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Alteração Radiador

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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Boa tarde estou a efectuar a troca de um motor UMM 2500 normal por um turbo, agora de aquando da montagem surgiu-me um problema, o radiador do turbo não cabe pois bate na caixa de direcção peço ajuda se alguém já teve este problema qual a melhor solução, pois só vejo a solução de cortar o apoio da caixa de direcção e andar com ela 4cm para trás pois é o que falta para entrar o radiador do turbo, e claro colocar a coluna de direcção do turbo que deve ser mais curta.
Obrigado pela ajuda.
 

rrosa

UMMzito
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20 Set 2010
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Olha, eu tenho um cournil onde lhe meti a direcção do Alter. Na altura não me apercebi quando soldei o apoio e a verdade é que o radiador deixou de caber (batia na coluna).

Solução: - mandei fazer um ninho novo com maior capacidade e eles cortaram o radiador no local onde estava a bater. Achei que o trabalho que era estar a cortar a soldadura era muito superior ao custo de um novo ninho, e assim como também estava a passar para uma solução turbo, aproveitei para melhorar a capacidade.

Se quiseres depois mando-te umas fotos, ou coloco-as aqui, que tenho ainda de as tirar.

UMM Cournil
 

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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Amigo rrosa, se colocasse aqui as fotos era Bom pois estive a pouco a falar com o Srº dos radiadores que trabalha para nós e amanha vou colocar lá o radiador do atmosférico para ele ver, mas em termos gerais é assim, pelas medidas que tirei o radiador do atmosférico leva +/- 16,84 lts e o turbo leva +/- 20,16 lts a ideia é com o radiador do atmosférico deixar a largura e comprimento e aumentar a espessura, para aumentar o volume de água a arrefecer, pois é este o problema a quantidade de água que é arrefecida ao mesmo tempo, se aumentar 2 cm ao radiador do atmosférico fico com um volume de 20,8 lts, agora prende-se outro problema, para aumentar em 2cm de espessura no radiador tenho de retirar 2cm aquele pequeno tunél que têm cerca de 4,5cm, agora vamos ver o que diz o Srs dos radiadores.
Qual será se é que existe a desvantagem de se retirar aquele pequeno túnel do radiador atmosférico, tendo em conta que este UMM não é para TT, agradeço desde já a ajuda do forum.
Abraço ...
 

rrosa

UMMzito
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20 Set 2010
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No meu não foi feito nenhum túnel... cortaram foi um pequeno quadrado numa das extremidades. Ainda assim penso que eliminaram uma ou duas ??pistas??

Quanto à capacidade, onde eles aumentaram não foi na espessura, se bem me lembro diminuíram o espaço existente entre cada um dos pequenos tubos por onde passa a água. Pelo que me "venderam" será um ninho mais vocacionado para África.

Quanto a fotos, não as consigo para já simplesmente porque o jipe está em casa do meu irmão.

Outra coisa, não te esqueças de instalar um bom radiador de óleo que também vai ajudar no arrefecimento. No meu caso arranjei um com ventoinha própria e assim quando vejo que a temperatura começa a subir ligo-o.

UMM Cournil
 

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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Ok obrigado pela dica foi isso que o Sr dos Radiadores disse, encurtar a distancia nos tubos, vamos ver o k ele diz quando vir o radiador , em relação ao radiador do óleo, isso temos e esta agarrado ao radiador do turbo, o intercoler já está montado com novo suporte e falta arranjar sitio para o vaso de expansão que é um pouco maior do que o do atmosférico, temos de ir com calma e serenidade embora o jeep não seja para mim em particular, mas sim para o meu CB, mas isso não impede de querer as coisas bem feitas, mais uma vez agradeço ao fórum as dicas.
 

joaquim santana

UMMzão
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4 Jan 2007
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boas companheiro
penso que o mais facil mesmo é recuar a cx direcção e a coluna de direcção é so corta o necessario com uma retficadora.(o exteriado tem comprimento suficiente,e desgasta mais umm pouco a barra para o parafuso de aperto passar.
fica mais bem feito e mais barato!

 

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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Amigo Joaquim se eu não tivesse que colocar um ninho novo no radiador se calhar era o mais barato mas mesmo assim não é tão fácil recuar a caixa de direcção, mas está tudo em aberto, estamos à espera do orçamento da alteração do radiador e depois sim escolhemos o melhor, mas agradeço a dica
abraço
 

JummP

UMM
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9 Jan 2007
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boas,
eu troquei á pouco tempo no meu Alter I, o radiador de origem
pelo do turbo, não precisei alterar a posição da caixa de direcção.
a posição do radiador não é vertical, mas sim colocado com uma ligeira inclinação, a parte de cima está
inclinada em direção ao motor
para isso terás que cortar a grelha frontal e virar ao contrario
não sei se me fiz entender, mas o meu conselho antes que começes a "cortar e cozer"
é que peças a alguém da tua zona que tenha um UMM Turbo original que te deixe ver como
está montado o radiador(foi o que eu fiz) ou então com a ajuda de fotos conseguires explicar
o que pretendes a quem vai fazer a explicação
se fores da zona norte terei todo o gosto em te mostrar o que foi feito no meu e explicar como fazer
cUMMpts



 

markilhas

UMM
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29 Abr 2006
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boas, e porque nao manter o radiador atmosferico?temos dois turbos ca em casa com radiador atmosferico, nunca se queicharam de aquecimentos, o filipe se nao estou em erro tb tem o radiador do atmosferico, chegamos uma vez a montar num cournil de radiador pequenino, e nunca teve problemas... acho que para ja era uma hipotse viavel, e evitava chatices de maior sem andar no corte e coze...ah lembrei-me tinha o motor toy 3500 com radiador do cournil....

UMM Cournil 80
UMM Alter 1 87
UMM PornStar 80

vitoria nao e chegar em primeiro mas sim concretizar os sonhos e objectivos
 

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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Amigo markilhas, a diferença de água de um para outro é de cerca de 5 litros de água, será que não existe problema de aquecer demais o motor ??
aguardo resposta
 

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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O radiador ficou assim com esta configuração, ou seja a mesma que o atmosférico mas por dentro e como os carros de competição com mais puder de arrefecimento, vamos ver como se vai sair.
Aqui fica a foto depois de montado.

 

nunumm

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30 Mar 2006
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Tb tenho turbo e radiador de atmosférico, e no verão noto a temperatura a aumentar quando vou a subir muito tempo, por exemplo... tb estou a pensar alterar a espessura do radiador para aumentar a capacidade de água.
 

espanhol5

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14 Set 2009
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podem-me chamar maluco mas eu já vi um alter 2 turbo com dois radiadores atmosféricos 1 à frente do outro, tinha tipo uns T's a ligar os dois aquilo levava agua para caramba...

Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10


Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..


Pedro Santos
961268217

GPS: +39° 49' 37.50", -7° 15' 50.03"
 

Alf

Iniciado
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6 Mai 2007
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Boas

Não precebendo muito de mecanica poderia montar o radiador mais perto da grelha

e afastado do motor(tal como os turbos)que evita a proximidade com o calor do motor

alem de ficar com mais espaço para mexer no mesmo.

Cumprimentos a todos

AlfUMMooo
Alfredo Santos
 

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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Ola boa tarde
estou com algumas duvidas onde devo montar no UMM VOPE BV CACÉM o radiador de óleo do turbo se junto ao radiador de agua ou mais junto da grelha frontal, gostaria de saber algumas opiniões, desde já devo dizer que o umm têm um guincho montado por isso aquela entrada de ar por baixo da grelha frontal esta ocupado.
aguardo opiniões
obrigado
abraços
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Não se deve mudar a posição do radiador, ou a ventoinha perde eficácia. Não se esqueçam que nos turbo o radiador está mais à frente mas depois tem um tunel para canalizar o ar.
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Aqui tens uma boa forma de colocar o radiador de óleo.





UMM abraçUMM

j.aldeia


 

snipers

UMM
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5 Jan 2007
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Aldeia tu tens intercooler no longo? certo?

Estou a pensar montar no meu o intercooler... os colectores são os mesmos?

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espírito aventura
 
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