo.
Eu não quero fazer com o UD andes mais com isto mas sim queimar melhor e reantabilizar as baixas velocidades com mudanças mais altas.
Por exemplo, eu antes numa subida a 40º em que metia uma 4ª vindo de uma descida em 5ª, entrando sem velocidade na mesma subida, faço-a toda em 4ª (cerca de 1,5 km)sem o motor se queixar ali sempre certinho. Antes chagava a meio a morrer e pedia uma 3ª.
Concluí que como o ar está a entrar no motor mais frio queima melhor.
Isto são testings, atenção, porque tudo é válido para dar saúde aos motores.
Não vai ser com isto que o meu UD vai chegar agora aos 120/130 km/h contra a veloc max dos 105/110 que dá porque está muito bom assim mesmo quando a marca determina uma velocidade max nos atmosfericos de 120. Portanto, para um motor com 20 anos que queremos melhor ?
É fácil fazer esta experiència : vir numa recta a 50 km à hora em 4ª, reduzir até metade da velocidade até quase parar o veículo e depois acelerar.
Normalmente o que o motor faz e como está a puxar ar mais devagar o motor vai dar uns coices
e morre na mudança enquanto não lhe metermos mais reduzida ou simplesmente mama o diesel que lhe dermos sem ter qualquer aumento de força.
É isto, é nesta parte que vem melhorar o comportamento.
Vou ver se tiro uma fotos este fim de semana como tenho aquilo mas como o disse é uma experiencia com resultados satisfatórios mas não alucinantes como se imagina.
Para acabar que isto já vai longo demais, quero salientar que o ar na admissão nnum motor a diesel nunca deve entrar demasiado frio pois pode provocar danos ao motor.
Por isso, numa boa admissão, o ar deve entrar fresco, aproveitar a temperatura da tubagem para aquecer e se possível entrar nas càmaras de combustão em turbilhão para melhor ajudar espalhar o combustivel enviado pelos injectores. Menos curvas acentuadas, nada de angulos vivos, nenhumas mossas vivas e salientes na tubagem do ar reduz o esforço do motor em mais de 15%.

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE

sagrolico

Iniciado
Registo
4 Jul 2007
Boas,
Caro Kingstar, atenção que esses 20mm de folga que fala são suficientes para lhe estragar o isolamento termico, sabe que se nas pontas do isolamento a passagem de ar não estiver fechada (isolada) o que lhe vai acontecer é um tipo de transm. de calor conhecido por convecção e aí o resultado vai ser o contrario ao pretendido, ou seja, passa de um isolamento para uma transferencia forçada de calor onde a temperatura vai procurar sempre a igualdade entre ar ambiente, componentes e ar que se dirige ao motor.
O ideal é usar o isolamento encostado e esperar que a resistencia de contacto faça o resto.

Abraço,

Cumprimentos,

Paulo Teixeira

sagrolico

Iniciado
Registo
4 Jul 2007
Boas,
Caro Kingstar, atenção que esses 20mm de folga que fala são suficientes para lhe estragar o isolamento termico, sabe que se nas pontas do isolamento a passagem de ar não estiver fechada (isolada) o que lhe vai acontecer é um tipo de transm. de calor conhecido por convecção e aí o resultado vai ser o contrario ao pretendido, ou seja, passa de um isolamento para uma transferencia forçada de calor onde a temperatura vai procurar sempre a igualdade entre ar ambiente, componentes e ar que se dirige ao motor.
O ideal é usar o isolamento encostado e esperar que a resistencia de contacto faça o resto.

Abraço,

Cumprimentos,

Paulo Teixeira

Top Inferior