• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Aquecimento

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas.

Numa das idas à serra, o meu UMM aqueceu um pouco demais, por incuria do dono. Apesar da temperatura ter subido e muito e ter jorrado liquido de refrigeração por todos os lados, aparentemente não noto grandes diferenças e não aconteceu nada de (muito) grave, olhando para o motor, tentando ver fugas de óleo, liquido refrigerador, etc.

Agora apenas noto que a temperatura, no manómetro, oscila muito mais rápido que anteriormente.

Não pesco um boi de mecânica e provavelmente estou a dizer barbaridades umas atrás das outras, mas será que possa ter ficado com bolhas de ar no sistema de refrigeração?

Depois disto, ainda circulei nas serras mais um pouco (sempre com atenção à temperatura) e ainda fiz uma viagem de cerca de 300km sempre a 100 / 110km/h e tudo bem, a não ser a oscilação da temperatura: tão depressa está quase em cima, como baixa para menos de meio, etc.

Ah de notar que as ventoínhas electricas falharam. Termostato nas couves?

Obrigado,

Pedro Estevão
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Se tens ventoinhas electricas aconselho-te a fazeres uma alteração, depois de verificado o termostato.
As ventoinhas electricas na minha opinião devem estar ligadas de modo a que iniciem automáticamente através do termostato e também por comando manual no habitaculo. Isto porque se um dia, o termostato não as fizer ligar tens sempre a opcção de as ligar manualmente.

Quanto ao resto penso que deves consultar um mecanico que perceba da coisa, para não agravares alguma masela que possa ter ficado.

Depois das ventoinhas ainda verificava o radiador pelo sim pelo não.


Abraço
Bruno
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Já tenho um interruptor que controla manualmente as ventoinhas. Alias, accionei-as logo assim que detectei a temperatura elevada(issima)...

Obrigado pelas dicas.

Pedro
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
PEstevao, eu analisava bem se o motor não sofreu nada.
Os Indenor são artistas a queimar juntas de colaça mesmo antes de chegar ao máximo.


UMM abraço
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas companheiro

Ao ligares o motor, verifica se a água faz algum borbulhar.

Se sim acho que tens a junta da colaça queimada, deves ter que substituir para não fazeres mais danos.
Pode ainda não estar a fazer passagem de água mas já estar a perder compressão.


Não abuses com o carro assim.
Não andes nele até ser revisto por um mecânico. E teres uma opinião diferente







Cumprimentos
Hernani
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
O motor ainda não liguei novamente, mas fui verificar o nível da água e estava quase sem nada, apesar de o ter enchido antes de fazer os 300 km da viagem.

Mau sinal, pressuponho?

Obrigado,

Pedro
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Então e novidades deste motor?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Aparentemente, safei-me :)

Depois de ler o que aqui se disse (e de ter pesquisado um pouco no fórum tb) e aconselhado também por um amigo, coloquei o UMM em funcionamento e deixei aquecer um pouco para ver se os sintomas que aqui me tinham indicado, estavam ou não lá.

O nível do óleo, não tendo decorado o que estava anteriormente, não me pareceu (significativamente) mais acima do que o que estava.

Ligado o carro, a água não borbulhou do depósito de expansão, não borbulhou, apenas deitou fora o excesso que tinha abastecido.

As ventoinhas afinal dispararam assim que chegou à temperatura e, a partir deste momento, o vaso de expansão deixou de deitar água fora.

Posto isto, arrisquei ir dar uma voltinha (sempre de olho no manómetro da temperatura) e não noto diferenças ao que se passava "normalmente", quer no nível da temperatura e sua oscilação, quer no andamento da máquina.

Nada de fumos exagerados ou fora do normal, nada de espirros de água ou óleo...

Ainda não tive oportunidade de verificar se a água do vaso de expansão tem óleo ou se o nível do mesmo subiu, mas assim que verificar isso, darei novidades.

Agora, a questão: aparentemente e apesar do aquecimento, está tudo "normal". Numa situação destas que fazer? Continuo a andar ou faço uma revisão "a sério"?

Obrigado pelas dicas.
 

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Mensagens
1.007
Localização
Portugal
E a água que dizes-te que desapareceu anteriormente? voltas-te a meter? ou andas-te sem atestar?

A água em caso algum pode desaparecer, se isso acontece é porque alguma coisa está mal e as possibilidades ja foram dadas anteriormente.

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espirito aventura
www.gallumms.blogspot.com
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Sim, sim, sem dúvida! Atestei, um pouco acima e ao aumentar de temperatura, como disse, deitou fora, mas depois ficou estável. Estive à pouco ao pé do UMM para verificar o nível da água e está tudo normal e no nível que sempre teve.

Acho que o nível possa ter baixado porque existiam bolhas de ar no sistema de refrigeração (devido à água / liquido de refrigeração ter frevido) que, com a viagem, saíram, entrou água e daí ter baixado o nível. Pode ser?

Tentei também ver se existiam manchas de óleo na água e não me pareceu...

 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Parece que o assunto está resolvido e ainda bem, mas mesmo assim atenção redobrada ao manómetro da temperatura.


 

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Mensagens
381
Localização
-
Eu tenho sempre a temperatura em atenção e no fim de semana passado, o ponteiro foi ao vermelho, fiquei um bocado assustado, porque antes de sair de casa tinha visto o nível do óleo e estava uns milímetros abaixo do meio. Água eu tinha atestado antes de sair, mas já reparei que óleo bebe, ainda só não medi a ver se é muito ou pouco, no entanto faço sempre por andar com calma para não aquecer, mas daquela vez foi impossível controlar.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
Top Inferior